quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Taça do cansaço e do fair play acrescentado!

Taça de Portugal, dia de ontem. Destaque para o Rabo de Peixe, que mantém fortes possibilidades de se bater (assim as bolinhas quentes o ditem) com o foculporto já na próxima eliminatória, e para a queda inesperada de um dos favoritos que acalentava fundadas esperanças de defrontar o clube da fruta na final. Foi uma bela jornada, com resultados esperados (se excluirmos a surpresa do Vizela) e com grandes exibições como a do Sporting nas Caldas da Rainha. Apesar do campeonato muito aquém daquilo que os especialistas da especialidade tinham com o certo a potência do Lumiar voltou a dar uma pequena amostra da sua verdadeira mais valia. Safou-se à justa o Benfica que, no Coimbra da Mota, esteve a duas ou três rachas de entrar na espiral descendente que desde agosto se (des)espera.

Os sinais estiveram todos lá. Uma equipa cansada - espremida até ao tutano por um treinador teimoso que insiste em não fazer a gestão de esforço que os cientistas da modalidade tanto lhe exigem - deu indicações claras que depois do mundial não haverá sorte do mundo que lhe ampare a queda inevitável. Aproxima-se essa espécie de pré-época adiantada e, como se (com)provou no mês de julho, Roger Schmidt - ainda mais com o regresso em barda dos lesionados - vai ter a vida mais complicada do quando teve essa ideia peregrina de levar 38 jogadores para estágio. Uma desgraça anunciada (agora é que vai ser) que os especialistas da especialidade tornarão no pão nosso de cada dia até ao dia em que a selecção do Rónalde, do arruaceiro Pepe e do Otávio cuspideira, for despachada do Catar.

Estoril 0-1 Benfica. A minha análise de especialista da especialidade. Odysseas continua com os mesmos problemas de sempre. Não sabe jogar com os pés e com as mãos também não é grande espingarda. Roger Schmidt deve pensar que o Ody é um Adán ou um Diogo Costa, não prescinde grego, mantendo o (Helton) Leite a encaroçar, num eterno banho maria que agonia. Mais um problema grave que o Benfica terá de resolver com urgência no próximo mercado de inverno. António Silva (inaceitável a forma como falhou um corte em 94 minutos de jogo) depois dos dois remates facilitados de Domingo, regressou ao plácido registo do Paulinho. Aquele golo que falhou escandalosamente, num remate com o pé esquerdo de fora da área, nos pés do David Carmo era canja...

Rafa, depois da recusa em lamber a tomatada do Rónalde (tanto que o culpado dos maus resultados da selecção da Femacosa podia aprender com o Palhinha!) depressa extinguiu o fogo que lhe ardia. Leva dois jogos seguidos no Estoril sem apontar um único golo. David Neres, que definitivamente caiu no goto dos especialistas (não há nada que o moço faça que não lhes provoque comichão na cornadura), envergonhado, optou por deixar de apontar por um só olho e já só marca de costas para a baliza. Grimaldo, com a mira estragada, só vê a barra. E Bah, que voltou a escapar por um triz à expulsão de João Pinheiro, continua a obrigar o treinador a substitui-lo vezes sem conta!...

O cansaço acumulado do João Mário só não bate os €30M de indemnização que os sapos dão como certos nas suas contas como parte da transferência do Inter Milão para o Benfica. Se for ao mundial só se for para descansar. Gonçalo Ramos baixou tão dramaticamente o seu rendimento que há dois jogos e meio não toca na bola. Musa não deu tusa. Otamendi e Enzo Fernández (que já nasceu cansado) também se mostram completamente de rastos. E só a falta de soluções dos argentinos - falta-lhes na defesa um jovem arruaceiro como o Pepe, um Gonçalo Inácio ou um Tiago Djaló e no meio campo um William Carvalho que já faça parte da mobília - lhes permite acalentar esperanças de viajarem para o Catar. É despachar tudo para aeroporto. Dos suplentes, cansados de não jogar, nem vale a pena falar. 

Inspirado pelos bons comportamentos de Beato Ceição, o Zé do Boné (que grande lição de fair play deu, um mês atrás, de língua na boca com o treinador do Casa Pia!) do Vizela escoiceou que nem o boi do Jamor em busca de um louvor. Para integrar a lista da beatificação só lhe falta enviar anonimamente uns pacotes de arroz a uma creche e pedir aos amigos da MDCSDQT que o publicitem sem ele (saber) querer. Pode não valer um car@lho como treinador (não é o único) mas que este moço reúne a maior parte dos predicados que sustentam a carreira do Beato Ceição não tenho a mais pequena dúvida. Falta-lhe, talvez, rosnar mais forte na sua rodinha da sorte.

Pode adquirir «A LIGA DA FARSA E (TODAS AS) OUTRAS HISTÓRIAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS» em - https://www.ligadafarsa.pt/

Todas as questões sobre o livro em;
guachosvermelhos.livro@gmail.com

7 comentários:

  1. Nova versão da hipocrisia em Portugal. Podemos escarrar,insultar, pontapear, fugir de perguntas desagradáveis e depois de isso tudo mandamos um ramo de flores e uns pacotes de arroz e já somos os maiores. Num ápice passamos de vilões s heróis. Basta ter "massa".

    Quem segue o seu caminho e sem hipocrisia é o Glorioso e como diz o outro, mais nada!!

    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  2. Caro GV,

    o golo de Neres é fabuloso e genial mas ninguém da MCSQT ligou patavina: golo "normal e banal".
    Incircuncisos.

    A nomeação de Rui Costa para apitar no domingo é mais uma provocação ao comandante invicto do campeonato.
    Cuidado ........

    PS: mais logo CR7, perdão, FS vai anunciar os convocados para o Mundial no CatarAPulga!

    #UmSLBnaInvicta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata: onde se lê FS, vulgo Fernando Santos dever-se-à ler FEMACOSA.

      Eliminar
    2. A lista do CRIS & Friends está quase a sair e a banda sonora é We are the World....

      Eliminar
    3. Convocar o insurreto e reco do Otávio e deixar o Renato de fora é um crime!
      Palhaços.......

      Eliminar
  3. ... O implante capilar da Cricris....

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.