segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Ao som do Tondela!

Foi entretido o serão de ontem à noite. O foculporto do boneco cagão regressou às grandes exibições e às vitórias, as boas arbitragens voltaram aos jogos do clube da fruta e as boas maneiras do boneco também. Dêm-lhe os três pontos e adversários tenrinhos que os amuos e a má-criação desaparecem-lhe num ápice. Em Braga, apesar do Famalicão jogar com menos uma unidade a partir da meia hora, o jogo terminou empatado a dois golos, deixando o pedreiro Salvador - desde que optou por lamber os tomates, em almoços "secretos", ao bufas e ao seu mastim Gonçalves tem sido sempre a subir - com o capacete a flamejar e ponto a explodir. O facto do cardápio do Famalicão não incluir auto-estradas sem portagens na defesa, nem  atrasos suicidas para os avançados adversários - com o sucesso que se viu na jornada anterior no estádio dajantas - explicará boa parte do resultado. Da visão estratégica do Salvador, a juntar à criteriosa escolha do sapo Pinto para treinador, estará a justificação do décimo lugar na classificação e os cinco pontos de atraso para os sapos...

Eu sou forçado a concordar com os especialistas da especialidade que não descansaram enquanto não escorraçaram o Marcel Keiser (vencedor das Taças de Portugal e da Liga) dos sapos. Depois do holandês ir embora o Sporting tem jogado como nunca se vira, já consegue ter posse de bola (palavra de especialista) com enorme qualidade e, segundo o Dumbo Fernandes  - "Para aqueles que dizem que o Sporting não joga nada, analisem as estatísticas" - também já começou a arrasar na estatística!! E tudo ao som do Tondela!

Outra estatística que diz que os sapos, no caso em apreço: os sapinhos mais jovens, não passaram da 1.ª fase do campeonato nacional de juvenis por terminarem a Série C do campeonato em 5.º lugar com 23 pontos, abaixo do Loures (29), Académica (25), U. Leiria (24) e Fátima (23) não desmerece em nada, antes pelo contrário, o segundo lugar destacado na final da Liga Europa, em Subbuteo, que se realizou em Lisboa! Mesmo perdendo os sapos terão arrasado a concorrência em todas vertentes do jogo. Só faltou mesmo a vitória.

Abre a pestana Benfica. Para o Lyon-Benfica os amigos de Guilherme alguidar destacaram Björn Kuipers, um dos maiores freteiros das competições da UEFA. Um xistra à holandesa que já arbitrou vários jogos que resultaram em derrotas do maior clube português. A excepção foi o Benfica 2-2 Bayern Munique, destacando-se os grandes golos de Jimenez e Talisca e a expulsão de Rui Vitória (tal foi o acerto de Kuipers) por palavras que feriram a fina sensibilidade do larápio holandês. Na final da Liga Europa (Benfica 1-2 Chelsea) teve uma actuação que não chegando ao asco de Felix Brych, na época seguinte contra o Sevilha, só lhe faltou andar com os ingleses ao colo.

Do primeiro, Nápoles 3-2 Benfica de 2008/09, confesso não recordar grande coisa. Já do Liverpool 4-1 Benfica, sim. Ficou-me gravado a ferro e fogo. Entre as muitas tropelias de Kuipers, recordo a falta clara sobre o guarda-redes Júlio César (o que veio do Belenenses) e o fora de fora-de-jogo escandaloso do holandês (mera coincidência) Dirk Kuyt no primeiro golo dos Reds. O juiz de linha assinalou as irregularidades mas após pressão do banco do Liverpool, Kuipers, qual xistra ou fábio VARíssimo, deu o golo como limpo. 

Ficou-me na memória a magnifica estratégia do reinventor do Falamengo que permitiu ao Liverpool, jogando em casa, actuar em contra-ataque como tanto gostava. Parece que estou a ver os golos de Lucas Leiva e Fernando Torres (em contra-ataque) e recordo, como um ferrete na memória, o David Luiz actuando como defesa-esquerdo - com Fábio Coentrão no banco de suplentes - numa inspiração divina do mestre que desbaratou por completo a estratégia inicial de Rafa Benítez. Este foi um daqueles jogos (sobre o signo do quatro) a dar razão às eternas viúvas de Jorge lagarto que, com Ricardo Araújo Pereira - na sua coluna na “Folha de São Paulo” não tem dúvidas em afirmar que “com Jesus, o Benfica passou a jogar o quádruplo” - à cabeça, nunca lograram exorcizar o luto da partida do mestre. 

A coisa correu tão bem em Liverpool ao Benfica que em 7 Novembro (2010) do mesmo ano, Jesus, o quadruplicador de recursos, resolveu entrar najantas com a mesma estratégia - David Luiz na lateral esquerda a marcar Hulk com os olhos - disposto a justificar a religiosidade canina do humorista português e a razão das suas viúvas não conseguirem até hoje largar os trapos pretos a cheirar a bafio nem a baba e o ranho que as saudades do mestre lhes provocam. Melhor que o resultado (Foculporto 5-0 Benfica) e a confirmação de que o mestre tem sempre razão, foram os 21 pontos de atraso para o clube da fruta no final do campeonato e a eliminação (1-3) em casa para a Taça de Portugal, de novo contra o foculporto. Se Saviola, Gaitan, Sálvio, Aimar, Cardozo, Luisão, Maxi, David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, entre muitos outros craques, jogaram a quintuplicar nessa temporada, à visão estratégica do mestre podem agradecer a benesse...

Que as terríveis imagens da sua lesão sejam o mote para regressar aos relvados ainda mais forte. Força André Gomes!

«Nehuén Pérez recebeu na quinta-feira a notícia que marca uma carreira. O defesa-central do Famalicão foi pela primeira vez convocado para representar a Argentina e está entre os 26 eleitos do seleccionador para os encontros de preparação com Brasil e Uruguai!! Quem tem amigos não morre na cadeia, carago Bastou-lhe fazer aquela grande exibição frente ao clube da fruta para chegar à sua selecção. 

25 comentários:

  1. Percebo o espirito da coisa e concordo com o cascar nas viúvas.
    Agora esse vilas boas vale bem menos que os 21 pontos dos quais metade foram logo nas primeiras 5 ou 6 jornadas.
    Esse arranque foi de uma sem vergonhice tal que enojou. Arbitragens descaradamente tendenciosas que nos colocaram logo fora de pista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esquecer o famoso penalty do Setúbal no antro, em que o filho da puta do Elmano Santos mandou repetir após ser bem marcado e golo sem qualquer razão, e de seguida o Jailson falha o penalty, isto nos descontos.
      Disto ninguém se lembra, inclusive os Benfiquistas "exigentes" para não dizer outra coisa.
      Toda essa época do Villas Boas foi surreal de tanto gamanço, surreal, Europa incluída.
      Eu não me esqueço :

      Dirigentes do FC Porto, incluindo o presidente Pinto da Costa, terão jantado com o árbitro holandês Bjorn Kuipers após o triunfo dos dragões sobre os espanhóis do Villarreal (5-1), segundo a notícia que o diário desportivo “Marca” publica hoje.

      A UEFA proíbe qualquer acompanhamento dos clubes aos árbitros durante as estadas destes para apitar jogos, reservando este papel para representantes das federações ou das comissões de arbitragem.

      A “Marca” garante que Kuipers jantou com Reinaldo Teles, homem de confiança de Pinto da Costa, e António Garrido, antigo árbitro e colaborador do FCPorto, em A Marisqueira de Matosinhos. O presidente ter-se-á juntado depois.

      “A Marca” nota que Kuipers assinalou um penálti contra o Villarreal (1-1) e que o 4-1 terá sido em fora-de-jogo.



      Curiosamente, ou não, será este boi o árbitro para o jogo de amanhã.
      Vai ser mais um gamanço, para os dragartos e Benfiquistas "exigentes" se deliciarem.

      Eliminar
    2. Para mim a discução em torno do Jesus é chão que já deu uvas. Desde que não volte a pôr os pés no Benfica, até pode ser o melhor treinador do mundo.

      Mas há coisas que por muito que me esforce não consigo perceber.
      Dizem os especialistas da especialidade que é o da Nazaré no céu e o da reboleira na terra.
      E que depois do profeta o Benfica foi treinado por um professor de educação física que não percebia nada da bola, e por um novato com nada no curriculo para além do cargo de adjunto do actual treinador do Rio Ave.

      Ora o catedrático conseguiu conquistar 3 títulos em 6 épocas.
      Já o professor de educação física mais o adjunto do treinador do Rio Ave conseguiram os mesmos 3 títulos mas em 4 épocas.

      Ele há coisas que não lembram ao diabo.

      Eliminar
  2. Caro Guachos, apenas uma achega se me for permitido: os sapinhos mais jovens são conhecidos por girinos. Termo que ficaria bem também aos graúdos, é certo, mas aqueles pequenos cabeçudos de cauda à espera da metamorfose, são os tais juvenis de que se falou :-)

    ResponderEliminar
  3. Não esquecer que ao Tomdela eles bailam bem como lhe chamas o pastor Silas está a fazer deste sporting um colosso europeu
    Quase cilindrava o Alverca ao ponto do pastor dizer para sermos campeões os outros tem de perder pontos como ele os fosse ganhar todos,o Tondela...ah esperem aí não foi com este Tondela que a MDCSQT disse que o Benfica jogou mal que se fartou pois é tomem para aprenderem,no Brasil o mestre da tática está em grande.

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao Kuipers também me lembrei logo de algumas das patifarias que muito bem recordas; de salientar, que este artista internacional do apito, mesmo no único jogo apitado por ele em que não perdemos, o 2-2 na Luz com o Bayern, tudo fez para ajudar a equipa alemã que, apesar de não ganhar, foi apurada... vamos ver como se articula este apito de gabarito com o VAR...

    Parece-me que esta nomeação é mais uma encomendada do clube mais corrupto do mundo, através do eixo fontelas/facturas, e da influência que têm no conselho de arbitragem da UEFA... o ódio ao Benfica cega-os de tal maneira que nem para eles são bons...

    ResponderEliminar
  5. Os sócios mandam nos clubes.
    Cá está aquela coisa que é para dizer mas não para praticar.

    Porque quando os sócios mandam mesmo nos clubes, acontece Sporting.
    E quando é que os sócios mandam nos clubes? Quando os dirigentes não têm rumo nem estratégia, e andam ao sabor dos achamentos dos sócios para se manterem no poder, fazendo apelo ao mais abjecto populismo e tirando partido da ignorância alheia.

    Dizem que não vendem os melhores joggadores. Dizem que compram poucos mas craques. Dizem que não dão dinheiro a ganhar a empresários. Prometem títulos e mais títulos, europeus de preferência para causar impacto, e eis a receita mágica para enganar os sócios.

    Vender o Bruno Fernandes por 45+15 milhões?!? Nem pensar!!! Diz o Varrandas com 2 rês.
    E o que fazem os sócios? Aplaudem.
    É verdade. Uma decisão que devia levar a processos judiciais por gestão danosa é aplaudida entusiasticamente pelos sócios.

    Ainda ontem ouvi o atrasado mental do Pina dizer que o clube estava muito bem. Que as modalidades ganhavam títulos e que o problema estava na SAD.
    O Sporting gasta 20 milhões de euros por ano com as modalidades. Porque dirigentes medíocres precisam de títulos para apaziguar os sócios, e nas modalidades compram-se títulos. É o sítio ideal para despejar dinheiro em cima dos problemas.

    Claro que isto é insustentável. Um clube que tem que reduzir o orçamento do futebol para a casa dos 30 milhões de euros, manter o orçamento para modalidades em 20 milhões é suicídio. Nem 5 milhões podem gastar.
    No entanto o Pina, sócio absolutamente comum do recreativo do Lumiar, acha que está tudo maravilhosamente bem.

    Vai chegar o dia em que todos vão perceber que só se ganham títulos no futebol com contas em ordem. Que para se ter contas em ordem é preciso vender muito mais do que aquilo que se compra. E que jogadores craques, em Portual, só se vierem da formação.

    Para alguns clubes vai ser tarde demais.
    Nós, graças a Deus, não tornaremos a cair nas mãos de vendedores da banha da cobra como o rui gomes da silva.
    Preparar a época para sermos campeões europeus?!?! Quando a melhor hipótese é o indivíduo ser um aldrabão da pior espécie sem a mínima intenção de cumprir aquilo que promete, está tudo dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais grave é que eles andam a desviar dinheiro da SAD para o clube, por forma a sustentar as modalidades; algo totalmente proibido. E o que dizem os accionistas? E o que diz a CMVM?
      Nada, claro. Trata-se do spitting, um clube diferente, porque inimputável, a quem tudo (mas mesmo tudo, vide PPC + cashball) se perdoa.

      Eliminar
    2. Manuel Afonso

      O teu 5° parágrafo "Dizem que não vendem os melhores jogadores...e eis a receita mágica para enganar os sócios", cai que nem uma luva na demagogia do rgs. A diferença é que os sócios, a esmagadora maioria dos sócios, não vão deixar-se enganar com uma mão vazia e outra cheia de nada que é, afinal de contas, o que esse indivíduo procura vender. Fraco vendedor.

      Eliminar
    3. O melhor comentário que leio desde há muito

      Eliminar
  6. Uma coisa é certa, o Sporting é uma potência europeia no Subuteo. Ou Subutteo. Ou Subbuteo ou lá o que é...
    Já agora, o que é o Subuteo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogo de mesa jogado com os dedos. O jogo de futebol antes do aparecimento dos jogos de computador. Os lagartos perderam a final... mais um título para o museu lagarto de vice-campeões. Como sempre, muito fortes.

      Eliminar
  7. Em relação ao 1-3 da Taça de Portugal (na primeira mão ganhámos 2 a 0), não devemos esquecer um golo do Hulk em nítido fora-de-jogo, que, no critério de desempate pelos golos marcados fora, foi decisivo para o apuramento deles. Fala-se muito do famoso golo do Maicon, mas este é algo esquecido, bem como o golo do Estoril (também fora-de-jogo) na jornada anterior ao pontapé do Kelvin...

    ResponderEliminar
  8. Vice campeão de subuteo, quem será o campeão de damas em lares de idosos? Jogo tão nobre como o anterior.
    Ainda sobre o Sporting, se o sapo que está no Dia Seguinte me faz comichão como benfiquista, se fosse sportinguista ainda mais. Está ao nível do sombras para o Benfica. É um visconde talibã, por gajos destes é que aquele clube não se endireita.

    ResponderEliminar
  9. Subuteo, chinquilho, matraquilhos, pião, venha o diabo e escolha as especialidades próprias à dimensão dos sapos e deixem-se de preocupar com coisas sérias como o futebol, tadinhos não têm estaleca para mais, quem não sabe f..er até os co...es atrapalham.

    ResponderEliminar
  10. Esperemos que hoje em Lyon se faça um bom jogo e que o resultado seja a condizer. Tenho algumas dúvidas pois a intensidade destes jogos é muito diferente dos da nossa mísera Liga mas enfim. Então os "viscondes" que já voltavam a sonhar com o título (deixa-me rir) lá voltaram a enfardar em Tondela. O destino deles está traçado há muito e não é por acaso que o Ricciardi volta a aparecer agora. Ele vai ser o testa de ferro de um ou mais ditos investidores externos que irão tomar conta daquilo. Vai doer a muito "sapo" mas vão ficar sem a SAD. Claro que depressa lhes passará a depressão quando começarem a ser indicadas as grandes contratações que o dinheiro vindo de fora lhes prometerá ( se fosse no SLB seria lavagem da massa mas como é na casa dos viscondes´será tudo normal. Não é Ana Gomes?). A seguir e já que os sapos vão enveredar por este caminho os Corruptos de Contumil segui-los-ão porque a massa também já se esgotou há muito. É só o Presidente daquilo dar a vaga e lá teremos um chinês ou tailandês a salvador dos "andrades". Não passarão 5 anos , em minha opinião , sem termos estes cenários concretizados. Quanto ao Benfica , se quiser continuar a ser diferente terá de conseguir entrar na SuperLiga Europeia que vai ser criada entretanto ( o poder do capital no futebol isso vai impor) e aí poderá competir em igualdade com os outros ditos monstros pois a repartição de receitas sendo mais equitativa e tendo um mercado de aquisições não condicionado (nenhum jogador de top hoje quer vir para uma liga periférica como a nossa mesmo pagando-lhe o mesmo que noutros lados) tudo se resumirá a competência na gestão desportiva e na descoberta e formação de talentos os quais depois tambem não terão razões para querer sair. Enfim divagações que hoje me apeteceu fazer. Espero não vos ter incomodado muito! SB

    ResponderEliminar
  11. Na foto, que ilustra este texto, a notícia não é a perda de um título.
    É a conquista de outro título. O de vice.
    Deus os abençoe.

    ResponderEliminar
  12. Hoje teremos um jogo difícil? Obviamente, tendo em conta o nível do Lyon para mais a jogar em casa. Na ânsia de preparar os acéfalos para um resultado favorável ao Benfica, os 'especialistas da especialidade' não se cansam de chamar a atenção para a classificação dos franceses na Ligue 1.
    Todavia, é bom que os benfiquistas se preparem pois para além do poderio do Lyon, para o 'rapaz do apito' e tendo em conta o seu historial, é de esperar uma actuação ao nível daquelas com que sempre nos brindou, uma constante que só tem paralelo com o que semanalmente vemos em Portugal.
    Logo só um Benfica superlativo poderá ultrapassar estas dificuldades. Estas nomeações sabendo-se o que se sabe, não acontecem por acaso...

    ResponderEliminar
  13. Que venham já as eleições. Urge os benfiquistas ridicularizarem a personagem patética e desprezível que escreve no blog do idiota dos idiotas.

    ResponderEliminar
  14. FODA-SE!!!! PERCEBI!!!!

    A sério. Andava há anos a tentar perceber que merda seria esta da tão propalada "exigência" Benfiquista. E hoje, finalmente, percebi.

    Para os grandes e verdadeiros benfiquistas, é uma forma de descarregar as frustrações típicas de quem nunca conseguiu fazer nada de jeito na vida, e a única medida de felicidade que conseguem sentir provêm de dizer mal de tudo e de todos. Mas até aqui já tinha chegado, e com estes nem vale a pena perder tempo.

    Mas para os Benfiquistas normais, é andar com a cabeça profundamente enterrada na areia escaldante do deserto, a ponto de alucinarem realidades virtuais normalmente só visíveis por lagartos.

    Talvez um choque frontal com a realidade os poupe à medicação para a esquizofrenia, por isto aqui vai:

    1- O Benfica é a equipa menos forte do seu grupo da Champions. Não! Não! Parem lá de dar saltos no ar, de guinchar histericamente e de atirar fezes a quem passa na rua.
    Outra vez. O Benfica é a equipa menos forte do seu grupo da Champions. Vá! Vá! Respirar fundo... isso. Muito bem.
    Tanto o Zenit, como o Leipzig como o Lyon têm planteis melhores que o do Benfica. Daí os seus orçamentos para o futebol serem várias vezes o nosso. Ok? Está a começar a entrar?

    2-Nem a direcção do clube e menos ainda o seu treinador, devem embarcar na loucura dos adeptos, alimentada por uma comunicação social que tem por agenda conseguir a nossa desestabilização por todos os meios, pondo uma pressão enorme em cima dos nossos atletas ao aceitar expectativas irrealistas e estabelecendo metas inalcançáveis.

    É por isto que o nosso treinador, na entrevista pós jogo, não tem que dizer perante a pressão dos jornaleiros que vamos a Leipzig para conquistar os 3 pontos.
    Ao jornaleiro que lhe perguntou se o Benfica era de consumo interno, tinha que responder que de consumo interno era ele, pois que se saiba não escreve para nenhum jornal internacional.
    E à jornaleira que lhe perguntou se estava de calculadora na mão, só tinha que responder que de calculadora na mão andam os que não estão lá. Os que foram eliminados pelo Krasnodar e os que nem eliminados conseguem ser. Isto se ainda tiverem dinheiro para comprar calculadoras.

    Nós temos que ir a Leipzig com a humildade de quem vai enfrentar uma equipa que nos é superior, e tentar trazer de lá o melhor resultado possível. Se vamos para lá jogar olhos nos olhos, mantendo a nossa identidade e estas tretas que os treinadores modernos gostam de dizer, saímos de lá com mais um cabaz.

    3-Não se faz boa figura na Champions com uma equipa mais nova que a maioria das equipas sub-23, e com jogadores com meia dúzia de jogos de experiência internacional ao mais alto nível. PONTO!!!
    Só agora, ou melhor, de forma extraordinária agora já começamos a ter condições financeiras para reter talento. E a continuarmos no nosso rumo, no caminho traçado e em fantástico ritmo como até agora, daqui a 2 ou 3 anos vamos ter equipa para competir na Champions.

    4-Se para recuperar a hegemonia do futebol nacional foi preciso muito trabalho e sacrifício, muita cabaça no sítio e capacidade para resistir aos apelos imediatos e ao facilitismo tuga, para recuperarmos a capacidade europeia vai ser preciso o mesmo em dobro.
    Se os Benfiquistas acham que podemos lá chegar mais cedo, amanhã de preferência, colocando em causa tudo o que foi feito no clube nestes últimos 15 anos, têm uma excelente solução.

    É votar no preferido dos dragartos, no protegido da cofina e média capital, no orgulho dos verdadeiros benfiquistas, e vai ser canecos europeus a entrar no museu que nem sabemos o que lhes fazer. Ou então não, e depois vão-se queixar a quem vos fez as orelhas, cambada de imbecis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na mouche, Manuel Afonso!
      Quando falo do Benfica com os meus conhecidos e amigos, que, pelo visto, cheios de ganhar internamente, "exigem" vencer títulos europeus à lá carte, confesso que sem grande paciência apenas lhes digo à minha maneira o que indicas no ponto 3.
      No futebol tudo leva o seu tempo, sobretudo em países periféricos e pobres como o nosso em que os recursos financeiros são escassos, somente com visão estratégica, trabalho e paciência se conseguirão melhores resultados internacionais. Enfim.
      Um abraço pela tua clarividência.

      Eliminar
    2. Caro Manuel Afonso subscrevo tudo o que escreveu! O caminho faz-se caminhando e nunca dar um passo maior que a perna!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Completamente de acordo...mas o Benfica tem que começar a procurar algum talento com cabedal, na Europa já não se vai lá só com anões e maneirinhos!

      Eliminar
    4. Caro anónimo, quanto a isso estamos de acordo.
      E obrigado aos restantes companheiros.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.