segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Pimenta no cu dos outros é refresco!

Rui Gomes da Silva apareceu aos pés-de-microfone no seu estilo serigaita, bastante divertido, extremamente sorridente e fresco como uma alface. Pode não valer mais do que 1,64% nas urnas (muito abaixo dos votos em branco (2,72%) das eleições de sábado passado) mas nas previsões catastrofistas continua dois passos à frente da Maya e três do Prof. Mambo. Com um turbante na cabeça e um colar de dentes (que não de elefante) ao pescoço, eu nem imagino a carreira fulgurante que teria feito em Jamba (Angola) assim a sorte o acompanhasse como então! Outro Zandinga da praça, Ricardo Araújo Pereira, surgiu aos pés-de-microfone com cara de quem tem poucos amigos e sem nenhuma vontade de gozar. De luto pela saída (em 2015) de Jorge Jesus do Benfica, nota-se que a falta das Galas e das viagens no avião da equipa não o têm ajudado (quem sabe se o divã do Chivanga...) a ultrapassar o problema. Verdadeira estrela da mídia (a obra feita e os títulos conquistados ao serviço do Benfica legitimam-no) lá foi explicando aos pés-de-microfone a sapiência das suas profecias bem como a instruída orientação do seu voto. Fê-lo no impeditivo (para sócios anónimos e sem obra que se compare com a sua) e sagrado perímetro do estádio, algo que os legítimos representantes de uma estirpe abençoada reservam para si como direito adquirido. 

Um pouco por todo o lado não faltaram os ecómios pela coragem de Francisco Benitez em levar a candidatura até ao fim. Outros, um pouco mais céticos, somente lhe credibilizam saber aproveitar os dez minutos de fama. Não partilho essas opiniões. Coragem teve Noronha Lopes; um guerreiro será sempre um guerreiro - em desistir da bifana à Benfica, alegando pela segunda vez na carreira (respeitáveis) motivos pessoais. E os minutos de fama (aquela hora e meia de debate televisivo com Rui Costa...) o Diabo que os carregue, digo eu. Assim ou assado, a crueza dos números diz-nos que aos 34,71% dos Noronistas (a favor de quem desistiu nas anteriores eleições) há que retirar os 12,24% que Benitez conseguiu sem bifanas. Quanto aos promotores da queda do Benfica e aos "Mattamouros" desta vida - se excluirmos o sucesso de emprego temporário de bufo/cameraman ao serviço da canalhadas tv - parece-me que perderam uma excelente oportunidade de continuarem na toca. Um ano atrás tinham na mira um Presidente acossado e às voltas com o desgaste de 18 anos de exposição publica. Agora têm um ídolo das multidões para derrubar! Foi isso que ganharam.

Que Rui Costa tem enormes desafios pela frente (o ódio ao anterior presidente passará inteiramente para ele) disso não restam grandes duvidas. O golo «do Vidoso» (melhor marcador do clube da fruta vai para ininterruptos quarenta anos) que deu à França, frente à Espanha, a Liga das Nações, mostrou-nos claramente que será na arbitragem, e no VAR, onde a sua liderança será mais vezes posta à prova. Será aí, nas nomeações do Fontelas, nas decisões aberrantes dos árbitros e na repugnante lavagem da MDCSDQT, que o novo Presidente do SLB terá alguns (pode contar com isso) dos seus maiores dissabores. O preço da framboesa e do dióspiro maduro continuam a ditar leis no futebol. Os espanhóis - cobertos de razão mas com uma inacreditável amnésia colectiva face às decisões arbitrais em prol de Real Madrid e Barcelona na gamela dos tubarões - foram céleres a vestir a pele do clube da fruta (quando não é escandalosamente beneficiado na Europa) mostrando o acerto do ditado "pimenta no cu dos outros é refresco". Sabem lá eles, nuestros hermanos, o que é levar semanalmente com o Vasco Santos e o Tiago moedas, mais os mergulhos do Taremi no charco do Palhinha!

15 comentários:

  1. Notável!
    A pena não perdeu qualidades, qual bisturi sabiamente manejado a cortar onde é cirúrgicamente preciso.
    Que falta nos fez.

    ResponderEliminar
  2. Dizia o paulojcduarte no tópico anterior que era preciso abordar o elefante na sala. Pois meu caro, força. Aborda.
    Pela minha parte já abordei o que tinha a abordar várias vezes, repetindo-me agora da forma bastante sucinta.

    Não tenho a mínima confiança numa justiça que tem por procurador geral o correio da manha, que decide em proveito próprio quem são os maus da fita, e coloca os seus cães de fila, o justiceiro teixeira mais o justiceiro alexandre, de forma impiedosa atrás das suas vítimas.

    Estes últimos lá arranjam uns indícios mal amanhados de coisa nenhuma, a partir dos quais inventam umas teses mal paridas que fariam Goebbels corar de vergonha, para que o dono possa fazer umas quantas capas de jornais, difundindo bosta jornaleira travestida de justiça poética por tudo o que é mérdia, arruinando a vida do próximo alvo antes mesmo de ser acusado do que quer que seja.

    E assim se faz a maior instituição portuguesa ficar sem o seu presidente democráticamente eleito, contra a vontade da grande maioria dos sócios.
    Porque se é verdade que 15% dos sócios votaram contra Luís Filipe Vieira ao votarem contra Rui Costa (ninguém no seu perfeito juizo votaria a favor do candidato da lista B), também é verdade que um número muito superior de sócios votaram a favor de Luís Filipe Vieira através do voto em Rui Costa.

    A qualidade da nossa oposição mede-se muito bem pela forma como falam da OPA falhada.
    5,00€ por ação só podia ser um esquema para ajudar os amigos. Um roubo. Uma maneira de por dinheiro ao bolso através do rei dos frangos. E ninguém pode ter dúvidas.

    Passado um ano de pandemia, em que o clube perdeu valor por motivos óbvios, oferecem ao rei dos frangos quase 8,00€ por ação. Seria de esperar (ou não) que lhes desse um assomo de humildade, que percebessem que se calhar andaram a falar do que não sabiam, que se calhar o valor bolsista do clube é bastante inferior ao valor real, que se calhar até seria uma excelente ideia ter o capital da SAD de volta ao clube, para assim poder escolher à sua vontade o tal parceiro estratégico.

    Qual quê!!! É vê-los com a cabeça profundamente enterrada na própria cloaca, o que nem lhes doi nada tal a quantidade de vaselina defecada pela MDCSQT, repetindo os mesmos absurdos do costume.
    E o mais cómico é agora acharem que se podem dar ao luxo de escolher investidores. Sem as ações na mão?!? É o que aprecer e é muito bom.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel

      Os teus 3° e 4° parágrafos são lapidares! Mesmo!
      Conheço profissionalmente as duas personagens a quem se pode e deve acrescentar o "polícia" tributário Silva, de Braga, e temos a santíssima trindade, que de santos virtuosos nada têm. Quem conhece os meandros desta aparente justiça só pode sentir-se inquieto. E não é de agora.
      Veremos com o decurso do tempo, sempre a passagem do tempo a dominar as nossas vidas, se com o afã insano de protagonismo alucinante, quando entre o demais a justiça quer-se sóbria e justa, não estragam vidas de forma irremediável.

      Eliminar
    2. Há 2 ou 3 décadas, o principal problema do país era a Educação; actualmente, não que a Educação tenha melhorado, é a falta de Regulação da Comunicação Social, bem espelhada neste teu comentário.

      Ausência total de Ética; corrupção por um prato de caracóis; manipulação à la carte; ausência total de contraditório de forma a potenciar o sensacionalismo; mais censura do que no tempo do Salazar; abuso de estagiários com níveis de ignorância assustadores, subjugação total ao Estado e à cartilha do politicamente correcto, enfim, é difícil encontrar algo positivo.
      FranciscoB

      Eliminar
    3. Caro Manuel Afonso, faço muito a analogia com o que se passa na política, porque o futebol não é diferente do que se passa nos resto da sociedade, tem os mesmos defeitos e virtudes, porque lá está, pessoas.

      Alguns pontos, a justiça portuguesa é uma teia de interesses, algumas vezes subjugada a poderes, políticos ou outros, assistir a buscas no gabinete do presidente do eurogrupo só porque foi assistir a jogos do glorioso é no mínimo vergonhoso.

      O que se tem passado desde o tetra com este ataque sem precedentes ao glorioso na cara do seu presidente é de ficar nos livros de história e aprender com isso. Desde espionagem comercial a uma eurodeputada populista em tournée contra o estado de direito na defesa de um "ácaro" informático, ao uso abusivo por parte do MP ou PJ de fugas de informação para a MDCSDQT acerca de buscas, contratação por parte da SICN de atores para fazerem papel de atletas corrompidos, cartilheiros da oposição em programas opinativos... todo este enredo faria corar de inveja muito filme de Hollywood

      O facto de, neste país onde diariamente se quebra o segredo de justiça, quase sempre de dentro para fora, ter-mos apenas um processo por quebra de segredo de justiça contra um funcionário do glorioso, porcesso esse que sofreu várias fugas (e pelo que percebi, foi apenas para indagar sobre a razão de alguns procesos estarem parados, á lá Cashball), diz muito sobre o estado das coisas.

      Dito isto, não vou garantir que as ações de lFV tenham sido sempre virginais, e que essas não necessitem de explicação. Vejo o paralelismo com Lula, de quem não tenho dúvidas que foi um extraordinário presidente, tirando milhões da pobreza e fazendo o país crescer, mas até ele tinha para lá umas pontas soltas e menos éticas que o levaram à cadeia, o problema é que a alternativa, tal como o Benfica é infinitamente pior. Aqui que temos desde maçons a betos a lutar pelo poder, lá conseguiram a proeza de destituir a política menos corrupta.

      Eliminar
    4. Há pouco enviaram-me pelo WhatsApp um artigo de opinião de um advogado lagarto, Carlos Barbosa da Cruz, expresso na edição de hoje do Record, em que ele próprio, diria vieirista empedernido, refere as debilidades indiciárias do MP nesta fase do processo e que, tal como eu, restrigindo-nos sempre ao, friso, constante da matéria indiciária, não ficará surpreendido se no final do dia a montanha parir um rato.
      Paulo Duarte, a revejo-me muito na tua perspectiva, porque se me afigura sensata e prudente e prudência é algo que tem andado excessivamente arredio em tudo quanto tem envolvido todo este processo, bem como outros anteriores.

      Eliminar
    5. Caro Alma, não referi eu a peça mas referiste tu e muito bem.

      Abraço Francisco.

      paulojcduarte, estou de acordo com 100% do que dizes.
      Acrescentaria apenas que quando a justiça é feita de encomenda, destinada a um alvo em particular, e ainda assim é preciso recorrer a máfias políticas e judiciais para prender o sujeito... não digo que que a Maria seja virgem, mas pelo menos casta...

      Eliminar
    6. Manuel Afonso, o problema é mesmo esse, justiça de encomenda. Antigamente as mudanças de regime ainda metiam algum sangue ou umas guilhotinas, nesta era da informação basta apenas um marketeer, e dois ou três pessoas nos lugares certos.

      Hoje em dia temos árabes a comprar clubes e os adeptos a festejar como se um campeonato se tratasse, houve décadas em que era necessário por esse país fora construtores, que tinham acesso a capital, para suportar os clubes falidos, toda uma outra classe de cidadãos que se tornaram personas non gratas para o adepto, todo o "crony capitalism" que se praticava por esses camarotes fora, tal como os convidados VIP e outros tipos de gentilezas também são sinónimo de corrupção e comportamentos desviantes.

      Não acredito na versão LVF génio do mal, especialmente por muitos predicados que lhe possa indicar nunca me ter surgido conjugar LFV e génio, (nem stable genius), acredito mais na versão "gajo com a quarta classe" que mesmo que tenha uma bússola moral, cresceu numa altura em que era alegadamente "testa de ferro" de alguém que entrava em conselhos de ministros como se fosse o dono daquilo tudo, em que a MDCSDQT tratava toda aquela entourage como príncipes reais, e o dinheiro angolano que desaguava no outro lado da segunda circular era limpo como um rabo de bebé, e destruir estações de serviço era mais um passeio domingueiro.

      Por isso volto ao ponto, ou é igual para todos, ou não. Tentar mandar embora LFV com uma justiça á lá carte, por ter uma dívida ao BES quando o SCP já vai em quase 300M de perdões nos últimos anos é no mínimo ironico.

      Eliminar
    7. Paulo, o génio de LFV é a capacidade de imaginar o futuro e rodear-se das pessoas certas para o atingir. Isto nasce em muito poucos de nós, e não há curso em matemática aplicada ou engenharia aeroespacial que ajude a desenvolver.

      Se o que queres dizer é que ouve um tempo em que a banca só emprestava dinheiro aos clubes se o gajo que mandava nisto tudo aprovasse o presidente? É sabido que sim. Pareca que de repente se descobriu a pólvora.

      Isto não tem a ver com testas de ferro. Tem a ver com a capacidede de influència e decisão que o credor tem em entidades falidas que precisam do seu dinheiro para sobreviver, inclusivé o poder de dizer a quem empresta a pasta e a quem não.

      A diferença em relação ao clube do Lumiar ainda assim é enorme.
      O gajo com a quarta classe livrou o Benfica do espartilho da banca.
      Já os engravatados com as consoantes dobradas do outro lado, que não se limitávam a ter o aval positivo do salgado, eram administradores do salgado escolhidos por ele, fizeram o lindo trabalho que se conhece.

      Foi preciso aparecer um maluquinho a ameaçar que lhes entregava a chave do clube para aquilo entrar nos eixos.
      Assim se vê a qualidade das elites betas deste país.

      Eliminar
  3. Epa eu adorava o RAP.
    Agora, além de me irritar profundamente o humor politizado, consegue me enojar ainda mais o papel de oposição à direcção.

    ResponderEliminar
  4. Que faça "muitos jogos" como o Benfica-Parma, é o que desejo ao RC.

    https://www.youtube.com/watch?v=AjfL5c1khTM&t=1s

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo o Benfica, para ter um Presidente que marque golos assim!!

      Eliminar
  5. Bravo Guachos, sublime como sempre!!

    Já estava com imensas saudades das suas prosas, que pela sua qualidade, mais parecem poesias. Com a sua ausência, a consulta da Blogosfera Benfiquista só servia para me enervar.
    Relativamente ao Gosma da Silva, se duvidas houvessem que ele é uma "sombra" no blog dos geracionistas, ficaram dissipadas com a sua previsão à la Prof. Bambo, pois dias antes estava escrito lá exatamente o mesmo.

    Não tenho duvidas que a nivel desportivo, o SLBenfica crescerá imenso com o nosso Maestro Rui Costa, basta ver o impacto na imprensa internacional que a sua eleição teve. Espero é que comece o mais rapidamente possível a limpar o fpf e a liga dos corruptos, pois essa será a sua tarefa mais ardua.

    ResponderEliminar
  6. Saudades das tuas crónicas! Bem-vindo!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.