sábado, 4 de dezembro de 2021

Comidos de cebolada.

Já não me lembrava de, num jogo do campeonato, desde tão cedo (logo a partir do primeiro golo dos sapos) perceber que dificilmente o Benfica se livraria do colete de forças onde Rubén Amorim o meteu. E ele não surgiu por o Sporting ter melhores jogadores que o Benfica! Aconteceu porque os sapos se apresentaram muito melhor preparados para a luta. Souberam pôr a nu todos os pontos fracos do Benfica e o Benfica nunca foi capaz de os beliscar, atacando-os a fundo nas suas insuficiências. Sem nunca o dominar (as várias oportunidades falhadas pelo Benfica demonstram-no) os sapos controlaram o jogo de fio a pavio. Soares a Dias deu uma ajuda (jogou bem melhor que o Palinha, é certo) mas perante a cagada que o Benfica apresentou em campo temos de admitir que a derrota foi mais do que merecida.

Segue-se o Dínamo Kiev para Champions (quarta-feira voltarei à Luz ainda mais decidido a apoiar) onde o Benfica terá de ser muito melhor se não quiser fazer o favor ao Barcelona de nem precisar suar as estopinhas na Alemanha para passar aos "oitavos". A bola, como sempre, está do lado do treinador e dos jogadores. Os adeptos responderam, enchendo a Luz, apesar das muitas contrariedades logísticas. Aquelas filas desesperantes a que são sujeitados merecem uma resposta à altura. Tudo o que não seja deixar a pele em campo não merece desculpa. Quem se desloca dezenas de quilómetros para encontrar uma farmácia para fazer teste covid não merece menos do que isso. Quem passa horas antes do jogo à espera de vez para ser testado não se satisfará com menos. Quem vai para a cama e não dorme, depois de uma derrota onde quase nada foi feito para a evitar, não admitirá outra coisa. Perder com o Portimonense em casa é demasiado mau. Perder com os sapos, dando sempre a ideia que a derrota era uma inevitabilidade, é muito pior.

Embora não seja do meu agrado tenho de admitir que os apupos finais foram mais do que justos. Toda aquela gente tem de perceber que a jogar como jogamos, sobretudo na primeira parte, com a equipa subida, bloqueada à entrada do meio campo dos sapos e com os centrais (pouco rápidos ou lentos) totalmente expostos ao veneno do contra-ataque adversário, não ganharemos ao cascalheira de cima e muito menos aos russos (como diria a CNN Portugal) ao clube da fruta ou ao cascalheira de baixo. Metem-se dois tipos rápidos a cair nos espaços vazios e é um Deus nos acuda naquele meio campo e na defesa. Por onda o Benfica que tão bem defendia com poucos? Cebolinha a fazer todo o corredor direito, na segunda parte, para quê? Para levar com o odioso dos sócios?

E para jogar aquela merda que jogamos iam para lá os adeptos, com as barriguinhas de fora e o nariz escarafunchado até ao cérebro, que não fariam pior. Fomos uns passarinhos comidos de cebolada pelos sapos. Só faltou ao Benfica entender-lhes a passadeira! O mês de Dezembro pode ser tão mau como nos tempos, largos tempos, em que na consoada já estávamos a pensar na época seguinte...ou pior. Não é de todo admissível com as condições que o Benfica oferece aos seus profissionais e ainda menos com o plantel que hoje temos.

21 comentários:

  1. Apetecia-me ser cáustico, muito cáustico, face à merda que assistimos ontem. Custa-me muito quase aos 63 anos ir para a cama sabendo que a noite vai ser longa e fodida, custa-me mais ainda por ao cabo de tantos anos não ser capaz de me alhear do que isto me provoca de mal, mas não vou ser cáustico, vou antes esperar por dias melhores, ainda que, oxalá esteja enganado, possa ser esperança vã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Identifico-me com o seu comentário...
      Por acaso também já fui assim muito apaixonado pelo Benfica (talvez demasiado) mas fui percebendo que não era uma pessoa feliz e tranquila porque deixava-me afectar pelos resultados menos bons do meu Benfica principalmente contra os principais rivais.

      Mas felizmente um dia entendi e assim eu deixei de dar demasiada importância ao futebol. Não vale a pena perdermos a paz e o sossego por causa de um jogo de futebol. Onde se gera mais ódio que amor. Ódio nao só aos adversários como também já se gere ódio pelos nossos próprios jogadores, treinadores, staff, presidente, etc...
      Além das discussões entre adversários que se gere, isto porque todos acham-se donos da razão.

      Tudo por causa de um jogo de futebol... Porque nada está no nosso controlo, apenas no controlo de quem está dentro de campo. Esses são os únicos que podem tomar decisões e fazer a bola entrar ou nao na baliza.

      Futebol já não é o que era antes.

      E por isso prefiro ter paz do que ter razão. E assim durmo muito melhor.

      Eliminar
    2. Alma,
      como dizem muitos quando se faz uma critica - temos de apoiar!

      e eu apoio, pago quotas e vou ao estádio, e vou ver o basquetebol (quem nos viu e quem nos vê agora...) mesmo sabendo o que me espera.

      Só houve um jogo esta época que me surpreendeu pela positiva, incluindo a pré-Champions, foram os 2 jogos com o Barça, onde aí sim, exploramos o melhor dos jogadores, a equipa tirou partido de forma cínica do tipo de jogo do Barcelona, e o aproveitamento foi muito superior ao habitual.

      O Benfica em 6 anos foi remetido para uma situação de menoridade face aos rivais, na CS, onde tudo é permitido, e não mostra qualquer capacidade de defesa dos seus adeptos e dos interesses do Clube.

      Os motivos são sabidos, mas o que interessa é o futuro, e o líder que precisamos não pode demorar eternidades a tomar decisões.

      Por mim JJ não voltava, mas já que voltou, devia ter saído depois do trabalho que não apresentou, dos jogadores que estagnaram ou não evoluíram ( o que ele fez ao Gonçalo é uma filha da putice ), e da cristalização de um modelo de jogo contranatura para as características essencialmente dos nossos defesas e médios, onde está um jogador de 20M que parece um infantil a jogar.

      Eu acredito sempre, mas sei que neste momento isso é do domínio do irracional.

      Viva o Benfica

      Eliminar
  2. Comentava, com o meu irmão, precisamente o facto de onde andar a equipa típica de JJ que defende bem com poucos!
    Talvez na tv não se tenha essa noção, mas no estádio era evidente que mesmo quando atacávamos estávamos sempre perto de sofrer! O Sporting tem muito mérito. Mas ao fim de um ano e meio não haver maneira de travar uma equipa que já fez 50 jogos com este sistema diz muito da nossa equipa e do nosso treinador.

    ResponderEliminar
  3. O que mais me atormenta é verificar que já andamos nisto há meses e a estrutura, com o treinador à cabeça, não nos dão um sinal, pequeno que seja, que algo vai evoluir para melhor. Em todas as vertentes - física, psicológica e tática - a equipa não há meio de sair da mediocridade.

    ResponderEliminar
  4. Pensei que este ano as coisas estavam muito melhores, até que veio o jogo com o portomenense e disse para mim,isto vai ser igual á última época,perdi a esperança. Infelizmente o que consigo ver é mais um 3°lugar.
    Espero que contra o Dínamo, sejam dignos e dignifiquem o clube que lhes paga e os adeptos que estão sempre presentes.

    ResponderEliminar
  5. Não achei que fosse assim tão mau. Acho que o Sporting ganhou bem, mas teve, muito, a sorte do jogo.

    Mas tocas aí num ponto que acho essencial - a equipa não está armada em bloco, há jogadores que parecem não saber quando pressionar alto ou quando vir para a contenção. Nos jogos com o Bayern isto foi aflitivo, quando devíamos ter, no máximo, 30 metros, chegámos a ter 70, com uns maluquinhos a pressionar dentro da área do Bayern!!!
    Ontem o Sporting abriu buracos porque o Benfica também os obrigou a isso, mas houve alturas do jogo em que a equipa deles tinha 20 metros!!

    ResponderEliminar
  6. Guachos, o destreinador tem de sair imediatamente. Nunca fomos do grupo das viúvas do jasus, apenas o tolerámos, neste regresso. Mas chega. Um nojo.

    ResponderEliminar
  7. Post muito lucido Guachos!
    Por muito que me custe dizer, o SLBenfica perdeu justamente. Não por termos piores jogadores (na minha opinião temos o melhor plantel em Portugal), mas porque na estratégia de jogo e na entrega dos jogadores fomos inferiores. Eu não gosto de comentar estrategias de jogo, mas custa-me perceber porque jogamos numa estratégia de posse de bola, quando a nossa maior virtude atacante é a velocidade e os golos que sofremos são em contra ataques rapidos. Mas enfim, a nossa equipa tecnica lá saberá o porquê..
    Quanto ao campeonato, ainda não está perdido (longe disso) e nós adeptos estaremos nos estádios para puxar pela nossa equipa. Mas parece-me evidente que a raça dos jogadores terá que mudar e ser "à SLBenfica" e teremos que ganhar aos corruptos de contumil.
    4ª feira terá que ser ganhar ou ganhar. Espero que os jogadores, tecnicos e direcção tenham noção e se mentalizem que terão que mudar algo para alcançar isso.

    SLBenfica Sempre!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O contra ataque so funciona se tivermos as linhas baixas e esperarmos o adversário (dar posse ao adversário e segurança defensiva). O Rui Vitoria tentou isso durante uma fase, ganhavamos 1-0, 2-1 e era vaiado. O problema é quando o adversário tem a lição bem estudada e pressiona a nossa primeira fase de construção e pior, não temos defesa forte/rápida/posicional para conter e segurar os ataques. E jogar assim contra Vizelas...

      Não é fácil. A sensação que dá é que fomos contratando jogadores porque sim, sem uma ideia. Temos Darwin e Seferovic para o contra ataque mas falta um Felix que segure entre linhas.
      Temos Taraabt e Joao Mário que conduzem (embora o Taraabt seja horrivel a distribuir) e depois não temos um Matic a encher o campo.
      Os nossos laterais não ganham nenhum 1x1 como o Semedo, Coentrão, etc. E os extremos também não cruzam bem.
      Centrais lentos e jogamos com defesa alta contra avançados rapidos.

      Parece que foram buscar jogadores Top a cada estilo de jogo mas não conseguimos ter qualidade no que queremos/precisamos. Digo eu que não percebo nada disto e apenas vejo o Benfica.

      Eliminar
  8. Verdade Guachos, mas não foi o Benfica que perdeu porque nem sequer entrou em campo.

    Pequena desculpa, o facto de termos um jogo importantíssimo na 4a Feira e o facto de ainda estarmos vivos em todas as competições.
    FranciscoB

    ResponderEliminar
  9. Excelente post, infelizmente.
    Eu vou ser caustico, o jj nunca deveria ter voltado e foda-se. Alguem que tratou o Benfica, a estrutura, o Rui Vitória, aquela Supertaça, oh pa, este gajo não merece. A constantes indiretas sobre corrupção. E ontem, na conferencia de imprensa, a branquear tudo o que se passou com: "Se o Benfica não está habituado a perder, muito menos eu. Em 16 ou 17 jogos com o Sporting perdi 2 ou 3". Sem comentários, isto é sobre ele? O SLB acima de tudo!
    Isto é muito pior que as conferências do homem honrado e o do Lage a ver o mar.

    Almeida não tem condições. Foi muito importante a defesa direito mas ele não está bem e não pode ser central. MAs não é o unico problema, a atitude, tanto investimento, treinador tão caro e é isto?
    Eh pa, levar 9 do Bayern, ano passado ser eliminado pelo PAOK, perdemos TODAS as competições, ficamos em segundo num grupo miserável da Liga Europa, o que nos levou a apanhar logo uma equipa forte na UEFA e a ir de vela.
    O mes de novembro onde nos jogos contra o Vizela, Estoril e Trofense praticamente não criamos uma chance de golo. Portimonense não foi um jogo brilhante mas tivemos azar, Estoril, sporting, etc foi demasiado mau.

    Mas que tenha sido um abrir de olhos, que acabe a puta da soberba. Não jogamos BOLHA!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No futebol como em tudo há várias formas de matar uma galinha, JJ não é o melhor treinador do mundo e não será o pior, mas continua com o mesmo problema de sempre, o ego.

      Em relação ao comportamento, acho que ter viajado lhe deu uma visão diferente, apesar de ter escrito sempre que era contra o seu retorno, nem pelo que fez no rival, mas pelo que fazia cá dentro, o empurrão ao Shéu, o constante destruir do balneário.

      E isso antes de achar que não era a solução a nível técnico, fosse o melhor do mundo, no Benfica existem valores mais altos.

      A nível técnico é o que conhecemos e que tenho escrito ao longo dos meses, especialmente enquanto ganhamos, no início da época passada quando as vitórias enchiam os olhos. Não é o estilo de jogo que gosto, vamos ganhar muitos jogos, deu para ficar na história com uma vitória ao Barça por 3-0, mas o Kiev vai ser um osso mais duro que o Braça.

      E num campeonato onde passamos muitos jogos com mais de 70% de posse de bola, ter uma equipa moldada pare jogar exclusivamente em transições ofensivas é curto na minha opinião, isso explica ter o melhor avançado no banco, o Gonçalo só em apuros entra, Chiquinho e Luca despachados... e ter um trapalhão na frente como o Darwin (tem algumas características que gosto), o Chuck é peixe fora de água. Segundo algumas corrente a culpa é do Weigl e do Grimaldo, acho isso completamente pateta.

      Eliminar
    2. Eh pa, exatamente a minha opinião, so não conseguiria ecrever dessa forma sucinta.
      O jj é REI no contra ataque. No ataque posicional depende de Aimares, Cardozos, Rodrigo, Lima etc. O J Felix seria mel, como foi para o Lage.
      O Darwin junta o fisico do Ronaldo Nazario de inicio de carreira com a técnica e primeiro toque do Fernando Aguiar. Ele precisava de uns 6meses no Lab, ainda pode dar um monstro mas sem espaço é facilmente anulado. Tem muito potencial mas o jj não conseguiu melhora-lo.

      O empurrão ao Sheu, a situação com o Cardozo, a dancinha no White Hart Lane, são tantos os casos. Mas ele desrespeitou o Benfica quando saiu, e durante 2 anos cuspiu no prato que comeu. Na discussão com o Vieira, ele ofendeu e arrasou o SLB. Aí faz as pazes, volta ao SLB e diz que o passado não interessa.

      O jj voltou diferente, mais calmo sim, mas estagnado. Ele foi totalmente ultrapassado. Se no Brasil e nas arabias servia para ser o maior, aqui não serve. O Ruben ontem acabou com ele no campo, e pior, a conferencia de imprensa foi um valente tabefe com humildade, respeito. Ja o jj, eu, eu, eu, eu....

      Eliminar
    3. Sucinta porque apaguei 5 parágrafos que iam dos anos 90 aos nossos dias, que incluiam uma análise sociológica e política sobre a sociedade e o desporto em específico, desde o DDT entrar em concelhos de ministros, às tangas do Autuori para com a direção sobre os seus métodos de treino, haha, não ia curta... :)

      Apesar de não concordar com o regresso achei que entendi as razões, era uma voz forte com a MDCSDQT, aplacava as viúvas e o seu perfil tiraria os holofotes de cima do presidente.

      Apesar de ser um admirador confesso de RV, o problema não foi só na figura do treinador, o grande problema na minha opinião foi o corte transversal com a visão que LFV tinha de um plano a longo prazo baseado na formação, que foi o grande feito da sua presidência, e aí culpo os adeptos, especialmente o grupo que se alinhava com a oposição.

      Os portugueses no desporto fazem muito, com muito pouco, e os leigos devem pensar que a Jamaica se tornou uma superpotência mundial na velocidade por acaso, ou que a China discute o lugar para maior superpotência mundial por que anda ao sabor do vento, alguém so seu perfeito juizo pensa que a não ser que aconteça um alinhamento astral inédito, conjugado com uma manada de vacas, a matança de uma galinhada, e uma autêntica industria de laticínios como foi o penúltimo europeu de futebol, alguma vez conseguimos competir com equipas que tem orçamentos maiores que pequenos paises produtores de petróleo para a conquista de uma champions? Quanto já investiu o City em treinador e jogadores?

      Em relação a JJ, no jogo pedra, papel ou tesoura, JJ será sempre a pedra, RV dos últimos treinadores que passaram na luz era o mais completo e o que tinha mais competências para entender estas questões, infelizmente os adeptos achavam que quando se batiam recordes que vinham de Béla Guttmann que se jogava mal.

      Previ que após o ataque do altis ainda antes da queda de LFV que iríamos entrar numa espiral negativa de quezílias internas como os nossos vizinhos sapos, também defendi que LFV deveria ter saído mais cedo para assegurar que seria Rui Costa a ficar à frente do clube, pois o atrito provocado na figura do presidente estava a deixar mossa, as ideias mirabolantes e megalómanas da oposição não se coadunam com um clube do séc XXI, o maçon então percebe tanto disto como eu de lagares de azeite.

      Eliminar
    4. Paulo,
      também não vou fazer uma análise sociológica da dinastia Vieira, do seu sucessor Rui Costa, e da "oposição" (pensava que eramos todos do mesmo Clube. Alternativa foi o que sempre existiu no Clube, mas quando há um dono tudo o resto são usurpadores, pulhas e aproveitadores).

      Mas já agora, quantas Champions ganharam esses pequenos produtores de petróleo, o City e o PSG?
      É obvio que quem investe mais está mais perto da excelência, mas um orçamento de 500M pode ser igualizado por um de 100M, como já foi amplamente demonstrado.

      Já agora, a oposição é megalómana e o maçon não percebe nada disto - e o que recomenda Rui Costa para a presidência? capacidade de gestão? de liderança? foi um grande director desportivo no Benfica? ou é por ter sido um bom jogador?
      O RC ainda tem de mostrar o que vale, porque não são nomes que ganham alguma coisa, são pessoas com competência e capacidade de liderança. Tem uma vantagem em relação ao seu antecessor, pelo menos é benfiquista.

      Viva o Benfica

      Eliminar
    5. ChakraIndigo, poderias emprestar-me o teu medidor de Benfiquismo? O meu está avariado.

      Desculpa. Li mal. Tu não tens um medidor de Benfiquismo. Tens um detetor de Benfiquistas.
      Mas olha, se mo poderes emprestar também agradecia.
      É que muitas vezes cruzo-me com pessoas que me dizem ser Benfiquistas e não tenho meio de saber se estão a dizer a verdade.

      Tens é que me explicar como é que isso funciona. Se por exemplo eu o apontasse a ti, o que é que ele dizia?

      Eliminar
    6. Chackra, tens razão quando RC ainda não mostrou programa, mas o que fez foi pelo menos não querer destruir um projeto que independentemente ser Vieira ou não tinha mérito, e foi uma das minhas grandes críticas quando ele acedeu ao populismo, seja para aplacar a oposição ou desviar os holofotes. Estou farto de debater as razões porque jogadores conseguem evoluir no SCP e no glorioso após 2 jogos são defenestrados, exceto aparentemente o Cebolinha. O programa do RGS era patético para quem precebesse algo de desporto no séc XXI.

      Mas tu respondeste perfeitamente, se o City e PSG's com investimentos ao nível de um Bezos não conseguem achas que um clube português teria chances, realisticas, não a manada de vacas que foi o europeu.

      Eliminar
    7. Manuel Afonso,
      no meu caso dizia que sou adepto desde os 14 anos, primeiro dia da minha vida que soube o que era futebol e entrei na Luz com o meu pai para ver o Benfica-Torpedo de Moscovo, sócio há mais de 30 anos, desde que pude pagar as minhas próprias contas.

      A minha contribuição para o Benfica é a de qualquer sócio, pago quotas, voto nas AGs, pago o meu lugar e vou aos jogos, e em meia duzia de ocasiões usei dos meus direitos de associado enviando propostas ao PMAG do Benfica.

      Infelizmente nunca consegui jogar no Benfica que era o meu sonho, mas dei condições para o meu filho aproveitar o seu talento e tive o orgulho de o ver jogar com a nossa camisola.

      Mas também diria que só fui ou sou sócio do Clube Nacional de Natação, do clube da minha terra, do Benfica e da Casa do Benfica da minha terra.

      Também diria que nunca roubei o clube e nunca apertei o pescoço a outro sócio fosse onde fosse, nunca apoiei árbitros que prejudicam o Benfica, nem usei o nome do Benfica para fazer crescer os meus negócios (ou os proveitos dos meus negócios, porque de resto....)

      O meu detector de benfiquistas chama-se senso comum e espirito analítico. Acredito que tens as 2 características só que em certos casos talvez prefiras não as usar para não por em causa as tuas convicções.

      Mas já que me fazes uma pergunta também te faço outra.

      O Manuel Serrão o Miguel Sousa Tavares, o ex-presidente Vieira e o Domingos Soares Oliveira, o Jorge Jesus são/foram sócios do Benfica.
      Qual deles não é benfiquista?

      O meu detector de benfiquismo tem uma resposta - todos!
      Posso é estar enganado.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    8. Paulo
      acho que um clube português tem pelo menos que fazer melhor, muito melhor do que tem feito o Benfica desde que foi criada a Champions.

      Quantas vezes passamos a fase de grupos? Quantas vezes chegamos a uns 1/4 de final?
      Para o Benfica ganhar uma CL é preciso competência, e depois uma conjugação extraordinária de eventos e circunstancias que nos podem levar a uma final.

      É possível? Sim. É provável? Não.
      Mas se logo de partida pões isso como uma hipótese, a impossibilidade, garanto-te que nunca lá chegaremos.

      Quanto a jogadores, e ao contrário do que dizes, acho que aquilo que chamas de projecto Vieira, acho que te referes a formação, foi um projceto de sucesso enquanto se privilegiou a componente desportiva. Mas quando se começou a pensar que se estreavam jogadores que nunca jogaram como profissionais ou sem experiencia de futebol senior na Champions, e que qualquer formado no Benfica tinha condições para a equipa A, as coisas correram mal.
      ~
      Além do mais, o cimento que agrega os jogadores da formação terão de ser os seus colegas mais exoperientes, e esses sim têm de ter uma qualidade média superior, algo que foi descurado a partir de determinada altura.

      Alem disso um jogador do Benfica da formação tem de ser muito mais forte mentalmente do que os da concorrência. A componente social e o escrutínio da CS e dos adeptos é infinitamente mais exigente do que na concorrência, o que levou a que certos jogadores falhassem mesmo com a qualidade que tinham.

      Viva o Benfica

      Eliminar
    9. Calculei. Agradeço na mesma mas podes ficar com ele.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.