quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Apagão!


Assim que acabou o jogo no Bessa, tremendamente decepcionado e a quente, escrevi (AQUI) no meu facebook palavras muito pouco simpáticas para o desempenho da equipa. Passado todo este tempo não me arrependi de nenhuma. Aquilo que os grandes especialistas da especialidade, os hateres de Jesus e Vieira (encheram a pança de satisfação) e os fecundados das ultimas eleições tiram de letra; os 654 previsíveis motivos que tornaram tão fácil ao Boavista vulgarizar uma equipa que lhe é infinitamente superior, é que continuam um completo mistério para mim. O que eu sei, porque vi na televisão, é que os nossos jogadores foram caçados como coelhos, com o Boavista a fazer uma exibição à moda do foculporto. Foi assim que o clube das putas se passeou nos últimos 3 jogos contra o Benfica...

Com um árbitro permissivo para a equipa contraria, o Benfica a raramente passar do meio campo com qualidade e com os seus jogadores mais criativos sucessivamente travados com faltas - no caso do foculporto, ao murro. Acrescentemos-lhe um inacreditável numero de erros não provocados, a displicência de alguns jogadores, o deixa andar de outros e uma inacreditável falta de liderança em campo; incrível como foi perdoado o segundo amarelo a Show (60 mts) com os jogadores, e Jorge Jesus no banco, completamente desligados do jogo, acabando o Benfica (com metade das faltas) por levar mais cartões amarelos que o Boavista, e temos o caldo entornado!

Vir queixar-se (não é o que dizem todos?) que do banco do Boavista, só ouviu "mata, mata" e "não deixes jogar", é curto. Uma coisa me parece verdade. Olhando para a postura amorfa de Jorge Jesus, antes, durante e depois do jogo, quase que aposto que o treinador do Boavista nunca o ouviu gritar para os seus jogadores, "ganha ganha", "passa, passa", "acorda caralho" ou "desperta para a vida".

Sim, o PAOK nunca mais ganhou nada e à maioria das equipas que correm o que correu o Boavista contra o Benfica acontece-lhes o mesmo. É o tributo a pagar pela nossa grandeza. O que não se pode é andar, como andou o António Rola, anos seguidos a elogiar Soares Dias e Jorge Sousa, ou, como agora, a tecer grandes ecómios a Hugo Macron e Nuno Almeida! Mestres em masoquismo não, obrigado.

Não deixamos de ter um grande treinador (os motivos porque fui contra a sua contratação não são chamados para aqui), nem jogadores com qualidade suficiente para sermos campeões nacionais e fazermos uma Liga Europa à altura dos pergaminhos do Benfica. Não será um jogo mal conseguido (muito mal conseguido) ou uma exibição a fazer recordar o pesadelo da ultima metade da época passada a abalar a minha confiança na equipa. Até porque já esta época vi acontecer o mesmo a outros grandes colossos europeus!...

O Bayern München perdeu 4-1 com o TSG Hoffenheim. O Real Madrid perdeu com o Cádiz 1-2, com o Shakhtar Donetsk (2-3) em casa e empatou (2-2) com o Borussia M´gladbach. O Barcelona leva dois empates na Liga e derrotas 1-3 com o Real e 0-1 com o...Getafe! O Liverpool levou uma amasso (7-2) do Aston Villa e o Manchester City 2-5 do Leicester. E o Shakhtar, do Luis Castro - "esse é que devia ser treinador do Benfica" - depois de ir a Madrid ganhar ao Real acaba de levar um corretivo (0-6) do Monchengladbach. Toca a todos.

Cabe-nos relativizar, não fingir que está bem quando está mal, perceber que não vamos ganhar os jogos todos e...lidar. É a vida.

20 comentários:

  1. Não concordo com a análise, muito menos com a culpabilização feita.

    ponto 1. - como qualquer jogo de futebol podemos ganhar, empatar ou perder, tudo que que não seja ganhar dá azia para nós benfiquistas, especialmente quando olhamos para tudo o que se passa noutros jogos, mas não iremos ganhar sempre, umas merecidamente e outras até não, se no futebol ganhasse sempre o melhor as casas de apostas fechavam.

    ponto 2. - agora em relação ao jogo jogado, e aqui vou bastante contra a corrente, não acho que tenhamos jogado pior que até aqui, disse-o no Moreirense quando com 71% de posse de bola não conseguimos desmontar a defesa adversária excepto num canto e numa transição, depois com o Farense onde tivémos o mérito de marcar mais golos, mas a exibição foi semelhante.

    ponto 3. - os jogadores, e esta crítica constante aos jogadores, não acredito por um momento que haja um profissional de futebol que para castigar o treinador se disponha a desvalorizar o seu valor de mercado e fazer más exibições de propósito, estamos a falar de jogadores do crónico candidato ao título com saída para os melhores clubes do mundo, não o Tonel que por uma sandes de torresmos dá um penalty ao clube do coração (alegadamente, para efeitos jurídicos).

    Temos vários factores que podem influenciar o rendimento, cansaço (estamos a jogar de 3 em 3 dias), temos o oposto, de jogadores que entram na equipa com o processo bastante oleado e tem que adquirir ritmo competitivo e depois os factores volitivos que por vezes são a diferença entre meter o pé e resguardar com medo da lesão, dito isto vamos ao jogo em si.

    Árbitros, esta é a desculpa mais esfarrapada que um treinador do Benfica dá em 2020, não que não seja verdade mas porque é e sempre será assim, devíamos estar preparados. Agressividade da equipa adversária, esta ainda é pior, desde Cosme Damião que todos os adversários comem relva para nos ganhar, com ou sem malas.
    Cansaço e falta de rotatividade, não me venham com histórias, fomos buscar o mestre para e vou citar "ARRASAR", no dias de hoje há indicadores sobre a forma física e mesmo de risco de lesão, o resto é incompetência.

    E é esta incompetência que nos leva já do tempo do Lage a entrar nestes jogos como se fossem um passeio no parque e depois baixamos a bolinha, especialmente quando entramos nos jogos do FCP como jogadores no recreio da escola, a culpa não é dos jogadores, é de quem tem o trabalho de os preparar para os jogadores que vão apanhar, para os ábitros que vão apanhar, até para saber se o vento bate contra.

    nem vou bater no Taarabt porque já parece a obsessão de alguns com o Pizzi ou o Almeida, e a culpa é de quem o mete a jogar. Já o Almeida dizia, fazemos o que nos pedem quando os criticavam e tinha razão.

    ps- para os adeptos do jogar à Benfica, vamos ter mais jogos onde vamos andar 90 minutos a bater em dois muros, se calhar ter a humildade de jogar em vez de para a frente trocar para trás, pelo GR e defesas e atrair e esticar a equipa adversária não é jogar mal, até mesmo dar mais bola ao adversário e criar algumas transições que tanto o JJ gosta. Vou ao café e a malta só gosta de ver andar jogo inteiro a bater com a cabeça na parede nos últimos 30m, é mel para treinadores com o Abel ou este do Boavista, organizados e com espaço atrás do Benfica. Saudades tenho eu de quando o SLB tinha paciência, nem que fosse para andar 80min a cansar a equipa adversária e criava espaços, coisa que já vejo pouco.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa nunca morre solteira.
      Vejamos quantos passes erraram os centrais nas saídas de bola, e o redes? Otamendi falhou 15, Vertonghen 16 e mais 2 do Vlachodimos. O Cervi entrou e falhou dois passes de 3 metros em 10 segundos.
      Gabriel esteve terrível em todos os aspectos, Nuno Tavares idem, Everton e Gilberto. Jesus foi incapaz de alterar a postura, de mudar a saída, estilo, enfim.

      A diferença deste ano para o ano anterior é brutal, a equipa joga como um todo, a defesa, o ataque, tudo é muito mais fluido. Este jogo falhamos na saída, ao tentar sempre a vertigem e errar n passes e recepções. Mas daí a dizer que não jogamos nada contra Moreirense ou Farense é estar totalmente fora da realidade. A equipa controla muito mais os adversários, a bola, a linha defensiva funciona. Nem sempre jogam a 200Km/h, não arrasamos, nem de perto nem de longe, mas também não jogamos mal. No ano passado perdíamos contra adversários merdosos e não jogávamos NADA. Tínhamos dificuldade contra equipas até da segunda divisão.

      Não concordo com o argumento/desculpa do cansaço, se assim fosse a equipa acabaria nas lonas e começava forte, concentrada. Não foi o que aconteceu, começamos mal de inicio.

      Não concordo com a arbitragem: Detesto desculpas com árbitros, houve jogadores do Boavista a fazer 7 faltas sem amarelos, mas já não se sabe que é assim? Para mim é falta de liderança. No primeiro cacete ao Luka logo aos 15m tinha que haver pressão no arbitro. E outra coisa, a primeira falta dura/intimidante deveria ser nossa, pelo menos nos jogos fora ou com equipas com mais posse. Falta liderança, falta visão do treinador.

      Uns vieram com desculpa da amarelinha, é do mais rasca que há. Perdemos porque o Boavista jogou bem e nós não jogamos um BOI, erramos demais!

      Continuo a não perceber jogadores como Pizzi, Gabriel, Taraabt, Rafa se falta concentração. Qualidade eles terão de sobra mas fazem um jogo bom e escondem-se uns quantos.
      Foi uma má noite, espero que seja para acordar e melhorar os indices.

      Eliminar
    2. 100% de acordo com o PS do Paulo. Temos de ser mais estrategas, menos arrasadores, mais camaleónicos e vencedores. Temos jogadores, treinador, mas não temos CAPITÃES em campo...caso contrario aos 15' o BARRASCO do Macron já estava a ser apertado.

      Eliminar
  2. Quando um adversário do Benfica, tal como o Boavista e o FCP, muito bem identificados pelo Guachos dada a semelhança em campo (contra nós) em que jogam que nem cavalos desde o primeiro minuto ao último, mais parecendo que estão com o diabo no corpo, será poção mágica que tomam ao pequeno almoço? Depois vem um tempo de acalmia que os faz perder vários jogos seguidos e isso vamos ver o que vai acontecer ao Boavista... e eu pergunto desconfiado: já não há controlo à amarelinha?

    ResponderEliminar
  3. Tens razão em quase tudo mas o anteriormente "cientista da relva" , "tio de Cascais" , etc, etc....tem que ser apelidado por aquilo que é, treinador do Benfica!
    Que ganhe tudo o que há para ganhar mas um Traste é sempre um Traste!

    ResponderEliminar
  4. Esta equipa tem bloqueios mentais. E normalmente tem-nos nas alturas em que pode dar machadadas definitivas no antense.
    Vejo ali falta de estaleca mental, que como tudo, se treina. Temos que treinar muito, que trabalhar muito para ter sucesso.
    Pergunto-me se os nossos jogadores não terão a vida demasiado facilitada. Uns ordenados pagos fora de tempo era capaz de não lhes fazer mal.

    Sobre o que não tenho dúvidas, é que o jogo contra o Boavista entra para o rol de jogos inadmissíveis, como o da final da taça de Portugal.
    Perder acontece a todos. Jogar mal acontece a todos. Andar a dormir em campo só acontece a quem não quer saber.

    ResponderEliminar
  5. Embora eu não tenha concordado com algumas coisas que o Jorge Jesus disse do Rui Vitória quando saiu do Benfica, isso já lá vai, temos um grandíssimo treinador, no Bessa parecia o Benfica do Lage,mas acontece,acho que precisamos de um jogador ou outro no meio campo, mas cada adepto tem a sua opinião,o importante é estarmos sempre com a equipa nos bons e principalmente nos maus momentos, que felizmente são poucos, Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  6. Ao invés da porrada sem faltas ou amarelos( Paulinho fez 7 faltas e acabou sem amarelo)dos Barrascos do Bessa, o MACRON apitava a tudo o que era desequilibrio dos axadrezados, mesmo que resultasse de se atirarem para cima dos nossos jogadores. Esta arbitragem devia ser enviada a UEFA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mesmo que resultasse de se atirarem para cima dos nossos jogadores" como aconteceu num lance dentro da area deles com o Darwin, que ficava com a bola ganha e pronto a ir para a baliza, quando ainda estava 1-0.

      Eliminar
    2. Isso já não é de agora, desde o início do campeonato que nem é preciso tocar no adversário, basta gritar alto e o árbitro apita.

      Eliminar
  7. Parece desculpas de mau pagador mas não tenho a mínima dúvida que ouve milho para os pombos axadrezados, não é só força que isso dá mas também uma lucidez e confiança acima do normal que faz jogar sem medos e acima das reais capacidades de cada jogador(exatamente o que aconteceu). Indo mais longe, digo que está na hora de mudar de hotel porque já não é a primeira vez que há uma apatia estranha nos jogadores (e desta vez do treinador também) do Benfica quando ficam naquele hotel. Os cabeçudos são capazes de tudo! O Benfica ainda não aprendeu como se defender e a preparar os jogadores para uma verdadeira guerra a cada jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Naquela cidade está tudo minado em prol dos mesmos. Não me venham com a cantiga que são adversários pq são mais amigos que os amigos e ambos querem o mesmo. Sempre que se vai ao Porto jogar é sempre o mesmo. Uma total apatia da equipa que não se percebe nem se vê em outro lado. Alguém se admira que são capazes de minar um pequeno almoço a mando de alguém? Será que daquele antro se espera mais alguma coisa eue não seja corrupção?

      Eliminar
  8. Tens toda a razão guachos. Eis o que penso sobre este jogo. As eleições já acabaram. No entanto,os perdedores, transformam cada dia o espaço da blogosfera Benfiquista num muro de lamentações. Ganhou e perdeu quem os sócios do SLB quiseram. Respeitem.
    Ontem o jogo deixou um amargo de boca a todos. Depois do que aconteceu em Paços o Benfica não podia ganhar este jogo. Sabendo isto toda a estrutura do clube para o futebol foi mansa. Fomos mansos. Continuamos a achar que os jogos só se ganham dentro do campo, quando todos sabemos que se começam a ganhar no futebol Português fora dele.Uma equipa de árbitros bem trabalhada para a permissividade contra a violência e anti-jogo, coadjuvada por um VAR que foi uma vez mais usado contra o BENFICA. Sempre contra o Benfica.O que se passou hoje em campo faz-me lembrar o jogo do ano passado no Dragão. Mais parecia um jogo de raiguebi, com as placagens constantes.O Benfica a querer jogar futebol o Boavista a tudo fazer para parar, matar o Benfica. É com este enquadramento que se tem que analisar a performance dos jogadores. Uma equipa já com alguns jogos consecutivos em cima, não foi capaz de nivelar a agressividade falhando mais colectivamente do que pelas individualidades...E pronto! Que sirva para reflectir sobre como actuar nestes contextos, sendo certo que já passou quase um ano desde a visita à cidade invicta anterior, e aparentamos ter nada aprendido.Eu deixo algumas certezas:
    1. Uma presença mais assertiva na CS. Antes e Depois dos jogos.Regresso do João Gabriel.
    2. Nestes jogos precisamos de mais guerreiros e menos artistas.
    3. É impossivel continuar a pactuar com o regresso do apito dourado ao FP. A volta de Luís Gonçalves do exílio, foi para isto transformando o VAR em mais um instrumento de tortura.
    4. É necessaria a versão mais torculenta de JJ a chamar os bois pelos nomes. Para Srs já tínhamos o Lage e Rui Vitória...
    5. Pedidos de controle antidoping em todos os jogos que o Benfica participe ou então contra equipas com antecedentes na matéria.O Porto e o Boavista..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Desde 6ª feira que sabia que o Benfica nunca poderia ganhar o jogo com o Boavista sob risco de poder ver o Benfica a 8 pontos.
      Contra o FCP as equipas adversárias que tentam entrar a matar ficam logo amareladas ou avermelhadas aos primeiros minutos, para perceberem que não é permitido tais atitudes. Contra nós, somos das equipas em Portugal com mais faltas assinaladas e tenho quase a certeza que somos das que mais amarelo temos. Isto são dados estatísticos que me deixam a pensar que futebol está a ser visto dentro do campo por quem apita. Não é de certeza o mesmo que eu vejo no PC e até à prova disso são as competições Europeias onde aí sim se vê que não somos uma equipa tão grosseira.
      Haja uma pressão maior pq acho que já deu para aprender com os erros do ano passado que deixamos isto acontecer o ano todo e depois foi o que se viu...

      Eliminar
  9. Há dirigentes no Benfica que não se apercebem do mal que fazem ao Clube.

    Hoje aparece um dirigente do Conselho Fiscal a dar palpites de adepto - "estou convencido que vamos ganhar o campeonato tranquilamente", e " o Benfica tem sempre arbitragens desfavoráveis, já estamos habituados".
    É com esta mentalidade tranquila e calma que os jogadores e o treinador se apresentaram no Bessa para defrontar uma equipa historicamente aguerrida.

    O Benfica tem tido desde 2017 uma gestão desportiva desiquilibrada. E não é possivel de repente colocar tudo no lugar certo.
    Embora não fosse a minha escolha, aceito que Jesus tem qualidade mais que suficiente para melhorar a equipa, mas não para arrasar, pelo menos agora, com este plantel tão desiquilibrado.
    Neste defeso foram dados passos importantes para equilibrar a equipa. Melhores alternativas para o ataque, uma dupla de centrais experiente.
    No entanto, desde a saída de Nelson Semedo e de Eliseu que não temos laterais competitivos e equilibrados. O André seria uma boa alternativa para um titular indiscutível, e o Grimaldo para mim é sempre jogar com menos um- a não ser contra os "Santas Claras" e "Standart de Liege" desta vida. Nem vou falar do Nuno Tavares, o futebol começa a ser jogado com a cabeça, não adianta nada ser o mais rápido do plantel, senão o Djaló tinha feito uma grande carreira. Diz o JJ que será não sei o quê. Não acredito minimamente que venha sequer a ser um jogador mediano.

    Continuamos sem alternativas para o centro da defesa, e embora os titulares sejam bons centrais, competentes, não são rápidos, e fazia falta um central que se encaixasse neste sistema de Jesus, que deixa 30 metros nas costas. E quando eles andam mais preocupados em compensar os laterais...

    Falta um nº6 e um nº8 com mais capacidade física e que não joguem sempre à mesma velocidade.

    E precisamos de um ponta de lança com capacidade física para o combate na área, e que dispute bolas aéreas - manter Seferovic, um jogador banal e mandar o Vinicius embora não lembra ao diabo.

    Indo ás equipas que Jesus treinou no nosso Clube- falta um Maxi Pereira, um Eliseu, um Garay, um Matic/Fejsa, um Enzo/Witsel e um Cardozo/Mitroglou.
    São muitas posições que precisam de melhorar. Já temos um Lima, um Salvio, um Saviola, um Gaitan e um Julio Cesar, mas nos jogos a doer precisamos de mais qualidade.

    Em Janeiro espero que seja para continuar a reestruturação do plantel.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Chakra,

      De acordo com o primeiro parágrafo. Será que não há ninguém na direção que tenha tomates para dizer "Por que no te callas?"?
      Da análise do plantel discordo em absoluto.
      O Nuno Tavares será seguramente um grande jogador. Tem físico, tem velocidade (muito raro encontrar esta combinação), tem talento e garra. Falta maturidade, cultura tática e rodagem.
      Não vejo o plantel assim tão desiquilibrado. Temos 5 centrais, e com exceção do Todibo (que ainda não vi), diria que todos teria lugar a titular no fcporko (o segundo melhor plantel de portugal), temos o Gabriel, o Samaris e o Weigl, que são jgadores de qualidade superior, e que, mais uma vez, teriam lugar a titular no fcporko.
      Toda a equipa tem é de jogar mais. COm exceção do Darwin e do Luca, todos os outros estão abaixo daquilo que podem dar. Onde me parece que demos um tiro ao lado foi no Pedrinho. Jogador criativo, mas sem capacidade física, muito pouco competitivo, não mete o pé, não defende com efectividade, não luta, e finaliza com pouca qualidade. Estamos a perder tempo. O Cervi deveria ter muito mais oportunidades.
      Para quem dizia que ia arrasar, mais uma vez ontem, a equipa defendeu mal. O Otamendi não pode arriscar daquela maneira. Temos de agradecer ao Darwin e ao Rafa o empate. Caiu do céu.

      CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

      Eliminar
  10. Continuamos a andar ao sabor do treinador do Benfica.
    E esta sim, a maior critica que faço a LFV.
    Um clube que se quer SEMPRE competitivo não pode andar ao sabor daquilo que o treinador faz ou deixa de fazer.
    JJ a quem lhe reconheço competência, também lhe reconheço amuos.
    A famosa estrutura tem de vir de cima para baixo, tem de haver alguém com capacidade de chamar JJ ou qualquer outro treinador à razão e aquilo que eu sinto é que o treinador do Benfica faz o que quer e como quer, depois quando se for embora vem outro que nada tem a ver e passamos outra vez de cavalo para burro porque a estrutura é o Treinador.

    E quando eu falo em estrutura é os jogadores sentirem que têm da parte da direção apoio incondicional e que aquele jogo no bessa para deixar o porto a 8 pontos era de mata mata... mas não, fomos jogar apenas mais um jogo, se ganhassemos fixe se não ganhassemos não morria ninguém. Vamos jogar com um treinador durante a 1a parte a ouvir "mata, não deixa jogar" e ele a ver o jogo como se fosse um espetador.

    E pronto, lá vamos nós para mais uma época em que temos jogadores não convocados que eram titulares em todas as outras, discutir palmo a palmo o campeonato.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.