Do livro A Liga da Farsa...«Depois de surpreender o mundo em 31 de maio de 1961, derrotando (3-2) o todo-poderoso Barcelona no Wankdorf Satium, em Berna, quando o Benfica aterrou no aeroporto da Portela já uma equipa secundária dos novos campeões europeus fora obrigada (estavam os brilhantes campeões no avião a caminho de Lisboa) a defrontar o V. Setúbal, no dia 1 de junho. Apesar dos esforços do presidente Vieira de Brito, com diversos pedidos que duravam desde que se soube que o Benfica seria finalista europeu, Federação Portuguesa de Futebol e o Vitória não cederam, a data não foi alterada, a 2º mão dos oitavos de final da Taça de Portugal foi mesmo disputada do dia a seguir à final da Taça dos Campeões, as terceiras escolhas do campeão europeu acabaram por perder 4-1 e o Benfica foi vergonhosamente eliminado da Taça! Tal como agora, onde se confunde a vontade de ganhar com a falta de respeito pelo adversário, ficaram célebres os festejos dos ressabiados de então, que gozaram à grande o pratinho de uma equipa de segunda linha nacional ser capaz de derrotar o Campeão Europeu! A piada é que o V. Setúbal foi eliminado a seguir pelo Sporting do Lumiar e que o compadre da fruta acabou por escorraçar os lagartos de uma competição negativamente manchada pelo desrespeito ao Benfica. O melhor da festa foi que o Leixões acabaria por vencer (2-0) o clube da fruta, najantas, levando para Matosinhos a Taça de Portugal que o poder instalado achou por bem surripiar à má fila ao Benfica! Karma is a bitch!»
As obras no alvalixo levaram o maqueiro Vagandas a pedir à Liga um arranjo (mais um) no sorteio que permitisse aos sapos começar o campeonato a jogar fora de casa (mas não muito longe) contra o Casa Pia. A liga acedeu, obrigando o Benfica - também sem relvado nesta altura por força das obras que (também) decorrem no estádio da Luz - a começar o campeonato em casa. Não sei se o Benfica foi tido ou achado na decisão nem se, sendo contactado, acedeu ao pedido dos sapos, ou porque motivo não pediu também para começar o campeonato fora de casa por causa das obras da Luz. Alô, Presidente Rui Costa, importa-se esclarecer os sócios?
Depois da pressão dos adeptos (dos mais mediáticos Mauro Xavier foi o primeiro a meter o dedo na ferida) o vice-presidente Sílvio Servan aflorou o assunto e, agora, ficamos a saber que o Benfica terá contactado a federação para adiar a supertaça que, a jogar-se a 31 de julho, obrigará o SLB a apresentar-se no Algarve com duas semanas de preparação depois de apenas duas de férias por causa do Mundial de Clubes onde representou Portugal. Leio na imprensa que «a Federação Portuguesa de Futebol contactou o Sporting no início da semana que agora finda, para aferir da disponibilidade leonina para adiar a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, mas a resposta foi negativa. A SAD liderada por Frederico Varandas argumentou que a final foi atempadamente agendada, e que toda a pré-época foi delineada nesse pressuposto». Vagandas está farto de baixar as cuecas ao fuma shisha. Com Rui Costa salta-lhe em cima à primeira oportunidade. Fraco com o forte, forte com o fraco. Essa, por muito que me custe dizê-lo, é a verdade. Como é possível o Benfica continuar a ser comido pelo maqueiro sem Rui Costa soltar o mais leve queixume? Alô Presidente, importa-se esclarecer os sócios?
Tenho assistido a um festival de imbecilidades vindas de todos os quadrantes. Não há ponta por onde se lhes pegue. Acantonam-se para aparecerem na primeira fila. É tudo a querer aparecer. É a caça ao melhor boneco. É a caça reles ao clic e todos a querer facturar. Uma das maiores e mais fatelas intervenções foi proporcionada por Billas-Boas que aproveitou a boleia da desgraça para mostrar o lado mais sórdido. Não foi o único, é verdade. Mas a um fulano que até tem um lugar de grande visibilidade exige-se-lhe um pinguinho de decoro. Um pinguinho que o capitinho (patéticas as explicações dos seus vassalos) Linic não tem. Nunca teve nem nunca vai ter. 🤮🤮🤮🤮
Rui Costa não tem emenda ,não
ResponderEliminaraprende e ,mostra não ser o presidente que o Benfica precisa tenho pena de escrever isto .
Caríssimo Guachos, estamos a chegar, como se depreende cristalinamente do que escreves e pensas, a uma grande encruzilhada na vida do nosso Glorioso Sport Lisboa e Benfica. E o teu blogue é mais um, infelizmente poucos, dos grandes veículos de influência dos valores do Benfiquismo que nós, Benfiquistas, recebemos dos fundadores desta Grandiosa Instituição.
ResponderEliminarCabe-nos, por isso, como a todos os Benfiquistas, pugnar pela manutenção e pela contínua manifestação concreta desses valores.
Falas e bem neste teu post que anda no ar – contigo, Ex-mº Senhor Presidente do Benfica, importa-se de informar os Benfiquistas do que se passa, se faz favor? – ter a direcção tentado o adiamento da supertaça, invocando a participação no Campeonato do Mundo de Clubes, atiçada ou não por Benfiquistas mais ou menos mediáticos mas atentos, e que o SCP não aceitou. É evidente que este clube nunca iria aceitar nas condições que se lhe apresentam e, se a sua desculpa é de condições mínimas para eles, ela não deixa de ser de condições máximas negativas para os Benfiquistas porque a data da supertaça foi marcada com o acordo da direcção do Benfica, com o seu aval, a qual já sabia há muito tempo que iria participar, e a data dessa participação, no Campeonato do Mundo de Clubes. E não me tentem impressionar com o facto de essa participação ter sido mais prolongada do que pensariam! Porque eu não sei se faz grande diferença mais 4 ou 5 dias, talvez até possa fazer! Mas se alguém ousou pensar na tacanhez de se ficar pelos primórdios, tal o clube das putas, então não seja nem mais se apresente a tentar dirigir o Glorioso Benfica cuja genética é ganhar e ganhar, sempre mais em frente! Os princípios fundadores do Benfica contêm em si o plasma dos princípios olímpicos, Citius, Altius, Fortius! Quem os não acolher e defender, que se afaste do dirigismo do Glorioso porque não deles imbuído!
A responsabilidade nesta matéria, por conseguinte, recai toda sobre a direcção do Benfica e ela não pode esperar que alguém que não tem qualquer currículo no futebol europeu e internacional não aproveite estas debilidades, criadas por quem não tem estofo para dirigir o Glorioso, para poder de novo manifestar a sua mais profunda inveja pela grandeza que nunca poderão alcançar. Fazem as asneiras e querem que alguém que só vive em função do Benfica as não aproveite para amenizar a sua dor de cotovelo e a sua profunda azia?
(continua)
(continuação)
ResponderEliminarAinda neste sentido de manifestação e divulgação de valores, parece-me excelente que os Benfiquistas, todos eles, pensem sobre alguns que foram expressos, ou por candidatos assumidos – Cristóvão Carvalho – ou por presumíveis candidatos – Mauro Xavier – que eles, esses valores, são a essência do Ser Benfiquista. Não se coloca aqui a mínima intenção de apoio ou desapoio a candidaturas, de facto ou ainda virtuais, de quem os expressou. Trata-se, em primeiro lugar, de dar a conhecer os seus autores – para plagiador já chega o MST e alguns mais que por aí andam – e depois de apoiar esses valores que são nossos, são do Glorioso Benfica e do Benfiquismo. Cabe a todos os Benfiquistas meditar neles e segui-los no seu Benfiquismo porque, se quem os expressa e todo o Benfiquista os acolhe ou não, cito de novo João Gabriel, «realidade é aquilo que, quando paramos de sonhar e prometer, continua a existir.»
«A história do Sport Lisboa e Benfica não se faz com ressentimentos e não se constrói sobre ódios nem sobre rancores. Constrói-se com ambição e vitórias, com glória, com a alma de todos nós, unidos por um único objetivo: fazer do Sport Lisboa e Benfica o maior, o mais respeitado e o mais amado clube de Portugal e do mundo.»
«O Sport Lisboa e Benfica não pode estar refém de vaidades pessoais ou de contas mal resolvidas. O Sport Lisboa e Benfica não pode, em nenhum momento, tolerar uma vontade de Luís Filipe Vieira em vingar-se de Rui Costa — ou tolerar igual vontade de Rui Costa em vingar-se de Luís Filipe Viera e expulsá-lo do clube — porque isso se sobrepõe a tudo aquilo que verdadeiramente interessa: o Sport Lisboa e Benfica.»
«Defender o Sport Lisboa e Benfica não é defender pessoas. Não é defender amizades de ocasião nem redes de interesses. Defender o Sport Lisboa e Benfica é defender o clube, a sua história, os seus valores e o seu futuro. É colocar sempre o Sport Lisboa e Benfica em primeiro lugar.»
«A história do Sport Lisboa e Benfica não se faz com ressentimentos e não se constrói sobre ódios nem sobre rancores. Constrói-se com ambição e vitórias, com glória, com a alma de todos nós, unidos por um único objetivo: fazer do Sport Lisboa e Benfica o maior, o mais respeitado e o mais amado clube de Portugal e do mundo.»
«O Sport Lisboa e Benfica não é de quem se julga dono da verdade ou salvador da pátria. O Sport Lisboa e Benfica é dos sócios. Dos milhares que todos os meses pagam as suas quotas. Dos sócios que viajam centenas de quilómetros para apoiar a equipa no estádio. Dos sócios que vibram em casa, na rua ou no café. Esses, sim, são os verdadeiros notáveis.»
«O futuro do Sport Lisboa e Benfica tem de ser construído com ambição, com rigor, com profissionalismo … Tem de ser um futuro assente na sustentabilidade financeira, na transparência. Um futuro onde cada sócio sinta orgulho no clube e naqueles que o lideram.»
«Devemos honrar o passado, sim. Devemos agradecer a quem deu o seu contributo, sim. Mas não podemos ficar reféns dessa mesma história. Não podemos deixar que velhas feridas contaminem o futuro que todos queremos diferente e carregado de conquistas.»
(Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Benfica)
(continua)
(continuação)
ResponderEliminar«Disciplina é Benfica»
Fumos, cânticos, apoio incondicional — isso sim, é a essência do futebol. Isso sim, é Benfica. Mas o que se passou no Dragão e noutros estádios esta época não pode continuar a repetir-se. Já não é exceção: tornou-se um padrão.
Não tolero comportamentos que prejudicam o Benfica e põem em risco a segurança no futebol. A UEFA já nos sancionou com multas e interdições de venda de bilhetes. Agora, a FPF quer interditar o Estádio da Luz por um jogo.
A medida pode até ser excessiva, mas mais grave ainda é ver que o Benfica continua sem tomar qualquer medida contra quem reincide nestes comportamentos. Temos tecnologia no estádio para identificar os infratores. Temos meios para agir. É altura de agir.
Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube. Sejam afastados. Proibidos de entrar no Estádio da Luz. Sou totalmente contra o Cartão do Adepto. Mas sou ainda mais contra a violência no desporto.
Não podemos continuar a pactuar com quem transforma uma festa em perigo. O exemplo tem de começar por nós. O cumprimento das regras tem de ser nosso. Porque nós somos o Benfica — e quem ama o Benfica, não o prejudica. É tempo de pôr o Benfica Primeiro.»
(Mauro Xavier)
Caro Guachos, relativamente à data da realização da supertaça, nem acho que os sapos sejam uma cambada de malandros que tanto nos invejam. No fundo, estão a tratar de proteger o seu clube, achando ter uma vantagem criada sobre o seu rival. Pode correr bem ou mal, isso logo se verá. O que eu deploro é que a direção do Benfica ACEITOU em 16 de Junho essa data para o jogo!! Só por este pequeno exemplo se vê o amadorismo ou simplesmente ingenuidade dessa gente. Depois, ainda pioram a situação sujeitando-se à humilhação de virem com chaguinhas para se adiar o jogo e recebendo um rotundo não! Bem feito. Mas se fosse só isto... o problema é que são umas atrás de outras, que deixam muito a desejar sobre a competência de quem lá está. Agora, para piorar, é o Benfica ser mandado para dentro de campo na sua "máxima" força na tal data e levarem uma cabazada de meter medo. Eu, no lugar dos dirigentes, era logo ali que punha o lugar à disposição.
ResponderEliminarGuachos já não há solução. São surdos, cegos e mudos. Benfica primeiro
ResponderEliminar