quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Missão cumprida, burro.

Se bem me lembro só a venda de camisolas chegava e sobrava para pagar os milhões da oferenda. Os recordes pessoais continuaram a cair às dezenas, a Juventus já é a pior Juventus de sempre e o Manchester United, de rastos, já foi posto à venda. Missão cumprida, burro. A expressão não é minha, é de Paul Scholes, velha glória (21 temporadas) do Manchester United e prestigiado internacional inglês.

São muitos os grandes avançados que foram obrigados a fugir (ou a apagarem-se) do Real Madrid, da Juventus, do Manchester e da selecção portuguesa. Entre muitos outros recordo Benzema, Di Maria, Kaká, Higuaín, Dybala e Mario Mandzukic, Bruno Fernandes, Rashford, Martial e... Rafa, completamente trucidados pela insaciável máquina recordista mediática que rodeia Ronaldo. Existem estrelas como Pelé, Eusébio, Zico, Johan Cruijff, Platini, Maradona, Rud Gullit, Van Basten, Zidane e Messi que, apesar de brilharem intensamente, fizeram crescer os que os rodeiam/rodeavam tornando-os muito melhores do que são. Há outros que secam tudo à sua volta.

Os dois heróis da selecção, Éder e Gonçalo Guedes, parece que têm peçonha. Em eventos da grandeza de um mundial a MDCSDQT vai até ao fim do mundo para entrevistar antigos jogadores, anónimos adeptos, o piriquito, os seus cães e o gato. Éder e Guedes desapareceram do mapa. Por muito que o tentem não conseguirão apagar os seus nomes da história do futebol português. Foi Éder e não Ronaldo o marcador do golo da vitória sobre a França que deu o Euro 2016 a Portugal. Foi Gonçalo Guedes e não Ronaldo que marcou o único golo da final contra os Países Baixos que deu a Liga das Nações em 2019 a Portugal.

Na minha opinião tudo o que ganhou na vida merece-o inteiramente. Nenhuma dúvida que fez tudo para merecer cada cêntimo. Dito isto, pouco me importa se o Ronaldo é branco ou chinês se é português ou marroquino. E os seus recordes pessoais interessam-me tanto como um peido. Devo-lhe o mesmo que ele me deve a mim. ZERO. A minha obrigação para com ele é a mesmoaque tenho para o Otávio e o Pepe, o Paulinho Santos e o Bruno Alves, Pinto da Costa e a Fernanda Miranda, o Calor da Noite e o investidor da fruta SAD que também é dono do Portimonense. Os meus valores patrióticos nada têm a ver com arruaceiros, o apito dourado ou um fedelho mimado. 

O que penso sobre o que já se fala nas redes sociais. Arruinar a progressão de Gonçalo Ramos, Musa e Henrique Araújo? Nem por sombras. Por mim, Ronaldo no Benfica, nem dado. Melhor, nem que indemnizasse o Benfica com os milhões que ganhou a dar cabo dos últimos clubes por onde passou eu o queria. Ai e tal porque no Real Madrid ganhou quatro Champions. Luca Modric ganhou as mesmas 4 e Benzema ganhou 5, além de 4 Mundiais de Clubes, 3 Supertaças da Europa, 4 Ligas, 2 Taças do Rei e 3 Supertaças de Espanha. 

Recordes à parte, Ronaldo deixou o Real Madrid na terceira posição, atrás do Atlético e do campeão Barcelona (um dos piores da história, lembram-se?) antes de rumar à Juventus. Quem leva os jogadores ao estrelato é o Real Madrid e nunca o contrario. Mesmo nos títulos individuais (melhor do mundo) depois de Ronaldo, em quatro épocas, foram parar a Madrid (pelas mãos de Modric e Benzema) mais dois! E depois que se livrou do pinheiro o Real Madrid já ganhou a Champions League, a Taça intercontinental de clubes, a Supertaça europeia e a liga espanhola por duas vezes. Tantas ligas espanholas como as que ganhou nas 9 épocas de Ronaldo. 

Quando chegou a Turim a Juventus era crónica campeã (9 seguidas) italiana. Saiu com a Juventus no quarto lugar do campeonato e à beira de um ataque de nervos. Os efeitos devastadores que o grande clube italiano herdou com a sua compra foram tantos que apenas duas épocas depois, quando defrontou o Benfica, já era a pior Juventus de sempre! E partiu para Manchester para refundar o United. Época e meia depois sai com o rabo entre as pernas deixando o histórico clube inglês no quinto lugar, depois do sexto (repleto de recordes pessoais) na temporada passada. Recordo que na época anterior à sua chegada o United acabara de se classificar em segundo lugar, apenas atrás do M. City! Sinais de recuperação que os donos do Manchester trocaram pelas libras do circo mediático. Acaba escorraçado do clube que o alavancou ao estatuto que (ainda) tem sem deixar saudades a ninguém. Este é o recorde que ninguém vai conseguir derrubar.

E por falar em empata fodas (AQUI)...
Dinamarca 0-0 Tunísia, México 0-0 Polónia, Marrocos 0-0 Croácia...Alemanha 1-2 Japão! A arrogância de Rudiger trucidada pelos Moritas.

8 comentários:

  1. Concordo com tudo a 1000%
    Um grande jogador, quase tão grande como o seu insaciável egocentrismo
    Viva o Benfica
    ChakraIndigo no telemóvel ehehe😁

    ResponderEliminar
  2. Neste caso, ao dizer "Mission accomplished... arsed !!", o Paul Acholes vai mais longe do que o que nos sugere uma tradução à letra. Atentemos ao seguinte: as reticências estão ali para dar ênfase ao termo "arsed" (Arse D" Arse Devils ou Arsenal Devils, i.e. adeptos do Arsenal), apenas para insinuar que o Filho da melhor Dolores do Mundo (faço a devida vênia ao Guachos Vermelhos ao escrever assim a mais perfeita designação do Ronalde) conseguiu sair o M. United para se juntar ao Arsenal (daí os dois pontos de exclamação no fim).

    ResponderEliminar
  3. Excelente post (mais uma vez). Subscrevo praticamente tudo. É certo que o Cristiano Ronaldo, é de longe o português mais famoso de todos os tempos, e provavelmente o desportista português mais bem sucedido de sempre (nem que seja "só" financeiramente, pois não tenho a certeza se os seus recordes estejam acima dos títulos do Fernando Pimenta); mas daí a quase ser reinstituída a Monarquia Absoluta em Portugal, para todos termos que prestar vassalagem a um concidadão que de humilde já só lhe restam as origens e a vontade de trabalhar que anteriormente o caracterizava, vai uma distância astronómica e um retrocesso social, com o qual qualquer pessoa consciente (independentemente da simpatia clubística), jamais poderá concordar.

    ResponderEliminar
  4. Como homem não tem formação nenhuma,não passa de um labrego com as algibeiras cheias de dinheiro.

    ResponderEliminar
  5. Caro GV,

    com todo o respeito, o árbitro do Bélgica - Canadá é moçambicano. Daqui se tira a colossal e inabalável qualidade e confiança da FIFA na (corrupta) arbitragem em Portugal.
    Isto devia fazer corar de vergonha - se a tivessem - os Fontelas, os Costas, os ASD e os Gonçalves deste jardim à beira mar plantando.
    Demitam-se!!!!!

    #UmSLBnaInvicta

    ResponderEliminar
  6. Caro Guachos, a ronaldete seca tudo a volta, em termos táticos nao defende, não joga a "9" prefere fazer diagonais, se perdermos a bola, ele que vem da ala não defende o seu homem e com isso obriga o outro que esta com ele e que joga a 9.
    a ter de defender o seu homem.
    Esse desequilíbrio vai acontecer sempre que ele joga, com isto, prefiro que o Félix ou o Ramos não joguem com ele pk a única coisa que vão fazer é defender e com isso prejudicar-se.
    Quanto ao homem , dou lhe mérito por tudo que conquistou na vida, e no que se tornou como atleta e status.
    Mas como disse uma vez um amigo meu que passou fome mas a vida e o trb trouxeram-lhe sorte e hoje vive super bem, que " o problema de alguns Ricos é que já se esqueceram da fome que passaram. E isso nunca devia ser esquecido.....". Frase eterna ...." ó mano em vez de andares a passear no teu jato ou no teu iate andas a chatear-te com esses gajos.."
    Biba a família Abeiro..que se fod..todos.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.