domingo, 5 de dezembro de 2021

Pinheirinhos de Natal!

Já todos refletimos, já todos batemos em todos e já todos rasgamos os nossos de cima abaixo. O que eu ainda não consegui descascar são os três centrais dos sapos, ciência extraordinária do Rubén Amorim, enquanto que os três nabos do Benfica de marcha atrás são uma pouca de merda de Jorge Jesus. E se a esmagadora maioria dos que já refletimos, batemos em todos e rasgamos os nossos de cima abaixo já chegaram à conclusão que o Rubén é o génio que devia treinar o Benfica assim que largou as fraldas, ainda fico mais confuso quando vejo o Paulinho como único ponta de lança dos sapos enquanto que a Jesus são exigidos 450 pinheiros plantados na área! 

9 comentários:

  1. Tudo isso que escreves é mais um bom motivo de reflexão.

    Jogar com 3 centrais exige jogadores adequados e o Benfica não os tem.

    Por exemplo, deixar nas costas dos centrais 30 metros, com um GR bom entre os postes mas péssimo a jogar com os pés e sem tempo de saída da baliza, com laterais que sobem muito e recuperam pouco e com graves deficiências defensivas, e com centrais que não são muito rápidos e ainda por cima vivem sempre preocupados em preencher o lugar que devia ser ocupado pelo médio defensivo, que nunca lá está, nunca vai funcionar no Benfica.

    Aliás, a rábula dos laterais é de amador, estamos há 5 longos anos sem laterais de qualidade europeia, enquanto fomos comprando toneladas de extremos que até são adaptados pelo mestre da tactica na tentativa de remendar o lugar de lateral.

    Na direita, nesta época já jogaram o Diogo, o André o Gilberto o Lazaro o radonjic e agora o brilhante Cebolinha, que no ataque é uma nulidade e na defesa tentou fazer o que pode porque nunca lhe deve ter passado pela cabeça ocupar aquele lugar.

    Quanto aos atacantes, temos vários e com qualidade suficiente, mas é preciso não só colocá-los num lugar que os favoreça, como fazer com que evoluam - o Darling custou 24M, e veio para o Benfica aprender rudimentos, então que o façam progredir. Um potencial daqueles que continua com os mesmos defeitos.

    O Gonçalo joga na selecçaõ e quando na B marcava de todas as maneiras e feitios, a paga foi ser promovido uma época para equipa principal e jogar "2 minutos", atrasando a sua evolução um ano.
    Nesta não lhe foi dada uma oportunidade séria.

    O Yaremchuck foi contratado para uma posição que nem me parece ser a dele, um "pinheiro", mas nem aí tem jogado - são correrias a descair para as alas, desmarcações constantes, mas bola de jogo na area, zero.

    Portanto, jogar com 3 centrais exige outro tipo de jogadores, e só um treinador que parou no tempo e com ego desmedido, a querer provar que ele é que sabe é que faz este tipo de gestão.

    Custou caro na época passada, eliminados pelo Paok ( aconteceu), 3º lugar na Liga (a culpa é do Covid), eliminados na Taça da Liga a jogar contra 10 (acontece), e final da taça pro galheiro ( sempre aquele clube a chatear).

    È esperar, a época está quase a acabar e depois logo se vê.

    Quanto ao Amorim, ainda é um iniciante, mas há todo um mundo a separá-lo de JJ, e como parece ser hábito nos nossos adeptos estarmos sempre a desvalorizar os nossos competidores, vejam o que já fez o Amorim enquanto treinador de topo - campeão no Sporting 19 anos depois, já qualificado para os oitavos da Champions, na sua 1ª tentativa, e com os resultados que tem tido desde o Braga com os outros grandes.

    O Amorim tem 3 derrotas enquanto treinador da Liga, em 67 jogos.
    Enquanto vamos adormecendo, porque a camisola do Benfica ganha jogos, além de estarmos 10 anos à frente da concorrência, há outros profissionais com competência, que fazem o seu melhor, desde o ultimo ao 1º classificados da Liga.

    O Benfica tem no seu ADN a ambição, a humildade e o brio, que aliados à raça que foram a nossa imagem de marca, e uma imensa massa adepta, por isso não existem razões para não fazer melhor, muito melhor.

    A musiquinha do "4 em 7" serviu e serve para adormecer.

    Viva o Benfica

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. A questão não é táctica, é de atitude!

    ResponderEliminar
  3. Percebo e concordo...Só uma ressalva, Paulinho foi de facto o único ponta de lança dos sapoides, mas o Pote e o Sarabia são avançados, não são extremos ... e não jogam amarrados em táticas ou sistemas que os amordaça, jogam soltos e livres de trocarem de posições. Ambos jogam como apoio ao ponta de lança, conforme a situação de jogo e colocação de bola.
    A título de exemplo, contra Bayern e Barcelona, jogámos com dois pontas de lança.

    A questão não está nos números de pontas de lança que deveriam jogar, até acho que o Benfica em 4x2x3x1 jogaria melhor, mas sim na agressividade, com e sem bola, intensidade e dinâmicas levadas a jogo. Dominar não é controlar. Depois há a questão da colocação em jogo dos melhores jogadores. Os melhores, os que estão em melhor forma e que dão garantias de segurança, devem sempre jogar, e não aqueles que tapam buracos, e que teoricamente são os ideais para determinado lugar.

    Perdemos, jogámos mal, sentimo-nos pior por ter sido contra quem foi . No meu ponto de vista roubaram-nos um penalty sobre o Rafa, anularam-nos um golo com uma linha de fora de jogo muito duvidosa em 6cm, criámos algumas ocasiões que falhámos, também acetámos nos ferros... expusemo-nos em demasia. Fomos na cantiga do "pasteleiro a dias" e tivemos medo de fazer faltas para não ser amarelados, assim como não fomos capazes de encostar nos sapos caloteiros amarelados.
    Enfim, já passou. Vamos ao próximo. O pior é que não me parece correto dizer que aprendemos com os erros...pois está á vista que tal não acontece.

    ResponderEliminar
  4. O que penso do JJ não é segredo para ninguém. É o melhor treinador do mundo enquanto estiver no Benfica.
    Se eu gostava de o ver num avião a caminho do Brasil? É cá comigo.

    Relativamente aos sapos, têm um conjunto de jogadores razoáveis que fazem um grande equipa. E uma grande equipa mais não é do que um grupo de jogadores, que em conjunto conseguem exceder em muito o que seria normal dado a sua qualidade individual.

    São uma grande equipa porque percebem o que têm que fazer, porque acreditam no que estão a fazer e porque se esfarrapam todos para obter o que querem.
    E os sapos têm todos os motivos para estarem orgulhosos dos seus jogadores e do seu enorme treinador.

    Posto isto, não se pode analisar o trabalho dos treinadores apenas em função do resultado dos jogos e da posição na tabela classificativa.
    Há que ter em conta as condição de trabalho oferecidas pelo clube, a estabilidade existente no clube, a pressão exercida pela massa adepta e, obviamente, a qualidade dos jogadores ao seu dispor.

    Analisando tudo isto, e excluindo o JJ que pelo motivo que já expliquei é o melhor de todos, há 3 treinadores no nosso campeonato que estão muito acima da média.
    O Ruben Amorim, o Sérgio Conceição e o Pepa.

    Com isto estou a expressar a minha opinião, desde já, que caso apeteça ao JJ ir passear para o Brasil, ou apeteça a alguém que mande mandá-lo passear para o Brasil passar o natal, O Benfica deveria contratar um destes.

    ResponderEliminar
  5. Guachos, a Jesus não é exigido nada que não seja exequível. Basta ser coerente.
    Amorim sempre jogou com três centrais. É fiel á sua ideia. Gostando-se ou não. Montou a equipa para isso. Escolheu bem os jogadores.
    Este sistema de 3 centrais só muito esporadicamente foi o de JJ.

    A propalada aposta na formação, que os sapos gostam de afirmar, é uma falácia . A não ser o "não sejas Inácio" não há jogadores da formação na equipa titular. Os que eram da formação foram substituídos por contratações, tendo inclusive vendido o Gr.
    Nuno Santos e Pote jogam mais que Tiago Tomás . Matheus Nunes entrou no clube dos caloteiros para os Sub 23. O Palhinha entrou para os Sub 19 e sabemos por onde andou e quando chegou ( já formado). O Jovane joga pouco, quando joga, Bragança idem idem aspas aspas...é muito fácil ficar bem na fotografia e convocar 3 ou 4 miúdos e colocá-los no banco a ver o jogo. Melhor ainda é colocar um com 16 anos a jogar, para bater records...Isto não é apostar na formação. É fazer com os sapoides pensem que têm uma equipa jovem, vinda da formação. Carneiros e osgas como são, acreditam, e mantêm a tesão de mijo a vangloriar-se de uma coisa que não sabem o que é.

    A aposta na formação requer continuidade, como está a ser feito com o "não sejas Inácio", como o Benfica deveria fazer com Gonçalo Ramos e Paulo Bernardo e outros da Equipa "B". Como fez com João Félix, Ruben Dias, Lindelof, Ferro (infelizmente estagnou), e deveria ter feito com Bernardo e Cancelo...pelo menos.

    Uma opinião muito pessoal, e vale o que vale o que para o caso é zero, acho que uma das maiores dificuldades do nosso treinador, é fazer passar a mensagem. Fazer com que todos entendam o que é pretendido por ele. Waldschimdt já foi de vela e o próximo será Yaremchuk. Sabemos o que passou Odysseas, Lázaro parece que está num mundo á parte, Verthonghen por vezes ao olhar para o banco parece estar a receber indicações de um ET, chegámos ao cumulo de haver brasileiros a pedir tradutor !!! Meité tem de ser mais do que demonstra, Weigl demorou imenso a assentar e mesmo assim joga poucochinho, parado, para trás e para os lados, fazer marcação cerrada aos adversários e tapar espaços vazios com os olhos eu também consigo apesar da forma física não ser a ideal para essas cavalarias...mas lá vai jogando, e á falta de melhor...

    Tudo começou na má formação do plantel. Nas dispensas e no contratar jogadores para determinadas posições e verificar-se á posteriori que afinal teria de ser uma, mais uma, adaptação. Continuar a jogar com jogadores adaptados a lateral direito. Ter só um, ou meio, defesa esquerdo, não ter extremos, ou não querer ter pois na formação há vários, ... Enfim, não ter plantel para jogar neste sistema que nunca foi o dele, é culpa de quem ? Esteve a treinar no Brasil, levou banho de bola do Everton Cebolinha pelo Grémio, não conseguiu vislumbrar qual a melhor posição para o atleta ? Ele que disse que este era muito superior ao Pedrinho...Everton não é, nunca foi, nem nunca será extremo de ir á linha e cruzar ou de diagonais interiores em velocidade. É jogador para jogar livre, de bola no pé, sem muitas tarefas defensivas onde se desgasta. Será um bom segundo avançado, um jogador á imagem dos antigos números 10...este sistema e JJ não contempla este tipo de jogadores. Seria jogador para um 4x2x3x1, ou para um 4x4x2 com ele a jogar a segundo avançado, entre linhas, á imagem do que fazia Félix com Lage...agora colocar Everton a fazer TODO o corredor direito é um "crime lesa-futebol", foi para acabar com a equipa e com o jogador.

    Não me parece que Rui Costa vá de imediato tomar a decisão de dispensar JJ.
    Quando, e se, o fizer que tenha em consideração as qualidades do novo Treinador, no que concerne a aposta na formação. Não temos lá todas as soluções, mas estão lá muitas. Bem aproveitados, poderíamos estar anos só a retocar o plantel principal com uma ou duas contratações de real valia, que fizessem mesmo a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo de acordo a 1000%. Apenas acrescento:
      1-A condição física é deficiente no que se refere á velocidade e á Força/Potência inferior.
      2-O JJ muda constantemente de equipa e de posicionamentos, sem critério.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.