É impressionante a quantidade de especialistas da especialidade que em meia dúzia de horas rebentaram a escala dos peritómetros, transformando-se em rigorosos experts do futebol brasileiro (que a maioria desdenha e ridiculariza sempre que tem oportunidade) profundos conhecedores das qualidades futebolísticas do, ao que parece, novo avançado do Benfica. Se lhes perguntassem na semana passada, nenhum (tal como eu e cerca de 10 milhões de portugueses) sabia que o moço existia. Hoje não há cueca de Marcos Leonardo, usada ou pronta a estrear, que já não tenha sido esmiuçada e estudada selo por selo, desmanchadas fio a fio pela chusma de catedráticos em assuntos do Benfica (e há outros?) que todos os dias debatem, com inusitada competência, temáticas tão diversas que vão dos índices de suspeição lesional e construção de planteis, no verão, à inevitável destruição dos mesmos nos mercados de inverno. Génios que dominam os intrincados labirintos das finanças, economia e tesouraria do Benfica mas não menos as tomadas de decisão (não é assim que se diz agora?) dos jogadores no relvado e todas as providências, obviamente erradas, do Presidente, dos seus colaboradores (Rui Pedro Braz não acerta uma!) e dos incompetentes treinadores, sabem tudo de jardinagem, falam alemão, mandarim e árabe fluentemente e nem os voos da águia vitória lhes escapam! Sempre que a bicha falha o emblema e aterra no relvado vem aí desgraça pela certa.
A estratégia de decadas a bater no ceguinho, que por repetitiva cheira a bafio que tresanda, passa por vender o novo recruta do Benfica como um extraterreste que chegará para marcar todos os golos que o Rafa não marcou desde que nasceu e, não menos importante, sobrando-lhe capacidade para, mesmo a dormir, fazer abanar as redes dos adversários a cada suspiro de Tengstedt, Musa e Arthur Cabral. E se o rapaz (20 anos) for mesmo o novo Neymar, futebolista fora da esfera do campeão nacional que a imprensa tuga (Messi à parte) mais diaboliza, Marcos Leonardo assim que falhar o primeiro golo na cara do guarda-redes não mais terá um minuto de sossego.
E ai dele se sair de casa para jantar. Com a má fama que já lhe colaram na pele tudo o que for deitar-se depois das 21H (hora do Vitinho) é para malhar na vida de boémio até cheirar a alho. Resumindo, ou o Marcos tem uma enorme capacidade para aturar azêmolas, que no Brasil são coisa que não faltam, ou mais lhe valia não fazer a viagem. Fazendo-a, se não marcar golos nos jogos todos como só Gyokeres é capaz (tenho uma leve suspeita que é bem proavável não acontecer), não é difícil antecipar que os verdadeiros (a babarem-se pelos falhanços do Rafa) não lhe perdoarão um passe errado e que os catedráticos usarão contra ele todos os elogios que agora lhe dispensam.
Miguel seja Tavares, denotando a sua tendencia para o plágio, tem, no rascord, uma crónica reveladora do muito lixo que nos é vendido pela MDCSDQT. Entre um cubano da candonga e as garrafas de bagaço caseiro (que um amigo lhe passou pela porta do cavalo no aeroporto) que despejou enquanto o diabo lhe soprava SL Benfica nos cartuchos, seja Tavares diz que foi dando, algures no estrangeiro, uma olhada ("viu" na integra a primeira parte do Benfica-Famalicão) aos jogos do Benfica e foculporto. Desistiu ao intervalo do jogo da Luz ("frente a um adversário inofensivo") por estar convencido que o resultado (1-0) "iria por ali fora", agarrando milagrosamente o fio ao bagaço por volta dos 70 minutos. Revelando-se ufano com a - e passo a citar as (ex)citações do plagiador - "informação do locutor da BTV que assim estava a correr toda a segunda parte" (...) com o " Benfica a tentar respirar" e o "resultado exagerado, injusto, enganador...foi o que ouvi na BTV", foi-lhe fácil sentenciar a "derrota moral" do Benfica baseado no que ouviu na BTV. Não terá sido o único, a julgar pelo que me dizem (todos os fins-de-semana dou graças a Deus pelo meu repasse) os benfiquistas que não conseguem ir ao estádio.
Do seu clube da fruta confessou que ainda viu menos que do Benfica e dos sapos ("não vi um minuto da primeira parte") do que viu (e viu todos os lances arbitrais a beneficiar a saparia) concluiu que «o Sporting tem a melhor equipa, talvez o melhor treinador e a maior dose de pontos ganhos na arbitragem dos jogos; o Porto, para o dinheiro que não tem, joga o pouco adequado; o Benfica, para o dinheiro que investiu, não joga nada». Como plágio até se papa e nem consigo levá-lo a mal. Baseado nos comentários da BTV todas as equipa e jogadores adversários estão ao nivel do Manchester City. Baseado na performance dos sapos: segundo melhor ataque, segunda melhor defesa, segundo melhor marcador, que além das duas derrotas (Guimarães e Benfica) e do empate com o S. Braga, regista 7 vitórias pela margem mínima nos restantes 12 jogos, qualquer idiota (juntando-lhe a "maior dose de pontos ganhos na arbitragem") o diria. Que ia para a cama com o Gyokeres, como a maioria dos paineleiros, é um pouco estranho num fulano que nunca escondeu os linguados com Otávio e o arruaceiro Pepe e que já não consegue ocultar a paixão assolapada (depois das recusas do pintoso) pelo face rat Bilhas-Boas.
Só para acalmar o pito dos paineleiros e verdadeiros verdadeiros exasperados com os gastos do Benfica. 8 milhões de Lucas Veríssimo, mais 6+2 de João Vitor e 5 por objectivos de Darwin Núñez - 21M€ no total - chegam para cobrir os gastos do próximo flop do Benfica e ainda dão para ajudar Pinto da fruta - "está dentro da nossa estratégia chegar ao fim do ano com contas positivas e capitais próprios positivos» - a cumprir a promessa que ninguém da MDCSDQT se lembrou de lhe cobrar. Sosseguem lá as passarinhas, suas quengas!
Excelente como não poderia deixar de ser.
ResponderEliminarNão sou especialista da especialidade mas, confesso, que também não gosto de ver a águia Vitória falhar a aterragem. Eu não acredito em bruxas, mas...
assim, como também me aborrecem tremendamente os cometários aos nossos jogos na BTV. Não sei qual o clube do narrador, mas se for benfiquista tenho de dizer que disfarça bem.
Guachos, parece que há nova matéria fresquinha vinda de Contumil. Então há um protocolo entre a Administração da fruta e os superladrões? Começamos a perceber o porquê do pânico instalado nas hostes da macacada com o Face Rat no horizonte...
É verdade falta mais golos ao Benfica, mas falta perceber e esclarecer os benfiquistas depois do mercado, como habitualmente Rui Costa faz. E os outros estão a começar a copiar
ResponderEliminarBoas, em relação à BTV temos um grave problema, Helder Conduto é cavalo de Tróia e ouvi-lo é ainda pior que a sporcoTV. Como é possivel não ter sido ainda corrido? Está o jogo todo a ir buscar as estatísticas mais estapafúrdias desde que desfavoráveis ao BENFICA. Minimiza sempre as exibições dos nossos jogadores e coloca em nervos os Benfiquistas. Como é possivel não o despedirem?
ResponderEliminarAlguém pergunte ao papa das bufas se já começaram as escavações do centro de estágio ( quem vai oferecer este?) se já pagaram o craque Carmo e se já têm capitais positivos.
Saudações Benfiquistas!
A TBI e os seus especialistas da especialidade estão cada vez melhores e mais apurados, o Dioguinho, que nunca deveria ter sentado a peida em qualquer banco, cadeira ou sabonete no Glorioso, é cá um experte na matéria que até dá vómitos a sapiência deste moço, enfim... e ontem, ou no dia anterior, com outros especialistas 30 minutos de tempo de antena para o SLB e os outros 1 minuto cada, espetáculo, somos grandes e continuaremos a ser.
ResponderEliminarE graças à minha inteligência com 10 anos, sem qualquer referência, familiar, clubística tornei-me adepto do SLB, pois hoje estaria com uma grande revolta, então o boneco diz que em 7 anos facturaram 900m eur e gastaram 250m eur, a questão que deveriam colocar é onde para o dinheiro, mas isso não é nosso problema, nem quero saber até podiam ter gasto 1 eur, longa vida ao peidoso.
Simplesmente Genial (mais um!). Os 3 primeiros parágrafos então espelham a mais pura das realidades em que vivemos. Pertencesse o Senhor Guachos à "geração de 70" e o Saudoso Eça de Queirós teria sido relegado para a equipa b, tal qual o senhor que custou mais caro (já tem pretendentes na Grécia, a ser verdade)que o Marquinhos...
ResponderEliminarPela enésima vez: O avançar da vida vai-me tirando a paciência, se calhar deveria ser ao contrário, não sei, e por isso mesmo não há paciência para ouvir o inenarrável, ia escrever outra designação, mas enfim, Hélder Conduto! Há anos que está a mais na BTV, aliás, parece que a respectiva direcção tem pontaria na escolha da mediocridade que gravita por ali, com as respeitáveis excepções.
ResponderEliminarAmigo Guachos também desejo muito que o Marcos os Leonarde a todos,mas continuo convicto que primeiro o Artur ainda vai Cabralos,quanto ás nossas contas muito bem visto pelo amigo,custo de Marcos leonardo coberto pelas receitas de J victor Lucas verissimo e Darwin Nunez e ainda acrescento...sem perdôes de divida!Entretanto que dupla para apitar o Boavista-contumil Manuel oliveira camarote do dragão e no var Rui costa,é isto que os vai mantendo vivos meus caros.
ResponderEliminarO boneco diz que tem um saldo positivo de 650 milhões de euros, em sete anos. E o putedo não é o clube mais rico do mundo porquê? E porquê que tem um passivo gigantesco? O que o bufas anda a fazer com esse pilim, arduamente ganho pelo boi?
ResponderEliminarBoa Tarde hoje ouvi o ressabiado Diogo na TVI a dizer que o Benfica não fez um bom negócio com o.Marcos porque o Santos estava em dificuldades financeiras e não havia nenhum clube europeu além do Benfica não dizendo que havia uma qualidade de clubes brasileiros à espreita ,um javardo este Diogo agora nos próximos dias vão começar a descascar o Marcos como uma cebola espero que ele não saiba português e fale uma língua da amazonia para não ouvir estes alarves .
ResponderEliminarEm cheio amigo Guachos no último parágrafo Antes do Natal eles perguntam não Sabemos é qual Natal. Na Cnnojo o Luís haviar nasceu e cresceu com o suposto novo avançado do Benfica nem a mãe do rapaz o conhece tão bem nem sei se não foi o Luís haviar que o pariu. Deixo aqui um abraço a todos os benfiquistas
ResponderEliminarBom dia e bom ano. Apenas como comentário às apreciações feitas ao Hélder Conduto nalguns comentários. Não vejo os jogos na Btv porque tenho redpass, de vez em quando puxo a caixa atrás para ver os "golos em directo"...O Hélder é tudo menos um infiltrado, é um grande Benfiquista, seja lá isso o que for, e já passou a paixão à prole...No resto são critérios editoriais da Btv, concordando ou não é o que temos.
ResponderEliminarConcordo. Discordando ou não com a linha editorial e a forma de trabalhar do Helder isso não faz dele um infiltrado, antes pelo contrário. É benfiquista e sofre pelo Benfica, à sua maneira, como todos nós.
EliminarRodrigo
EliminarAssumi e assumo que não aprecio de todo o registo do Hélder Conduto. Contudo, não me lembro de alguma vez ter opinado tratar-se de um infiltrado.
Tal como o ora comentador, de seu nome Rui Águas, não o é, mas que eu preferia não ter cabimento na televisão do Benfica.
Leio o que se escreve sobre a BTV e concluo que, também para isso, há verdadeiros verdadeiros especialistas da especialidade.
ResponderEliminarMas é só a minha modesta opinião, que não gosto de ouvir elogiar, quando não há para elogiar, nem o oposto.
Ainda há uma diferença entre a BTV e o Porto Canal. Que continue!
Um 2024 cheio de Marquês.
Saudações Benfiquistas.
-Fernando Sampaio-