quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

E Pluribus Unum!

Muitos problemas criados em Janeiro teriam sido evitados se o Presidente Rui Costa, em Julho, tivesse escutado os catedráticos da bola e os verdadeiros verdadeiros. Eles bem avisaram dos perigos de se gastar dinheiro à toa em jogadores mercenários quando havia muitos e melhores ao desbarato por aí. 6 meses depois aí estão os milhões e as horas de sono perdidas como que a dar-lhes mais uma vez razão.

«O Benfica é muito maior do que apenas um jogador, precisamos de jogadores que se sintam apaixonados por jogar no clube. Houve um clube que pagou a sua cláusula e temos de aceitar. Vamos seguir em frente, com outros jogadores de qualidade que estão aí para aparecer». Acabe como acabar a sua permanência no SLB Roger Schmidt entrou para a galeria dos homens (não apenas dos treinadores de onde me parece  difícil apagá-lo dessa lista) mais dignos e competentes que já serviram o Benfica. E já agora o Presidente Rui Costa, também! Não consigo imaginar os dias difíceis que terá passado e os indivíduos sem escrúpulos com que foi forçado a lidar! O seu silêncio profilático diz muito da luta (nem faço a conta aos maços de tabaco que entretanto devorou) que terá travado consigo mesmo para manter a postura que um líder deve ter! Por mim é um assunto encerrado. Para hoje fica essa promessa de não mais mencionar os excrementos.

João Mário. Esta é uma estória verdadeira, remonta à época 2021/21, quando o médio do Inter milanês, emprestado aos sapos do alvalixo, assinou contrato com o Benfica. O Maqueiro Vagandas, com a soberba característica dos viscondes falidos, esticou a corda para além do razoavel. João Mário cansou-se de ser joguete e o Benfica avançou. Ainda sem contrato assinado, o Benfica apenas tinha a sua palavra, João Mário foi convidado pelo seu grande amigo Gonçalo Paciência (filho do fruteiro Domingos com o mesmo apelido) a passar uns dias em sua casa. E foi lá que o clube da fruta o tentou aliciar com um contrato duas vezes superior ao que iria auferir no SLB. Educadamente disse não, que só tinha uma palavra, avisando o seu amigo Paciência para nunca mais lhe fazer tamanha afronta. Depois dos catedráticos da bola o achincalharem duramente (recordo os mais assanhados que o levariam de borla ao aeroporto para o despacharem para longe) Roger Schmidt, em meia dúzia de dias, percebeu o que poucos tinham visto. Que o João, além de líder, integrado num sistema que potencie as suas qualidades é uma tremenda mais valia. Como homem não preciso acrescentar mais nada.

As convicções dos catedráticos da bola andam pela rua da amargura. A de viajar no dia do jogo, que em caso de desaire será explorada até à exaustão, e a das ausências dos insubstituíveis (os dois avançados titulares não jogaram) por lesão são apenas algumas das várias que ontem saíram de Arouca chamuscadas. A da pressão, à condição, já nem sequer me dá tesão. Quem me continua a dar tusa é o Petra Musa. A jogar aos bocadinhos o aríete croata leva 4 golos (o Paulinho tem dois) a contar para o campeonato. E tem apenas 24 anos. 

O dia, que acabou em beleza, foi um maná para a MDCSDQT. O que ontem facturaram (filão inesgotável) em clics cobre o que ganham num ano inteiro com notícias dos sapos e do clube fruteiro! Por mim, que bem cedo me desliguei dessa esquizofrenia colectiva, a meio da tarde, com as SMS que me iam chegando, comecei a ficar seriamente apreensivo. A minha preocupação/medo passou a ser o bem estar do Francisco Leonel Lima Silva Machado! Vamos que um dos patos bravos desta vida resolve bater os (para eles cagativos) 60M€ da clausula do Chiquinho em cima do fecho do mercado! Onde raio iriam Roger Schmidt e Rui Costa desencantar um substituto à sua altura? 

E pronto. Nem o areal impróprio para consumo, um árbitro indecoroso e um fiscal de linha obsceno, conseguiram evitar que o perfume do elegante João Mário, o rigor táctico de Aursnes/Florentino, a dupla de ferro Otamendi/António Silva, a argúcia de Gonçalo Guedes, as pilhas do Grimaldo e o comprometimento de toda a equipa, me obrigassem a deitar com a pressão subjacente da vantagem conquistada. Só eu sei o que me custou pegar no sono, à condição! Como um sapo dormiu o Luís Camelo da CNN Portugal que no primeiro dia do mês vaticinara: «segundo lugar do Benfica no final de janeiro não me espantava nada». 10, 11 e 18 pontos de avanço dão-lhe razão redobrada.

Ao resto o que é resto. Ao clube da fruta não chegaram propostas por João Pinheiro e Soares Dias e para o melhor guarda-redes (Diogo Costa) da Ribeira o mercado da fruta tornou-se demasiado curto. À margem destas chatices milionárias mantiveram-se o mergulhador Taremi e o fantástico Eustaquio (incrível como o foculporto conseguiu esconde-los do mercado) apesar do tremendo mundial que fizeram! 

24 comentários:

  1. O que me ri, à condição, com este post!
    O caldo estava preparado, o Rui Costa, árbitro, foi com a lição bem estudada e a Sporcos TV pode ganhar campeonatos. Aquela bola do Neres que o fiscal marcou fora, até os gajos comentadores disseram ter dúvidas. Ainda hoje estou à espera da repetição. Os lances contra nós, mesmo no meio campo adversário, têm várias repetições, de todos os ângulos. Os a nosso favor, simplesmente não têm ou, a haver, é sempre de um ângulo duvidoso.

    Sobre o Enzo, não há muito a dizer. 100 milhões de lucro dá-nos margem para preparar ainda melhor a próxima época. A contratação dois nórdicos é prova de que estamos de olhos postos no longo prazo. Não me admirava nada se o substituto de Enzo já não está acertado.

    Finalmente, é dar-te os parabéns caro Guachos por mais este brilhante post.

    ResponderEliminar
  2. Mais um grande texto e muito acertivo. A palavra deve ser uma escritura, parabéns João Mário por teres palavra.
    Ficamos a conhecer que para alguns, os cifrões têm mais valor que o carácter. O Benfica não precisa dessa gente. Ontem em Arouca ficou bem demonstrado que os jogadores colocam o Clube em primeiro lugar e respeitaram os adeptos que ao frio e horário impróprio disseram presente. Parabéns a todos.
    Uma palavra ao nosso Presidente, classe.

    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  3. Sempre mas sempre na mouche.
    Espectacular

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto, aliás como sempre.
    Passando uma vista de olhos por alguns blogues benfiquistas não deixo de ficar entristecido por verificar que há gente que nada fazem de jeito nesta vida, mas atrás de um teclado são uns valentões e negociadores exímios. Com eles alguma vez o Enzo saía da forma que saiu? Falarem de 121 milhões de euros é como eu a falar de 5 euros... uma ninharia. Tanta tontice que há no nosso clube.
    Também acredito que as última horas de Rui Costa não tenham sido nada fáceis. Também lhe terá servido de lição, que certas coisas que se dizem no calor clubístico, acabam por nos fazer reféns da palavra mais cedo ou mais tarde, pois que há seres a quem, como crianças, o prometido é devido custe o que custar. Têm palas nos olhos que não lhes permite ver mais que dois copos enfileirados num grupo de muitos...
    Também queria enaltecer esse grande homem que é o treinador do nosso Glorioso, que sem perder a compostura e educação, diz o que tem a dizer, assumindo muitas vezes aquilo que deveriam ser outros a assumir. Entristeceu-me a expressão facial de RS aquando da conferência de imprensa pós jogo. Podia ler-se a desilusão não por ter ficado sem o jogador, mas nos seres humanos que não honram a palavra quando o magano do dinheiro fala mais alto.
    Estou convencido que o Benfica não tendo contratado ninguém para substituir Enzo, não foi por inoperância como a canalhada da manhã quer fazer crer, mas porque RS entende que os que tem serão suficientes para levar a cabo a conquista do campeonato, sem estragar o balneário, antes pelo contrário: vai uni-los em seu redor tal como foi conseguido no campeonato de Rui Vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Benfica tivesse contratado o substituto para o Enzo era porque o Rui Costa sempre quis vender o argentino e o Benfica estava a ser usado como trampolim de jogadores. Como não contratou é sinal de inoperância. Ninguém consegue ganhar os verdadeiros verdadeiros.

      Eliminar
    2. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/schmidt-pretende-estabilidade-e-nao-quis-qualquer-substituto-para-enzo-fernandez?ref=Benfica_DestaquesPrincipais&fbclid=IwAR0t3xCZts7j7z77fJVWwkL5COT8mI1z5TbBDD5ifWDOzzUL6ZdVGLdVRoY

      Roger Schmidt saberá o que tem no plantel, por exemplo Chiquinho ontem fezum jogo enorme!
      Claro que não tem todas as características e visão do Enzo, mas tem sido bastante utilizado

      Eliminar
    3. Quem substitui Enzo na posição em Israel foi o JM, que fez um grande final de jogo nessa posição e acabou por marcar o ultimo golo .
      Penso que em jogos mais fáceis será o JM,,,,em jogos difíceis será o Aursnes.

      Eliminar
  5. Meu caro Guachos, como seu admirador de tudo que escreve, eu não diria melhor, a não ser aos benfiquistas de tijela que deixem de ver essas merda de televisões e vejam só Btv que é o que eu faço.... Viva o Benfica e quem quer jogar no Benfica com paixão... Obrigado e que nunca lhe doam as mãos para escrever assim tão bem.

    ResponderEliminar
  6. Agora é esperarmos os cálculos dos especialistas da especialidade, para vermos quanto o Benfica perdeu com a venda do Enzo. O Nojo já vai avançando, para já, proveitos na ordem das 8 dezenas de milhões. Mas temo que daqui para o final de semana esse valor vai reduzir drasticamente, onde será o Benfica a pagar para se livrar do argentino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Devante, a MCSQT não é só doméstica, tem tentáculos lá fora e um deles é o "Marca", que "informa" que ao River Plate cabe 75% do negócio. É um vai-vem: a merda de lá cita a merda de cá, a merda de cá citará a de lá.

      Eliminar
  7. O RC cumpriu com o estabelecido, o dinheiro vem todo agora, pelo o que ja li.
    bater clausulas de rescisão até hoje só o Figo o fez e o Neymar, o Enzo se fizesse o mesmo era negocio de 180 milhões.
    O jogador era o KOKÇU mas o Feyenoord pediu 32 milhões e exigências de pagamento, nao somos só nos que sabemos negociar., RS preferiu ficar com quem tem dentro de portas.
    Guachos nao pares, é serviço publico o que fazes aqui todos os dias, é um prazer ler as tuas prosas.
    saudações gloriosas Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  8. Só sei que desde julho este presidente et al. já fez TODA a limpeza que todos os benfiquistas pediam, acaba de sair o último o grande capitão André Almeida, bem haja e gratidão de todos nós.

    ResponderEliminar
  9. Foi um grande negocio, mas o que dita a lógica é que só não veio ninguém para o lugar do Enzo porque este não terá sido transparente e o RC deve ter ficado convencido que ele ficaria emprestado. Eu não votei RC, não sou grande fã, mas acho que não se pode apontar grandes falhas neste processo.

    Acho curto o meio campo para tudo o que aí vem, embora o Aursnes provavelmente volte ao seu verdadeiro lugar com as opções Rafa e Ramos a voltarem.
    Na minha opinião já faltava uma opção para o meio campo, e agora pior.

    Rezar para que Florentino e Aursnes não tenham limitações por castigo ou lesões.

    Eu amo o Roger Schmidt, desde o 1º dia.
    O Aursnes é a melhor contratação do Benfica nos últimos largos anos.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem viesse não poderia ser inscrito na Champions, as 3 vagas já tinham sido preenchidas.
      Não discordo da opção , o Chiquinho, o João Mario e o Neves podem jogar ali.
      Quem viesse iria tirar minutos aos que estão integrados e não poderia jogar na Champions.

      as duas últimas janelas de transferências merecem uma referência . Que upgrade. Reduzimos excedentarios sem qualquer capacidade para fazer parte do plantel, reduzimos custos, em menos de um ano faturou-se mais de 200milhoes e a qualidade aumentou.

      O Schmidt é um senhor. Que figura , que classe. O futebol português não o merece.

      Eliminar
  10. Eu só sei é que foram todos muita bem enrrabados!! Só temos que continuar que o caminho é manhoso e suinoso.. Viva o BENFICA!

    ResponderEliminar
  11. Respeito que doravante não menciones os excrementos, mas eu não posso deixar de referir os excrementos do movimento servir? o Benfica! Farto desta gente que queria era servir-se.
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Confesso que já me tinha esquecido que esse Movimento ainda existia. Afinal, tal como os reformados e pensionistas na SS têm de fazer prova de vida, também esse propalado movimento fez agora o mesmo.
      Do algo extenso arrazoado e palavras mal amanhadas não se aproveita nada de nada. Se era previsível que tal como no fecho de Verão o presidente iria dar explicações sobre o assunto, porque razão vieram a terreiro antes do tempo?
      Não seria mais prudente esperar e depois tecer críticas se fosse caso disso?

      Eliminar
  12. Acrescentar, os meus amigos sabem-no, que para mim a bússola da equipa dentro de campo é claramente o João Mário.

    ResponderEliminar
  13. 🗣️ Michael Owen: "Acho que ninguém pode jogar o jogo de futebol tão bem como o Messi. ”

    🗣️ Frank Ribéry: “Messi é classe. Há ele, e depois há o resto. O que ele faz é extraordinário. ”

    🗣️ Javier Mascherano: “Embora ele não seja humano, é bom que Leo Messi ainda pense que é. ”

    🗣️ Samuel Eto’o: “Lionel Messi é Deus, como pessoa e mais ainda como jogador. Conheci-o quando ele era um rapaz e vi-o crescer. Ele merece tudo. ”

    🗣️ Wayne Rooney: “Ronaldo é implacável na caixa, um assassino. Mas o Messi vai te torturar antes que ele te mate. Pra mim Messi é o melhor. ”

    🗣️ Xavi Hernandez: “É claro que Messi está num nível acima de todos os outros. Aqueles que não vêem isso são cegos. ”

    🗣️ Carles Puyol: "Lionel Messi está bem acima de qualquer outra coisa que já vi. Ele é um extraterrestre. ”

    🗣️ Diego Maradona: “Eu vi o jogador que vai herdar o meu lugar no futebol argentino e o seu nome é Lionel Messi – Messi é um génio. ”

    🗣️ José Mourinho: “Quando o Messi tem a bola, um contra um, estás morto. ”

    🗣️ Luis Enrique: “Sem qualquer dúvida, Lionel Messi é o melhor do mundo! Pra mim ele é o melhor da história do futebol. ”

    🗣️ Pep Guardiola: “Não escreva sobre ele, não tente descrevê-lo. Apenas observe-o! ”

    🗣️ Franz Beckenbauer: “Messi é um génio. Ele tem tudo. Quando o assisto, vejo um jogador que é muito, muito habilidoso, muito inteligente e o seu pé esquerdo é como o do Diego Maradona. ”

    🗣️ Kun Agüero: “Estou na Europa há 15 anos e não vi ninguém como o Messi, ninguém sequer chega perto! ”

    🗣️ Marco Van Basten: “Cristiano é um grande jogador, mas aqueles que dizem que ele é melhor que o Messi não sabem nada de futebol. ”

    🗣️ Lionel Scaloni: “Leo Messi é a herança do futebol mundial! ”

    🗣️ Giorgio Chiellini: “Para parar Cristiano Ronaldo, tens de impedi-lo de colocar a bola na caixa. ”

    – “Para parar Lionel Messi, é preciso rezar, porque ele é imparável! ” 🐐🇦🇷❤️ 🔥

    ResponderEliminar
  14. Fosse outro clube a ter feito o negócio Enzo, as loas que a MDCDQT não estariam a tecer a um certo cappo, sublinhando as suas qualidades negociais e de como é um duro negociador.
    Curioso que, de uns anos a esta parte, todos se fingem de esquecidos.
    O Benfica, mesmo batendo o record de transferência da Premier League, que é apenas a Liga que mais dinheiro movimenta, mesmo assim o negócio é mau, o planeamento é péssimo.

    Imaginem que este negócio teria sido feito pelo clube corrupto, comprando um jogador há meio ano e vendendo-o pelos valores da cláusula de 121 milhões de euros, mantendo-se na liderança isolada do campeonato, classificado para os oitavos da Champions e estando na Taça de Portugal.
    Mas como é o Benfica, tem bicho e é sempre "à condição".
    Puta que os pariu!

    ResponderEliminar
  15. Em relação ao Roger Schmidt, eu que vejo futebol desde 1975, digo que é o melhor treinador que eu vi no SLB (mesmo melhor que o Erikson). Pelo que pôs a equipa a jogar, pelo que potencia os jogadores e principalmente pela sua capacidade de comunicar nomeadamente como com a máxima elegância e educação encava os jornalistas que lhe fazem perguntas fdp.

    ResponderEliminar
  16. Subscrevo na totalidade e sem vírgulas. Registo com muito agrado que da tua parte não há uma única reprovação ao Enzo. Gostava de saber se os filhos da puta que o criticam ficariam impávidos se tivessem 22 anos, pais (ou mães) de filhos e rejeitassem uma oferta de 7M € limpos. Parabéns ao nosso presidente que mostrou ser capaz de gerir este difícil 'biscato'.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.