sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Primeiras “Contas” 2013/14.

Por José Albuquerque

Tal como o fizera há um ano (antes da AG eleitoral), o CA da Nossa SAD acaba de divulgar uma síntese das Nossas “Contas” relativas ao exercício económico de (1 de julho) 2013 a (30 de junho) de 2014 e o meu primeiro comentário vai ser uma nota de regozijo, sobretudo pela surpresa de números ainda melhores do que aqueles que eu tinha admitido e, também, pelo prazo (80 dias) em que a SAD consegue confirmar o “fecho contabilístico” de mais um exercício. A partir de agora, seguir-se-ão a conclusão dos procedimentos de Auditoria Externa e, finalmente, a aprovação do “R&C” em AG de Accionistas.

O documento publicado/comunicado é de leitura obrigatória, não só pela enorme importância como pela sua simplicidade, resultando numa leitura acessível (4 páginas) a todos os Leitores habituais do GUACHOS e permitindo-me não consumir o vosso tempo a fazer uma outra síntese daquela síntese, dando-a por lida e compreendida e passando directamente para as inferências (ou deduções) que ela permite e uma tentativa de lhe acrescentar as minhas próprias conclusões.

Balanço e Capitais Próprios.

Este exercício permitiu uma recuperação de 15,4ME nos Capitais Próprios, um resultado bem acima do esperado mesmo depois da venda do passe do André Gomes (recordam-se, com certeza, que eu admiti que o exercício “teria ficado equilibrado” com a venda do Rodrigo) e que só foi possível “somando” uma série de “vitórias parciais” em várias rubricas das “Contas”, cujo detalhe poderemos entender depois de publicado o “R&C”.
Entretanto, ficamos a saber que o Ativo cresceu bem mais que o Passivo, mas que ainda temos 8,4ME (contabilisticamente) negativos de Capitais Próprios, pelo que se mantém a “obrigação legal” de prosseguir na senda de exercícios (contabilisticamente) “lucrativos”, eu diria que e no mínimo, até que tenhamos recuperado uns 40% do Capital Social, ou seja, cerca de 45ME, objectivo que eu considero prioritário a médio prazo (5/6 anos).

A exploração.

Na nossa habitual “Demonstração de Resultados sintética” que aqui é costume apresentarmos, o comunicado informa o suficiente para que a possamos “deduzir”. Ora atentem nos dados fornecidos (em ME)


Tudo isto porque o comunicado “oferece a chave” para o mistério ao informar que a soma dos Proveitos Operacionais incluindo Operações com Passes de Atletas (= 1 + 4) ultrapassou os 184,7ME

Com o “quadro” completo dos grandes números da exploração neste exercício, podemos alinhar alguns comentários, a saber:
1 Que é absolutamente notável a capacidade da Nossa SAD para ultrapassar claramente os 100ME nos Proveitos “correntes” (confirmando a minha “previsão” otimistada há cerca de 6 meses e graças aos proveitos obtidos com a BTV e as provas da UEFA), mesmo no ano da “reversão” da quotização em beneficio do Clube, e no quadro global depressivo de toda a economia. Como sabem, este valor inclui aquele que eu considero ser um dos dois pilares essenciais do Nosso “Novo Paradigma de Gestão” – a BTV, cujos resultados se deverão expandir fortemente nos próximos exercícios. 

2 Que a SAD “falhou” o (meu) objectivo de contenção dos Custos “correntes” abaixo dos Proveitos, o que pode constituir um sinal de alarme a menos que venhamos a verificar (no “R&C”) que a “derrapagem” se explica pela distribuição de prémios decorrentes da conquista dos 3 Títulos em todas as competições internas.

3 Que, talvez em consequência dos excelentes resultados desportivos da época, os Resultados Operacionais (sem Atletas) não chegaram ao desejável equilíbrio.

4 Que, além das vendas do Matic (25ME), do Rodrigo (22,8), do André (10,5), do Melga (5) e do Mora (3,5) a SAD ainda realizou quase mais 13ME em “Operações com Passes de Atletas”, o que é absolutamente notável.

5 Que os custos com OPA estão na linha do esperado, considerando as amortizações contabilísticas (cerca de 30ME) e o alto valor das vendas realizadas.

6 Que a SAD conseguiu uma quase perfeita “quadratura do circulo”, ao obter um tal balúrdio em ROPA (quase 38ME), sem prejuízo desportivo (imediato) e vendendo apenas um Atleta da “Fábrica”. Como sabem, este valor constitui o segundo pilar do Nosso “Novo Paradigma de Gestão”, uma vez que eu acredito firmemente que a Nossa “Fábrica” vai alimentar uma “corrente” de retornos (desportivos e financeiros) com reflexos determinantes a este nível.

7 Que, para uma sociedade que tinha pela sua frente uma “factura bancária” de 20ME e um “compromisso” de atingir uma exploração económica positiva (para iniciar a recuperação dos seus Capitais Próprios), o CA fez tudo o que devia ter feito e ultrapassou o seu primeiro exercício (livre do mamão chupista) com brilhantismo.

8 Que, sem redução do Passivo, foram melhor geridas as “origens de fundos” e se conseguiu uma inversão da anteriormente crescente “factura bancária”.

9 Que temos, TODOS, de celebrar a soma do Nosso melhor exercício económico, com a melhor época desportiva deste milénio.

Proveitos da Nossa BTV.

Este comunicado ainda revelou mais um número tremendamente importante: os Proveitos Operacionais da BTV, no seu primeiro exercício de exploração como “canal Premium”, atingiram os 28,1ME.

Trata-se de um resultado formidável e que ultrapassou as expectativas mais optimistas (eu próprio tinha admitido 25ME, depois dos resultados do primeiro semestre), mas que o Presidente “estragou” quando se referiu a um valor (30ME) ainda maior, facto que não vai deixar de merecer muita especulação da parte de todas as variedades de anti.

Quem não se lembre, pode pesquisar no GUACHOS os vários textos em que eu fui actualizandoos resultados da BTV e, sobretudo, tentando retirar conclusões sobre o seu futuro impacto económico. Se o fizerem, vão verificar que esta diferença (dos 28 para os 30ME) não altera em nada os pressupostos sobre os quais eu considero que, mesmo sem outras inovações, a BTV vai ultrapassar os 35ME no exercício iniciado em 1 de julho passado e, caso, como eu espero, a SAD continue a investir fortemente na sua expansão (nos conteúdos e nos meios), a verba quase mítica dos 40ME de proveitos anuais é perfeitamente alcançável já em junho do próximo ano.

Companheiros,

Ao contrário de toda a verborreia que foi dita e escrita nos últimos meses a respeito da evolução económica e financeira do Grupo Benfica, a informação sintética divulgada neste comunicado comprova, sem contestação possível, tudo o que de essencial eu tenho concluído nas análises que o GUACHOS tem publicado.

Além de tudo o resto, estes números confirmam que o CA da Nossa SAD teve todas as condições necessárias (a minha experiência ensinou-me que “condições ideais” são coisa que nunca existe em Gestão) para executar uma preparação competente desta nova época desportiva, pelo que, além daquele injustificável erro (custou-Nos próximo de 1,5ME) pela tardia aquisição do Eliseu, eu dou como adquirido que só não foram contratados mais/melhores “reforços” para o Nosso Plantel, ou não foram contratados estes mais cedo, porque tal foi impossível.

Numa vida virtual, ou na cabeça de quem pode especular sem ter de encontrar as soluções concretas para os problemas, tudo são facilidades. Infelizmente, a realidade dos factos costuma ser bem mais complexa (por vezes verdadeiramente surpreendente) do que os cenários imaginados sobre os tampos das secretárias.

De qualquer modo, eu sou dos que acreditam que “os resultados são o mata bicho dos campeões”, o que Nos deve induzir a TODOS a, depois de celebrar rijamente os sucessos alcançados, alimentar a ambição de conseguir bem mais e muito melhor.
A Nossa geração de Benfiquistas tem de ter consciência do muito que já conseguimos, mas também de que ainda estamos bem longe de comprovar todas as potencialidades e limites deste verdadeiro Universo que temos o dever de continuar a expandir, qualitativa e quantitativamente. 
                         
Por isso, Companheiros,

Viva o Benfica!




29 comentários:

  1. Muito Obrigado caro José Albuquerque por mais este fantástico esclarecimento, na linha do que tem vindo a ser feito nas suas previsões e análises ateriormente debatidas aqui no Forum Guachos.
    Para quem não teve oportunidade de ler (e ver) a excelente entrevista que o nosso CFO Domingos Soares de Oliveira deu ao Diario económico, aconselho vivamente que vejam.
    Pelo que percebi o José Albuquerque já viu e ate comentou no economico.pt esta entrevista, não deixando de apontar e muitissimo bem, as falsidades repetidas pelos media, entre os quais o Diario Económico na desinformação que foi dando acerca da situação financeira do nosso Benfica e a sua relação com o BES.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Pedro, Companheiro,

      Ahahahahahah, pois foi, nao resisti a deixar la' uma "ferroada".

      Como nao sei se o Enormerrimo Guachos tem planos editoriais para esta soberba entrevista, deixo aqui os "enderecos" para as suas 2 partes:

      http://economico.sapo.pt/noticias/benfica-e-o-primeiro-clube-portugues-acima-dos-200-milhoes-em-proveitos_201827.html

      e

      http://economico.sapo.pt/noticias/custos-da-btv-nao-tiveram-grandes-variacoes_201828.html

      Leiam e ... disfrutem

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  2. Companheiros,

    Este texto foi escrito ontem, pelo que eu ainda nao tinha podido ler a excelente entrevista do DSO ao Diario Economico, entrevista essa cuja leitura eu recomendo vivamente a todos e onde o Nosso CFO "esclarece" que a Vitoria dos 3 Titulos Nacionais teve um impacto extra nos "Custos Operacionais s/Atletas" (linha 2), confirmando a melhor suspeita que eu tinha enunciado mais em cima e permitindo "apagar" aquele meu eventual "sinal de alarme".

    Leiam a entrevista do DSO, que fica a constituir mais um pesadelo para a corja Taliban, ahahah.

    Viva o Benfica!
    (Jose' Albuquerque)

    ResponderEliminar
  3. Sugiro que enviem estas contas para o jornal Expresso para ver se o Director as esfrega nas trombas do Pedro Candeias e dizer-lhe que o Expresso não é nenhuma "barraca" de escândalos a soldo de qualquer pateta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme redbull1710, Companheiro,

      Nao dava ... esse Candeias lia o comunicado todo e voltava 'a mesma conclusao de sempre: que o Passivo e' maior que o Ativo, ahahah.

      Infelizmente, ha' universidades em que os Senhores Alunos so' aprendem o suficiente para passar exames, esquecendo-se de aprender a PENSAR.
      E, depois, ainda ha' o ... anti Benfiquismo.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Já agora enviem também ao Pedro Santos Guerreiro...

      Eliminar
  4. Caríssimo e grandíssimo amigo José Albuquerque,


    Resumo, mais este fantástico e notável contributo para o real esclarecimento da massa adepta Benfiquista, num eloquente:

    E pumba na Irina!

    Sendo que obviamente, a desgraçada da Irina, personifica e incarna: as novas talibans, as talibans que ficam à esquina dos forunzinhos a ver se arranjam clientes e... as avençadas jornaleiras que alternam com porcinos e osgas.

    Este Post é a conjugação perfeita entre um mensageiro de excelência e uma mensagem de excelência. À forma como explanas e analisas com a mestria do costume a situação financeira do clube... sucede-se a evidência de que os resultados são óptimos. Traduzindo em « Futebolês »: ao belo treino... segue-se... a vitória com pontapé de bicicleta no traseiro dos contestatários.

    Urge assim, uma última analogia. Quem foi o guarda-redes que deu tal frango e viu-a « toda lá dentro »?

    Obviamente esta... é do NGB ( o Novo Guarda Balizas) Taliban. Entre a pré-época e o início de deste campeonato... tem sido perus atrás de perus.

    Termino, com a citação do TPC que receitaste para esses « frangueiros »:

    « Numa vida virtual, ou na cabeça de quem pode especular sem ter de encontrar as soluções concretas para os problemas, tudo são facilidades. Infelizmente, a realidade dos factos costuma ser bem mais complexa ».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Mathayus, Amigo e Companheiro,

      O Nosso Clube, por vezes, "rasga-Nos pelo meio", de tanta raiva, sempre que nao conseguimos tudo o que merecemos.

      Ter a nocao de que o grave resultado de terca feira poderia ter sido evitado se ... se ... e/ou se ...
      Sentir que, mesmo "so' " com aquela Equipa podiamos/deviamos ter conseguido o resultado que Nos abria as portas a um objetivo desportivo (e economico) tao importante e ...

      Na vida real e' isto que o Desporto (e o Glorioso) Nos ensina: depois de "rasgados", ou desatamos a culpar tudo e todos, ou cerramos os dentes e aceitamos o desafio do Futuro, tal como o fizeram, no passado, os que construiram o Maior Clube do Mundo.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  5. Albuquerque, são milhões a mais para mim. Mas aqueles montantes da BenficaTV são líquidos? em relação à oferta do olibeiredo ficámos a ganhar, ou àquela importância terá de subtrair as despesas de funcionamento, por exemplo o pagamento da liga inglesa?
    MM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme MM, Companheiro,

      Compreendo quando dizes que " são milhões a mais para mim ", mas podes crer que ainda nao sao todos os que o Glorioso pode vir a conseguir (temos esse "teto" para descobrir).

      Quanto aos 28,1ME da BTV:
      1 - Trata-se do somatorio de todos os Proveitos anuais da BTV e eu imagino que, inclusive, incluam as receitas relativas 'a publicidade estatica na Catedral (aquela "cintura" durante os desafios);
      2 - Os Custos totais previstos para a BTV eram da ordem dos 8/9ME e o DSO acaba de confirmar que eles ficaram dentro dos orcamentos, o que quer dizer que a BTV deu um "Lucro Liquido" de quase 20ME, logo no seu primeiro ano;
      3 - Nesses Custos totais, estao incluidas as amortizacoes (contabilisticas) relativas aos 7,8ME que foram pagos pelos 3 anos de exclusive da British Premier League (2,6ME por ano);
      4 - Se pesquisares no sitio cmvm.pt podes verificar que a proposta final do mamao chupista (que a Nossa SAD recusou) foi de 111ME para 5 epocas, o que daria uma media anual de 22,2ME (esses pagamentos eram crescents, mas eu desconheco qual seria o valor no primeiro ano), pelo que podemos dar como certo que este primeiro resultado da BTV constitui uma imensa vantage, mesmo so' em termos contabilisticos.

      Mas, entretanto e como tu bem sabes, as consequencias qualitativas e estrategicas da opcao pela BTV Premium ultrapassam largamente os resultados imediatos economicos.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Agradecido e esclarecido! obrigado.
      MM

      Eliminar
  6. É de pasmar (ou talvez não) o silencio dos pasquins sobre este resultado das contas do ano do Glorioso.
    Os mesmos que tanto especularam antes de tempo (pré-epoca) sobre a situação financeira do Maior do Mundo.

    O exito da BTV é inversamente o que se passa com a sporkoTV/J Oliveira e seus apoiantes dependentes. Berrem muito ou pouco, futuramente passarão de cavalo a burro. O fair-play será os pontos nos iiiiii's.

    Esperemos que nada aconteça antes, pois os tempos anunciam chuvas e trovoadas.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Amigo,
    Continuas incansável no esclarecimento de questões demasiado importantes para que uns quantos patifes possam continuamente deturpar e usar para fins mesmos próprios.
    E ainda consegues transmitir-nos redobradas esperanças num futuro cada vez mais venturoso.
    Obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  8. Companheiro, gostava que me esclarecesses (se tiveres a informação, tempo e paciência claro!) os contornos do contrato com a Fly Emirates.. Porque faz-me espécie eles estarem a pagar x para apenas os nossos miúdos terem o patrocínio nas camisolas.. Bem sei que enquanto tivermos o contrato que finda este ano não será possível ver o "logo" deles mas será que eles pagam o mesmo embora não estando estampados na equipa principal?? Se assim fôr... QUE NEGÓCIO..!!! Mais um do gajo que supostamente quer destruir aquilo..

    S.L.Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme S.L.Bruno, Companheiro,

      Sinceramente, nao tenho nenhuma "inside information" sobre esse novo Sponsor, nem sobre a renovacao com a adidas, embora sinta que ambos tiveram parte relevante no formidavel crescimento dos Proveitos "correntes" (aqueles 105ME que, otimista como sempre, eu ja' tinha admitido serem possiveis ha' 6 meses).

      Eu, humildemente, entendo a parceria Benfica/Emirates como verdadeiramente estrategica e arrisco que o Nosso Clube e' o unico alvo nacional que poderia servir os interesses da Emirates, pelo que nao me surpreende nada se viermos a verificar que o sponsor pagou "mais que o normal" para assegurar a futura substituicao do BES.

      Se pensares cuidadosamente, vais recordar-te de muitos "negocios" da Nossa SAD com os EAU, incluindo o Farina, que comprovam que esta parceria vem sendo preparada ha' mais de 2 anos, passo a passo.

      Ahahahahah, a vida vai dificil para os anti ...

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Eu partilho da mesma opinião,Companheiro.. Penso mesmo que seremos a única marca portuguesa visível para o resto do Mundo.. Por mais que doa a muitos a grande maioria sabe que estamos "bem entregues" e que tirando alguns erros de aprendizagem cometidos pela actual gestão, o nosso caminho será sempre a subir..!! Já o escrevi no blog do igalmente ENORME Xuto na xinxa que gerir um "MONSTRO" como o nosso Glorioso não é para qualquer um, só mesmo para aqueles que têm unhas pra tocar guitarra.. é normal cometerem-se erros ou que não se goste deste ou daquele! Eu também tenho as minhas preferências em relação a jogadores, também acho que JJ comete alguns erros que eu cá de fora acho que não devia, que LFV tem as suas lacunas mas quando me assomam estas dúvidas tento parar, respirar e pergunto-me a mim mesmo quantos teriam unhas para fazer melhor?? Pois.. muito, muito poucos..!! Em vez de criticarem quem lá está e que tenta reconstruir um castelo que tava preso por arames e agora tem parcerias destas, porque não criticam ou gozam com os outros que passaram da NIKE para a warriors ou gozam com os "carriços" que precisam de rasgar contratos pa pagar a luz e a água quente?? Não dá jeito?? Não.. Simplesmente porque não são Benfiquistas..!!
      Sabem lá eles o orgulho que é sentar num refeitório cheio de alemães, envergando o Manto Sagrado depois de sermos roubados vergonhosamente na final por aquele FDGP e ouvir da boca deles que fomos melhores e sentiam vergonha do arbitro ter sido alemão.. EU SEI..!! Emigrei porque infelizmente portugal resume-se a isso: AO ORGULHO DE SER BENFIQUISTA...

      Obrigado pelo tempo despendido na resposta e um grande abraço..

      S.L.Bruno

      Eliminar
  9. excelente José, como sempre! abraço e viva o BENFICA

    ResponderEliminar
  10. Agora quem fica com as nalgas a bater são os donos das sargetas bartardo/taliban/ricardettes.

    ResponderEliminar
  11. Caro e Enormíssimo BENFIQUISTA, José Albuquerque, li tudo com atenção, incluindo os comentários.
    Penso que o Nosso GLORIOSO BENFICA está PUJANTE. O que não entendi é como é que aparece o resultado positivo de 14,2 milhões de €uros.
    Tentei obter o número através do quadro acima mas não consegui. Se te for possível e puderes explicar ou demonstrar aqui como se chega a esse valor, desde já te envio os meus agradecimentos.

    Viva o Nosso querido Benfica; Glorioso, Eterno, Ingualável... Ú N I C O .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enorme Aguia Eterna, Companheiro,

      O valor do Resultado Liquido deste exercicio - 14,2ME, nao fui eu que o calculei, porque vem escrito no comunicado.

      No quadro com numeros do texto, a coluna da esquerda apresenta os "dados", ou seja, os valores que podes ler no comunicado e, depois, a coluna da direita explica as contas que eu fiz para "descobrir" os valores que o comunicado nao explicita.
      Logo abaixo do quadro, tens a "chave" que permite comecar aqueles calculos.

      Se estiveres a ser confundido pela formula 9 = 7 + 8, nao te esquecas que o valor (8) dos Resultados Financeiros e' "negativo", ou seja ... 9 = 7 - 8

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
  12. Caro BENFIQUISTA José Albuquerque, renovo os meus agradecimentos pela resposta dada.
    Viva o Nosso querido BENFICA. Glorioso, Inigualável, Eterno.... Ú N I C O .

    ResponderEliminar
  13. Caro José Albuquerque
    Em termos de Fair-Play financeiro o que conta são os resultados operacionais ou líquidos?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro,

      Faz uma pesquisa por Fair Play Financeiro e vais encontrar pelo menos 2 textos onde encontras essa resposta melhor explicada.

      Sinteticamente, contam todos os Proveitos e quase todos os Custos (nao contam os custos com "Formacao", "Parque Desportivo" e "Responsabilidade Social"), ou seja ... nao te preocupes que estamos a cumprir perfeitamente.

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Caro Jose' Albuquerque
      Obrigado pelo esclarecimento.
      Marco Lopes

      Eliminar
  14. Os resultados são simplesmente extraordinários, pois somos os primeiro clube português a passar a barreira dos 100 milhoes nos Proveitos "correntes" e 200 milhões de euros em termos de proveitos consolidados.
    Os 28.1M da BTV são também magníficos e vieram dar razão a esta direcção. Só o facto de termos a nossa autonomia e indepêndencia já compensa, mas assim ainda mais :)

    No entanto eu considero como preocupante o passivo. Depois de termos a época desportiva mais bem sucedida das últimas 2 ou 3 décadas, depois de termos quebrado as barreiras que descrevi em cima continuamos a aumentar o passivo chegando aos cerca de 450M (sem contar com o clube) A minha pergunta já não é quando é que vamos liquidar esse passivo porque isso já sabemos que nunca será. Afinal o que é preciso para reduzirmos para metade ou dois terços o passivo?
    O Activo aumentou muito mais que o passivo e se assim é tudo bem, optimo. Mas porque manter essa estrategia ? porque não começar a reduzir esse passivo ? Desde 2012 que já aumentámos o passivo em 23M. Os juros pesam e muito !! 20M por ano. O que não podiamos investir com esse dinheiro, seja em jogadores ou patrimonio ? Não entendo sinceramente.


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro,

      (Eu nao deveria estar a responder-te, porque nem sequer assinaste o teu comentario, mas ...)

      Este teu excelente comentario e a questao de fundo que ele coloca - a da debilidade dos Capitais Proprios, sao demasiado importantes para ficarem sem resposta, tanto mais que, neste caso, nao bastaria sugerir-te uma pesquisa de outros posts para te esclarecer a minha opiniao.

      A maioria dos Benfiquistas "acordaram" para a chamada "fatura bancaria" (+ de 200ME em 10 anos), quando o Presidente falou dela ha' cerca de 1 mes, naquela entrevista na BTV, mas eu escrevo sobre ela ha' cerca de 7 anos e para tentar explicar que ela era impossivel de evitar (fora o agravamento que teve nos ultimos 5 anos, por via da crise financeira), depois de termos decidido (bem e contra o que me parecia ha' 13 anos) avancar para a construcao de todo o Nosso Parque Desportivo ... SEM TERMOS UM CENTIMO!

      Depois da Gerencia do Manuel Vilarinho ter comecado a recuperar a credibilidade do Clube, o principal merito das Gerencias do LF Vieira passou pela coragem de acreditar que os Benfiquistas haveriam de conseguir, se recuperada a autoestima, "fazer de conta" que a decada anterior nao tinha nem existido ...

      Companheiro,

      O Grupo Benfica de hoje, nao existia (ou nao tinha quase expressao) ha' 12 anos. Nao tinhamos nada a nao ser o Nosso Amor pelo Clube e o Valor da Nossa Gloriosa Historia (a "Marca Benfica").
      Ao longo destes anos investimos ja' mais de 200ME em Ativos tangiveis (todo o Parque Desportivo, Casas, Seixal, Museu, BTV, etc.) e mais de 250ME em Ativos intangiveis (passes de Atletas, essencialmente), sempre recorrendo ao credito, o que tornou inevitavel aquela "fatura bancaria".

      Faze-la "diminuir", deve ser, na minha humilde opiniao, um objetivo fundamental, desde que esse "esforco" nao limite a Nossa capacidade de investimento (ha' muito mais para fazer) e a primeira etapa nesse processo (a recuperacao dos Capitais Proprios "contabilisticos") parece ja' ter comecado.
      Repara que bastaria ja' termos recuperado 40/50% dos Nossos Capitais Proprios, para reduzir a "fatura bancaria" em qualquer coisa proxima de 2ME/ano (10%), mesmo mantendo o valor total dos emprestimos.

      Percebeste o que tentei explicar?
      Se tiveres mais questoes, elas sao muito bem vindas, mas faz o favor de assinar.
      Combinados?

      Viva o Benfica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta.

      A minha preocupacao e a de que para um clube integro, honesto e cumpridor é praticamente impossível ganhar sempre. Haverá uma epoca em que as coisas nos irão correr menos bem e nesse caso não teremos tantos ganhos e como tal pensei que nos anos de maior sucesso temos que aproveitar para diminuir esse monstro que nos suga milhões e milhões.

      O facto de termos reduzido os capitais proprios negativos em cerca de 65% e excelente. Nao sabia que isso permitir-nos-ia reduzir a factura bancaria em cerca de 10%.


      ps: peco desculpa por nao assinar. Eu coloquei Anonimo com intencao de escrever o nome no final do comentario mas depois simplesmente esqueci-me.

      Socio 18676 Bruno Paiva

      Eliminar
    3. Primeiro, obrigado por mais um post relativo ás contas do Benfica. Por mais que eu lesse os relatórios, eu nunca conseguiria tirar as ilações que aqui são expostas por quem percebe do assunto.

      Segundo...
      "Repara que bastaria ja' termos recuperado 40/50% dos Nossos Capitais Proprios, para reduzir a "fatura bancaria" em qualquer coisa proxima de 2ME/ano (10%), mesmo mantendo o valor total dos emprestimos.

      Percebeste o que tentei explicar?"

      Eu não percebi.

      Como é que mantendo o valor dos empréstimos se reduz a factura bancária?

      Eliminar
    4. Conseguindo uma taxa de juros mais baixa, obviamente!

      Viva o Befica!
      (Jose' Albuquerque)

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.