quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Demasiados jogadores no estágio dá nisto!

O Benfica 4-1 Midtjylland trouxe ao de cima tudo o que de mal foi feito na Pré-Época do Benfica. A enorme quantidade de jogadores (passaram a 39 num ápice) que deixou o paquiderme da CNN Portugal a afogar-se no ranço só podia dar merda. Jogadores que quase não se falam entre si (muitos ainda não tiveram tempo para apertar o bacalhau) e os substituídos, raivosos com o treinador, a zarparem do estádio (sem respeito pelos colegas nem pelo clube) antes do jogo acabar. Fica o aviso ao selecionador: quando o Rónalde quiser abalar eles estão aí para o ajudar. O descalabro, que já se vira no King Power Stadium, com a debacle do Liverpool (3-1) frente ao M. City, esteve a um pequeno passo - em Inglaterra e na luz - de acontecer. Levar demasiados jogadores para estágio dá nisto. O Liverpool aviou três batatas no City. O Benfica espetou quatro pirocadas à José Manuel Freitas como quem limpa o cu a especialistas da especialidade! 

Outra calamidade foi a questão das contratações. É penoso ver Enzo Fernández a brilhar na Argentina e o Benfica aflito sem poder utilizar o craque que só chega (se a novela entretanto acabar) lá Dezembro de 2024. Foi um Deus nos acuda! Sem guarda-redes e sem laterais (deu para perceber que o Benfica fez muito bem em despachar Grimaldo quanto antes), até o clone do Rafa, que já deve ir a caminho Austrália - com uma ou duas chiquelinas à especialista da especialidade - pareceu ter crescido meio palmo! David Neres, a braços com a recuperação da lesão e o tempo perdido na Ucrânia, (e tanto que os especialistas avisaram para o perigo!) também não se pode esperar coisa boa. E aquele olho a olhar para a esquerda quando se sabe que vai cruzar com a direita não augura nada de bom para o Benfica. 

E pronto. Para os muitos que já choravam baba e ranho com as ultimas exibições do Cebolinha e do Pedrinho, no Brasil, valeu o galego Gonçalo Ramos que Roger Schmidt desencantou algures perdido no emaranhado de equívocos do antigo meio campo do Benfica! Mesmo sem os penaltis do Taremi e apesar de não jogar contra o Tondela - que faria um vistaço (é preciso reconhecer) na Champions - o ponta de lança do Benfica era gajo para, antes de ser emprestado ao Clube Fluvial do Burkina Faso, meter o João Manhoso e o Rui Dias a babarem-se com os mergulhos do moço nas piscinas do deserto.

Benfiquistas: cuidado com os festejos pela desmilinguida vitória e nada de embandeirar em arco, sob pena de entramos em depressão, por tudo o que de mau esta exibição deixou antever. Há que seguir à risca os conselhos dos comentaristas que tiverem todo o cuidado de nos alertar nas justas apreciações à partida. O Midtjylland (mija na escada na opinião dos especialistas da especialidade) não é nem pouco mais ou menos o Tondela, que trouxe à tona toda a classe extra do Taremi, ou o sequer o Recreativo da Cedofeita, capaz de cilindrar as feras Rua Escura e as catedráticas da Ferreira Cardoso, no Bonfim! Aquelas caras de enterro não enganam ninguém. As quatro batatas (que até podiam ser a dobrar sem favor) foram demasiado indigestas para não os deixarem com um notório esgar de dor. 

O Casa Pia-Benfica vai ser jogado no centro do país! Alguém deu autorização ao concerto dos Iron Maiden no Estádio Nacional, cagando de bem alto para a próxima visita do Benfica. A relva, que quase não existia desde que o boi foi deixado, por ali, a pastar, obviamente teria de ser substituída. Com o sol que se tem feito sentir em Lisboa os inteligentes da bola não tiveram duvidas que quinze dias chegavam e sobravam para o novo relvado pegar e assentar! Afinal não. E como não existem nos arredores da capital (Tapadinha, Restelo, alvalixo, Alverca, Vila Franca, Estoril, Cuf, Setúbal, Lourinhã, Torres Novas...) estádios em condições de receber um jogo do campeonato, a liga do rolha - há que acabar com esse centralismo de Lisboa - já deu o seu aval para Leiria. 

E foi assim que, finalmente, entendi a razão da liga da farsa atribuir um prémio à equipa que menos tempo 'queimar'! O jogo passou para 145 quilômetros de distância por causa da canícula que se faz sentir em Lisboa! Proença afiançou que - «Temos de criar um buzz (seja lá o que esta merda quer dizer) positivo» - resolvendo de uma penada todos os problemas do futebol tuga. Fez-me lembrar o Vitória Setúbal que, com o Bonfim interditado, escolheu ajantas para jogar contra o Benfica, corria o ano de 31 de Agosto de 1997. O treinador do Vitória (que tanto faladrou com o Benfica-Estoril no Algarve) era o Manuel (sapo) Fernandes, o Benfica perdeu 1-0 e o Paulo Costa (o irmão do Rui que ficou pelo menos mais um ano no activo) do Porto fez a costumada arbitragem à foculporto.

E como as memórias são como as...rolhas, recordo o árbitro Proença, anos mais tarde, em 2013, à procura de uma poça de água onde deixar cair a bola, deserto para provar (incrível a filha da putice deste individuo!) como ela não rolava. O jogo era entre o Setúbal e o foculporto e o adiamento foi sancionado quando a comitiva da fruta já se banqueteava no autocarro com a comidinha que, prévia e avisadamente, tinham trazido na bagagem! Não queriam queriam jogar porque não lhes dava jeito e como o injinheiro Macaco ainda não se especializara em meteorologia, avançou o rolha com o seu olho clinico à procura do charco.

Entretanto, já foram constituídos mais arguidos, Francisco Campos e Daniel Freitas, na operação ‘Prova Limpa’. Agora adivinhem quem representavam os dois moços antes de assinarem pela Efapel e pela Rádio Popular-Paredes-Boavista. Exactamente: a W52-foculporto! As doses seriam tão grandes que ainda hoje não desapareceram por completo! Se jogassem no lingua azul futebol clube, corriam até aos 40 anos cheios de atitude à foculporto! Como diz o ditado: coiTADo de quem não tem bons padrinhos!

19 comentários:

  1. O sucessor de José Águas está encontrado

    ResponderEliminar
  2. Sempre na muge! Nunca deixando nada por dizer.
    A ironia do velho piedoso, mesmo com lágrimas de crocodilo a ornamentála, ao pé da ironia dos Guachos é uma menina de coro.

    ResponderEliminar
  3. Majestoso como sempre! Viva o Benfica e que nos calemos para nos sermos comidos de cebolada

    ResponderEliminar
  4. O resultado engana, devia ter sido uns 6-1, correspondia melhor.

    O Benfica sem Weigl é outra coisa, mas o Florentino e o Enzo não vão conseguir fazer uma época inteira sem quebras. Precisamos de 2 médios defensivos, um LE (o Grimaldo não é jogador para jogos exigentes), mais um ala que espero não seja o Horta se tivermos de pagar mais de 10M, e um ponta de lança do tipo Cardozo (Mitroglou)
    Como parece que as finanças não estão equilibradas, nem peço mais um central e um GR titular.

    Deixava sair os GR todos ficando o Odysseas se não viesse um melhor para o tipo de jogo do Schmidt, o Grimaldo, o Weigl, Vertonghen, Gil Dias, Taarabt, Diogo Gonçalves, Rodrigo Pinho, André Almeida (com uma sida digna de um Tetra-Campeão) e mais um ou outro.

    A má gestão desportiva impede na verdade que se faça uma remodelação profunda no plantel, que bem precisa.

    Acho curto em qualidade para uma época desgastante, mas com mais 3 jogadores de qualidade já conseguiríamos compensar o camião de jogadores com contrato sem capacidade para um Clube de elite como o Benfica.

    Este treinador mostra ao que vem - podendo fazer 5 substituições ficou-se pelas 3! Alguém na tribuna que perceba a mensagem, especialmente o sportinguista que lá está a gerir o "papel".

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, que o ChaKra esforça-se para competir com o "coluna"! Não há saco, tudo está mal... Quando vierem as taças, há-de achar que o polimento é bera e Benfica está escrito com ph. Haja pachorra.

      Eliminar
    2. O grande anónimo disse tudo. Eu até estava com receio do tratador da relva também ser chamado à pedra. Havia um tufinho na relva com mais meio centímetro de altura do que o ideal.

      Miguel

      Eliminar
    3. Chackra, não acho que seja uma questão de dificuldades financeiras. Acho que é uma ato de prudência.
      Tivemos uma otima Champions, vendemos quase 100M (Darwin, Cebolinha, Jota).
      Em termos de compras gastamos bem menos que 40M (Bah, Enzo, Joao Victor se não estou a esquecer de alguem).
      Mas temos Weigl, Meite, Chiquinho, Gabriel, Taarabt para o meio campo. Acho muito mais inteligente ser prudente e aguardar saidas, mesmo que por emprestimo com opção obrigatória de compra, e só depois investir. Por baixo são mais de 35M em investimentos e mais de 10M/ano que estão no banco ou bancada, e ainda iriamos empurra-los mais para baixo na hierarquia.

      Eliminar
    4. Litmanen,
      talvez seja um acto de prudência, mas tem por génese uma gestão errática.
      Repara o exemplo do Taarabt - um jogador interessante, mas sem capacidade para se impor, e nem vou falar dos problemas que teve com a direcção por causa da sua falta de profissionalismo, e das suas declarações.
      Assinou, jogou muito pouco, a certa altura foi dado o beneficio da duvida, mas não foi o jogador que se esperava. Chega a altura do final de contrato, e resolvem renovar em Agosto salvo erro de há 2 épocas, e 3 meses mais tarde acrescentam mais 2 anos ao contrato!!! (provavelmente para diluir no tempo o seu faraónico salário)

      Há jogadores que quando chega o final de contrato, por motivos diversos, devem simplesmente seguir a sua vida, porque o Benfica precisa do melhor que puder em cada momento.

      Há vários jogadores que não deviam ter renovado, e que depois custaram muito dinheiro ao Benfica, sem rendimento. E muitos deles com muitos e bons resultados para o nosso Clube - Jonas, Luisão, André Almeida, Pizzi, Jardel, por exemplo, deram muito ao Benfica, mas prolongaram o seu tempo no Clube sem que se justificasse.

      O Benfica paga bem, paga a horas, e dá tudo aos jogadores. Não lhes deve mais do que isso, e uma gratidão que deve ser reciproca.
      O custo de manter jogadores para além do tempo em que são uteis, tem custos elevadíssimos na competitividade do plantel, nas finanças do clube e na imagem final que esses jogadores deixam nos adeptos.

      E os resultados estão à vista.

      Viva o Benfica

      Eliminar
    5. Anónimo,
      Eu não compito com ninguem, gostava é que se olhasse para a realidade e se evitasse viver numa fantasia. Assim, não estariamos há 3 épocas, com 12 titulos ou troféus nacionais em disputa, com 0 (ZERO) de resultados. Até o Braga fez melhor, ganhando inclusive uma final da Taça directamente em disputa connosco.

      Tu estás satisfeito, e esperas por Taças que venham. Era o que faltava um benfiquista não esperar resultados, já agora ficávamos entretidos a venerar os Vieiras, os sportinguistas que estão no Benfica e o Rui Costa, que têm feito um trabalho brilhante.

      Ah e tal, mas o Tetra e os cinco em seis - pois, mas já agora, que tal lembrar que desde 1990, já se passaram 32 anos, ganhamos 9 campeonatos e 5 Taças de Portugal!!!, 14 em 64 possiveis!

      Quem não aprende com o passado não pode esperar muito do futuro, e por causa desse tipo de mentalidade é que talvez um dia o Benfica se venha a escrever mesmo com ph - basta haver um rei dos frangos e um vendedor de pneus a enganar quem quer ser enganado.

      Nem tudo está mal no Benfica, mas tenho a certeza que se tivessem estado como presidentes pessoas diferentes, que não tivessem amizade com inimigos do Clube, como Pinto da Costa (Fernando Martins e Vieira), que não se preocupassem mais com o jet-set e os "cubanos", a fazer capelinhas para as amigas da mulher irem rezar, como Damásio, ou a aproveitarem-se do Clube para prosperar, como Vieira e a sua pandilha, o Benfica estaria muito melhor.

      Primeiro porque não seria conivente por omissão com a corrupção vindo do clube das putas, e depois porque aproveitariam muito melhor os imensos recursos que o Benfica tem, um dos quais são os seus adeptos.

      O Benfica, só para dar um exemplo, teve um homem chamado Joaquim Oliveira, durante anos a assistir as reuniões da SAD, como accionista de referencia, com o seu filho a dirigir os media do Clube ( eu cheguei a receber uma newsletter do FCPorto!!??), com a maior tranquilidade e complacência do seu amigo Vieira. Vieira que sabe escolher amigos, como se vê, especialmente se forem portistas e sportinguistas. Desde Veiga, Paulo Gonçalves ou Pinto da Costa, passando por DSO, o Vitor Gomes do scouting, o que dizia que o FCP era a sua religião, o Salvador, futuro presidente do clube corrupto, e tendo o ponto maximo a receber Vitor Catão em pleno Seixal, depois de andar em conluio com o inenarável Boaventura a conspirar para afastar o Rui Vitória para trazer o amigo Jesus.

      Acho bem que me critiques, para mim é uma medalha. Mas primeiro abre os olhos e vê a realidade do que andaram a fazer ao meu e teu Clube. Procura ter uma visão adulta e não acreditares nos sonhos que te tentam vender.

      Isso é o pior que se pode fazer ao Benfica, abdicar do teu direito a opinião porque existem "grandes benfiquistas" que vão tomar conta de tudo por nós.

      Os resultados estão à vista, as decisões podem ser avaliadas.

      Cada um que analise como quiser, não me venham é com conversa fiada. Para isso já basta quem está na BTV a evangelizar os sócios.

      Viva o Benfica

      Eliminar
    6. A discussão inicial era sobre a condição financeira, eu continuo a considerar que nesse aspeto estamos bem e a questão renovação do plantel tem sido bem gerida.

      Esse tipo de renovações, até ver, não tem acontecido. Neste primeiro ano de mandato houve uma redução efetiva de jogadores e que não pode ser feita de forma mais rápida porque são ativos e têm valor.

      De 2017/18 para a frente ocorreu uma quebra muito grande de qualidade que alguns jogadores fantasticos (Felix, Sanches, Ruben Dias, Jonas) conseguiram esconder. Mas parece que ha uma mudança total de paradigma ja este ano. Voltamos a "descobrir" talento argentino, comprar jogadores com nível ou altíssimo potencial mas nada de faz de uma hora para a outra.

      Eliminar
  5. "E aquele olho a olhar para a esquerda quando se sabe que vai cruzar com a direita não augura nada de bom para o Benfica. "Foda-se GV até a barriga me doi de tanto rir,és o Maior logo a seguir ao SLB e Eusébio.
    Seven

    ResponderEliminar
  6. Caro GV,

    como sempre é em cheio e até ao fundo dos fundos lá dentro...
    O ciclismo é, nas devidas proporções e variantes, uma cópia azul e branca do futebol dos dasjantas! Só que não temos a UCI mas, sim, uma Liga, FPF, Arbitragens e Adop's cheias de medo, corrupção e compadrios.
    Ah! Falta a Unilab no rol.

    #UmSLBnaInvicta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra análises em espanha
      (como fizeram no ciclismo)
      e o Otávinho e o Pepatadas até vão ser objeto de estudo pela
      NASA
      de tanta substância que encontrarão!

      Eliminar
  7. Na mouge!!
    Era bom que em TODOS os jogos, aleatóriamente, um jogador de cada equipa, a saber imediatamente no final de jogo, antes de ir para o balneário, fizesse teste anti doping.
    Veriam o que acontecia. Quem não deve não teme.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  8. Ahahahahha
    Brilhante, como sempre.
    Valha nos o companheiro guacho para nos vingarmos de todos estes antis que parece que crescem como cogumelos. O otavio lopes ainda deve estar meio azombado, e com a gosma a sair lhe pelos dentes, com as 4 batatas que o Benfica ontem enfiou nas previsoes catastroficas dos especialistas da especialidade.
    “O galego goncalo ramos”😂😂😂. Mais outro que tera de nascer 10x antes de ser chamado
    A equipa oficial da FPF.

    ResponderEliminar
  9. Weigl tem de sair com urgência.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Weigl e os ódios de estimação de qualquer benfiquista que se preze.

      Miguel

      Eliminar
  10. 👏 Bravo!
    Não concordo com a malta que critica o Weigl!

    ResponderEliminar
  11. Não concordo com a malta que enDeusa Weigl... Que jogador mais banal que desde que chegou trouxe a seca de títulos e não acrescenta nada à equipa

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.