quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Do martelo da fruta SAD ao palheto do Algarve!


Ler (resumidamente) na CS on-line os brilhantes resultados do ultimo semestre, relatório e contas apresentados pelo clube da fruta, é quase tão prazeroso como olhar para a data de fundação do foculporto ou deitar o olho ao número de espectadores nos jogos disputados em Contumil, que de resto, continuam indecorosamente ratificados pela liga. As parangonas na MDCSDQT sobre as magníficas contas da SAD do dióspiro fizeram-me recordar de um ano, muito ruim, achava eu, para as videiras. Consumidor moderado, ainda assim, corri a abastecer-me não fosse o precioso liquido desaparecer por completo das adegas, deixando-me limitado a bejecas até à nova colheita. Que nada. Mostrando a minha preocupação ao meu fornecedor habitual, à pergunta se a escassez já se fazia sentir no seu negócio, levei como resposta; meu caro, enquanto a água jorrar nas torneiras nunca haverá falta de vinho nas pipas!

Andamos nós, vai para dois anos, às voltas com as empresas falidas, com o governo desorientado, o desemprego galopante e as contas no red line, quando nos chegam de Contumil verdadeiras estórias de encantar! Mais de 33 M€ de lucros no ultimo semestre! A quem a pandemia e a falta de receitas não provocou qualquer tipo de engulho foi ao clube da fruta, que até aproveitou a maré 'favorável' para apresentar o maior lucro da história! Uma gestão milagrosa (que eu, como apreciador do martelo, saúdo) que os adoradores da fruta e a MDCSDQT perderam um segundo a esmiuçar. Já quanto ao passivo (tão importante na agenda mediática quando o Benfica apresentava o maior de Portugal) que cresceu para uns simpáticos 526 milhões, nem uma discussãozinha avulso e zero de parangonas da comunicação social. Passar dos prejuízos de 115,9 milhões do exercício anterior para lucros de 33,4M em tempo de pandemia pareceu tão natural aos especialistas da especialidade como os capitais próprios negativos (falência técnica) que são agora de 118 milhões de euros.

Do resultado histórico: "o melhor de sempre, em termos absolutos" - palavras do ilusionista Fernando Gomes - da rubrica vendas de jogadores é fácil concluir que 15 milhões (de dióspiros) são produto da venda dos prodigiosos  Rafael Pereira (4M) e Francisco Ribeiro (11M) ao esbanjador V. Guimarães. E também salta à vista que, do Lumiar, chegaram a Contumil (pelo mesmo correio) mais 4 milhões de nêsperas provenientes do fenomenal negócio (Marco Cruz) de fecho de mercado com os sapos. Reconhecendo a magia do Fernando, que retirou do capachinho 19 M de euros com a mesma facilidade que o Taremi continua a mergulhar nos relvados, ainda estamos longe dos anunciados estratosféricos 33,4 M pomposamente anunciados pela SAD da fruta...

Terá, como é habito, o foculporto vendido ao Portimonense boa parte das caixas de framboesas que o tarefeiro Pedro Pinho entregou ao velho peidoso minutos depois de arrear no jornalista da TVI em Moreira de Cónegos? Ou terá sacado o pilim em mais uma acção benemérita do empresário Theodoro Fonseca? Terá o maior acionista do foculporto B do Algarve doado à casa mãe os 13,4 milhões que em janeiro ultimo a MDCSDQT anunciou como o empréstimo de amigos que fez ao clube da fruta? Pois se o Danilo, vendido ao foculporto pelo Portimonense, chegou a Contumil vindo directamente do Marítimo, é bem provável que mais uma magia tenha de facto acontecido. Ainda assim, por descortinar, sobram 2M€ para completar os históricos 33,4M mas quem tem um (Banco) Carregosa sempre à mão, é coisa de meninos martelar contas, espectadores, data da fundação ou transformar rosas em pão.

Segundo o criativo Fernando Gomes, só falta a UEFA provar a boa pinga apresentada e declarar que o martelo funcionou na perfeição, levantando ao clube da fruta as restrições do fair-play financeiro. Se olharmos para as nomeações da UEFA, que proporcionaram ao filho da melhor Dolores do mundo enfiar dois palhetos de rajada no bucho, não é de crer que demore muito a fazê-lo. É verdade, dois penaltis (dou de barato a qualidade ou a legitimidade dos mergulhos) em menos de seis minutos encheram de alegria as televisões, especialistas da especialidade e MDCSDQT que nem quiseram saber se estavam martelados. Soube-lhes que nem framboesas! 

E se pensarmos que todos defendem como natural o maior clube português passar um campeonato inteiro (34 jornadas) com o mesmo numero de penaltis assinalados a seu favor (ambos quando os dois primeiros lugares já estavam atribuídos a sapos e compadres da fruta) estamos conversados. À imagem da falta que o carniceiro Pepe e o indispensável Coates fizeram a sapos e clube da fruta por contraste com a ausência de mais de meia equipa titular (técnicos incluídos) que em boa parte da época passada desfalcaram o Benfica. A COVID-19, lembram-se? - não servia de desculpa para nada! E com toda a razão, como se comprova pelo relatório e contas da fruta SAD!

29 comentários:

  1. O meu sogro dizia: " o papel aceita tudo o que lhe queiram escrever", na mouche. Agora é esperar até que a realidade bata à porta, ela há-de bater tarde ou cedo.

    ResponderEliminar
  2. São, em boa verdade, resultados fenomenais de uma gestão que não o é menos. E ninguém na MDCSQT ousa sequer opor-lhe uma qualquer pequenininha dúvida. É o que há e só os compra (lê, vê, ouve) quem quer.
    Levantem-se as hostes encarnadas contra esta canalha!
    Se o Companheiro José Albuquerque pudesse perder algum do seu tempo a descascar estas fabulosas contas do FCP muito lhe agradeceríamos.
    PS.: Obrigado por mais um extraordinário texto, na forma e no conteúdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Companheiro redeagle,

      Hoje, já cheguei tarde, ahahah.
      A este texto do Guachos, mais o comentário do Manuel Afonso, já só posso juntar uma coisa pertinente: na CMVM, estarão todos de férias???

      Viva o Benfica!
      (José Albuquerque)

      Eliminar
    2. Caro Companheiro Pedro Álvares Cabral,
      Fossem estas as contas do BENFICA e o trabalho extraordinário, as insónias e outros males estariam à solta, acredito bem, na respeitável CMVM. Mas são as do FCP, logo as águas seguem mansas.
      Do lado da MDCSQT, fui surpreendido há minutos por uma análise "desalinhada" na TVI. Fiquei pasmado...
      Viva o BENFICA!

      Eliminar
  3. JÁ TINHA SAUDADES DESTES COMENTÁRIOS

    ResponderEliminar
  4. O problema são as consequências a médio prazo. Não para o Porto, quero que se enterrem até caírem no oceâno Pacífico, mas para o futebol português pelo que aí virá para os clubes que contribuiram para este brilhante resultado.

    O negócio com o Vitória de Guimarães por exemplo.
    O Porto paga 15 milhões ao Vitória, o Vitória paga 15 milhões ao Porto, e fica tudo em casa.
    Só que não.
    Jogadores da formação têm um valor contabilístico residual ou nulo. Ou seja, os 15 milhões vão diretamente e inteirinhos para a coluna das receitas em ambos os clubes.

    Como os jogadores devem ter assinado contratos de 5 anos, aposto, os 15 milhões pagos são abatidos de forma proporcional ao longo desses 5 anos.
    Ou seja, no ano da operação, só entrará na coluna das despesas de ambos os clubes a soma de 3 milhões de euros.

    Ou seja, num negócio de soma 0, acontece o milagre de ambos os clubes obterem um contributo positivo de 12 milhões de euros para o resultado do exercício 20/21.

    E qual é o problema? O problema é que ambos os clubes vão entrar com um saldo negativo de 3 milhões de euros neste ano, no ano que vêm, no outro a seguir e ainda no outro a seguir a esse.
    E para o Porto ter apresentado estes resultados é porque fez negociatas destas com tudo o que é agremiação desportiva deste país.

    Agora é imaginar o estado em que isto está. E garanto-vos que é um asunto muito sério mesmo.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Benfica pode viver bem com os problemas deles, que se afundem todos no lamaçal onde chafurdam.

      Eliminar
    2. O clube do Porto pode fazer a cosmética que quiser, mas está lá preto no branco:
      - Capitais próprios: (-118M) o que configura falência técnica.

      En passant, Capitais prórios da SAD do Sporting: (-41M) o que configura falência técnica.

      E isto há uma meia dúzia consecutiva de anos.

      Parece que não tem nada a ver, mas hoje foi anunciada a criação da empresa que vai gerir a centralização dos direitos televisivos da Liga.

      Juntou-se um campeão que só o é de 20 em 20 anos para parecer que temos uma Liga competitiva, mascaram-se umas contas, e agora vai-se tentar arranjar maneira de conciliar os interesses da NOS (que já adiantou verbas elevadas as SADs), os das equipas pequenas e médias, dos 3 grandes, e isto tudo só pode acontecer em prejuízo das verbas do Benfica - se estou enganado alguém que me elucide).

      O clube do Porto há 10 anos e o Sporting há 15 anos que fazem concorrência desleal aos competidores.
      O Sporting ao Braga e o clube do Porto ao Benfica.

      Viva o Benfica

      Eliminar
    3. Ckakra, não estás enganado nem deixas de estar. É estar a falar do que não se conhece.
      Em tese, a centralização dos direitos televisivos é sempre feita "à custa" dos grandes e "em favor" dos pequenos.
      Agora poderia estar aqui a dissertar acerca do interesse egoista de se competir numa liga mais equilibrada, particularmente para equipas que querem também competir a alto nível na Europa, mas não me apetece.

      Dir-te-ia apenas que o que se tem verificado por essa Europa fora com a centralização dos direitos televisivos, é que o que os grandes perdem por aplicação de critérios distributivos, ganham em dobro na capacidade negocial.
      E certamente que nenhum clube aceitará qualquer compromisso que não passe por receber mais do que recebe agora.
      A partir daqui, e num país em que por hábito uma boa parte da população prefere não ganhar se para isso tiver que dar a ganhar ao vizinho, conversa fiada vai haver sempre.


      O companheiro Albuquerque falava da CMVM. Pergunto-me se será possível considerarem que só a SAD do Benfica é para ser levada a sério, não passando as restantes de sadinhas para entreter adeptos de futebol sem interesse para investidores?
      Se for isto ainda percebo. Se não, façam o obséquio de se dirigirem ao pénis que os fornicou e para a meretriz que os deu à luz.

      Eliminar
    4. Chakra a Sónia BORREGA saiu da Liga, queres ver que a VACA vai presidir a esta empresa para dar a MAMAR os euros aos porcos da POCILGA e os Sapos do lu...MIAR e tentar lixar o S.L.B., não sei não.

      Eliminar
    5. Manuel Afonso,
      posso estar errado mas não me parece (eu sei que é um "achismo", mas baseado em factos sobejamente conhecidos) que em Portugal exista capacidade negocial acrescentada pelos 3 grandes. È preciso aumentar o valor da nossa Liga fora de portas e conciliar com os interesses do actual detentor de direitos de transmissão.

      Mas não sou minimamente conhecedor do mercado e seu funcionamento, embora o momento muitas vezes faça a diferença, e agora estamos num tempo de pandemia (pós-pandemia).

      O que sei é que eu consigo assistir a um Watford-Leeds sem bocejar e muitas vezes até jogos do tipo Braga-Paços de Ferreira dá sono, as interrupções são constantes, os árbitros são medíocres e o fair-play praticamente não existe, nem em campo nem nas bancadas.

      Há um caminho enorme a ser feito porque qualquer produto de qualquer origem tem de obedecer a critérios objcetivos para ser "vendável".

      Viva o Benfica

      Eliminar
  5. JÁ TINHA SAUDADES DESTES COMENTÁRIOS

    ResponderEliminar
  6. As aldrabices e mentiras são tantas feitas por esse clube corrupto que a comunicação social deste país já transforma aldrabices e mentiras em factos verdadeiros.

    ResponderEliminar
  7. Quero ver é a forma como a CS vai analisar este tema.

    Vai passar ao lado, porque o Apito da Costa já veio dizer na mesma frase e com o seu habitual sentido da verdade, que sempre falou e se deu com Rui Costa , e uns segundos mais tarde, referindo-se a Vieira, que obviamente não vou dizer com quem falo.

    E nem um dos jornalixos lhe perguntou ou fez ver da contradição ocorrida em 20 segundos!!!

    E é assim que se evita falar da vergonha que são as contas do clube do Porto há mais de 10 anos, a sua cosmética com o Guimaraes e o Portimonense (um escandalo ), e os 15M gastos por uma SAD falida na renovação de Otavio, para não sair a custo zero.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, como é que a comunicação social, vai analisar este tema? Simplesmente, não vai, continuam ás voltas com o Domingos S.O.

      Eliminar
    2. Amigo Guachos, sucinto e direto, tão direto e verdadeiro, que não tenho, mais nada a acrescentar

      Eliminar
  8. Agora é a rábula do pagamento ao porquinho Octávio, com desmentidos por parte do empresário. Os corruptos dizem que sim no RC e aquele diz que não!
    Porra, não há meio de viverem sem batota! Está-lhes na massa do sangue! Que clube aldrabão!

    ResponderEliminar
  9. Excelente texto, no seguimento do que já nos habituáramos anteriormente. Bom regresso.
    Agora, aguardamos com muito entusiasmo, pelo desfecho do "onde foram parar 15 milhões de euros afinal"? Se Otávio e empresário dizem que nem um euro receberam, alguém vai ter de explicar bem explicadinho à CMVM o sucedido.

    ResponderEliminar
  10. Excelente regresso.

    Isto da internet já estava a ficar aborrecido e enervante...

    Continua Guachos

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. Amigo Guachos muito obrigado por me aceitares aqui no fb.

    ResponderEliminar
  12. Que alegria voltar a ler-te, caro Guachos.
    Comparado a isto, só se visse o Jonas a marcar um golo na baliza grande, o Galrinho a fazer uma defesa impossível ou o Chalana a mandar uma revienga para o Terceiro Anel.

    O universo benfiquista agradece!

    ResponderEliminar
  13. Que alegria voltar a ler-te, caro Guachos.
    Comparado a isto, só se visse o Jonas a marcar um golo na baliza grande, o Galrinho a fazer uma defesa impossível ou o Chalana a mandar uma revienga para o Terceiro Anel.

    O universo benfiquista agradece!

    ResponderEliminar
  14. Muito bem, Guachos a colocar a escrita em dia; continuamos a assistir às negociatas manhosas e criminosas do clube do Fugitivo de Vigo, que lhes permitem ter Dinheiro Vivo para manter um historial de Corrupção com mais de 4 décadas.

    Corrupção e Impunidade a todos os níveis, desde as street drugs, dos ginásios de musculação ou da agência de táxis dos Super Ladrões, a todas as instâncias judiciais, políticas e financeiras, para continuarmos a assistir às arbitragens manhosas, às linhas amestradas dos VARes, aos azares dos defesas e GRedes e aos jogos-treino de fim-de-semana que permitem a transformação em Ronaldos nas competições da amiga UEFA.

    Infelizmente não me parece que o Rui Costa tenha capacidade para lutar contra isto, embora não lhe possamos exigir o que se substitua ao Estado Português. Esperemos, pelo menos, que não ceda os Direitos Televisivos dos nossos jogos na Luz para benefício de quem tenta, há 40 anos, acabar com o nosso Clube.
    FranciscoB

    ResponderEliminar
  15. Saúdo o seu regresso, Guachos.

    Tomo a liberdade de aqui reproduzir resposta a um velho pregador do evangelho anti-Vieira Chakra Indigo. Essa resposta em blog que, entre inúmeros, o “Roda de Luz” (azul! pasme-se) frequenta foi censurada, com o requinte de o titular do blog o avisar que não publicaria “por o achar demasiado ofensivo” (troca de galhardetes entre membros da mesma turpe). Passo, então, a publicar:

    “Assume-se, já, a condenação pública de Vieira, como, de resto, já o fizeram milhões de australopithecus afarensis. Desconhecem os factos indiciados, nunca leram o despacho do juiz Carlos Alexandre, ignoram a narrativa que burilou a sua detenção na sequência da qual, repito, milhões de australophitecus aforensis gritaram em uníssono “huuugrrrfufufufu!” (criminoso, em linguagem do hominídeo que se julgava extinto).

    Eu li-o, estudei-o, aprofundei-o e - com base na minha formação académica e experiência profissional dedicada há trinta e quatro anos numa das instituições mais prestigiadas deste país - faço aqui uma arrojada declaração: um dia, far-se-á a história sobre certo padrão de investigação corporizado pela dupla constituída pelo magistrado do MP e inspetor tributário e conexos despachos judiciais de magistrado judicial. Os nomes são públicos, não preciso, sequer, de os mencionar.

    Construir narrativas partindo de certas premissas fácticas, mas, moldando-as no sentido de teses pré-concebidas, e deter para interrogatório não é digno de uma Justiça de um país democrático e civilizado. Por aqui me fico.

    Veremos, num médio/longo prazo, o que o tribunal decidirá quando este se pronunciar em sede de instrução ou de julgamento.

    Até lá, os ditos cujos, ignorantes (todavia, com a eloquência vertida em altíssimos decibéis) prosseguirão a sua saga. E, em caso de despronúncia/absolvição proclamarão: “Em Portugal quem se safa são os rendeiros, berardos e vieiras e quem paga é a arraia miúda” (evangelho, segundo São Chakra). Isto é, os tribunais onde se exerce o contraditório e se sentencia com base em FACTOS DADOS COMO PROVADOS são corja que apenas condenam o zé pagode (não foi Rendeiro condenado?). É o “andreventurismo” no seu esplendor. No que diz respeito à honestidade intelectual do espécime estamos, portanto, esclarecidos.

    Acresce, ainda, que o Roda de Luz (azul!) conhece o “pato bravo vieira desde os tempos em que era responsável comercial de uma empresa na Póvoa de Santo Adrião (se me perguntarem acreditem que jamais direi que vendia banha da cobra) e bem ouvia o que se dizia quanto ao modus operandi do dito cujo”. Ora, chupem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conclusão:
      -sentiste a falta do Guachos, como eu também, porque discordando de muito que ele escreve, e concordando com outro tanto, eu comento aqui desde 2013 ou algo assim e nunca fui censurado nem insultado por ele.

      -parece que sentiste a minha falta, pois referiste-te a mim logo no teu primeiro comentário.

      -O sentimento não é reciproco porque não te deves lembrar, provavelmente deve ser o teu registo habitual a argumentar com o próximo, acabaste a tua ultima interação comigo ainda no ano passado a insultar-me depois de não teres capacidade para contrapor com argumentos aquilo que eu escrevi sobre Vieira, o teu ídolo e guia espiritual.

      -acho piada e até causa comiseração estares aqui a tentar gozar com o meu nickname, quando usas um "lampiãogrande" que deve ser inspirado nos sportinguistas que nos idos do século passado começaram a insultar benfiquistas de "lampião" conotando-nos com um famoso jagunço do nordeste brasileiro.

      -eu percebo, o teu ídolo deve ter também tido muito tempo para conhecer a história do Sporting nos mais de 10 anos em que foi sócio desse clube, por ser a única piscina que havia em Lisboa para ele tratar das suas dores de costas.

      -acho bem que estejas grato ao nosso ex-presidente, o Hugo Gil e o "bolaaoposte" também estão. Tomara, depois de anos a espalhar a palavra do senhor sabe sempre bem o reconhecimento.

      Viva o Benfica.
      PS_ por mim ficamos por aqui, é que eu optei voluntariamente em deixar de lado o tema Vieira, o passado fica no passado, porque inapelavelmente esse tempo chegará, e cá estarei para ler o que terás a escrever na altura em que ele estiver na lista dos ex-presidentes expulsos de associado.

      Eu não tenho nenhum problema em escrever a minha opinião, quer gostem quer não.
      Foi assim que sempre fiz e farei na minha vida, e como associado quase com 40 anos de sócio, nunca tive problema em estar do lado da minoria. Aconteceu com Benites, com RGS, com Tadeu.

      Eliminar
  16. Por ter ultrapassado os caracteres permitidos, ultimo a transcrição com a parte final da minha resposta:

    "Vieira foi um grandíssimo Presidente do GLORIOSO BENFICA. Retirou-o da falência/insolvência, organizou-o ao nível da excelência e programou-o estrategicamente.

    Hoje, o Benfica é titular de imenso património, totalmente desonerado de encargos! a Benfica SGPS é dona da maioria do capital social da Benfica, SAD, sociedade que recuperou integralmente os capitais próprios. Compare-se com a Sporting, SAD e FCP, SAD.

    O Benfica Campus é o principal pilar tendo sido detentor, em mais que uma vez, do título de melhor academia do mundo. O betão do Seixal, tão comummente epitetado pelos anti-vieristas em blogs esclarecidos de que o Roda de Luz é assíduo frequentador (os tais de gente de olhos abertos), produziu, Bernardo Silva, João Cancelo, Ruben Dias, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Gudes, João Félix, só para citar uns quantos.

    Mais se esperaria: colégio internacional, centro de alto rendimento, aumento do Seixal, internacionalização da marca e parceria estratégica com entidade relevante sem perda da maioria do capital da sociedade (modelo do Bayern de Munique). Não esquecendo o enfoque na inovação, largamente à frente da concorrência.

    Em termos de resultados desportivos – futebol profissional e modalidades – é só relembrar os feitos, entre eles, inédito tetra da história, duas finais europeias, campeão europeu de hóquei, medalhas olímpicas, etc.
    O Benfica é hoje uma instituição internacionalmente prestigiada mesmo contra certos ventos da justiça e muito dificilmente aparecerá alguém com o espírito visionário de Luís Filipe Vieira. O seu assassinato em praça pública jamais lhe retirará o mérito e o que deu ao Benfica. Sou-lhe eternamente grato."

    ResponderEliminar
  17. Vieira foi um grandíssimo Presidente do GLORIOSO BENFICA. Retirou-o da falência/insolvência, organizou-o ao nível da excelência e programou-o estrategicamente.

    Hoje, o Benfica é titular de imenso património, totalmente desonerado de encargos! a Benfica SGPS é dona da maioria do capital social da Benfica, SAD, sociedade que recuperou integralmente os capitais próprios. Compare-se com a Sporting, SAD e FCP, SAD.

    O Benfica Campus é o principal pilar tendo sido detentor, em mais que uma vez, do título de melhor academia do mundo. O betão do Seixal, tão comummente epitetado pelos anti-vieristas em blogs esclarecidos de que o Roda de Luz é assíduo frequentador (os tais de gente de olhos abertos), produziu, Bernardo Silva, João Cancelo, Ruben Dias, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Gudes, João Félix, só para citar uns quantos.

    Mais se esperaria: colégio internacional, centro de alto rendimento, aumento do Seixal, internacionalização da marca e parceria estratégica com entidade relevante sem perda da maioria do capital da sociedade (modelo do Bayern de Munique). Não esquecendo o enfoque na inovação, largamente à frente da concorrência.

    Em termos de resultados desportivos – futebol profissional e modalidades – é só relembrar os feitos, entre eles, inédito tetra da história, duas finais europeias, campeão europeu de hóquei, medalhas olímpicas, etc.
    O Benfica é hoje uma instituição internacionalmente prestigiada mesmo contra certos ventos da justiça e muito dificilmente aparecerá alguém com o espírito visionário de Luís Filipe Vieira. O seu assassinato em praça pública jamais lhe retirará o mérito e o que deu ao Benfica. Sou-lhe eternamente grato.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.