sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

O King! Eusébio da Silva Ferreira, o mito que ninguém fará esquecer.

Faz hoje dez anos que nos deixou o português melhor futebolista de sempre. Os seus feitos não têm paralelo. Fica a minha homenagem, publicada no livro "Liga da Farsa", ao mito que, por muitas lavagens cerebrais que se façam, ninguém conseguirá apagar.

Não jogou no Real Madrid, no Barcelona ou no Manchester! A namorada não se despia para ganhar dinheiro no Instagram e nas redes sociais, não tinha todas as bufinhas publicadas no Youtube e nenhuma das milhentas jogadas de outro planeta a circular na internet e nas televisões de todo o mundo. Infelizmente para o universo e para grande felicidade do Benfica, dos benfiquistas e de Portugal (no mapa por ser o país de Eusébio) comparado com os pernas-de-pau que nos entram pela televisão adentro, Eusébio quase não saiu do seu quintal. 

O melhor jogador português de todos os tempos e um dos melhores do mundo de sempre fez carreira numa altura em que a expressão dos seus feitos era (quase) nula! Hoje marca-se um golo ao Coimbrões e "tem-se" meia Europa a correr atrás. Eusébio jogou ao mais alto nível num país periférico, de expressão reduzida, fechado sobre si próprio, sempre a jogar no mesmo clube, que apesar de grande e de brilhar intensamente na Europa, os seus jogos caseiros ficavam-se pelos relvados nacionais, sem televisão e quase sem passar da fronteira. Todos os prémios internacionais que Eusébio ganhou, ganhou-os ao serviço do Benfica. 

Foi o melhor do campeonato do mundo quando jogava no Benfica. Ganhou a «Bola de Ouro» e a «Bola de Prata» atuando no Benfica. Foi «Bota de Ouro» e «Bota de Prata» ao serviço do Benfica. Em Portugal os seus recordes de golos foram obtidos em campeonatos com apenas 14 equipas. Na Europa, para se chegar à final da liga dos campeões, disputavam-se 7 jogos em toda a época. As atuações pela seleção contavam-se pelos dedos e não havia “Azerbaijões” para bater recordes nem «Ligas das Nações» para jogar se lhe apetecesse. A URSS englobava 15 nações, a Jugoslávia 6 e a Checoslováquia 2: menos 20 seleções a quem molhar a sopa. E, infelizmente para todos, não existiam os cuidados médicos de hoje, as enfermarias eram como talhos mas com melhor apresentação e os seus joelhos, duramente retalhados, nunca foram de ferro (6 operações ao direito em atividade e uma ao esquerdo quando já se tinha retirado). 

Acabou a carreira ao mais alto nível em 1974, quando já mal conseguia caminhar sem dores, seguindo para as américas a tempo de ganhar uns trocos. Na minha vida só conheci um jogador parecido com Eusébio. Até no infortúnio das lesões que o impediram de se candidatar ao título honorário de melhor futebolista de sempre. Refiro-me a Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo, Ronaldo Fenómeno ou simplesmente Fenómeno. O único jogador capaz de me pôr a torcer pelo Inter Milão, que, a par da Juventus, do foculporto e das equipas onde atuarem os arruaceiros Pepe e Otávio, serão sempre para mim as agremiações mais detestáveis do mundo.

Como em tudo que diz respeito ao Benfica, Eusébio também foi vítima de versões contraditórias. A de que o Benfica o raptou para o impedir de assinar pelo Sporting do Lumiar, conta-a Eusébio na primeira pessoa. «O Sporting teve tudo na mão, porque eu jogava na filial. Mas o Braz Medeiros, que era o presidente do Sporting, não foi correto quando nos telefonou. Ele pensou que estava a falar com um qualquer e não com o meu irmão, que era engenheiro. O meu irmão perguntou-lhe: “Se o Benfica está a pagar 150 contos, vocês não podem pagar? Querem-no à experiência? Nem pensar! Quanto é que ganha o Seminário (jogador do Sporting que ganhava 80 contos por mês)? O meu irmão é melhor do que o Seminário por uma razão simples - tem 18 anos.” O Benfica pagou 250 contos. Depois inventa-se» (...) «Então se o Benfica me tivesse raptado, eu iria gostar de uma equipa que me tinha feito isso? Não gosto é do Sporting, que depois [do acordo com o Benfica] até pagava 500 contos...

...Rapto? Vocês são mas é malucos (...) A verdade é que pensavam que a família aqui do preto era mais uma, que estavam a falar com um preto qualquer, quando estavam a falar com um engenheiro. Aliás, o meu irmão é bem mais claro do que eu: é branco como o meu falecido pai. O meu pai era branco, eu sou parecido com a minha mãe. Também pergunto: “Quem é que pagou as passagens para vir para Portugal? Vim a nado, apanhei boleia?” Invenções...». Do que é real, para além do mito, na viagem para Lisboa, Eusébio terá viajado com um nome falso: Ruth. Isto porque, também revelou na entrevista, que aqui reproduzo, ao Expresso, que «as pessoas mais influentes de Moçambique eram do Sporting e havia o receio de que, se tomassem conhecimento da sua deslocação, pudessem tomar alguma iniciativa no sentido de a evitar».

A estátua no Estádio da Luz diz-nos que o seu legado e o lugar que ocupa na história do futebol, ninguém pode ao de leve machucar. Todos os que ousarem beliscar a sua honra serão, pelos benfiquistas e pelos desportistas em geral, condenados ao descrédito. Porque Eusébio é paixão, Eusébio é bola, Eusébio é relvado. Eusébio é baliza, Eusébio é golo, Eusébio é o povo e o povo é Eusébio. Eusébio é luz, Eusébio é único, Eusébio é mito. Eusébio é Portugal, Eusébio é Benfica! 

15 comentários:

  1. Quem não viu o Eusébio jogar ao vivo como eu cheguei a ver, não percebe a ponta de um corno do que é o futebol. O joelho que tinha as 6 operações era o esquerdo e não o direito, o aspecto radiológico aos 30 anos era o de uma pessoa com 90 anos de idade.
    Luis BF

    ResponderEliminar
  2. Então só percebe de futebol quem viu o Eusébio jogar????
    Fodasse, estamos sempre a aprender

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. De todo.
      Mas convenhamos que o futebol não é FM, seja lá isso o que for, nem começou no século XXI, certo?

      Eliminar
    2. Pela observação não tiveste o prazer de o ver jogar, com ele aprendi a gostar de futebol e a amar ainda mais o Benfica . A ronaldete se apanhase um filho de puta como o Sikes pela frente nem se equipava, sabes porquê? Porque não tem cojones como o King tinha . Aparecesse um jogador agora como ele nem calculo o balúrdio que pagariam para o ter

      Eliminar
    3. Está sempre a aprender é porque ao não ter visto o inigualável Eusébio jogar, não sabe o que é a beleza, o perfume, e a pureza do seu futebol que encantou o mundo inteiro.

      Eliminar
  3. Eusébio é simplesmente Eusébio.
    Não precisou de televisões, como agora, nem de páginas sociais para mostrar o seu talento. Um fenómeno , um grande Senhor.

    Eusébio, simplesmente Eusébio.

    Que este grande vulto do futebol benfiquista . português e mundial sirva de inspiração para o nosso grande plantel.

    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  4. Até se podem foder todos, mas como o Grande Eusébio Ferreira da Silva não houve mais nenhum, e o resto é merda.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, .o.King Eusébio mereceu as homenagens em.vida e mais aianda depois de morrer o Benfica e Portugal devem-lhe a projecção e o dar a conhecer ao mundo.e merece ser sempre recordado
    Obrigado Eusébio pelo teu benfiquismo.

    ResponderEliminar
  6. Eusébio e o Pantera Negra que deu Portugal a conhecer ao Mundo!
    https://www.youtube.com/watch?v=rKPs2pi6XTI

    ResponderEliminar
  7. Um dos textos mais belos que li sobre o Eusébio da Silva Ferreira. Obrigado, Guachos!

    ResponderEliminar
  8. Impossível acrescentar algo, além da Genialidade Pura, campeão dos Campeões em simplicidade e humildade, só ao alcance de meia dúzia de eleitos. só o vi jogar uma vez na Luz, e dessa época de Ouro guardo um postal autografado do Srº Mário Coluna ("Para o pequeno Grande Benfiquista Zé Pedro..."), Honraremos sempre os Ases que nos Honraram no passado e ajudaram a construir o Maior e Melhor Clube de Portugal, Mítico, Mágico, lendário e Incomparável, VIVA O GLORIOSO BENFICA / ET PLURIBUS UNUM !!!

    ResponderEliminar
  9. Eusébio é símbolo do Benfica. Em tudo! Representa aquilo que é a essência do Benfica.

    ResponderEliminar
  10. Nós somos, sempre fomos, seremos sempre, os verdadeiros campeões - Eusébio da Silva Ferreira.
    Quem gosta de futebol, ama o Benfica, e quem o ama, jamais se esquecerá deste nosso Deus.
    Obrigado Eusébio, obrigado Benfica!
    E pluribus unum

    Pele Vermelha

    ResponderEliminar
  11. Até na estátua, que que o encedireseterniza, Eusébio é distinto.
    Frente ao nosso estádio está representado o nosso King, tal como era.
    Ao "Lawrence das Arábias" fizeram uma caricatura, daquelas que A Bola quando era A Bola, publicava, nomeadamente de plantéis vencedores de títulos reais e não de campeões de inverno ou de anos civis.
    Viva o KING!!
    Saudações Benfiquistas.
    -Fernando Sampaio-

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.