quarta-feira, 10 de julho de 2019

Vamos ter saudades tuas, Pistolas...

Ilustração de Patrícia Rodrigues

Cinco anos de vermelho vestido e duas vezes melhor marcador da liga. A terceira roubou-a Nuno Almeida (o tal Ferrari Vermelho) quando lhe invalidou um golo limpo, na ultima jornada da liga de 2014/15, para a oferecer a Jackson Martinez. 137 golos em 183 jogos. 110 na Primeira Liga, três na Liga dos Campeões, um na Liga Europa, dez na Taça da Liga, onze na Taça de Portugal e dois na Supertaça. Quatro campeonatos, duas Taças da Liga, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Parte como o segundo melhor marcador estrangeiro de sempre do Benfica, ultrapassando o registo de Óscar 'Tacuara' Cardoso. Mas mais do que todos os golos que marcou, muitos decisivos (aquele no Boavista...), fica na retina a sua classe e o brilhantismo que punha em todas as jogadas. Vamos ter saudades tuas, Pistolas...

Que as emoções da despedida do Jonas não nos retirem o foco. Fontelas Gomes. Está aí a primeira provocação da época ao campeão nacional: a nomeação do inenarrável VARríssimo para o jogo de apresentação do Benfica! E já se fala que o campo do Gil Vicente está de pernas para o ar! Que vai ser preciso um relvado novo que ainda nem sequer começou a ser preparado. O Estádio Cidade de Barcelos já foi inspeccionado pelo inginheiro macaco? O primeiro jogo do foculporto far-se-á em campo neutro? Há rachas à vista no estádio? Temos um novo Estorilgate e/ou um novo Portogilmonense na forja? Prepara-se um adiamento encapotado para facilitar a entrada do foculporto na Champions? Será tudo assim às claras? Inicia-se atapetado de flores o imparável caminho do 38º....

Começa hoje a escrever-se o primeiro capitulo do #Reinício. Está decidido. O caminho do 38º far-se-á sem Jonas e sem João Félix, os mágicos que fizeram miséria nas defesas contrárias. Boa sorte nas suas vidas - desde que os seus interesses não colidam com os do Benfica - é tudo o que lhes desejamos. Logo os meus olhos já estarão postos em Raúl de Tomás, Cádiz, Chiquinho, Caio Lucas, Vlachodimos, Rafa, Pizzi, Seferovic, Salvio, Gabriel, Samaris, Taarabt, Florentino, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo, Jota, David Tavares, Tiago Dantas...e todos os que deram/darão tudo pela #Reconquista #Reinício do Penta. Adeus Jonas. Olá Benfica.

15 comentários:

  1. Eu não vou ter, já tenho...

    Hoje, de pé e na bancada, a aplaudir o Pistolas com um aperto enorme no coração e o sentimento de privilégio por ter visto este craque de águia ao peito.

    Obrigado, Jonas!

    ResponderEliminar
  2. Grande Jonas, ouvir este golo ..... Renato Sanches, Carcela, Eliseu,....os jogadores, por melhores que sejam, passam, e o clube continua.

    Logo, lá estarei, a despedir-me do "pistolas", um grande jogador, um dos melhores dos últimos anos.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. O karma é lixado.
    Os porkos a (tentarem) gozar com o que o João Félix disse na sua apresentação, para depois verem o Militão a fazer figurinha de Lopetegui em frente às cameras! Só faltou cair redondo como o outro.

    E para quem gosta de gozar com o "10 anos à frente", o melhor é ouvir o JJudas.
    https://youtu.be/LkyZbjVADfM?t=84
    Basicamente só faltou dizer explicitamente que na Arábia, no Flamengo, e nos Lagartos de Lisbon, tenta aplicar algumas das medidas que o Benfica já tinha há 10 anos atrás, antes dele chegar.

    Quanto ao Jonas, vou sentir a falta da magia dele. Há muitas formas de chegar ao golo, mas poucos conseguem fazê-lo como o Jonas, sempre com brilhantismo, e fazendo parecer fácil. É daqueles que se pode dizer que "até a cagar tem classe".
    Jonas é a antitese do Brunalgas. Enquanto este até nas coisas mais simples e fáceis era labrego, o Jonas até nas coisas mais dificeis e complicadas transpirava classe.
    Jonas merece uma festa bonita.

    ResponderEliminar
  4. Já estou a adivinhar o que irão dizer os dragartinhos daqui a poucos anos acerca do Tiago Dantas, e da sua ida para um clube grande do estrangeiro: "é muito pequenino para uma equipa grande!"-

    O João Félix também era muito leve e não aguentava o choque, e por isso nunca iria valer mais que 15 milhões.
    Segundo a dragartagem, o Bernardo Silva foi um negócio das Arábias para o Benfica, que impingiu o "anão" ao Mónaco (e era mais um negócio da lavandaria do Mendes, o sacana que controla o Benfica, o Atlético de Madrid, a Lázio, o Sevilha, o Mónaco, o Wolves, o clube onde está o Mourinho, 2 ou 3 clubes das Arábias mais 1 ou 2 da China), e que a partir dali seria sempre a descer, até chegar às distritais da Grécia.

    Hoje é dia 10 de Julho de 2019, e esta é minha mini cápsula do tempo, a ser aberta no dia que o Tiago Dantas for vendido.

    ResponderEliminar
  5. Já cá estou!

    O resto é a merda do futebol Português de sempre...

    Rumo ao 38
    Rossetti

    ResponderEliminar
  6. Não costumo comentar os teus excelentes posts mas desta vez o Jonas merece a minha homenagem. Este relato do golo decisivo contra o Boavista no último segundo é avassaladora!! Grande relato do Luís Aresta que deixa que sejam os adeptos benfiquistas a gritar 'golo'. Arrepio-me sempre que ouço esta gravação...

    João

    ResponderEliminar
  7. Jonas, no melhor onze de sempre do Benfica, ao lado de Eusébio.

    Um jogador que esteve sempre à altura do Benfica, dentro e fora do campo.

    ResponderEliminar
  8. A arbitragem de hoje foi um cheirinho daquilo que espera o Glorioso.
    Diogo

    ResponderEliminar
  9. Onde está "ultrapassando o registo de Óscar 'Tacuara' Cardoso" devería estar "só ultrapassado pelo registo de Óscar 'Tacuara' Cardoso". É o segundo melhor marcador estrangeiro exactamente porque não alcançou Cardoso e Cardoso é o 1º.

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao Jonas todos nós só podemos estar agradecidos pois foi, juntamente com Pizzi, dos jogadores mais importantes do Benfica nos últimos anos. O meu muito obrigado e agora que tenha o resto de uma carreira feliz na SCM de Benfica.

    ResponderEliminar
  11. O relvado do Gil Vicente está ruim? O que dizer do "novo" relvado da Luz?..

    ResponderEliminar
  12. Nota mais para RDT, Nuno Tavares, David Tavares e Caio Lucas... GOSTEI!!!

    ResponderEliminar
  13. Grandíssimo jogador, grandíssimo ser humano. Jamais terei tempo de vida suficiente para lhe agradecer, como ele merecia, o enfarte de miocárdio de que ele me livrou no Boavista-Benfica.Bem hajas, Jonas!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.