Reconhecendo a dada altura que não recolheu indícios suficientes para acusar as pessoas, ou as entidades, ainda assim, o MP entendeu ser o momento certo para 'ajudar' a achincalhar (o roubo dos e-mails foi em 2017) ainda mais o Benfica na praça publica, pedindo como pena acessória «a suspensão de participação em competição desportiva por um período de seis meses a três anos». A procuradora Cristina Mota e o MP entenderam ter indícios e provas suficientemente fortes para provar a corrupção ativa e/ou tráfico de influência em toda a plenitude (artigo legal que determina o que é um crime de tráfico de influência ou de corrupção) e um agente que por si ou por outra pessoa procurou obter uma vantagem indevida, os moldes que usou para o efeito e o impacto que teve na vertente desportiva.
Sabendo que sem impacto na vertente desportiva não há matéria para a sanção acessória, ainda assim, são apontados à Benfica SAD «a pretensão de obter, nos jogos entre ambos [Benfica e V. Setúbal], resultados que satisfizessem os respetivos interesses desportivos» procurando obter do V. Setúbal «uma atuação a favor dos seus interesses, designadamente no que respeita a resultados desportivos». E ainda a obtenção de resultados favoráveis nos jogos do Vitória «com clubes terceiros».
Vejamos o plano do Benfica para «obter, nos jogos entre ambos (Benfica e V. Setúbal), resultados que satisfizessem os respetivos interesses desportivos» e ainda a obtenção de resultados favoráveis nos jogos do Vitória «com clubes terceiros» no período em questão. Entre 2015/16 e 2019/20, em confrontos directos, o Vitória de Setúbal retirou 5 pontos ao SL Benfica e para favorecer ainda mais o maior clube português, em confrontos com terceiros retirou somente 3 pontos à potência do Lumiar e 2 ao clube da fruta! Querem maior prova dos benefícios e vantagem desportiva que o Benfica, directa ou indirectamente, beneficiou do acordo entre 2015/16 e 2019/20?. Querem maior prova que a Procuradora Cristina, o MP e os seus investigadores foram cuidadosos na obtenção das provas e indícios fortes que demonstram que o SL Benfica retirou óbvia vantagem indevida em toda a sua plenitude, com impacto na vertente desportiva?
Outro caso escolhido para achincalhar ainda mais o Benfica na praça publica, o Marítimo-Benfica de 2016, também me parece óbvio que o SLB foi claramente beneficiado, a começar pelo árbitro escolhido, Fábio Veríssimo, reconhecidamente adepto ferrenho do Benfica, que ainda na primeira parte, expulsou o avô Renato por acumulação (28 e 37mts) de cartões amarelos para beneficiar o Benfica e prejudicar terceiros. Encostado às cordas pelo Marítimo, o jogo foi um sufoco para o Benfica que só terminou ao minuto 86 quando Mitroglou a meteu toda lá dentro. Mais abaixo deixo uma lista de jogadores trocados entre o Benfica e o Portimonense, onde o MP não encontrou, felizmente para o Benfica, a pretensão de obter, nos jogos entre ambos [Benfica e Portimonense], resultados que satisfizessem os respetivos interesses desportivos» procurando obter do Portimonense «uma atuação a favor dos seus interesses, designadamente no que respeita a resultados desportivos». E ainda a obtenção de resultados favoráveis nos jogos do Portimonense «com clubes terceiros».
Outros casos em que o Benfica esteve envolvido que não chegaram às mãos do MP. A famosa mão, aos 91 mts, do Tonel (época 2015/16) no Sporting-Belenenses e, na mesma época, o excelente remate de cabeça do mesmo jogador, aos 19 mts, sem nenhum adversário num raio de 10 metros a perturbá-lo que entrou na baliza do Belenenses no jogo frente ao clube da fruta. A agressão pelas costas de Slimani a Samaris que ficou sem castigo. Afonso Taira, ex-jogador da potência, provocou um penalti absolutamente desnecessário no Sporting-Estoril na mesma época, sentenciando a derrota da sua equipa, por 1-0 (os tais benefícios contra terceiros). A operação Cashball, em maio de 2018 com testemunhos (o denunciante foi parar a banco dos réus) e dinheiro em envelopes devidamente endereçados a árbitros encontrados pela PJ no gabinete do team manager André Geraldes. Os 3.000 euros que o vice-presidente Paulo Cristóvão mandou depositar na conta de um árbitro dias antes do Marítimo-Sporting. O Estorilgate (em 2017) onde foram pagos no intervalo 784 mil euros (que um mês antes não constavam nas SAD dos clubes envolvidos) ao Estoril Praia. Sem querer falar muito do rácio de passes atrasados "mal medidos" que acabam nos pés dos avançados dos sapos e clube da fruta ou nos guarda-redes que invariavelmente são considerados os melhores em campo contra o Benfica e, outras tantas vezes, demasiado infelizes e com a pior exibição da época (que não raramente lhes garante a transferência na época seguinte para o clube vencedor) quando apanham sapos e foculporto pela frente.
Theodoro Fonseca dono da SAD do Portimonense e um dos maiores acionistas da fruta SAD que emprestou 13,4 M€ ao foculporto são framboesas para o MP. As "grandes defesas", em 2016, de Raúl Gudiño no Sporting-União da Madeira, o penalti do Jackson Martínez para as nuvens antes de receber os merecidos aplausos dos fruteiros presentes nas bancadas najantas são peanuts. O choro compulsivo de Arnold, em 2016, por falhar o golo do empate do V. Setúbal no Estádio da Luz e as declarações do guarda-redes do V. Setúbal, Makaridze em 2020 - "prefiro não perder contra o Benfica e depois perder os outros jogos todos" - são dióspiros. O Benfica ser de longe a equipa que tem menos penaltis e expulsões dos adversários a favor e a quem tem mais penaltis e expulsões contra é o pão nosso de cada dia. Só por isso merece ver a pena acessória «suspensão de participação em competição desportiva por um período de seis meses a três anos» confirmada e, se possível, pela máxima bitola. Três anos sem o Benfica nas provas nacionais - eu estenderia a sanção a todos os escalões e modalidades - é tudo o que o país e os programas televisivos precisam para se tornarem cada vez mais prósperos.
É espantoso! Este texto (excelente) seria o que o viola baixo deveria ter escrito e publicado! Não entendo os comunicados curtos e que pouco dizem, emitidos pouco depois das conhecidas notícias. O que lá vem é aquela lengalenga habitual de que o Benfica vai-se socorrer de todos os meios ao seu alcance para se defender. Ui c'a medo!
ResponderEliminarOs casos acima expostos e de todos conhecidos e muitos mais que ficaram por dizer, não serão casos motivadores para se fazerem denuncias? O MP por uma denúncia tem de investigar. No Benfica não há provas destas coisas, ao menos uma???
Mas, no fundo, e isto é grave, é a suspeita de que estas notícias vêm a lume em momentos chave da vida do Benfica. Porquê?
Bravo..... Agora era só fazer copy/paste e ser um comentário oficial da instituição Benfica. O problema é que muitos dos que estão na origem destas confusões ainda se encontram infiltrados no clube.....
ResponderEliminarMas os burros andam todos eufóricos com a pita aos saltos com a palha que lhes foi servida pelo MP. Nem haverá julgamento isto ficará pela fase de instrução,
ResponderEliminarExcelente 👏👏👏👏👏, uma goleada...
ResponderEliminarE o Benfica calado como uma puta.
ResponderEliminarOBRIGADO GUACHOS!!
NUNCA me mandarei de te agradecer pelo serviço que prestas aos Benfiquistas.
Obrigado
Isto não é mais do que uma "cortina de fumo" para manter o zé povinho entertido a comentar isto em vez do julgamento do Salgado.
ResponderEliminarGuachos ao poder, na BTV, em sinal aberto, punha as pressTITUTAS a Borrar a Cueca...
ResponderEliminarDo que percebi, a investigação debruça-se sobre três épocas: 16/17; 17/18; 18/19.
ResponderEliminarDurante este período temos os seguintes factos:
1 - Nas três épocas, o Sporting e o Porto perderam 4 pontos contra o Vitória; o Benfica 5.
2 - Na época do Tetra, o Setúbal foi o clube que mais pontos tirou ao Benfica. Os jogadores sadinos não estariam avisados da tramóia, portanto.
3 - Em 17/18, o Benfica ficou em segundo na fase de grupos da Taça da Liga, o Setúbal em primeiro. Um peão pouco obediente, obviamente, até porque era o segundo ano do acordo e já teria havido tempo para avisar o plantel (percam com o Benfica!)...
4 - Nessas três épocas, o maior adversário foi o Porto, que marcou 15 golos ao Setúbal e sofreu 2. O Benfica marcou 14 e sofreu 4. Um peão com demasiada autonomia... Cinjo-me ao campeonato.
Portanto, uma coisa é certa, a competição não foi alterada pela permissividade do peão. Exceto se o MP entender, que contra o Benfica, o Vitória - por magia - se transformaria numa espécie de Real Madrid e, sem ajudas, perderíamos mais de 10 pontos. Talvez assim a tese faça sentido...
Pior do que o silêncio do Benfica foi aquela espécie de comunicado. Estamos mesmo muito mal, em termos de comunicação. Aliás, nesse capítulo, julgo que somos o pior de Portugal.
ResponderEliminarO Benfica só tinha uma tarefa e era bem simples: ridicularizar o MP. E dados não lhe faltam para isso.
P.S: Se ganharmos os jogos todos de Novembro, não sei o que virá a seguir. Pelos vistos, as contas saíram furadas a muita gente.
Se para o MP a alegada má exibição de alguns jogadores do VFC é prova de corrupção, então a má exibição dos árbitros em todos os jogos do SLB (sempre a roubar-nos) e do fcp e do scp (sempre a beneficiá-los) tb serve de prova de corrupção. Nada que toda a gente não soubesse já.
ResponderEliminarAo SLB não basta defender-se. O SLB tem que no Tribunal Europeu porque cá estão todos feitos uns com os outros, acusar os MAIORES CORRUPTOS DESTE PAÍS, OS GRANDESSÍSSIMOS FDP DO MINISTÉRIO PÚBLICO!!!
A ideia do MP não é levar o Benfica a julgamento. Eles sabem que não há fundamento. Isto está mais do que evidente que é apenas para acusar e criar cortina de fumo, ao mesmo tempo que branqueia os roubos que sofremos em todos os jogos em Portugal. Não é por acaso que temos o dobro dos penalties, em 2 jogos na Champions, do que em 7 jogos no campeonato luso.
ResponderEliminarMas mais. Serve ainda para alimentar os programas televisivos de enxovalhamento do Benfica.
P.S: Se dúvidas houvessem de como os lagartos andam a dominar as instituições, essas ficaram dissipadas hoje. O seu comunicado é disso prova e o timing dessa acusação deixa tudo evidente. Depois da vergonhosa exibição arbitral no jogo das sapas e do nosso fofinho comunicado, eis que nos brindam com isso.
Só tenho pena de não termos gente mais agressiva à frente do clube, capaz de colocar esses bandidos nos seus respectivos lugares.
Que delícia de texto.
ResponderEliminarRicardo Matos
Ovar
O Benfica deveria processar o Estado Português em 5 mil milhões de euros por danos reputacionais em Portugal. Processar o Estado Português em todos os países do mundo pelo mesmo. Contratar a melhor Equipa de advogados do Mundo para processar TODOS os dias cada um dos que falam MERDA do Benfica em TODOS os canais da MERDA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE TEMOS, processar a CMVM e o Estado pelos VMOCs dos SAPOS, processar os CORRUPTOS e SAPOS pelo ROUBO de informação CLASSIFICADA e CONFIDENCIAL - ESPIONAGEM INDUSTRIAL, pedir a EXPULSÃO desta procuradora cris por suspeita de conluio com SAPOS e CORRUPTIOS, e principalmente cortar TODAS as ligações e comunicações com a MCSQT e apenas deixar falar o PRESIDENTE no momento em que TODA ESTA MERDA VÄ Á FALÊNCIA!!!
ResponderEliminarHá algo estranho neste despacho de acusação. Há sentenças, uma das quais num tribunal superior, a afirmar que nos emails roubados não crime de corrupção. O que há é crime de truncagem e roubo de correspondência privada. Mesmo assim o MP considera haver crimes. É estranho e mais estranho o sporting declarar em comunicado que estão diretamente a participar no processo. Afinal qual é o papel do varandas?
ResponderEliminarTentei contatar o meu caro Guachos para, em privado, dar-lhe conta de uma distração da redação do título desta prosa. É tricar "suspenSão" por "supenÇão".
ResponderEliminarAbraço. E este meu àparte não tem que ser publicado.
Vale na mesma em publico. Não são só os jogadores que falham com a baliza aberta
EliminarToda lá dentro Caro Guachos. Estes corruptos q atuam em todas as áreas deveriam ter mais cuidado, é q o crime violento aumentou mais de 5,5% nos últimos anos e pode sempre por um incrível acaso calhar-lhes no pêlo um azar Destes…
ResponderEliminarExcelente, Guachos. E talvez seja só metade do que se sabe. Canetas e relógios em ouro, viagens, café com leite, confissões de pagamentos a árbitros, sei lá que mais.
ResponderEliminarO que me faz confusão é a completa inércia da nossa direção. Será que têm medo deste tipo de processos? Baseados em "supostos" crimes? Desde quando é que o MP faz acusações baseadas em "supostos" crimes e o juiz aceita?
E o consócio DeVante toca num ponto importante, que é uma das bases de todos estes "supostos" casos: a lagartada. Esta direção, se os tivesse, pegava na proposta feita por um sócio na última assembleia geral e levava-a até às últimas consequências. Se os tivesse.
Caros consócios!
ResponderEliminarPost exemplar, bem assim como muitos dos comentários tecidos. Atrevo-me a sugerir que seja dirigido para o máximo de destinatários possível, BENFIQUISTAS ou não, sendo igualmente desejável o seu envio para os Media.
Sendo formado em direito, e trabalhando na área jurídica, durante toda a minha fase profissional, o que continua a suceder, sinto-me compelido a contribuir para o debate com duas ou três considerações gerais. A primeira delas, é a minha firme convicção de que, uma vez mais, o M.P. nos presenteia com uma mão cheia de nada! Processo pífio, de uma tal insustentável leveza - parafraseando Kundera - que, das duas uma, ou quem deduz a acusação não está minimamente familiarizado(a) com o fenómeno futebolistico, o que ainda assim será grave e censurável, ou, ao apresentar "indícios" tão canhestros para sustentar tal acusação, com as consequências reputacionais que daí emanam, estará movido(a) por outros desígnios. Deixo à vossa consideração.
Pelo exposto, escusado será referir que para além do dano moral , nada mais resultará desta óbvia cabala, como sempre, surgida nos escaparates no momento mais apropriado para interesses que não os nossos, leia-se, quando a nossa equipa começa a revelar preocupantes sinais de pujança e, quando existem outros assuntos que convém tirar da ordem do dia.
Também gostaria de sugerir, se me é permitido, que todos nós sejamos PARTICULARMENTE incisivos na defesa da nossa dama, não deixando em nenhum momento de desmontar quaisquer argumentos com que nos pretendam diminuir. Sendo especialmente relevante que quem tem voz e assento nos MDCSDQT, cumpra o seu papel! DEFENDER INTRANSIGENTEMENTE o BENFICA!
Por fim, nota mais leve, acabo de assistir ao golo 846 de Leo Messi, após hat-trick, mais 2 assistências e penso para comigo... só neste mundo actual de loucos furiosos e mentirosos compulsivos, alguém poderá, sem caír no ridículo, comparar o rapaz Aveiro, com este génio maravilhoso, obviamente o melhor futebolista que alguma existirá!
Saudações Gloriosas! Venceremos, custe o que custar!
Fernando Sousa
Eu sou um leigo na matéria, mas, depois de ler o despacho do MP a ideia com que fiquei é essa mesma que você expõe. Parabéns por explicar tudo muito bem.
EliminarE agora podia-me dizer , se no caso da Benfica SAD ser ilibada ou nem ir a julgamento, pode esta exigir um reparação ao Estado?
É que só em danos reputacionáis é um valor enorme.
Poder pode.... Resta saber se lhe interessa fazê-lo.
EliminarEm primeiro lugar, o SLB devia ter questionado o porquê da passagem deste processo para o Porto.
ResponderEliminarDepois, perante uma acusação tão estapafúrdia, devia contra-atacar e colocar o ministério público em tribunal por acusação de má fé.
Concordo com o José Moreira a seguir a tudo isto o Benfica tem de processar.o estado Português por danos na reputação do clube e sem apelo nem agravo temos os advogados para isto mesmo, só gostaria de saber se o procurador é um sapo ou um adorador do clube do putedo , os viscondes constituiram-se assistentes porquê ?
ResponderEliminarOs incendiários do estádio da Luz que depositaram dinheiro na conta bancária de um árbitro ,os mestres cashball pretendem demontrar como são burros.