Luís Freire está de saída do Rio Ave. Quando me lembro dos dois bigodes que o bom Luís deu a Roger Schmidt na última época - um na Luz (na derrota 4-1) que encheu todas as medidas dos verdadeiros verdadeiros e da MDCSDQT e, outro, no empate (1-1) na despedida do campeonato - percebo como é efémera a glória, como são estapafúrdios os elogios e as homenagens (em Portugal são sempre assim) que se fazem contra alguém. Fui ver o que aconteceu a outros 'Tozés Marrecos' que, além dos bigodes aplicados ao treinador do Benfica, chegaram a ser o 'ai Jesus' dos verdadeiros e apontados por alguns deles como seus prováveis sucessores. O boneco Ceição foi trocado pelo adjunto do calção de rapaz pequeno. Petit, apesar dos exuberantes festejos, não demorou muito a levar um chuto no traseiro. Filipe Martins a mesma coisa. José Mota levou com os patins recentemente. O erudito Zé do boné, Álvaro Pacheco, está a treinar o Al-Orobah. Safam-se, até ver, o Armando Evangelista e o Rui Borges mas eu não cantaria de galo. E no lugar do César Peixoto, que já esta época deu um bigode a Roger Schmidt, guardaria o foguetório para mais tarde. A época é longa e nem sempre o Benfica está atrás da porta.
Se fossem todos fáceis de descascar como o SL Benfica, era trigo limpo. O pior é que o andor do Fatelas Gomes, dos Fábios Verdíssimos e da MDCSDQT dura apenas duas vezes (se não houver confrontos nas taças) por ano e o Druida Povix ainda não conseguiu encontrar uma poção mágica que lhes dê a mesma pica durante as 34 jornadas. Acabavam todos carecas mas valia a pena, cumcatano.
Rescaldo do Pevidém-Benfica: «Nem o resultado nem o adversário da 4ª divisão me tiram o foco do que eu acho essencial. David Silva, árbitro de 31 anos. Pelo que demonstrou ontem em Moreira de Cónegos está preparadíssimo para arbitrar os próximos Benfica VS clube da fruta e sapo VS Benfica. Nota-se à distância o perfil de cagão, vestido a rigor (de azul) e com ar de quem, com toda a certeza, foi escolhido pelo injinheiro macaco (antes do Billas-Boas o mandar apanhar sabonetes em Custóias), recrutado nas bases dos superdragões de onde saíram a maioria dos melhores e mais eméritos apintadores todas as semanas escolhidos por Fatelas Gomes para arbitrar o SL Benfica. Seguirei com toda a atenção a sua supersónica carreira. Vale uma aposta que será um dos próximos internacionais?»
Como previ, não lhe dando nota dez porque o apintador do (focul)Porto não conseguiu «defender os dois remates de Niklas Beste», não só a sua carreira vai de vento em popa como a cada jogo prova como está preparadíssimo para arbitrar os jogos mais importantes do Benfica. Fatelas Gomes até já lhe ofereceu amigável o foculporto-Estoril para melhor se instruir. Assistir de perto, no relvado, ao passe genial de Kévin Boma que meteu Pêpe na cara do golo ter-lhe-á dado o berkgrand que lhe faltava para perceber como a coisa funciona.