quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Marcos, Leonarda-os!

É impressionante a quantidade de especialistas da especialidade que em meia dúzia de horas rebentaram a escala dos peritómetros, transformando-se em rigorosos experts do futebol brasileiro (que a maioria desdenha e ridiculariza sempre que tem oportunidade) profundos conhecedores das qualidades futebolísticas do, ao que parece, novo avançado do Benfica. Se lhes perguntassem na semana passada, nenhum (tal como eu e cerca de 10 milhões de portugueses) sabia que o moço existia. Hoje não há cueca de Marcos Leonardo, usada ou pronta a estrear, que já não tenha sido esmiuçada e estudada selo por selo, desmanchadas fio a fio pela chusma de catedráticos em assuntos do Benfica (e há outros?) que todos os dias debatem, com inusitada competência, temáticas tão diversas que vão dos índices de suspeição lesional e construção de planteis, no verão, à inevitável destruição dos mesmos nos mercados de inverno. Génios que dominam os intrincados labirintos das finanças, economia e tesouraria do Benfica mas não menos as tomadas de decisão (não é assim que se diz agora?) dos jogadores no relvado e todas as providências, obviamente erradas, do Presidente, dos seus colaboradores (Rui Pedro Braz não acerta uma!) e dos incompetentes treinadores, sabem tudo de jardinagem, falam alemão, mandarim e árabe fluentemente e nem os voos da águia vitória lhes escapam! Sempre que a bicha falha o emblema e aterra no relvado vem aí desgraça pela certa.

A estratégia de decadas a bater no ceguinho, que por repetitiva cheira a bafio que tresanda, passa por vender o novo recruta do Benfica como um extraterreste que chegará para marcar todos os golos que o Rafa não marcou desde que nasceu e, não menos importante, sobrando-lhe capacidade para, mesmo a dormir, fazer abanar as redes dos adversários a cada suspiro de Tengstedt, Musa e Arthur Cabral. E se o rapaz (20 anos) for mesmo o novo Neymar, futebolista fora da esfera do campeão nacional que a imprensa tuga (Messi à parte) mais diaboliza, Marcos Leonardo assim que falhar o primeiro golo na cara do guarda-redes não mais terá um minuto de sossego. 

E ai dele se sair de casa para jantar. Com a má fama que já lhe colaram na pele tudo o que for deitar-se depois das 21H (hora do Vitinho) é para malhar na vida de boémio até cheirar a alho. Resumindo, ou o Marcos tem uma enorme capacidade para aturar azêmolas, que no Brasil são coisa que não faltam, ou mais lhe valia não fazer a viagem. Fazendo-a, se não marcar golos nos jogos todos como só Gyokeres é capaz (tenho uma leve suspeita que é bem proavável não acontecer), não é difícil antecipar que os verdadeiros (a babarem-se pelos falhanços do Rafa) não lhe perdoarão um passe errado e que os catedráticos usarão contra ele todos os elogios que agora lhe dispensam.

Miguel seja Tavares, denotando a sua tendencia para o plágio, tem, no rascord, uma crónica reveladora do muito lixo que nos é vendido pela MDCSDQT. Entre um cubano da candonga e as garrafas de bagaço caseiro (que um amigo lhe passou pela porta do cavalo no aeroporto) que despejou enquanto o diabo lhe soprava SL Benfica nos cartuchos, seja Tavares diz que foi dando, algures no estrangeiro, uma olhada ("viu" na integra a primeira parte do Benfica-Famalicão) aos jogos do Benfica e foculporto. Desistiu ao intervalo do jogo da Luz ("frente a um adversário inofensivo") por estar convencido que o resultado (1-0) "iria por ali fora", agarrando milagrosamente o fio ao bagaço por volta dos 70 minutos. Revelando-se ufano com a - e passo a citar as (ex)citações do plagiador - "informação do locutor da BTV que assim estava a correr toda a segunda parte" (...) com o " Benfica a tentar respirar" e o "resultado exagerado, injusto, enganador...foi o que ouvi na BTV", foi-lhe fácil sentenciar a "derrota moral" do Benfica baseado no que ouviu na BTV. Não terá sido o único, a julgar pelo que me dizem (todos os fins-de-semana dou graças a Deus pelo meu repasse) os benfiquistas que não conseguem ir ao estádio.

Do seu clube da fruta confessou que ainda viu menos que do Benfica e dos sapos ("não vi um minuto da primeira parte") do que viu (e viu todos os lances arbitrais a beneficiar a saparia) concluiu que «o Sporting tem a melhor equipa, talvez o melhor treinador e a maior dose de pontos ganhos na arbitragem dos jogos; o Porto, para o dinheiro que não tem, joga o pouco adequado; o Benfica, para o dinheiro que investiu, não joga nada». Como plágio até se papa e nem consigo levá-lo a mal. Baseado nos comentários da BTV todas as equipa e jogadores adversários estão ao nivel do Manchester City. Baseado na performance dos sapos: segundo melhor ataque, segunda melhor defesa, segundo melhor marcador, que além das duas derrotas (Guimarães e Benfica) e do empate com o S. Braga, regista 7 vitórias pela margem mínima nos restantes 12 jogos, qualquer idiota (juntando-lhe a "maior dose de pontos ganhos na arbitragem") o diria. Que ia para a cama com o Gyokeres, como a maioria dos paineleiros, é um pouco estranho num fulano que nunca escondeu os linguados com Otávio e o arruaceiro Pepe e que já não consegue ocultar a paixão assolapada (depois das recusas do pintoso) pelo face rat Bilhas-Boas.

Só para acalmar o pito dos paineleiros e verdadeiros verdadeiros exasperados com os gastos do Benfica. 8 milhões de Lucas Veríssimo, mais 6+2 de João Vitor e 5 por objectivos de Darwin Núñez - 21M€ no total - chegam para cobrir os gastos do próximo flop do Benfica e ainda dão para ajudar Pinto da fruta - "está dentro da nossa estratégia chegar ao fim do ano com contas positivas e capitais próprios positivos» - a cumprir a promessa que ninguém da MDCSDQT se lembrou de lhe cobrar. Sosseguem lá as passarinhas, suas quengas!

14 comentários:

  1. Excelente como não poderia deixar de ser.
    Não sou especialista da especialidade mas, confesso, que também não gosto de ver a águia Vitória falhar a aterragem. Eu não acredito em bruxas, mas...
    assim, como também me aborrecem tremendamente os cometários aos nossos jogos na BTV. Não sei qual o clube do narrador, mas se for benfiquista tenho de dizer que disfarça bem.
    Guachos, parece que há nova matéria fresquinha vinda de Contumil. Então há um protocolo entre a Administração da fruta e os superladrões? Começamos a perceber o porquê do pânico instalado nas hostes da macacada com o Face Rat no horizonte...

    ResponderEliminar
  2. É verdade falta mais golos ao Benfica, mas falta perceber e esclarecer os benfiquistas depois do mercado, como habitualmente Rui Costa faz. E os outros estão a começar a copiar

    ResponderEliminar
  3. Boas, em relação à BTV temos um grave problema, Helder Conduto é cavalo de Tróia e ouvi-lo é ainda pior que a sporcoTV. Como é possivel não ter sido ainda corrido? Está o jogo todo a ir buscar as estatísticas mais estapafúrdias desde que desfavoráveis ao BENFICA. Minimiza sempre as exibições dos nossos jogadores e coloca em nervos os Benfiquistas. Como é possivel não o despedirem?
    Alguém pergunte ao papa das bufas se já começaram as escavações do centro de estágio ( quem vai oferecer este?) se já pagaram o craque Carmo e se já têm capitais positivos.
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  4. A TBI e os seus especialistas da especialidade estão cada vez melhores e mais apurados, o Dioguinho, que nunca deveria ter sentado a peida em qualquer banco, cadeira ou sabonete no Glorioso, é cá um experte na matéria que até dá vómitos a sapiência deste moço, enfim... e ontem, ou no dia anterior, com outros especialistas 30 minutos de tempo de antena para o SLB e os outros 1 minuto cada, espetáculo, somos grandes e continuaremos a ser.
    E graças à minha inteligência com 10 anos, sem qualquer referência, familiar, clubística tornei-me adepto do SLB, pois hoje estaria com uma grande revolta, então o boneco diz que em 7 anos facturaram 900m eur e gastaram 250m eur, a questão que deveriam colocar é onde para o dinheiro, mas isso não é nosso problema, nem quero saber até podiam ter gasto 1 eur, longa vida ao peidoso.

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente Genial (mais um!). Os 3 primeiros parágrafos então espelham a mais pura das realidades em que vivemos. Pertencesse o Senhor Guachos à "geração de 70" e o Saudoso Eça de Queirós teria sido relegado para a equipa b, tal qual o senhor que custou mais caro (já tem pretendentes na Grécia, a ser verdade)que o Marquinhos...

    ResponderEliminar
  6. Pela enésima vez: O avançar da vida vai-me tirando a paciência, se calhar deveria ser ao contrário, não sei, e por isso mesmo não há paciência para ouvir o inenarrável, ia escrever outra designação, mas enfim, Hélder Conduto! Há anos que está a mais na BTV, aliás, parece que a respectiva direcção tem pontaria na escolha da mediocridade que gravita por ali, com as respeitáveis excepções.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Guachos também desejo muito que o Marcos os Leonarde a todos,mas continuo convicto que primeiro o Artur ainda vai Cabralos,quanto ás nossas contas muito bem visto pelo amigo,custo de Marcos leonardo coberto pelas receitas de J victor Lucas verissimo e Darwin Nunez e ainda acrescento...sem perdôes de divida!Entretanto que dupla para apitar o Boavista-contumil Manuel oliveira camarote do dragão e no var Rui costa,é isto que os vai mantendo vivos meus caros.

    ResponderEliminar
  8. O boneco diz que tem um saldo positivo de 650 milhões de euros, em sete anos. E o putedo não é o clube mais rico do mundo porquê? E porquê que tem um passivo gigantesco? O que o bufas anda a fazer com esse pilim, arduamente ganho pelo boi?

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde hoje ouvi o ressabiado Diogo na TVI a dizer que o Benfica não fez um bom negócio com o.Marcos porque o Santos estava em dificuldades financeiras e não havia nenhum clube europeu além do Benfica não dizendo que havia uma qualidade de clubes brasileiros à espreita ,um javardo este Diogo agora nos próximos dias vão começar a descascar o Marcos como uma cebola espero que ele não saiba português e fale uma língua da amazonia para não ouvir estes alarves .

    ResponderEliminar
  10. Em cheio amigo Guachos no último parágrafo Antes do Natal eles perguntam não Sabemos é qual Natal. Na Cnnojo o Luís haviar nasceu e cresceu com o suposto novo avançado do Benfica nem a mãe do rapaz o conhece tão bem nem sei se não foi o Luís haviar que o pariu. Deixo aqui um abraço a todos os benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. Bom dia e bom ano. Apenas como comentário às apreciações feitas ao Hélder Conduto nalguns comentários. Não vejo os jogos na Btv porque tenho redpass, de vez em quando puxo a caixa atrás para ver os "golos em directo"...O Hélder é tudo menos um infiltrado, é um grande Benfiquista, seja lá isso o que for, e já passou a paixão à prole...No resto são critérios editoriais da Btv, concordando ou não é o que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Discordando ou não com a linha editorial e a forma de trabalhar do Helder isso não faz dele um infiltrado, antes pelo contrário. É benfiquista e sofre pelo Benfica, à sua maneira, como todos nós.

      Eliminar
    2. Rodrigo

      Assumi e assumo que não aprecio de todo o registo do Hélder Conduto. Contudo, não me lembro de alguma vez ter opinado tratar-se de um infiltrado.
      Tal como o ora comentador, de seu nome Rui Águas, não o é, mas que eu preferia não ter cabimento na televisão do Benfica.

      Eliminar
  12. Leio o que se escreve sobre a BTV e concluo que, também para isso, há verdadeiros verdadeiros especialistas da especialidade.
    Mas é só a minha modesta opinião, que não gosto de ouvir elogiar, quando não há para elogiar, nem o oposto.
    Ainda há uma diferença entre a BTV e o Porto Canal. Que continue!
    Um 2024 cheio de Marquês.
    Saudações Benfiquistas.
    -Fernando Sampaio-

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.