segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Força António Silva! Força João Neves!

Epá, aquilo ontem foi tão mau que eu nem sei por onde lhe pegar. Uma substituição feita durante o intervalo depois de seis de uma assentada antes do jogo começar? Roger Schmidt passou-se! O pânico (gáudio na maioria das redações) era generalizado um pouco por todo o lado. Num ápice, o plantel de luxo às ordens do treinador do Benfica tinha-se transformado num apocalipse à beira de acontecer. Como vamos nós (como vão eles) ganhar ao Vizela sem os gajos que desde agosto afirmamos não valerem um caracol? Essa era a pergunta que bailava na mente dos génios da táctica e dos assobiadores especializados. E quando, com o resultado em 5-1, começaram a saborear o gosto da exigência, obviamente que tinham todos os motivos do mundo para demonstrar a sua neura. Estava fodido descascar o Vizela e o fantasma do Benfica 1-1 Farense pairava a cada passe para trás, que para a frente é o caminho. João Neves saiu debaixo dos merecidos aplausos, o estádio não veio abaixo com insultos e objectos arremessados contra o treinador, Schmidt passou pelos intervalos da chuva, mas convém não abusar. Fazer substituições antes do jogo é uma afronta e durante o 5-1 sentiu-se o odor do empate comprometedor. Como diz o ex-árbitro com o cagalhão a emoldurar-lhe a piolhada; se quer inventar que vá inventar para a terra dele. 

No final a questão já era outra. O alemão continuava a não perceber nada do assunto mas nem custa muito a entender os argumentos. Se estes jogaram tão bem porque é que não jogam mais vezes juntos? Esta é tão fácil que até eu sei responder. Porque Roger Schmidt não gosta de ganhar por 6-1 (incomoda-lhe a imbecilidade do árbitro a ir devagar, devagarinho, trocar de bola sempre que há um golo) e já na quinta feira voltará ao modelo habitual e aos resultados escassos condizentes com a sua comprovada incompetência. Vai uma aposta?

Outras coisas muito estranhas (a tarde/noite foi riquíssima em acontecimentos bizarros) aconteceram durante o jogo. É sabido que o SL Benfica não marca golos de canto. Qualquer espectador atentos aos programas da especialidade tira essa estatística de letra. Com este treinador o Benfica tem sido um caso de estudo dos catedráticos pela ineficácia latente também nos lances de 'bolas paradas'. E não deixa de ser verdade. O campeão nacional não marca golos de canto mas já é a equipa que mais golos de canto tem marcados no campeonato! Um pormenor de somenos que, estou certo, não abala a convicção dos que repetem o contrário. Nos penaltis é ainda mais bizarro! Trubin, com a grande penalidade defendia ontem, tornou-se o guarda redes do Benfica em toda a sua história a defender mais penaltis numa época. E aqui também se compreende. Sendo o SL Benfica uma equipa iminentemente defensiva, que passa a maior parte do tempo encostada à sua baliza, é natural que os árbitros já lhe tenham assinalado 6 contra e apenas 2 (o foculporto lidera com 6) a seu favor. Assim de memória, o Benfica sofreu castigos máximos no Bessa, Vizela, Portimão, Guimarães e, na Luz, Casa Pia e Vizela! 

Ainda no reino do insólito surgem as criticas ferozes - não vá Trubin ganhar o prémio de melhor Diogo Costa da liga - que o ucraniano foi alvo depois do erro que deu origem ao golo do Vizela. E o que tardou para os especialistas disfrutarem de uma oportunidade como esta! Por esmiuçar (o que até nem é mau olhando para a classe dos envolvidos) ficam os culpados dos golos sofridos em Vizela, Guimarães e, na Luz, frente ao Toulouse. Isto, claro, se retirarmos da equação o óbvio e incontornável réu, o incompetente treinador do Benfica. Parecendo que não, esta falta de categoria pega-se e já chegou à equipa feminina do Benfica que arrancou um resultado (6-1) exactamente igual frente ao pior Atlético Ouriense da história. A treinadora Filipa Patão (outra que não pesca nada disto) puxou pela sua costela de alemão potenciando ainda mais a indecência e os maus exemplos de Schmidt. Tem a palavra Rui Costa. 

Nada bizarros (se não metermos o Luís Camelo da equação) os 100 minutos que Marcos Leonardo (tem tudo para ser um flop) precisou para marcar 4 golos na liga. No da fantasia fica a vitória do Toulouse no Mónaco na véspera de receber o Benfica. No reino da solidariedade fica uma palavra de conforto para António Silva, de luto pela morte do avô materno (funeral realizado na hora do jogo) e outra para João Neves sabedor dessa triste notícia (a pior de todas) da morte da mãe madrugada adentro! Força António! Força João!

25 comentários:

  1. Caro Guachos, ao saber do desenlace de familiares chegados do António Silva ( avô) e de João Neves ( a mais terrível de todas, a Mãe) pouco ou quase nada há a dizer sobre a actualidade do desporto benfiquista. Um grande abraço de solidariedade.

    E que no próximo jogo eles voltem com a mesma força para orgulho dos familiares que partiram.

    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  2. Calma, não comece a deitar já os foguetes e disparar por tudo aquilo que mexe. Apenas aconteceu o normal, o Benfica malhou no último classificado. Vamos aguardar com a esperança que este ciclo continue de vitória em vitória. A tarefa seguinte é difícil e por isso é preciso calma.
    Caldos de galinha nunca fizeram mal.
    Uma força para os miúdos do Benfica que perderam familiares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cago nos caldos de galinha. Se há muito quem prefira as derrotas para poder ter razão eu prefiro festejar todas as vitórias do Benfica. Já nos foguetes da minha parte só os que me saem por trás.

      Eliminar
    2. Curioso que ninguém pede calma quando é para criticar.

      Eliminar
  3. Excelente crónica a que me associo nos sentidos pêsames aos jovens jogadores do Glorioso.
    Fora de contexto do que acima está explanado, é a notícia que dá conta dos ciúmes da madame Macaco. Será que o macacão mija fora do penico? Ser rei dá alguns privilégios, se não vajamos o que acontecia na corte de Luís XIV. A doutora burrié faz muito bem estar atenta :-)

    ResponderEliminar
  4. Envio desde já os meus sentidos pêsames ao António Silva e ao João Neves neste momento difícil das suas vidas ,um grande abraço solidário!

    ResponderEliminar
  5. Caro Guachos, foram seis penaltis sofridos (falta o que foi assinalado a favor do Casa Pia, na Luz). Portanto, o Benfica leva dois penaltis a favor e seis contra. Como de costume, decisões arbitrais ao nível de uma equipa que luta pela manutenção. Visto que em Portugal se marca 1 penalti a cada 7 golos, o Benfica deveria ter 14 golos marcados e 42 sofridos. No entanto, tem 52 golos marcados (1 penalti a cada 26 golos) e 15 sofridos (1 penalti a cada 2,5 golos). Além do gigantesco heroísmo que é passar por cima destas autênticas trincheiras, a nossa equipa ainda é assobiada! Pelos supostamente nossos! O nojo que sinto dessa gente é indescritível...

    ResponderEliminar
  6. Força António! Força João! A Família Gloriosa estará sempre convosco.

    ResponderEliminar
  7. Não possuo red pass por minha opção.Deambulo sempre pela bancada BTV piso 3.Umas vezes mais central outras mais lateral ora no piso superior ora no inferior.E começo por aqui porquê.Tira-me do sério ver aquilo em que o estádio da luz se transformou.Nunca me passou pela cabeça ver tanta gente alheada do jogo,tirar selfys e mulheres a pintarem os lábios para aparecerem nos paineis do estádio é o que mais se vê.Por isso agradeço mais uma vez aquela malta dos topos sul e norte pela benção que é te-los no estádio a apoiar.Sim mantenho a minha convicção que os lugares cativos resultaram nisto,nada contra quem os compra mas tudo contra quem os ocupa,estou convencido que esta gente que critiquei não são os donos do lugar,apenas lhos emprestaram ou venderam.FORÇA JOÂO FORÇA ANTONIO!!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh amigo, eu cá sou detentor do mesmo lugar, quase desde que há estádio novo (mudei de setor há uns 15 anos, para estar mais perto de amigos), na BTV. Ao meu lado, há amigos de sempre, mais outros amigos de bancada, com quem vamos criando laços ao longo dos muitos jogos que vemos juntos. Todos cativos. Todos a puxar pelo Benfica.

      Lamento, mas quando há gente mal comportada à nossa volta são (salvo raras exceções)… malta que comprou o lugar por ausência de alguém. Os cativos, pelo menos à minha volta, portam-se como adeptos exemplares (repito: há exceções, nomeadamente um imbecil na fila atrás de mim que tem um ódio de morte ao João Mário).

      Não me agrada nada esta patranha dos cativos das selfies.
      Ando pelo estádio da Luz, antigo e novo, acompanhando o meu pai, faz já 30 anos. Raro foi o jogo que perdi, mesmo na travessia do deserto.

      O tribunal da Luz sempre foi meio imbecil. E faz muito mais barulho qualquer parvo que assobia um jogador do Benfica, do que os 100 que ficam em silêncio.

      Eliminar
    2. Espero que tenha percebido que é mesmo o que eu penso.Tive o cuidado de referir que nada tenho contra quem os compra mas sim quem os ocupa!Mas apenas quis fazer referência no meu texto á importância que aquela malta dos topos têm no apoio á equipa.

      Eliminar
  8. Após o jogo dei uma olhada nas redes/reddit e parecia que tinhamos perdido, e o treinador não pesca nada disto. E isto de alegados benfiquistas. Ele é o JM que não pode jogar, o Neres que está chateado por não jogar mais, o Kokçu que é um flop, o Di Maria que não devia ter entrado, o Morato que não é um lateral de raiz. Tem escapado Turbin, porque ainda não perdemos, nessa altura também chega para ele. Tengsted ninguém reparou no jogão que fez, tendo estado nos golos quase todos, excepto no de Otamendi.

    ResponderEliminar
  9. Ai que carago, esta, está boa! Então os sapos fizeram (copiaram) uma musica (dos Abba), dedicada o Ken Lourinho, com uma letra do mais fatela que existe. Esta merda de mandar foguetes antes da festa dá sempre azar.. Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora alguém me explique o que é que a canção MY WAY do FR. Sinatra tem a ver com os sapos. Oh meu Deus que tristes, é só rir com estas abéculas quando cantam antes dos jogos.

      Eliminar
  10. Agora é que a casa vem abaixo, tudo porque fizemos a primeira parte igual há época passada já ficam mal habituados, amigo Guachos sempre fantástico deixo aqui um abraço e os sentimentos ao Antônio Silva e ao João Neves sei bem a dor por que passa perdi a minha mãe a meio do ano passado um abraço aos benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. Aquela do cagalhão no alto da pinha é a melhor da década. É que aquilo do cagalhão no alto da pinha deve ser uma exigência dos lagartos da Agriloja como símbolo dos patrocinadores dos árbitros e da formação da Saparia.

    ResponderEliminar
  12. Como é possível assobiar uma equipa a ganhar por 5-0!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se é "exigente" e verdadeiro verdadeiro, 10-0 é um desrespeito ao adversário e 5-0 ao intervalo é escasso. Vá-se lá perceber esta gente!

      Eliminar
  13. Uma tal infelicidade torna tudo o mais irrelevante , só quero deixar aqui um enorme abraço e os meus sentidos
    pêsames aos nossos queridos meninos João e António . Muita coragem ! Elas seguem-vos desde o 4º Anel !

    ResponderEliminar
  14. Amigo Guachos (trato por amigo porque já acompanho o blog há vários anos e sinto que faço parte da mobília), tiro sempre enorme prazer em ler as suas crónicas, mas não entender que só estamos satisfeitos quando estamos em primeiro é não entender o “ser benfiquista”! Já sei que vai disparar e arrasar o meu comentário, e não me importo, porque no fundo admito que o Guachos tem razão, é irracional. Mas ser “doente” da bola é isto, é não admitir nada mais do que o primeiro lugar, e não estando em primeiro está tudo mal! Faz sentido? Provavelmente não faz, mas não é possível admitir outro resultado que não a vitória. É isto que é ser doente do Benfica, e lamento se não consigo ver o futebol de outra maneira, é algo incontrolável. Não sou do tempo do Eusébio, e sofri muitas humilhações nos longínquos tempos dos Chanos, Michael Thomas ou Pringles, e dos tris e tetras do odiável Porto, nem sequer é comparável o Benfica de hoje com o desses tempos. Mas não consigo aceitar ganhar só 1x, quero ganhar sempre e a jogar um futebol de luxo. Tenho a certeza que o problema é meu, mas

    ResponderEliminar
  15. O jornal abolha, supostamente o mais isento dos 3, nem uma referência faz ao luto do João Neves e do António Silva; o rascord vá lá, que deixou uma "bicada" de solidariedade e onojo também "reclamou espaço" para a mesma...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.