segunda-feira, 4 de março de 2024

Amar o Benfica!

Num dos dois grupos de WhatsApp que tenho o privilégio de participar retirei, com a devida autorização, este comentário de Jorge Fernandes - assim assina o autor, proprietário do restaurante «Primeiro Pecado», palco de grandes tertúlias benfiquistas com um menu de enorme qualidade - que, gostosamente, passo a transcrever...

«Estive a ver a primeira parte. Tenho a minha opinião, não é importante agora. Quando vi as substituições que iam ser feitas, despedi-me de vocês e fui para a cama - certamente que se lembram - da maneira que o jogo correu, percebi que ia dar merda. Na minha vida e perante a sociedade, sempre assumi ganhos e perdas, vitórias e derrotas em colectivo. O erro individual de cada um deve ser analisado e decidir que fazer entre todos. Isto é válido no país, na vida social e nas instituições. Arranjar sempre um bode expiatório para tudo, pode não resolver o problema e na maior parte das vezes faz com que o problema persista e até agrave. 

Está difícil lidar com esta merda. Não é a primeira vez que isto nos acontece, eu não recordo só as vitórias, também me lembro das derrotas e lembro de levar 7-1 em Alvalade na única derrota do campeonato, era Mortimore o treinador, ganhávamos por poucos, mas ganhávamos, até que chegou esse dia. Lembro pelo menos 2 vezes de levar 5-0 do Porto e uma no estádio da luz uma noite de chuva intensa, saí com a família, mulher e filhos ao intervalo, já havia 3-0 e cheguei a casa e estava a ser assaltada, por via disso não concluíram o assalto.

No meio disto só me lembro uma vez um jogador vir pedir desculpa, foi o João Pinto após a derrota em Vigo, também há essa, recordo que após esse pedido de desculpa houve logo quem viesse dizer que "não havia necessidade, foi pressionado para o fazer, foi uma humilhação, já não bastou o resultado...E pronto. Quinta lá estarei à espera do coro de assobios que é mesmo disso que estamos a precisar. "Rua com o Schmidt" é o que mais se lê por aí, ok, vamos a isso, crítica construtiva, quem em alternativa? Não ouvi uma única sugestão.

Hoje é um dia feliz para 6.000.000 de portugueses, 4 milhões de anti-Benfiquistas e isso eu percebo e 2 milhões de pseudo Benfiquistas que finalmente têm uma noite ao nível dos seus pergaminhos para bater em tudo e todos, e terem finalmente uma noite em que podem afirmar, "eu não disse?!" E continuam felizes com um grande sorriso nos lábios.

Enquanto isso nós, aqui no grupo, andamos fodidos da carola. Só para concluir, é nestes momentos que vem ao de cima o meu orgulho benfiquista, nas vitórias é fácil, é nas derrotas que, se vêem os bons, os que não desistem e não se rendem. Eu amo o Benfica. Orgulhosamente Benfiquista sempre. Até quinta». 

Amar o Benfica é tudo menos humilhar o Benfica. Respondi-lhe assim: Obrigado, Jorge. Muito obrigado. E nem preciso dizer mais nada. Apenas muito obrigado. Depois de uma noite tão mal passada era mesmo disto que o meu benfiquismo precisava. Obrigado, Jorge. 

14 comentários:

  1. Engraçado...nas vitórias passo adiante, ando radiante claro. Mas é nas derrotas que me apetece levantar ainda mais a cabeça.

    ResponderEliminar
  2. E PLURIBUS UNUM, Jorge, E PLURIBUS UNUM!!!!

    Sport Lisboa Benfica = E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos.Tenho as minhas ideias sobre a equipa,o treinador e a direçâo.Não as vou escrever aqui,não quero ser mais um dos verdadeiros.Uma coisa eu sei...nas derrotas mais Benfiquista que nunca!!Como cantam os UHF..Anda Benfica vamos prá frente!

    ResponderEliminar
  4. Ainda dói hoje mas ainda não me esqueci da nossa bancada naquele antro a cantar EU AMO O BENFICA. A época ainda não acabou, os nossos jogadores podem vacilar mas os sócios, os adeptos têm que se unir pelo Benfica,. Tenho várias camisolas do Benfica e nenhuma tem nome de algum jogador, e já tive muitos ídolos, mas o Benfica é nosso. Juntos somos imbatíveis. Ganhando os nossos jogos, teremos a nossa final em alvalade e veremos se conseguimos o 39.
    Ontem, tivemos duas boas notícias, uma o PDV será reeleito, outra o Sporting não terá um passeio naquele antro quando for lá jogar.. basta sermos Benfica, isso não é o que temos de sermos sempre.. BENFICA

    ResponderEliminar
  5. Nas vitórias é fácil ser benfiquista, nas derrotas só os bons o são, carrega Benfica

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Jorge.
    Obrigado Guachos.
    Sabe bem saber que não estamos sós na maneira de sentir o Benfica.
    Era um menino nos 7-1. Era um adolescente nos 0-5. Jovem adulto nos 7-0. E homem feito nos 5-0. E ontem foi o que me custou mais. Não por mim, que sei que futebol também é isto. Mas ver o meu filho de 13 anos chorar e ter de lhe explicar que a Grandeza do Benfica também se faz destes deslizes. Espero que ele não viva o que eu vivi e que este tenha sido um episódio único. E espero que ele, como o pai, ame o Benfica ainda mais após cada derrota...
    EMBORA BENFICA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol é isto mas porque nunca somos nós a dar 5 batatas?

      Eliminar
    2. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10221244591062840&set=p.10221244591062840&type=3

      Eliminar
  7. Para o meu homónimo Jorge e para todos que se revêem no que escreveu e que o Guachos aqui nos traz um abraço 🦅🦅🦅🦅🦅🦅🦅

    ResponderEliminar
  8. Vivi essas derrotas todas, nos 7-1 já estava na tropa, mas ao contrário do Jorge, nunca saí de um jogo mais cedo, nem deixei de ver na TV. Acho que o Schmidt já não é solução para o Benfica, mas raramente uma chicotada resulta, lembro-me da entrada do Laje e do Toni, de resto...é aguentar até ao final da época, começando já a preparar a próxima com novo treinador.

    ResponderEliminar
  9. Título: Ser do Benfica não é ser diferente é ser UNO!

    Amar o Benfica cada um terá a sua definição.
    Para mim é um clube onde existe liberdade de opinião.
    Onde não podemos ser considerados adeptos/clientes de ocasião.
    Infelizmente devido a profunda paixão muitos perdem a razão.
    Onde estranhos se juntam indiscriminadamente para partilharem um ideal de civilização.
    E todos não são indiferentes a sua intrinseca identidade de comunhão.

    O Amor não é perfeito, é algo que nos cega e nos transporta para irracionalidade da Paixão!
    Ser do Benfica aos meus olhos significa humildade, renascimente, liberdade e ilusão.
    O vermelho das batalhas e o branco da Paz onde a Àguia majestosa nos enche o coração.
    Por isso nos momentos dificeis se erguem os seus cheios de raça crer e ambição!

    Ass: Madskinn

    PS: Nem tudo está bem, nem tudo está mal criticar entre nós mas longe de olhares adversários, apoiar os nossos e deixar os assobios e apupos para quem de direito no seu devido momento, todos na vida temos direito a insatisfação quando não vemos o Amor da nossa vida a percorrer caminhos mais turtuossos.

    ResponderEliminar
  10. Cosme Damião ainda é o meu Pai maior, o Eusébio ainda é meu eterno Rei, a Águia ainda é a minha única Divindade e o BENFICA continua a ser a minha exclusiva identidade!
    O nosso problema não é o treinador nem, tampouco, o presidente... O problema é, isso sim, a desproporcional grandeza do GLORIOSO em relação à mentalidade nanica omnipresente portugal afora... Ser a luz guia para metade de um qualquer paiseco custa muita inveja e maldade... Somos vítimas da nossa grandeza.
    Há q continuar com mais garra e força!!! Jamais nos derrubarão!!!!
    Simbora BENFICA,
    Obrigado Guachos!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.