quarta-feira, 24 de junho de 2020

Tudo está bem (vitória do clube da fruta) quando acaba bem (derrota do Benfica).

Até eu que não entendo nada de futebol percebo que o Benfica se tem apresentado sem o necessário nivel competitivo para as exigências da primeira liga. Os jogadores ou regrediram ou mantêm os vícios e defeitos dos campeonatos inferiores, mostram-se permissivos, demasiadas vezes passivos, tacitamente anárquicos e a equipa sofre consecutivamente golos infantis! Os cantos e livres são defendidos à zona, ninguém marca ninguém, vemos molhadas de cinco ou seis jogadores do Benfica a olhar uns para os outros, perdem-se ressaltos com um incrível desprezo pela posse da bola, os jogadores adversários saltam em completa à vontade...uma coisa inacreditável! 

O nivel competitivo de Ferro regrediu drasticamente (a forma infantil como aceitou ser "comido" no quarto golo do Santa Clara mete medo), do Rúben Dias mandão e patrão já só resta a bandolete, o jogo encolheu, não há cruzamentos à linha, os avançados são mal servidos, não se ganha uma bola dividida em nenhuma zona do campo, não se vê um defesa a atirar-se para a frente da bola, ninguém faz "carrinhos", falta empenho, firmeza e nota-se um descontrolo emocional na face dos jogadores, incapazes de reagir às contrariedades, que me assusta! Uma equipa de meninos! Sem liderança, sem eira nem beira. Petit, ou Luisão, para não irmos mais longe, cada um deles e à sua maneira, tinha mais raça, liderança e competividade do que toda esta equipa do Benfica! 

Ja não me recordo de nada tão deprimente! Só na segunda volta, em 33 pontos possíveis, o Benfica conquistou apenas 16, desperdiçando 10 em casa, com o Braga, Moreirense, Tondela e Santa Clara! Marcou 17 golos e sofreu 15, a esmagadora maioria em cantos e livres (falta de trabalho colectivo) ou na sequência de caricatos erros individuais! Números de equipa do meio da tabela para baixo!

João Henriques cavalgou a onda achando que era o momento de mostrar valentia. Deu lustro à bazófia, desrespeitando o companheiro de profissão Bruno Lage, o plantel e os jogadores do Benfica; a instituição! O carácter de uma pessoa não se vê nas vitórias. Revela-se nos momentos de fragilidade. Escarrado pelo boneco Conceição, quando era treinador do Paços de Ferreira, meteu cobardemente a viola no saco. Ontem agarrou a fama com as patas como se fora o dono do pedaço. Um merdas. Najantas não ia embora sem levar uns sopapos.

Enxovalhado, Bruno Lage respondeu com uma lição de dignidade, enaltecendo a vitória do Santa Clara, o trabalho do treinador adversário, dos jogadores e da equipa. Um gentelman que merece que Vieira encontre rapidamente uma solução airosa antes que a situação fique fora de controle. Pelo seu cavalheirismo e pelo que já deu ao Benfica e ao futebol português, Bruno Lage não pode ser escorraçado com esta auréola de incompetência. Já basta o que aconteceu a Rui Vitória. O Benfica não pode ser pasto da MDCSDQT. O Benfica tem de saber dar-se ao respeito. Não pode assistir de braços cruzados ao continuado achincalhar dos seus profissionais. Raul de Tomás saiu desacreditado, Weigl terá escapado à justa, Pedrinho será carne para canhão assim que chegar e Bruno Lage tem sido perseguido pela imprensa de uma maneira infame! Não tinha que ser ele, num assomo de indignação controlada, a denunciar os almoços e jantares que pagam a volta anunciada do profeta invencível. Cabe ao Benfica e à sua comunicação defender o seu treinador. E a instituição.

E embora o que acabo de escrever possa parecer incoerente com as muitas criticas que acima deixei, as duas ideias complementam-se. Uma coisa é não enterrar a cabeça na areia e tentar perceber o que está mal. Outra é aceitar de bom grado ser comido por lorpa...

Penaltis. O boneco pediu e o sistema aderiu. Três foi a conta que o Diabo fez. Dois njantas e um na Luz e a garantia de semana tranquila. Bruno Lage estará no fio da navalha, falar-se-á do Falamengo, da clausula contratual e do regresso do filho pródigo, Fontelas Gomes terá tempo para escolher a próxima xistralhada sem stress, os árbitros dormirão descansados, a MDCSDQT não terá necessidade de entrevistar o macaco e a comunicação do foculporto dará tranquilamente descanso às falangetas, sabendo que os comentadores do Benfica tudo farão para não a deixar ficar mal! Tudo está bem (vitória do clube da fruta) quando acaba bem (derrota do Benfica).

24 comentários:

  1. Uma análise dura mas verdadeira ao momento atual da equipa.

    Lage não deu resposta adequada à avaliação que terá feito aos jogos de janeiro e fevereiro e repetiu o que já se havia passado na 2a mão da taça de Portugal frente ao Sporting da época passada e nos vários jogos europeus feitos: falta de concentração, de rigor tático e maturidade.
    Pormenores que fizeram e vão continuar a fazer a diferença entre os que vencem realmente e os que ficam com vitórias morais.
    É um sabor amargo este que fica por derrotas consentidas e campeonatos "oferecidos".

    Lage é pessoa correta. Mas falta-lhe a a agressividade e contundência que pede à equipa.

    Há que unir esforços e lutar até ao fim. Tudo o que podia correr mal frente ao Sra.Clara, correu! Por exemplo, o Nuno Tavares com 3 jogadores adversários apenas à frente da linha da bola conseguiu falhar o passe mais fácil para isolar um dos 4 ou 5 companheiros que tinha à sua frente. Em vez disso, conseguiu isolar o adversário ,que marcou o 0-1.

    O que se passa repetidamente desde janeiro deve ser assumido por Lage. O discurso à Quique flores não responde a falta de correção das lacunas detetadas. Ziv, Samaris, Florentino foram todos ostracizados porquê? Onde é que Diego Souza tem mais qualidade que Seferovic? Joga-se sem criatividade nas alas e Lage ignora Jota? No ano passado abriu os olhos e foi à B e aproveitou bem os jovens de qualidade que tinha ao dispor. Hoje está como estava R. Vitória, refém de um curto naipe de jogadores que joga repetidamente até se esgotarem, num marasmo de ideias, intensidade, criatividade, segurança ou confiança.

    Lage tem todo o direito a não querer ouvir outrem e dedde pela própria cabeça. Pode ir ver o mar. Pode até sentir-se tranquilo com temo trabalho das 8 às 20h que apregoa. Mas o Benfica tem de estar em primeiro lugar. Se os jogadores perderam confiança nele e não regem às suas orientações em campo, tem de assumir o seu fracasso.

    Força Benfica.
    E pluribus unum.


    ResponderEliminar
  2. No rescaldo de mais um desaire é preciso resistir à tentação de cavalgar nas asneiras que fatalmente nos fustigam nestes momentos. Este treinador, estes jogadores e esta estrutura são os mesmos que fizeram uma brilhante recuperação que os levou ao título a temporada anterior e chegaram aos 7 pontos de vantagem na corrente época. Contra as golpadas sistemáticas, contra a MDCSQT e contra apitadores hostis.
    Nos últimos tempos ainda antes do confinamento e sobretudo depois, os mesmos que em muitos momentos nos encantaram, estão agora a desiludir-nos em toda a linha. E, desta vez, embora a influência arbitral continue a fazer-se sentir e tudo o resto, a verdade é que grande parte do desnorte vem de dentro da equipa. Logo a culpa que temos que assumir.
    Ouço algumas vozes clamar contra a falta de investimento na equipa. Dou de barato que aqui e ali alguns sectores deveriam ter sido reforçados com jogadores de qualidade.
    Mas uma equipa que recupera 7 pontos, sagra-se campeã contra todas as adversidades e esta época chegou a dispôr dos mesmos 7 pontos mas desta vez de vantagem com o mesmo treinador e basicamente com os mesmos jogadores, não pode nem deve ser remetida à vulgaridade como temos visto por sistema de há várias jornadas a esta parte. Os jogadores parecem desconcentrados, descrentes e sem ânimo para enfrentar adversários que em termos teóricos lhe são inferiores. E isto vale para todos os outros competidores nacionais.
    Não sou treinador nem estou por dentro para poder precisar o que se passa. Mas, pelos vistos, quem o está também tem dificuldades em reagir ao que de errado se está a passar.
    Não vou cair na tentação fácil de crucificar o treinador ou os jogadores mas, deixo o apelo para que a reacção não demore porque estamos a falar do Benfica e de milhões de adeptos que se habituaram a ver a equipa a produzir um futebol de qualidade e a demonstrar uma maturidade e um arreganho que de todo têm andado arredios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não são os mesmos do ano passado, porque faltam o menino Félix e o pensador Jonas.

      Eliminar
    2. 7 pontos de avanço com estes jogadores. Já não havia Félix nem Jonas

      Eliminar
  3. Lage é, será um bom adjunto, se quiser. Parece que após COVID, o regresso ao trabalho para uns foi uma mini pré época, para o Benfica foi uma reunião de grupo de trabalho, com os treinos efetuados em grupinhos, como aconselhavam os manda chuva, por isso se vê uma anarquia e uma (des) ocupação de espaços que brada aos céus. Raramente se vê jogo colectivo , como foi o golo do Rafa ontem um oásis no deserto de ideias que foi aquela coisa. Não podemos esquecer que o Treinador é o mesmo que nos deu o ultimo campeonato. Alguma coisa se passou, que não transpirou cá para fora. Nem a sarjeta que é o Canalhas de Merda conseguiu descortinar algum problema interno no grupo de trabalho...mas que algo se passou, passou...ou passa. Não há uma bola dividida que seja ganha, será o medo do contacto por causa do Covid? Se fossem permitidas 10 substituições eram todas feitas, tirando andamento á equipa, não se percebe. Ao contrário do clube da corrupção e putedo, os nossos jogadores que não poderiam levar amarelo, fizeram tudo para verem a respectiva cartolina, isto é gozar com quem paga serviço de tv extra, paga quotas, sofre com o Clube. Infelizmente, para mim, já não está entre nós quem me fez Benfiquista e sofrer assim pelo Clube, mas se fosse possível dar-lhe uma palavrinha, perguntava-lhe se esta época é castigo por algumas diabruras que eu fazia na quinta enquanto catraio...
    Quanto aos jogadores queimados que são referidos, é cirúrgico. São os jogadores que eles teem medo que comecem a aparecer, que eles sabem que teem qualidade. O De Tomas é um belo jogador, assim como o Weigl, este ainda cá está pois tem uma filosofia de vida muito diferente . É alemão. O Pedrinho já está a ser queimado e nem um segundo ainda o viram cá jogar, vai sofrer o rapaz, se não for protegido. Eles teem medo e então mandam os caes de fila plantar noticias que a badalhoca águas e comparsas tratam de colocar cá fora.
    Já agora, há alguma explicação lógica para a transformação dos nortenhos da 1ª para a 2ª parte ? Terá havido visitas aos balneários alheios durante o intervalo ou já estava programado ser assim para não dar muito nas vistas ?

    ESTOU CONTIGO BENFICA. SEMPRE.

    ResponderEliminar
  4. Mas , o Bruno Lage veste um fato que não lhe serve . Ontem após o jogo ele tinha que criar um facto novo ( Uma nova interpretação) que afastasse os aspectos negativos e pudesse explorar tudo o resto . Falta força , falta agressividade e temo que a equipa é vitima disso mesmo.
    Por exemplo : Na grande penalidade ele pode dizer que o Fábio Cardoso faz falta ao não se fazer ao lance e com isto afirma que o árbitro teve influência no resultado .Quando fala deste assunto estabelece logo uma relação directa com as grandes penalidades que os porcos exigiam etc...
    Não podemos dar a outra face , há muito tempo que a guerra da comunicação está perdida !

    ResponderEliminar
  5. Tudo está é mal quando o Benfica perde.

    E perder desta forma consecutivamente não tenho memória, e já vou à Luz desde o final da década de 70. Provavelmente terá havido, recordo algumas derrotas impensáveis com Gondomares e Salgueiros desta vida, mas nessas épocas supostamente estávamos falidos, mal dirigidos e com o clube corrupto na mó de cima.

    Bruno Lage é um gentleman, como era Rui Vitória, mas ainda não está preparado para um clube como o nosso. E já o tinha comentado ainda na 1ª volta, depois dos jogos com Leipzig e Zenith, e lá vieram as conversas dos recordes.

    O que se passa no nosso Clube desde o ano a seguir ao Tetra devia ser alvo de estudo para que não se repitam os erros cometidos.

    Agora não vale a pena andar a apontar responsabilidades, eu já tenho a minha opinião formada há muito tempo, e cada um tem o direito de formar a sua e de a defender.

    Eu quero ainda acreditar que algo vai mudar, não sei bem como, mas quero acreditar.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deves ter visto muito ou então já tens a memória estragada. Os anos 90 foram um filme de terror quando comparados com isto!!
      Há muito tempo que eu não via um jogo com tanto azar! Duas ofertas de 2 miúdos depois de dois ressaltos e um penalty que não foi nem podia ser. Foi falta atacante. Como diz o jornalista da Bola, só alguém que nunca jogou futebol pode dizer que aquilo não foi falta atacante. Jà é a 2ª falta atacante de que me lembro que é transformada em penalty. Quanto pontos perdemos?
      Aconteceu futebol a juntar uma arbitragem à portuguesa.
      Ainda faltam 6 jogos. Cerrar os dentes!! Eu só desisto no final!!
      Todos juntos somos poucos. Contra os filhos de puta que continuam a dividir dentro e fora do clube.

      Eliminar
    2. Por acaso até tenho muito boa memória, porque desde a década de 80 provavelmente não são mais de "meia dúzia" os jogos a que eu não assisti. Assim como serão "meia dúzia as AGs a que não assisti. Sei muito bem o que é o Benfica e dispenso lições paternalistas.

      Nos anos 90, a seguir à entrada de Artur Jorge, a situação financeira do Benfica era péssima, como dizia o Toni, "anda pelo Mundo a comprar jogadores com um saco de caramelos". A organização do Clube estava a colapsar, e tínhamos um sistema corrupto que secava tudo à sua volta.
      Foi a década do penta do FCPorto, e dos anos em que pela primeira vez na história (e segunda) não fomos a provas europeias.

      Actualmente existe estabilidade financeira, o Clube, ao contrário do que é dito, viveu anos de estabilidade, o Presidente Vieira não se pode queixar de falta de apoio, e mesmo no inicio sem ganhar teve votações expressivas, sinal que a grande maioria lhe dava crédito para continuar o seu projecto. Praticamente não teve oposição visível.

      Tu vês jogos com azar, provavelmente a memoria está mais estragada que a minha, mas depois de tantos jogos com azar se calhar a responsabilidade não é das carambolas e das ofertas.

      Concordo que todos juntos somos poucos, é preciso é que a mensagem seja credível e forte, e não me virem com tretas de que "aconteceu. mas não devia ter acontecido".

      Eu já vejo o Clube desde o final da década de 70 da século passado, era eu um miúdo, sei bem que quando há divisão no Clube há sempre motivo para isso. E divisão, não são Benfiquistas que pensam diferente ou têm outras opções que as criam, normalmente a divisão começa a ser criada por Benfiquistas que se esquecem que há outros Benfiquistas que têm cabeça e pensamento próprio.

      Nós temos a obrigação de apoiar a equipa, mas isso não implica deixar de pensar. Até porque as nossas opiniões influenciam muito pouco o que se passa no Clube.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
  6. Mau de mais para o Benfica. Erro inacreditáveis, ao nível da segunda distrital e não vou falar do penalty, porque depois do festival de disparates da equipa seria o tal esconder a cabeça na areia.
    Mas vou falar da notória ausência dum capitão à Benfica. Um capitão que seja mais que o gajo que vai à moeda ao ar. Um capitão que, quando é necessário, pregue dois berros nas orelhas dum qualquer João Pinheiro desta vida. Pode ser expulso? Pode. Mas tem de mostrar aquilo de são feitos (ou ser) os que vestem o Manto. Afinal o que temos são dois capitães xoninhas que não abrem pio. Antes ser expulso por ser teso, que comido por parvo. Alguém acha que o penalty de ontem e aquele em Contumil, seriam aceites de ânimo leve pelo 3 pernas do Contumilense?
    O apitador ia a correr ao VAR, mas era para não marcar nada e ainda pedir desculpa ao Boneco cagão no fim do jogo.
    Isto assim não vai lá...
    Há que mudar o paradigma. E a equipa B não faz sentido. Não faz sentido ter jogadores numa equipa sem objectivos. Não sobe e dificilmente desce, logo o nível de competitividade não existe, porque essa coisa do eventual título da segunda liga, não é aliciante. Melhor será uma aposta mais forte nos Sub-23. Aí sim, luta-se por algo.
    Para terminar em jeito mais suave, alguém que dê ao N. Tavares umas botas do número correcto, porque pela maneira como ontem (não) corria, só podia ter os pés apertados.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. E que tem a dizer quanto ao facto da BTV ter anunciado k não existirá debate para as eleições do clube?! Um clube dito democrático como todos nós gabamos de o ser, é não vai haver debate entre candidatos?! A BTV vai ignorar um momento destes?! Gostava de saber a opinião dos Benfiquistas, começando obviamente pelo caro Joaquim Gonçalves. Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescentaria, nem debates entre candidatos, nem entrevistas ao actual Presidente.

      Eliminar
    2. Mas agora o SLB é algum partido político?

      Eliminar
    3. Acho muito bem. Não dar confiança a filhos de puta que andam a ser pagos para dividir e minar o clube. Que vão debater para a puta que os pariu, com as putas do Reinaldo no PorKo (C)anal.

      Eliminar
    4. Pois...

      LFV aturar imbecis como o Gomes da Silva ou pior ainda Bruno de Carvalho?

      Tem obra feita e visível. Os outros muita língua viperina, zero de credibilidade, e demagogia a rodos.

      Querem circo? Está no outro lado da 2ª circular.

      Eliminar
  8. Acho muito bem. Se fosse eu a mandar não havia debates eleitorais e os comentadores abstinham-se de falar de eleições sob pena de nunca mais meterem o cu na BTV. Se aprecias porno podes assinar o canal Hot.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que isto fosse a coreia, mas afinal parece que é e o guachos que tanto prezo ainda apoia. Triste Benfica. Abre osolhos guachos, o vieira vai limpar o Benfica. Parece que nem as modalidades tem dinheiro para se inscr3ver nas competicoes europeias. Adoro os teus textos, mas não acredito que ainda consegues defender o actual presidente. Abraço

      Eliminar
    2. Guachos,
      então defendes que os sócios que como eu pagam 9.90€ para ver o canal do nosso Clube, aquando do período eleitoral, não têm o direito de ver debates entre candidatos? E a nossa televisão não deve falar de eleições?

      Não percebo o que tem isso a ver com pornografia, o Benfica é um assunto sério e que merece sempre ser debatido. Os moderadores dos debates servem precisamente para evitar a gritaria e a baixaria, caso isso venha a acontecer.

      Até haver entrega de listas oficiais candidatas acho bem que se foquem noutros assuntos, mas nessa altura na minha opinião é imperativo dar voz a quem pensa que pode servir o Clube, quer gostemos da pessoa quer não.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    3. Sem debates, onde é que os sócios podem obter informações para decidirem em quem votar?
      Nos monólogos do actual presidente, aposto?
      Milhões de lucro, pedras da calçada, vale azevedo, seixal, formação, 6 em 7, papel higiénico, falência, outra vez vale azevedo, pedras da calçada,...mais recordes de vendas.

      Eliminar
    4. Nunca houve debates eleitorais na BTV e eu acho muito bem que não haja. Repito, quem quiser porno que assine o sex Hot. Não faltam televisões que dão o cu e cinco cêntimos onde os candidatos podem dar ao pedal até fazer sangue no cu. A BTV não tem que se meter nisso. Nem a BTV nem os comentadores BTV. Isso para mim é sagrado. A BTV é para unir o clube. Não criada para dividir e fazer o papel dos inimigos. Isso é na TBI e no CMTV

      Eliminar
    5. Respondendo-te a ti, Ricardo, só se eu fosse sapo ou adepto do clube das putas é que não apoiava Vieira. Ou louco. Vou apoiar quem? o RGS? Achas que eu perdi o juizo?

      Eliminar
  9. Em relação à comunicação social não é com "Newsletters" que vamos lá, nem sei se isso tem algum impacto...
    Quanto à equipa é confrangedor ver o Benfica jogar, erros atrás de erros, muito tenrinhos e depois há uma série de jogadores que desapareceram.
    Mas não é só o Lage o responsável...

    ResponderEliminar
  10. Falta Félix e sobretudo Jonas!!!

    Esses lugares não foram ocupados de forma séria.

    Na defesa falta um patrão ao lado de Ruben Dias, tipo Ricardo - Mozer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ruben Dias sim! Mas alguém tem de lhe fazer ver que não lhe pode parar tantas vezes o relógio... tem de ter mais calma e ponderação. Aí, poderá dar um grande capitão para o Glorioso SLB

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.