sábado, 1 de julho de 2023

O 25 de Abril, o Estado Novo e a 'ditadura' do Eusébio!

Recordar é viver. Post de terça-feira, 25 Abril, 2023

"Leio em Abolha online que o clube da fruta ganhou mais apôs o fim da ditadura. Como o pasquim da TV. da Queimada o «vilões diário» (folha de couve do clube da fruta) também salienta esse dado histórico das conquistas do Calor da Noite e da W52-foculporto. Rapaz para viver uns bons anos antes do 25 de Abril também eu tenho memórias mais antigas que aqui quero partilhar. Recordações do tempo em que o regime salazarista, por duas vezes no início dos anos 40, impediu, com alargamentos cirúrgicos, a descida de divisão do clube da fruta. E já em democracia (no Apito Dourado da fruta para dormir) o foculporto só não desceu aos regionais por causa da descredibilização mediática da principal testemunha e do impedimento das escutas validadas por um Juiz fazerem parte do processo. 

Durante a ditadura dos relvados, imposta por José Águas, Eusébio, Mário Coluna, José Augusto, Simões & comp. ganhou muito mais o SL Benfica. Na ditadura dos Pintos (Adriano, de Sousa, Lourenço, da Costa & comp.) e das universitárias da Taverna do Infante, obviamente que quem ganhou mais foi o Calor da Noite e a W52-fouclporto. Durante o Estado Novo, Salazar - que odiava o vermelho (a imprensa foi obrigada a inventar o «encarnado» para não juntar vermelho a vencedor) quase tanto como o futebol - não só impediu o clube da fruta de descer de divisão, como impossibilitou o campeão Benfica de disputar a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, em 1956, entregando ao Sporting dos viscondes (esse sim o clube do regime) falidos o que era, por direito próprio, do SL Benfica.

Quem pagou o estádio dajantas foi o regime ou, e em parte, o auxílio dos caciques que o alimentavam. De tal maneira que o dia escolhido para a inauguração (foculporto 2-8 Benfica) foi o 28 de Maio, data do golpe de estado protagonizado por militares e civis antiliberais que resultou na queda da Primeira República Portuguesa. Por contraste, o antigo Estádio da Luz - maioritariamente construído pelos sócios e simpatizantes do Benfica - foi inaugurado no dia 1º Dezembro que celebra a Restauração da Independência!

Bem podem continuar a marrar que o Benfica foi o clube do regime. Podem fingir que as escutas do Apito Dourado não existem. Podem apagar a fuga apressada do turista para Vigo, rasurar as fotos da doce Carolina em Roma onde o papa foi beijar a mão ao Papa. Podem tentar passar uma borracha no Calor da Noite e na Taverna do Infante. Podem até, como já fizerem parcialmente, decretar que o Apito Dourado não passou de uma marca rasca de preservativos furados. Podem, a coberto da MDCSDQT, chutar para canto as defesas do Baía para lá do risco de baliza, ou, com as mãos, para cá da grande área, as seringas da W52-foculporto ou os recordes mundiais do foculporto no que às grandes penalidades forjadas diz respeito. Nunca nos impedirão de termos memória. E o que é melhor, de a usarmos sempre que nos tentarem obliterar o intelecto".

11 comentários:

  1. "...o campeão Benfica de disputar a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, em 1956, entregando ao Sporting dos viscondes (esse sim o clube do regime) falidos o que era, por direito próprio, do SL Benfica."
    Devia ser obrigatório todos os benfiquistas decorarem esta frase para aqueles momentos que, confrontados com a soberba, jactancia, arrogância dos sapos quando tentam colar o Benfica a Salazar, ficam calados por desconhecimento desta grande verdade!
    ET: Dizem que o pinheiro da melhor Dolores do mundo vai ter 30% de participação no capital da Cofina. O que eu já me ri daqueles tipos que se entretiveram a rachar o rapaz de alto a baixo nos painéis de comentaristas. Ou já cortaram os pulsos ou então vivem angustiados a ver a vidinha a andar pra trás...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo é sequer imaginar doravante ainda maior lambujice ao egocêntrico.

      Eliminar
  2. E haveria muitas mais historias, os anos 80 e 90 foram pródigos...

    Agora uma noticia importantissima, o porto contratou um colombiano de 16 anos para fazer dupla temida com o iraniano. Vão ter o Caicedo e o CaiSempre como dupla de avançados. Caem mais rapido que a propria sombra

    ResponderEliminar
  3. A lenga lenga dos ressabiados é vir com essa conversa do antigo regime. Se tivessem um pouco de inteligência ficavam a saber que no Benfica havia eleições quando no País era proibido pela ditadura. O Benfica equipava de vermelho , cor que não agradava ao regime. Como o amigo Guachos escreve, e bem, a única ditadura que existia era a classe dos nossos jogadores. E que classe.

    E "depois do adeus" ,a senha que despachou a ditadura, o que se vê?
    --Apitos dourados, W's não sei quê, clubes que marram no vermelho mas estão no vermelho, et, etc. E tanto havia para dizer!!!

    Que o nosso Benfica dê a resposta nos campos e pavilhões para alegria dos sócios e adeptos .

    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  4. E, já agora, recordar que o Benfica foi obrigado a jogar uma eliminatória da Taça de Portugal em Setúbal um dia após o triunfo contra o Barcelona na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Repito, o clube do regime - uma mentira do tamanho do mundo - não conseguiu adiar uma eliminatória de uma competição interna. Estranho poder, este. Entretanto, levámos as reservas das reservas e fomos eliminados, numa época cuja final foi nas Antas, ganha pelo Leixões ao clube da casa. Já agora, importa lembrar que o Porto já jogou três finais na sua própria casa. Numa delas o Carlos Manuel selou a nossa vitória. Moral da história: o clube do regime não consegue mudar um jogo, os coitadinhos vítimas do centralismo sempre fizeram o que quiseram.

    ResponderEliminar
  5. Nao concordo ! Em ditadura vivem eles ha quase 50 anos e nunca ganharam tanto !

    ResponderEliminar
  6. Quem é o artista que é recebido na casa da democracia (pausa para rir) pelos deputados como se fosse um exemplar e importantíssimo cidadão? Não, não é quem estão a pensar não é nenhum desses anónimos que suportam este desgraçado país, é esse mesmo, o improvável, o inadmissível, o capo de contumil. Ligação ao poder? Pois pois, ligações ao poder é um qualquer político ir ver um jogo de futebol do Benfica à Catedral, isso sim é que é perigoso, o outro, o de palermo, esse é um inocente, tal como as putas com quem convive, por isso tudo lhe é permitido e concedido, capice?

    ResponderEliminar
  7. “”””Em defesa do Glorioso!
    O QUE TEM ANTÓNIO SILVA A VER COM IVAN JAIME? E GYÖKERES COM O BENFICA?
    As respostas a estas e várias outras questões da atualidade do nosso Clube na habitual crónica de domingo no jornal O Jogo.
    UMA EXCELENTE SEMANA PARA
    TODOS OS AMIGOS BENFIQUISTAS!

    INCONGRUÊNCIAS

    1
    António Silva tem tanta, mas tanta maturidade, que não se lembraram dos seus 19 anos quando votaram para o melhor jovem da Liga 2022/23. Não admira: encarou Vlahovic, Messi, Neymar, Mbappé, Lautaro e Dzeco com a mesma naturalidade, confiança e rendimento com que enfrentou Ivan Jaime.

    2
    Otávio foi eleito melhor jogador da Liga 2022/23 sem que o mesmo conjunto de treinadores e capitães o tivesse alguma vez escolhido para um dos três primeiros lugares dos prémios mensais por eles votados. Se por mero exercício de curiosidade atribuíssemos três pontos ao primeiro, dois ao segundo e um ao terceiro classificado dessas votações, a tabela final da época ficaria assim estabelecida: 1º Gonçalo Ramos; 2º João Mário; 3º Enzo Fernandez. Parabéns, Otávio!

    3
    Sem ter no plantel o melhor guarda-redes (Diogo Costa), o melhor jogador (Otávio) e o melhor marcador (Taremi), seria o cúmulo do absurdo não terem reconhecido algum mérito ao treinador campeão. Nem tudo resvalou, portanto, para inexplicáveis resultados, e foi Roger Schmidt, e não Sérgio Conceição, quem ficou com o prémio de melhor treinador.

    4
    Alguma coisa Rui Costa, Lourenço Coelho e companhia têm estado a fazer bem para que o epicentro da grande novela deste defeso esteja localizado em Alvalade, ali a dois quilómetros da Luz, para onde Gyökeres podia ter vindo em janeiro por menos de metade do preço de que agora se fala. Se fosse ao contrário, se fosse o Benfica a pagar mais do dobro uns meses depois, teríamos garantidos novos e sucessivos episódios da mesma novela – até que o avançado sueco marcasse, no mínimo, uns 30 golos na época.

    5
    Recuo ao início da época 2014/15 e a uma muito agradável mesa de jantar para a qual fui convidado a juntar-me. Um ex-presidente da FPF aconselhava vivamente o Benfica a contratar Jonas – a treinar à parte, no Valencia, por ordens de Nuno Espírito Santo –, ao passo que um dos elementos do núcleo duro de Luís Filipe Vieira contrapunha com o facto de essa eventual contratação poder travar a afirmação do jovem avançado Nelson Oliveira. Conclusão: em estando em condições, todos os grandes jogadores são bem vindos!

    6
    Após dois exercícios negativos, é certo e sabido que o fabuloso volume de negócios que o Benfica realizou em 2022/23 vai conduzi-lo de regresso aos lucros. Sou acionista da SAD, todavia nunca esperei, nem espero, ser alguma vez brindado com o crédito de dividendos na minha conta bancária. O que espero – aliás, desejo – é que todos aqueles milhões sejam reinvestidos na equipa, cujo sucesso é contributo fundamental para boas contas, ao invés de servirem para alimentar uma estrutura empresarial sobredimensionada, dispendiosa e altamente aburguesada.“”””

    ResponderEliminar
  8. Oh guachos o pimpolho do selecionar de sub 19 ficou com a cueca molhada por uma camisola do otavio, eles tao em todo o lado prontos a lamber entrefolhos em troco dum tacho

    ResponderEliminar

  9. Anónimo4 de julho de 2023 às 07:00
    Prémios do ano: vencedores incontestáveis

    "Não percebo o drama: como poderia o António Silva ganhar o prémio de jovem jogador da Liga se o rapaz tem corpo para se bater de frente com um homem de barba rija? Que raio interessam os 19 anos no CC? O António não recebeu esta distinção porque há critérios para cumprir. Como é do conhecimento geral, se um jogador tem mais de 1,85m, já levantou o dedo em riste a algum consagrado defesa italiano de 35 anos e campeão europeu em título, e ainda por cima já publicou fotos no Instagram a erguer a taça de campeão nacional, já não pode ser classificado como jovem. Sou mais jovem eu, que estou prestes a fazer 29 e nem coragem tenho para enfrentar a minha namorada de 27, que não tem qualquer palmares europeu e nem sequer interescolas.
    Quanto à eleição do jogador do ano, fiquei sossegado por se ter evitado uma decisão polémica. Quem merecia ganhar? O João Mário médio com participação em mais de 25 golos e um dos cérebros do campeão? O Grimaldo, lateral com funções de número 10 e um dos criativos cruciais do campeão? O Aursnes, atleta todo-o-terreno e um dos motores do campeão? O Gonçalo Ramos, jovem avançado com frieza notável em frente à baliza e principal goleador do campeão? O Rafa, avançado supersónico e uma das armas centrais do campeão? O Neres, extremo de talento puro e desbloqueador de várias vitórias do campeão? O Otamendi, líder de balneário e da defesa menos batida da Liga? - exatamente, a do campeão.
    Eu também não me conseguiria decidir. 'Para não haver cá discussões, o mais sensato é dar o prémio de jogador do ano a alguém inesperado. Mas quem? Sei lá, escolham aí um que não tenha estado nomeado uma única vez para jogador do mês, (nem sequer em segundo ou terceiro lugares) e assim ninguém se chateia'."
    Responder

    ResponderEliminar
  10. Estupefacção só para incautos

    "Que o futebol português é pródigo em fenómenos do Entroncamento, localidade que nunca sequer teve um clube ao mais alto nível, já todos o sabemos. Ainda assim não deixa de ser extraordinária a sua inesgotável capacidade para nos surpreender.
    Um exercício que deveria ser relativamente pacífico – a escolha do melhor jogador de um campeonato – que, feitas e refeitas as análises, se cingiria à opção entre dois ou três dos futebolistas que mais se distinguiram ao longo da temporada, é transformado, pelo absurdo do escolhido, em mais um episódio que contribui para a ideia de que um interesse particular se sobrepõe à integridade das decisões.
    Interesse esse que, neste caso, parece óbvio: a valorização do passe de um jogador, sem dúvida muito bom, apesar do feitio, das atitudes e do comportamento, ao serviço de um clube tido como necessitado de realizar vendas rápidas para cumprir o fairplay financeiro da UEFA.
    Não há, obviamente, qualquer
    elemento que comprove esta teoria, mas as suspeitas são legítimas. Repare-se: eleger quem mais se distinguiu na Liga pode obedecer a vários critérios, tais como golos, assistências, peso no desempenho (de acordo ou acima das expectativas) da equipa que representa, qualidade exibicional, regularidade, etc. E, para esbater o efeito temporal, uma vez que as memórias mais recentes prevalecem, há a possibilidade de recurso aos prémios mensais para se constatar quais foram os jogadores premiados durante a época.
    Tanto para analisar, nada que valide a escolha. Otávio não se distinguiu em qualquer dos itens estatísticos apresentados no site da Liga à excepção das assistências, no qual integra o grupo dos terceiros (fez 7 assistências e apontou 5 golos). E, para cúmulo dos cúmulos, o cuspidor não ganhou qualquer prémio de jogador do mês ao longo da época. Pior: nem sequer foi um dos três mais votados em cada prémio mensal.
    Expectável seria que Otávio nem sequer fosse considerado para o 11 do ano. Não foi um dos três mais votados em cada mês, não marcou muitos golos, houve quem fizesse mais assistências e fez parte de uma equipa cujas exibições não agradaram a quem quer que fosse, nem sequer ao mais empedernido dos adeptos do seu clube. E não se sagrou campeão.
    Lunática distinção, para ser simpático. E, por isso, até porque é improvável que todos tenham enlouquecido de repente, não há como, mesmo sabendo do teor conspirativo desta convicção, não acreditar que o lobby esteve em alta por estes dias.
    Agradeço, no entanto, que este tenha sido o resultado. É sempre bom que nos recordem, de vez em quando, quão movediças são as areias em que nos movimentamos."

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.