segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Mais três pontos pró Sporting!

Os escaparates dos pasquins desportivos mostram bem a massa de que são feitos. Na época passada, por esta altura, marravam com a falta de adversários à altura do Benfica para justificarem um percurso limpo, isento de maus resultados. Hoje, exultam de patriotismo bacoco com os feitos do filho da melhor Dolores do mundo que, sem um pinguinho de piedade, exterminou a Eslováquia, Liechtenstein, Luxemburgo, Islândia e Bósnia-Herzegovina! Só faltaram as Ilhas Faroé para o feito ser maior! Lembram-se de, nos últimos anos, o Benfica vencer, ou não perder, frente ao pior Barcelona da história, ao Liverpool de pacotilha, Ajax de trazer por casa, a mais horrível Juventus que há memória e o fraco PSG de Messi, Neymar, Bitinha e Mbappé? Comparem-nos com um Liechtenstein de primeiríssima qualidade, a melhor Eslováquia de sempre e um Luxemburgo de excelência. E juntem-lhes a mais formidável Islândia que o mundo já viu e uma Bósnia-Herzegovina como nunca ninguém viu para perceberem a diferença. Ainda por cima, no Benfica, são todos flops...

Ontem, excepcionalmente, e sem grandes opções pela frente, venci a repugnância pelo otávio de quinas ao peito, e resolvi ver o Rónalde frente aos fortes e espadaúdos islandeses. É de arrepiar! Homens respeitados, idolatrados por esse mundo fora, craques de nivel mundial, titulares nos principais clubes do mundo - geração de inacreditável de talento - continuam subjugados pela birras de um fedelho mimado!

Tanta jogada desperdiçada, tanto cruzamento esbanjado, tanto bom futebol estragado só porque um fedelho parvo, mesmo com quatro companheiros desmarcados, remata (para fora) sempre de qualquer lado. E quando, milagrosamente, ainda sai lhe um piço - apesar de não jogar um peido - da cartola, ocupa as capas dos jornais durante três quinze dias! Caputa de nojo! Só joga para ele e para os recordes da treta, pede a bola de segundo a segundo, faz birrinhas com os colegas a cada instante e passa o resto do tempo a barafustar com os árbitros e os adversários que se atrevem a contrariá-lo. Ai de quem não lhe estenda a passadeira! E, filha da putice suprema, quando um colega factura, no caso, Bruno Fernandes, a sua primeira reação é de imediato desagrado. Fica em campo os 90, ou mais, minutos que lhe apetece e já perto do fim, quando a bola lhe pesava toneladas, até um canto conseguiu estragar (tinha sido Bruno Fernandes a marcar todos até então) obrigando a equipa toda a correr atrás do contra-ataque ficando de cadeirinha a observar. Valeu que nas melhores jogadas da partida, onde não foi visto nem achado, a todos favoreceu com a sua ausência. Não me recordo de um empecilho tão grande na seleção desde que o Diego Sousa foi vendido para a China. Nas bancadas brilha a melhor Dolores do mundo (faltam-me notícias do Cristianinho a bater uns penaltis no fim do jogo). O azeite jorra a rodos. Triste pagode que só serve para abanar a cauda à comandita.

7 dias! Nem um a mais demorou a saparia para recuperar os três pontos, e a bazófia, depois de devidamente assoprados por Roger Schmidt, João Neves, Tengstedt & Comp. Já meio ressarcidos com o mega sucesso da gala «miados do gato», nada como uma vitória sublime e três pontos na algibeira, frente à Islândia do seu, deles, contentamento. Digam os invejosos o que disserem, os três pontos foram conquistados pelo Rónalde (que tinha recebido uma camisola dos sapos) foram ganhos no alvalixo, logo, são pertença dos sapos. Sapos, não fiquem incomodados se um senhor qualquer vos quiser convencer do contrário. Façam como aos quatro titalos Peyroteo do brunalgas. Perpectuem o momento, com uma fotografia do Maqueiro colado ao Rónalde, nos autocarros e nas paredes do estádio. 

Acabou tudo em festa e, pasme-se - nenhum sapo levou a mal a natural alegria dos vencedores! Saparia e MDCSDQT exultaram - só ao Benfica não lhe é permitido festejar porque ainda (e mesmo assim...) não ganhou nada - com a vitória do Rónalde, que já começara a facturar ainda antes do inicio da partida. A oferta de uma camisola (se fosse uma do Jonas amanhã tinha o CM e a judiciária à porta de casa) foi-lhe entregue por um senhor qualquer. A farra, reconheça-se, é que ficou bués incompleta sem «O mundo sabe» inicial e o «We are the Champions» final - junte-se-lhe a ausência da marcha de Maria José Valério ao intervalo - que deveria encerrar as festividades.

10 comentários:

  1. Não consigo compreender tanta devoção dos sapos ao personagem (estou em crer que o sentimento nem será recíproco). Chegaram ao ponto de retirar o nome de um ídolo lagarto (coitado!) de uma das portas para o ceder ao menino. Não sei como o Manel dos Sarilhos aguentou a afronta, que ao invés de dizer uma coisas a propósito prefere zurrar meia dúzia de patacoadas que envergonham os próprios prosélitos. Foi o aeroporto da Madeira, o centro de treinos dos sapos, a tal porta do estádio, há de vir o dia que o naming do recinto deixa de ser Alvalade. Nunca vi tanto disparate junto, numa reverência saloia ao figurão. E, sim, eu também vi, passa a vida a barafustar com os colegas mostrando sem qualquer pudor a azia que lhe invade o espírito. Houve uma imagem demorada em grande plano, onde o semblante deixava isso adivinhar. Naquela cabeça só passa "bater recordes sobre recordes".
    Na canalhadas da manhã tanto maldizer por lá passou, dele e da família, agora é um endeusamento sem fim. Calhordas. Não tenho nada contra o cidadão e pessoa, mas irrita ver uma seleção de grandes (uns) e promissores (outros) jogadores, e o eucalipto não descola nem por nada, atrapalhando a fluidez que se deseja nos jogos e duvido que o ambiente sentido no balneário seja dos mais sadios...

    ResponderEliminar
  2. Grande crónica. Já não vejo jogos da seleção há muito tempo, porque não consigo vibrar com ela. Mas esta escrita é sublime. Os últimos jogos que vi já eram assim. Ronaldete fica chateada se não lhe passarem a bola. Por isso tudo o que aqui é escrito é tal qual a vedeta. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou consigo, caro Anónimo. Qual é que é a "pica" ou "tusa" de perder tempo a ver uma equipa profissionalíssima com jogadores de topo contra equipas semi-amadoras? Os jogos da equipa da FPF neste apuramento deram-me quase tanta vontade de assistir como o antigo clássico de Verão "Benfica - Étoile Carouge".

      Eliminar
  3. Os sapos fartos de serem encornados por filhos da casa(nenhum lá quer voltar mesmo em fim de carreira)têm que se agarrar a qualquer coisa,agarram-se ao ronalde como se o homem lhes passa-se cartão,lembro-me bem aquando ronalde recebia as bolas de ouro,no seu discurso ele agradecia ao pai á mãe ao M united ao R madrid ao mundo mas mencionar os sapos...népia,depois a sapada olha para nós e cancelo bernardo silva ruben dias joão félix renato sanches e até outros como di maria não esqueçem o Maior e até anseiam voltar!

    ResponderEliminar
  4. Ahahahah. Prémio Nobel para ti Guachos, esses três primeiros parágrafos estão BRUTAIS. Só faltam ser espetados nas trombas desses nojentos.

    ResponderEliminar
  5. Mais um belíssimo texto!
    Curioso que o Spórtem não tem crises. A disutar a liga europa, fruto da classificação na época passada, atrás do clube do trolha salvador, com umas finanças nas lonas, apesar dos perdões da banca e do desvario despesista da presente época, onde, unanimamente, foi considerado o melhor clube que foi ao mercado, tendo adquirido várias trutas por tuta e meia - ao contrário do campeão nacional, detentor da supertaça (ganha 2 a 0, sem espinhas, ao clube da fruta e líder do campeonato, que adquiriu vários flops, por balúrdios.
    Mas é lidar, crises dessas eu quero.
    Já o tinha dito e volto a repetir. O Roger Schimdt dá-me descanso. Se é preciso ganhar ao frutedo para sermos líder, ele ganha. Fê-lo na presente época. Se é preciso derrotar à bazófia da saparia para recuperarmos a liderança, ele ganha, como aconteceu na semana passada. E, se preciso for, poderá repetir a mesma dose na segunda volta.
    São essas "vicissitudes" que os pés de microfone "esquecem" e são esses feitos que os pasquins escamoteiam e nunca farão manchete em nenhuma folha de couve.
    É lidar

    ResponderEliminar
  6. Esta saparia está doente tal e qual o selecionador

    ResponderEliminar
  7. Bom, para repor os 6 pontos de diferença que tinham aos 90 e tal minutos na Luz , ganharam hoje (destroçando) o dificil Atletico (com 5 golos do injustiçado pelo espanhol Nuno "fitas") . Será por certo capa amanhã do Rascord. Uma última nota para o agraciamento dos sapos ao Rónalde e que quase passou despercebido ( se for verdade é uma grande barraca) , pois além da camisola sapista foi-lhe entregue um cartão de sócio com o número 100.000. Porra, será que o homem nem sócio dos sapos era?

    ResponderEliminar
  8. Texto de um socio de longos anos.
    '' ONTEM FUI À ASSEMBLEIA GERAL E VOU DESCREVER TUDO QUE VÍ E PORQUE SINTO QUE HOJE É UM DIA DE LUTO PARA O NOSSO CLUBE.
    Sou sócio do FC Porto desde me lembro, já fui a várias AG e nunca pensei ver o que vi ontem.
    Bem antes das 21h estava à porta do P1, já havia uma fila enorme e quem estava dentro da sala, já me dizia que estava cheia.
    Fiquei muito feliz por ver tantos sócios do Porto presentes. Na fila havia um clima pacífico e sereno, as pessoas explicavam umas às outras o que as motivou a ir. Alguns estavam em plena concordância com as alterações dos estatutos, outros discordavam de alguns pontos, havia debate salutar e todos (como toda a legitimidade do mundo) queriam participar num momento importante da vida do clube. Estávamos todos longe de imaginar o que iria acontecer...
    Naturalmente a sala foi pequena e anunciaram que seria mudada a a AG para o Dragão Caixa. Estava tanta gente que o próprio dragão caixa seria pequeno. Ao entrar no pavilhão ele já estava bem composto, mas diziam-me que a fila ainda estava longa, seriam milhares cá fora.
    Mesmo com milhares se sócios na rua, que não tinham qualquer culpa da péssima organização e lentidão de acesso, o presidente da assembleia deu inicio aos trabalhos.
    Muitos sócios que estavam na zona da bancada central, e outros que andavam de pé entre bancadas, iniciavam um clima de intimidação, transformando uma AG que seria para alteração de estatutos numa contenda eleitoral entre Jorge Nuno Pinto da Costa e André Villas Boas. O mais curioso é que nenhum dos dois ainda é candidato.
    O Presidente pediu a palavra e transmitiu à assembleia que estava contra a alteração de alguns dos pontos mais polémicos na revisão dos estatutos. Aqui começaram os problemas, pois começam insultos a quem não aplaude o presidente. Após a intervenção de Pinto da Costa e sem razão aparente começam cenas vergonhosas de arremesso de objetos e agressões a sócios do Porto numa das bancadas. Bastava a suspeita que se fosse votar contra, bastava que não se aplaudisse o presidente, sei lá qual era o critério, gente de todas as idades ameaçada, insultada e agredida.
    Segurança era uma ilusão, policia nem um.. Perante isto, grande parte dos sócios começa a abandonar o pavilhão.
    Jorge Nuno Pinto da Costa assistia a tudo sentado na sua cadeira. Esperei até hoje para escrever pois tinha a certeza que ele iria ainda ontem através do Porto Canal ou hoje, pelos dragões diários lamentar o sucedido, pedir desculpa pela péssima organização e falta de segurança, mas não, apenas silêncio.
    Eu era dos que achava que isto não iria nunca acontecer no Porto. Mas ontem percebi que por causa de alguns arruaceiros não temos condições para que exista uma AG livre e democrática, sem clima de terror. O pior é que a direção nada fez para assegurar a segurança dos associados.
    Foi mau demais, foi triste de mais. Ontem para mim acabou! foi o meu limite. Há coisas que têm de mudar.
    André Villas Boas os sócios não vão estar na próxima AG como pediste. Não vão pois ontem serviu para criar um clima de medo que "matasse" a vontade dos sócios em participar em AG.
    Mas acredito que ontem foi o dia onde ficou claro que serás o próximo presidente do Futebol Clube do Porto.
    Hoje e sempre, Viva o Futebol Clube do Porto! ''

    ResponderEliminar
  9. Amigo Guachos nunca defrauda os leitores tenho que dizer que a cm erda nunca mais deu noticias da família Aveiro dantes era Cátia para aqui gio para ali Dolores para acolá agora é só lember os tomates ao patrão foi só sair a noticia da compra que se acabou as noticias da família e tanto que eu gostava das notícias da gio acompanhadas de fotos de lavar a vista um grande abraço desde Portalegre para todos os benfiquistas

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.