domingo, 25 de outubro de 2020

A Manuel Vilarinho, Mário Dias ("Pai do Estádio") e Luis Filipe Viera o meu muito, mas muito, obrigado.


Foi 25 de outubro de 2003 que a nova Catedral da Luz se mostrou ao mundo como o maior estádio português. O ainda Presidente do Benfica, Manuel Vilarinho, no seu discurso de inauguração, teve uma frase (o melhor momento da noite na minha opinião) que nunca mais me saiu da cabeça. «O futuro do Benfica começa hoje». 17 anos, Gala das Sete Maravilhas do Mundo, duas finais da Champions League, final do campeonato da Europa e muitos títulos depois, já posso afirmar sem receio de errar que Manuel Vilarinho estava coberto de razão. Nunca mais o Benfica foi igual. De chacota dos adversários e da MDCSDQT, dos calotes à sapo, sem campos para treinar e futebol jovem de rastos. Sem dinheiro para papel higiénico, actas das reuniões de direcção transcritas na MDCSDQT menos de um hora depois, bem como os 11 de cada jornada anunciados de véspera com 100% de certeza...De uma Instituição a cair aos bocados, passamos para os papagaios de bico fechado, tetracampeonato no papo, presença sistemática na Champions, SAD com lucros recorde, instalações de sonho e o futuro assegurado. A Manuel Vilarinho, Mário Dias ("Pai do Estádio") e Luis Filipe Viera o meu muito, mas muito, obrigado.

Clube da fruta - 5 jogos, 4 penaltis a favor nenhum contra. Em 6 decisões do VAR 6 a favor nenhuma contra. 7 cartões amarelos 14 para os adversários. Benfica, menos uma jornada - 0 penáltis a favor 1 contra. 10 cartões amarelos 5 para os adversários. 5 decisões do VAR contra zero a favor. Cartões amarelos mostrados a jogadores do Benfica 1 a cada 5 faltas. foculporto 1 a cada 11 faltas. A liga do rolha.

Depois de um jogo em que o boi do Jamor passou grande parte do tempo (ele e os sicários do crime organizado que o rodeiam no banco de suplentes) a rosnar impropérios para dentro das quatro linhas, na conferência de imprensa alguém terá metido a mão nos entrefolhos do boneco, enfiando-lhe o dedo mais grosso no botão de padre. Num destes dias aparece vestido de branco com uma aureola nos cornos. Dos pés-de-microfone a habitual coragem najantas. Nada de perguntas sobre as arbitragens, zero sobre as decisões do VAR, bola sobre o antijogo (Marchesín com a bola nas mãos gasta no mínimo 30 segundos quando o clube da fruta se encontra em vantagem) do foculporto e nem uma bufa acerca da súbita indisposição dos apanha-bolas nos últimos 20 minutos de jogo!

A bolha diz que o João Mário está fora da convocatória de Rúben Amorim para o jogo com o Gil Vicente. Como a partida era para ser realizada na primeira jornada da Champions e o bom do João ainda não era jogador dos batráquios, diz a liga que o craque não pode jogar. Assim sendo, Vietto, inscrito na altura - que já fez as malas para o Al Hilal num daqueles extraordinários negócios dos sapos (7M€ a dividir com o A. Madrid) que a MDCSDQT faz questão de apoiar e propagar - pode fazer uma perninha se for convocado pelo Rúben?

RGS. Uma palavra (de náusea) para o candidato que despudoradamente meteu na sua lista o funcionário do Benfica, Lourenço Coelho (que o desmentiu de pronto), justificado com a "intenção de o convidar depois das eleições"!...Ah, e também João Gabriel (deste nem o desmentido terá como consolo) actual director de campanha de Luis Filipe Vieira, com a vida estabilizada e montada no Dubai!

A roda no final dos jogos da equipa b é ridícula. Se é só isso que temos para apresentar mais vale montar uma barraca de dióspiros no banco de suplentes e começar também a rosnar para dentro do campo. Pronto, já disse.

22 comentários:

  1. Ontem na SIC passaram da transferência bilionária para o Al Hilal com direito a video de apresentação para uma deriva especulativa sobre o Dantas, a formação do Benfica e o mau negócio desde o Dantas ao famoso lateral esquerdo do City

    ResponderEliminar
  2. Ontem na SIC passaram da transferência bilionária para o Al Hilal com direito a video de apresentação para uma deriva especulativa sobre o Dantas, a formação do Benfica e o mau negócio desde o Dantas ao famoso lateral esquerdo do City

    ResponderEliminar
  3. O 2º golo dos Sapos foi para:
    1- Os apanhados?
    2- Cashball?
    3- Mala Ciao
    Se fosse o SLB a ser BRINDADO com 1 OFERTA destas, íamos ter 100 Alertas cMERDAtv, durante a semana.

    ResponderEliminar
  4. Caro Guachos, Quanto à efeméride, há 17 anos estive lá com os meus filhos, todos sócios. Não estiveram os netos, também já sócios, porque na altura ainda não eram nascidos. Sobre o seu remate, "A roda no final dos jogos da equipa b é ridícula. Se é só isso que temos para apresentar mais vale montar uma barraca de dióspiros no banco de suplentes e começar também a rosnar para dentro do campo. Pronto, já disse." E disse muito bem! Concordo plenamente e algo tem de ser imediatamente feito sobre a nossa equipa B! Saudações benfiquistas. Sócio n.º 20657

    ResponderEliminar
  5. A notícia da bolha sobre João Mário cheira a delírio jornalístico. A ser assim, onde estavam os regulamentos da Liga aquando da realização da célebre segunda parte do Estoril - foculporto depois de um intervalo que bateu os recordes mundiais, na qual os contumilenses substituíram meia equipa e ainda deu para meter os então lesionados e depois recuperados?? Não devia ter sido mantida a mesma filosofia? E se... o Zborden tivesse vendido toda a equipa num dia e comprado outra nova no dia seguinte??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil, perdia por falta de comparência. Não tem nada que estar à frente dos fruteiros, olha o caraças

      Eliminar
  6. Ainda tenho o meu bilhete e dos meus 2 filhos mais a minha mulher do dia dessa inauguração, mais os cachecóis que comprei.
    E o meu sogro tem o dele.

    Há 4 momentos na Luz que guardo na minha memória - a 1ª vez que, depois de subir as escadarias saí para o antigo 3º anel, em finais dos anos 70, num Benfica-Torpedo, e fiquei de boca aberta . Foi o 1º jogo de futebol que vi na minha vida!

    Depois, um Benfica-FCPorto, com o hat-trick de Aguas, nunca vi o Estádio tão cheio a 3 horas do inicio.

    Ultimo jogo na antiga Luz, com bancadas semi-destruidas, acho que foi contra o Santa-Clara, o Simão marcou um penalty, e eu trouxe para casa uma cadeira que ainda cá está no jardim.

    Finalmente, a inauguração da nova Luz, depois de ver por dentro as obras da construção do 1º anel, a expectativa de ver o sitio onde iria passar muitos domingos e quartas dos próximos anos.
    O imenso pano que cobria a visão aumentava a expectativa, e realmente foi todo um novo mundo...

    Dizem que não há amor como o primeiro, e na verdade o antigo 3º anel deixou-me uma marca que nunca esquecerei, vi lá grandes equipas do nosso passado, mas também um período negro do nosso futebol, vi 2 finais, uma do nosso Clube, mais 3 meias-finais europeias, por baixo das bancadas assisti ao dream team de Mario Palma e Carlos Lisboa, inumeras AG.s....

    Mas depois, o novo Estádio entranhou-se na minha vida, e contam-se pelos dedos os jogos que perdi do nosso Clube.

    E foi nele que celebrei um dos golos mais intensos de que tenho memória - Luisão de cabeça aos 80minutos da penúltima jornada de 2004/2005, a tirar o nosso Clube do maior período de jejum da história, 10 épocas sem tocar no troféu de Campeão Nacional!

    Um grande Estádio para o Maior Clube do Mundo!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que seja o Maior, mas é, seguramente, o Melhor!
      FranciscoB

      Eliminar
    2. Este artigo não é recente mas é interessante, por isso lê: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/benfica-e-o-clube-do-povo-maior-ate-que-o-psg-em-paris

      Eliminar
  7. Por falar em distanciamento em eventos desportivos

    https://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/formula-1-assim-estao-as-bancadas-do-autodromo-de-portimao-para-o-gp-portugal

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  8. Caro Guachos não se esqueça que foi LFV que se livrou da sanguessuga da Oliva Desportos e da irrascivel SPORTV.
    Há que repeti lo muitas vezes. Muitoal fizeram ao futebol português

    ResponderEliminar
  9. Oh pá, mais uma vez, o que é isso do 'MDCSDQT'?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merda De Comunicação Social Desportiva Que Temos.

      Eliminar
    2. MerdaDaComunicaçãoSocialDesportivaQueTemos.

      Eliminar
    3. Merda Da Comunicação Social Desportiva Que Temos...

      Eliminar
    4. Merda De Comunicação Social Desportiva Que Temos

      Eliminar
    5. Merda da comunicação social desportiva que temos.

      Eliminar
    6. Merda Da Comunicação Desportiva Que Temos

      Eliminar
  10. Treinadores mansos não os quero.
    Treinadores toscos também não.
    Pela minha parte podem fazer círculos, quadrados, ou paralelipípedos desde que ganhem.
    Agora ter que aturar um sucedâneo de fruteiro que perde mais do que ganha, é que não.

    ResponderEliminar
  11. Fui com o meu pai e os meus dois tios ao último jogo do antigo estádio e fui com eles, outra vez, na inauguração. Ainda tenho os bilhetes e as lanternas. Quando se acenderam todas foi dos momentos mais mágicos da minha vida.
    Muitas pessoas não entendem o Amor a este clube, não entendem as emoções e o bater acelerado do coração, por isso mesmo sou um sortudo, porque entendo. E quando estou perto da nossa catedral , quando fecho os olhos, sinto uma energia e um pulsar mágico. Quase como se tivessem lá todas as almas que, em conjunto connosco, são o Sport Lisboa e Benfica.
    Rumo ao 38!! Um abraço Guachos.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia

    Tive a honra e o privilégio de estar presente na inauguração da nova catedral. Foi um dos espetáculos mais lindos que pude assistir. Uma noite de muita chuva, mas um ambiente espetacular.
    Eu era daqueles com opinião contra a construção da nova catrdral, não por saudosismo ou por ser contra a direcção na altura, mas apenas porque achava que a situação, naquela época, do Benfica não suportava mais divida Ainda bem que me. Contrariaram.
    Bem hajam os obreiros da nova catedral.

    ResponderEliminar
  13. O Noronha foi enxovalhado no Canalhas TV.
    É certo que aquilo é uma corja, só à altura de alguns. Já dei por mim a pensar várias vezes que tu Gauchos, serias O grande defensor do nosso Benfica naquela corja (ou outra qualquer).
    A passividade do Noronha naquele suposto ato eleitoral, deu me pena e só me apetecia saltar pela TV a dentro, dar-lhe 2 pares de estalos, e substitui-lo no ataque que estava a ser alvo.
    Abençoado Vieira que os tem no sítio.
    Abraço

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.