segunda-feira, 18 de julho de 2022

Enzo (craque) Fernández!

Depois de sexta-feira, onde se começaram a notar as primeiras angustias da época, a noite de ontem, no Algarve, voltou a dar indícios que as cornaduras têm tudo para se tornarem épicas. O Benfica regressou à liça, passou a ferro o adversário, mas quem mais voltou a brilhar foi o picareta especialista da especialidade escolhido pela TBI para comentar o Benfica 5-1 Fulham que encerrou o torneio algarvio. Mal refeito do amasso do jogo anterior, Luis Bolçar até começou manso, esperançado que o seu mais que tudo Palhinha e o antigo treinador do seu clube pudessem mitigar a sua dor. Se é verdade que o Nice, classificado à frente do Lyon - carrasco do clube da fruta na liga Europa - o deixara assustadoramente magoado, o Fulham, orientado pelo antigo treinador dos sapos, equipa competitiva que joga há muito tempo junta, brilhante vencedora do Championship, dificilmente não daria um bigode à pressão alta do Benfica. Três batatas na cornadura depois, o prestimoso Luís já bolçava que, afinal não, que os pobres ingleses ainda eram piores que os franceses e que a Premier League seria um tormento para Marco Silva & Companhia. No fim, politraumatizado com as cinco paulitadas do Benfica, Luís bolçar concluía, e bem, que nem trinta Palhinhas conseguirão livrar o desmilinguido Fulham do regresso imediato ao Championship. 

E é nestas alturas que eu percebo como é difícil a vida dos especializados especialistas da especialidade. Eu aqui às voltas com as dificuldades em gerir 38 (que afinal foram 39) jogadores e o Luís a bolçar com aquelas certezas todas! Já me mentalizei para que, frente a equipas boas do tipo das que até agora defrontaram sapos e clube da fruta, qualquer bola perdida pelo Benfica perto da baliza contrária vai ser um Deus nos acuda para as redes de Odysseas Vlachodimos. Uma coisa é defrontar os macios Reading, Nice e o Fulham, outra é levar pela frente com um Portomonense à porta fechada ou com um poderoso Saint-Gilloise numa tarde solarenga do Algarve!

Do jogo, que vale o que vale e todos esses chavões cagativos de pré-temporada, saltaram-me à vista duas ou três coisinhas que importam realçar. Desde logo, os jogadores não convocados e os suplentes não utilizados em constantes confrontos, de faca na liga, à batatada, entre as bancadas e o relvado! Uma coisa nunca vista mas que o Benfica bem podia evitar se escutasse o seboso José Manuel Freitas e os especialistas da especialidade. Depois, a excelente forma que o Nuno "Ferrari Vermelho" Almeida alardeou, demonstrando a quem lhe concedeu a oportunidade que está bem vivo e para as curvas. O penalti sobre Rafa do tamanho da cornadura do Luis Bolçar (que ignorou) e o canto fantasma que, com a mesma cara de pau apontou, originário do golo de consolação dos ingleses, comprovam-no. 

A distribuição de fruta (a varejo) que permitiu Andreas Pereira e, a retalho - a João Palhinha - são peanuts que Roger Schmitd certamente agradecerá, tendo em vista a compreensão da liga da farsa que se aproxima a passos largos. Por fim, o melhor, que são os jogadores. Antonio Silva voltou a encher o campo, mas destaco acima de todos Enzo craque Fernández. Não faz magia com a bola, como David Neres a espaços, mas não me recordo de um futebolista que me tenha deixado (talvez com a excepção de Ramires) tão boa impressão após tão poucos minutos em acção! Com apenas 21 anos o jovem argentino é um (grande) futebolista na verdadeira acepção da palavra. Longe da classe de um Palhinha ou de um Morita vejo-o como uma das melhores contratações do Benfica nos últimos largos anos.

José Neves, segundo a ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal) o único ciclista limpo da W52 foculporto, chegou ao fim integrado no pelotão do GP Douro segurando a camisola amarela que lhe pertencia. Adriano Quintanilha fez um gesto obsceno (um manguito) a manifestar a sua indignação relativamente ao sucedido. As "centenas de seringas e bolsas de sangue encontradas na W52-FC Porto" conferem ao patrão da equipa do foculporto um hotel de ponderosas razões acrescidas. As mesmas que o levaram a dedicar vitória na prova a Pinto da fruta - «Deve ter sofrido muito» - e que qualquer desportista que se prese não deixará de apoiar. Esta do José Neves, como as do Quintanilha, do Edgar Pinto e do Raúl Alárcon, são mesmo a cara do clube da fruta e do seu impoluto presidente.

7 comentários:

  1. Tão acertada a expressão "o seboso José Manuel Freitas". Realmente é a ideia que nos transmite ao olhar para ele, quando questionado pela moderadora, com aqueles olhinhos a girarem na cachimónia repleta de velhacaria, nunca se mostrando disponível para dizer algo que faça justiça ao Benfica, ficando-se pelas desconfianças e insinuações, com uma azia que até dói.
    Da W52, o Aníbal podia levar mais pipocas, nem que fosse para oferecer aos companheiros de painel. Aliás, terá outros bons filmes para assistir e comentar, como, por exemplo, a revolta da macacada contra a família Ceição.

    ResponderEliminar
  2. Enzo - super craque, joga limpo, atlético, pressionante, inteligente e com um raio de acção que se estende de área a área. Lugar cativo!
    Bah - finalmente! foram precisos anos para encontrar um LD competente. Se pudesse juntar as suas qualidades ás do Gilberto teríamos aqui ouro puro. O Gilberto é competente, mas com bola é um desastre, o que é pena porque é um jogador com raça de Benfica.
    Neres- vamos ver se aguenta fisicamente este tipo de jogo, mas ele e Rafa vão espalhar magia.
    António Silva - gosto muito, bastante mais do que gostava do Ruben com a mesma idade. Pode vir a ser um central de alto gabarito.
    Henrique Araújo - posso enganar-me, mas dêm-lhe tempo e minutos de jogo e é mais um talento puro - uma seta para a baliza (parecia que jogava com o Yaremchuck desde menino)

    Temos algumas lacunas, e vai haver jogos em que este sistema pode dar problemas, há jogadores que não têm rotação para isto.
    Há vários jogadores que devem sair, alguns com grandes serviços prestados, mas a vida não para, e o Benfica está acima de todos.

    Tenho expectativas , mas espero para ver como v ai ficar o plantel definitivamente.
    Pelo menos tenho uma alegria - o Weigl vai perder o seu lugar cativo onde joga de pantufas, mas aguardo que seja despachado de vez. Um dos piores negócios de sempre do Benfica.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  3. grimaldo e weigl ficam seus verdadeiros-verdadeiros especializados em especialistas da especialidade benfiquistas ... já bastam os outros ... c'um c*ralho ...
    saudações vermelhas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até podem ficar, mas quem ganha não é o Benfica de certeza.
      /
      Eu tenho as minhas origens desportivas no basquetebol, e talvez por isso dou muito valor aos "números", as estatísticas.

      Weigl e Grimaldo juntos, ganharam 0 (ZERO) dos títulos e troféus que o Benfica disputou desde que chegou Weigl.
      Chegou com o Benfica em 1º, campeão em titulo, no final da primeira melhor volta de sempre da Liga, e da segunda melhor volta de sempre da Liga (ambas com lage), e ganhou misteriosamente o lugar, desatando o Benfica a perder pontos.
      Com Weigl o Benfica tem menos de 6 vitórias por cada 10 jogos, e é o medio do Benfica com pior prestação estatística desde 2009/2010!!!!! (e não vi mais para trás)

      Sem estofo físico nem capacidade atlética (aconselho-te a passares ao lado dele numa das suas idas ao pavilhão), sem capacidade de choque, limita-se a passar bolas a 5 metros, e quando arrisca faz muito mais porcaria do que acusavam o Gabriel, um médio muito mais capaz que Weigl.

      O Grimaldo podia ser um bom ala, porque defesa é o que ele não é. E todos os treinadores adversários o sabem, basta ver o que acontece nos jogos e a forma como perdemos pontos com golos que nascem do seu lado (vai ver de novo o golo do Zivkovic com o Paok, que custou uma eliminatória e milhões do prémio da Champions.

      Gostos são gostos, não discuto, mas os números são factos exactos e irrebativeis.
      O Benfica com Weigl e Grimaldo em campo está mais perto da derrota.

      O Benfica tem uma matriz de jogadores que são o oposto de Weigl - fortes, raçudos, mentalmente exigentes e com espirito competitivo.

      Jogador mais bem pago do plantel, 20M de transferencia, até na Alemanha o questionam, e no Benfica sem qualquer trofeu ou titulo (o Guadiana não conta) é endeusado!!!
      Na minha opinião, não tem lugar em metade das equipas da nossa Liga.

      É continuarem, de certeza que o resultado vai ser bom (pelo menos para os outros).

      Viva o Benfica
      (Até o Gil Vicente vem de duas vitórias seguidas na Luz!!!!!!)

      Eliminar
  4. obg pela info ...
    se há coisas q detesto 'estatisca' está em 1º. lugar (serve para afirmar tudo e o seu contrário rs) ...
    * Sei Tudo sobre quase Nada! Sei Nada sobre quase Tudo! *
    saudações vermelhas
    et_pluribus_unum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acerca de estatísticas podes ver um filme que até está bem feito, que mostra como houve uma importante modificação na forma como se via o desempenho individual de jogadores num desporto que é colectivo - chama-se "Moneyball", com o brado das pitas, ahhahaha

      A verdade é que se usam estatísticas para avaliar performance em quase todos os desportos colectivos, embora na minha opinião a forma como se usam determinados dados, especialmente no futebol, não são muito esclarecedores.
      Por exemplo, falando no dito cujo, vais ver que a estatística dos passes dele são espectaculares, mas quando avalias se são passes lateralizados ou para trás, ou de curta distância, já percebes que qualquer um que dê 2 xutos na bola os faz.

      Depois vais ver a estatística dos passe verticais e lançamentos longos, e logo atingem números parecidos com o Gabriel, que como arriscava muito, também falhava bastante.

      Só que o Gabriel é um homem em campo, e foi mais um, como Cardozo, Talisca, Eliseu, e outros, maltratados por serem ou "cepos" ou então eram feios sei lá eu, ou então eram brutos e chegavam a Alvalade ou no Ladrão e não se encolhiam.

      Cada um tem as suas preferências de jogadores, até porque eles não pediram para jogar no Benfica, jogam porque alguém os coloca em campo, mas jogadores como o dito cujo e o outro anão, não ajudam em nada o Benfica.

      Eu passo ao lado do Weigl ou do Grimaldo e fico a pensar como é que alguém se lembrou de os contratar. O peso e altura não são tudo, mas no futebol moderno são a base, e só alguém como Aimar, Saviola, Simão ou Rafa, talentos puros, é que têm cabimento no futebol de alta competição.

      Mas é como dizes (ou eu, ahahahah), eu não sei nada de nada, mesmo! E pior, não mando nada, e ainda pago quotas.

      Viva o Benfica

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.