Ontem passei os olhos pelo Portugal 2-0 Grécia, selecção sub-21, fase de grupos Euro U21 2025, transmitido pelo canal 11 da federação e do 'Chico' Conceição. Deu vontade vomitar com tanto blowjob dos comentadores ao fedelho Ceição! Chico para aqui, Chico para ali, até se transformar no verdadeiro tormento que é tentar ouvir relatos dos extraordinários feitos do Rónalde frente à Eslováquia, Luxemburgo, Bósnia e Liechtenstein. Não há cu que aguente. Pensar nos formidáveis elogios à sua selecção e nos defeitos do Benfica - sempre sem adversários à altura, e, que, mesmo quando os encontra, ou jogam desfalcados ou passam pela pior fase de sempre - dá náuseas.
Hoje em dia, nos jornais e nas tvs, é o Rónalde no futebol dos mais graúdos, o fenomenal Chico a bater-lhes à porta e o Gyokeres (já vejo benfiquistas tão babados que, se fosse possível juntar Jonas, Cardozo e Darwin no Benfica, os trocavam de bom grado pelo divino) na liga da farsa, na Europa e no resto do Mundo! Nem sei onde esta gente arranja tanta saliva para lhes manter a vela acesa!
No que aqui me trouxe, e mais me importa, ao olhar para os jovens seleccionados, dei por mim a recordar-me do Benfica vencedor da UEFA Youth League e da Taça Intercontinental de Sub-20 e dos seus craques de então! Não que eu estivesse à espera de os ver a todos a jogar ao mais alto nivel. Mas daqueles que mais indiciavam um percurso de eleição faz-me alguma confusão não ver - para não falar em voos mais altos - jogadores como Diego Moreira, Martim Neto, Luis Semedo titulares (no mínimo convocados) de caras nesta selecção.
Diego Moreira, a estrela da companhia, a quem o paizinho e o empresário meteram na cabeça estar acima de um qualquer Rafa, David Neres ou mesmo um Di Maria, vegeta (65 mts) no Lyon emprestado pelo Chelsea que o sacou a custo zero do Benfica. Martim Neto (tanto que eu acreditava neste rapaz!) depois de arrepiar caminho acabou emprestado ao Gil Vicente onde vai ganhando cabedal e somando uns minutinhos. Pelo seu tipo de futebol ainda não é tarde para ele. Luís Semedo, que seguiu os passos do Diego, joga aos bochechos no Sunderland da segunda liga inglesa, mas não entra nas contas do selecionador, muito mais virado para o foculporto, Braga e para os seus emprestados. Deixei para o fim Henrique Araújo, convocado por Rui Jorge mas agora num papel cada vez mais secundário...
Impressionou-me o declínio do avançado (entrou apenas aos 78 mts) enorme craque em potência que, a continuar assim, dificilmente passará da cepa torta. Henrique tem de olhar para dentro de si próprio e perceber o que teve Gonçalo Ramos de fazer para se afirmar no Benfica, PSG e na selecção do Rónalde, e a razão de se ver sucessivamente ultrapassado no Benfica, Watford, Famalicão e nos sub21 de Portugal, quando o seu potencial indiciava ter o necessário para rebentar no Benfica e na Europa, onde quer que fosse!
Por contraste, olho orgulhosamente para Samuel Soares (titular nos sus-21) António Silva e João Neves (finalistas do prestigiado Golden Boy), que, pacientemente, souberam esperar pela sua oportunidade, sendo hoje, sobretudo os dois últimos, titulares do melhor 11 do Benfica! Estarão ambos no próximo europeu na selecção principal, jogam na Champions League e são dos mais cobiçados da Europa!
PS: Cher Ndour, que seguiu o caminho de Luís Semedo e Diego Moreira, saindo de borla para o PSG, jogou 4 mts esta época.
Dá que pensar o entusiasmo dos especialistas, Portugal pode muito bem ser campeão da Europa (novamente) e do mundo! Tudo, apenas, porque levaram de vencida o Nacional da Madeira, perdão, o Luxemburgo e/ou a Bósnia com facilidade. O eucalipto da seleção do Nando, já sonha atingir os 1000 golos incentivado pelo velho bufas e, acredito, se nos sorteios seguintes nos calhar novamente o Carcavelinhos e o Às-de-Linda-a-Velha, que seja mesmo possível realizar esse sonho.
ResponderEliminarTambém dá que pensar e muito: não há um jogador do Benfica que se destaque na Liga do brilhantinas que seja elogiado pelos antis azul ranho. Já o Jokers, os nossos, até se babam. Formas de estar.
PS: Fiquei surpreso (ou talvez não, era a morte anunciada) pela notícia do despedimento coletivo n'A Bolha. Penso que os motivos sejam os de sempre, não entra "money". Seguir-se-á o Rascord?
O futebol moderno é nojento porque há demasiados chupistas que estão é mais interessados no aumento da sua conta bancária que no potenciar os atletas que estar a gerenciar. Ter um jogador num clube durante muitos anos aos agentes desportivos não lhes dá dinheiro, eles ganham muito é com as transferências e aliando isso a uns merdas duns papás que vêem nos filhos os cifrōes que os vão fazer não trabalhar mais o resto da vida e tens Diego Moreira, Semedo, Martin Neto, Henrique Araújo, Ferro, Jota etc etc etc etc. Nem todos podem ser um Neves e também não se sabe como seria a carreira do António Silva se não tivesse entrado na equipa como entrou. Gostava que houvesse desde as camadas jovens um acompanhamento pedagógico que fizesse ver aos jogadores desde miúdos o quanto têm a ganhar em se manterem calmos e esperarem pelas oportunidades no Benfica ao invés de andarem atrás das promessas vãs dos tubarões europeus que lhes prometem mundos e fundos mas depois nunca atingem o potencial que demonstram em miúdos. Nunca um Diego Moreira, um Ndour, um Jota alguma vez irão atingir tudo aquilo que prometeram porque nunca irão alguma vez chegar a clubes de topo mundial. O seu crescimento natural foi cortado à raiz porque lá fora eles são apenas números e mais carne para canhão no meio de milhares de tantos outros que Chelsea, PSG, Man City, Real Madrid têm emprestados.
ResponderEliminarAmigo Guachos. Só uma pequena correcção, no último parágrafo antes do PS, "... Samuel Soares, António Silva e João Neves... sendo hoje sobretudo os dois primeiros titulares do 11 do Benfica..." penso que deverá ser "... sobretudo os dois últimos..." já que o Samuel já não é titular mas sim o António e o João. De resto 5 estrelas como é hábito. Parabéns.
ResponderEliminarok
Eliminar16 de outubro de 2023
ResponderEliminarFC Porto e SC Braga: o "centralismo" que humilha os nortenhos e goza com o resto do país
Por: Shadows .
"A notícia que confirma finalmente a intenção da autarquia é do jornal “Público”. O estádio, cujo custo de referência é 30 milhões de euros, terá custado aos munícipes de Braga cerca de 200 milhões. O clube, que paga 500 euros de renda pelo recinto, apresentou lucro de 20,3 milhões de euros no último Relatório e Contas da SAD, que conta com uma participação de 29,60% da Qatar Sports Investments, os donos do PSG." - Expresso.
A notícia deixa a nu a vergonha que são 2 clubes que só chegaram até hoje nas posições que ocupam porque beneficiam DE AJUDAS ESCANDALOSAS.
Por um lado, o FC Porto que paga 500 euros por mês num Centro de Estágio que custou 20 Milhões aos contribuintes portugueses.
A uns kms de distância, o SC Braga paga 500 euros por mês para utilizar um Estádio de Futebol que foi construído sob o argumento "Euro 2004", que era para ter custado 30 Milhões e cuja factura atual já vai nos 200 Milhões de euros PAGOS POR TODOS NÓS!
Aliás, é extraordinário que uma "derrapagem" de 170 Milhões não tenha metido na prisão todos os envolvidos!!
FC Porto e SC Braga NÃO PAGAM por instalações fundamentais em termos de concorrência. É como se costuma dizer: concorrência desleal.
Isto num país em que se pagam 600 euros de renda por qualquer casa minúscula!
Como dizia um amigo: em Braga não se aluga nada por 500 euros... excepto o Estádio do Braga!
É este o "centralismo" de que tanto falam?
São estes os "líderes" do norte, ou como afinal está à vista, são apenas uns azeiteiros chico espertos que vão atropelando tudo e todos até um dia algo ou alguém os parar?
E já agora, um dica para os activistas dos direitos humanos: O fundo do Qatar já detém quase 30% da SAD do SC Braga.
Dinheiro vindo de onde não se respeitam os direitos humanos, onde a liberdade e a democracia não existem. Activismo... da boca para fora.
E outra dica para os adeptos do SC Braga: o Qatar e um fundo obscuro chamado Sundown juntos já têm quase 47% da SAD do SC Braga. Apanhando parte dos 16,37% dispersos por vários pequenos accionistas...adeus SC Braga SAD.
Quem é que ganha comissão por devagarinho alienar a SAD do Braga, sem autorização da AG e dos associados do SC Braga?
É que o próprio SC Braga já só tem 36,99% da sua SAD.
O que está acontecer com o Braga SA não é mais do que se passou em quase todos os clubes (SADs) do campeonato inglês, de algumas SADs do campeonato alemão, francês, neerlandês... Aqui no burgo só ainda não aconteceu mais cedo porque cada vez mais temos um campeonato menos visto e menos interessante. Vir capital fresco comprar as SADs falidas do nosso campeonato creio que poderia ser o melhor que podia acontecer. Quiçá se com a compra dessas SADs não iriam sair de lá alguns "presidentes" que pensam mais no clube do coração que no clube que presidem (estou a pensar em ti presidente do FCP B e Gil Vicente) e iriam trazer capital e melhores jogadores para esses clubes o que só iam dar mais e melhor qualidade ao nosso campeonato. Desde que este grupo do Qatar comprou ações do Braga tem se visto um crescimento a olhos vistos. Achámos que a criação das SADs iriam ser a morte dos clubes mas eles continuam na mesma... Vender a SAD do Chelsea, Man City, Liverpool, Wolves, Leister, Man Utd, etc não acabou com os clubes, só tornaram foi o campeonato Inglês de novo o melhor deste planeta.
EliminarAgora o resto da competição desleal que tem havido por parte das autarquias de Braga e Porto (Gaia) que têm permitido usufruto de empreendimentos públicos a custos irrisórios seria algo que o nosso governo deveria vir ao barulho por mão nisso. Creio estar na total competência do governo avaliar e regular as verbas autárquicas. Mas se não se metem nos perdões bancários ao Sporting nunca se iriam meter com as autarquias...
Não estava à espera de outra coisa no que respeita aos Semedos e Ndours. Deitaram para o caixote do lixo a sua carreira por impaciência e dinheiro. Hoje, se calhar, já pensaram no que fizeram e o resultado dessa decisão.
ResponderEliminarMuita pena tenho do Henrique Araújo. Tem tudo para ser um Gonçalo e vai muito a tempo de o conseguir ser.
Miguel