terça-feira, 5 de março de 2024

Um adepto, apenas um adepto!

Já o disse e repito. Não preciso que ninguém do Benfica me peça desculpa por um mau resultado e muito menos que se sintam, perante mim, envergonhados. Já vivi tempo suficiente para não ligar a desculpas e para saber que, com alguma inteligência, pode-se ganhar muito mais quando se perde do que vencer sem saber ler nem escrever. O foco do Benfica, antes de pensar em formar um plantel para a Europa e outras alucinações estapafurdias, deve de ser sempre ganhar o campeonato interno. E não é por a liga da farsa ser a competição mais importante do mundo. É por ser a que mais nos fortalece ao mesmo tempo que enfraquece os adversários. E os adversários que, com muita pena minha, não se chamam Real Madrid, Barcelona, Valencia, Ossasuna, Girona, ainda dão pelo nome de sapos e clube da fruta. 

São décadas disto! Planear os jogos frente ao clube da fruta como se preparam os outros jogos do campeonato é não perceber nada, zero absoluto, do que se passa à nossa volta. E enquanto assim for estaremos sempre muito mais perto de perder (as goleadas não são mera coincidência) do que vencer. No dia que entenderem que eles, sapos e clube da fruta - mas também o Guimarães, Braga, Casa Pia e companhia - se alimentam dos desaires do Benfica, pode ser que se acabem os pedidos de desculpas. Até lá, além da humilhação, as desculpas só servem para ampliar as nossas cicatrizes, disseminar a chacota dos cretinos da fruta e dar corpo aos memes da internet. 

Por principio e convicção eu estarei sempre do lado oposto dos Rodolfos Reis, Franciscos j. traques, Sofias Oliveiras, Nunos Saraivas, Nunos Farinhas e Luis Camelos desta vida. Cobrirei a minha cara de trampa quando as minhas opiniões sobre treinadores, jogadores e presidentes do Benfica, estiverem em absoluta consonância com os seus sórdidos desejos. Se algum benfiquista, mais ou menos mediático, se sentir melindrado com o meu sentir de benfiquismo pois que lhe faça bom proveito que eu não perderei um segundo a pensar no que lhes agrada. O meu papel de adepto não é (nem nunca foi) criticar todas as acções dos presidentes e achar que sei sempre mais que eles. Se voto neles ou se, contra a minha vontade, vencem as eleições legitimamente, o meu papel enquanto adepto continua a ser o de ajudá-los, nem que seja com o meu silêncio, a terem a maior tranquilidade possível para levarem o Benfica ao sucesso. 

O meu papel enquanto adepto não é criticar todas as opções dos treinadores nem arrear forte e feio nos jogadores enquanto são nossos e só lhes ver virtudes quando os vejo pelas costas. O meu papel enquanto adepto não é insultar e assobiar o Pizzi jogador do Benfica e levantar-me para lhe bater palmas quando entra em campo ao serviço do S. Braga com o Benfica empatado ou a perder no nosso estádio. O meu papel não é dizer cobras e lagartos de Rafa, Grimaldo e André Almeida (como de Cardozo, Di Maria e tantos outros) e chorar baba e ranho quando partem para longe. O papel de adepto, como eu o sinto e entendo, é apoiá-los quando mais precisam, enquanto vestem o manto sagrado. O meu papel de adepto não é achincalhá-los nem ajudar a fazer-lhes (com a desculpa da exigência) a sua vida e a minha num inferno. Sou tão básico que, por norma, gosto de todos os jogadores do Benfica e estou esmagadoramente de acordo com as opções dos treinadores. Não me sinto humilhado, por um lado, e muito menos recompensado, ao ver os meus de cabeça baixa, vergados pelo peso da derrota. É nesses momentos que mais queria estar perto deles para sentirem o meu apoio incondicional. Não preciso que me peçam desculpas por um resultado mal amanhado. Não sou, nunca fui, nem quero ser 'achologista' nem 'tudólogo'. Sou apenas adepto. 

Sempre que há um resultado destes fico com o consultório a abarrotar e sem Quetiapina para atender toda a fauna que me visita! No fundo, e desenganem-se os presidentes e os treinadores do SLB, o grande culpado das hecatombes e das crises diárias do Benfica sou eu por não me juntar aos que enxovalham diariamente os jogadores e por não lhes exigir a Champions e uns escassos 7-0 nas Taças, mínimos de 15-0 na liga da farsa. E o que é pior, cometendo esse pecado capital de, quer na internet quer no estádio, não insultar os presidentes em exercício e os treinadores que nunca percebem nada disto. Mas que grande desassossego. Ou bloqueio todos os comentários, demasiado penalizador e injusto para quem não nasceu de um cu de um burro, ou jamais vou ter tempo para atender os 'achologistas' e os 'tudólogos' que florescem nas redes sociais esperando meses a fio pela oportunidade de aqui desaguarem!  

O SL Benfica deixou imolar na fogueira mediática Di Maria e Roger Schmidt - obrigados a tomar conta da defesa do grupo - fartos da inércia da comunicação. Pior, só permitir (recuso pensar que tenham sido ordens superiores) a um miúdo de 19 anos, João Neves, dar a cara pela honra do Convento! Muito gostava eu de saber em que escola de comunicação aprenderam os conselheiros do Presidente. 

30 comentários:

  1. Apoiado 100%. No que diz respeito e que achei deplorável a "decisão" de mandar João Neves para a berlinda, só acrescento que já não foi a primeira vez. Noutros jogos menos conseguidos e com derrotas, foi o António Silva, outro jovem imberbe, a dar a cara. Para que servem os capitães de equipa?? Ou quem toma estas decisões? Oxalá nunca venha a saber que RC possa ter intervenção nestas coisas.

    ResponderEliminar
  2. Se já te admirava muito,fiquei a admirar-te ainda mais,Guachos ! Uma coisa,é certo.O Benfica,já nos deu tantas alegrias e,ainda nos vai dar mais ! Muita força para os jogadores do Benfica !

    ResponderEliminar
  3. Escola de comunicação??? Há disso no Benfica, comunicação??? Não é de agora, este massacre do qual somos alvo sem que tal provoque o sobressalto mínimo na direção. Aliás, o João Gabriel foi o último que merecia o salário.
    Quanto ao resto, não sei assobiar, nem sou portador de lenços brancos. Mas com quase cinquenta anos de sócio, sei que devemos mesclar a moderação com a capacidade de criticar e, infelizmente, há matéria de facto para a crítica. O Benfica é um clube gigante num país de economia pequena, portanto a gestão não pode deixar de ser prudente, pois ténue é a linha que separa o positivo do negativo, como bem sabemos. As compras de janeiro devem ser questionadas, não pela falta de qualidade dos atletas, obviamente, mas pelo simples facto que os ingressos neste mercado intercalar servem, normalmente, para suprir carências. Ora nenhum parece encaixar nesta linha habitual. Ainda assim, o facto mais bizarro é a cláusula de indemnização do treinador - e defendo a sua permanência -, 25 milhões segundo se escreve (e sem desmentidos...): ora em retrospectiva, a saída antecipada de treinadores é um facto usual no Benfica, suscitando a dita indemnização perplexidade, pois a probalidade dos contratos não serem concluídos é elevada. Quando o dinheiro é limitado, o critério deve ser, obrigatoriamente, apertado.
    Quanto ao mais, uma coisa é certa: no final da época transacta, importava definir uma prioridade absoluta, chegar rapidamente aos 40 títulos, marca historicamente muito relevante. As fantasias europeias não passam disso mesmo, o que é dramático para um clube com tantas finais. Mas enquanto vigorar este sistema da UEFA, pouco ou nada poderemos fazer, exceptuando participar, pois a competição precisa dos que se apresentam para fazer número, mas não mais que isso.

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo , pedir desculpas porque ? Reconhecer os erros e trabalhar para resolver esses mesmos problemas , se não consegue resolver é por o lugar á disposição e seguir caminho, isto é valido desde o porteiro da academia ao presidente do clube.

    ResponderEliminar
  5. Consósio Guachos,
    Mais uma vez le-lo aqui no blogue é como escutar um eco daquilo que penso e sinto. O Benfiquismo verdadeiro (e apenas verdadeiro, não o "verdadeiro verdadeiro") é apoiar ao máximo nas vitórias e o dobro disso nas derrotas. É mostrar ao Mundo inteiro que "Et Pluribus Unum" é toda uma filosofia de vida da qual não abdicamos nem por um segundo. Estou convicto que apesar de tudo, a maioria dos Benfiquistas pensa e sente o mesmo que nós apesar de nos depararmos diariamente e de vermos à nossa volta no nosso estádio quem não pense e não sinta o Benfica desta forma.
    Relativamente à comunicação, também eu tenho dificuldade em compreender esta estratégia, mas na última AG o nosso presidente que como sabemos passou boa parte da sua vida no balneário do Benfica (entre outros balneários), explicou que esta estratégia é a que melhor contribui para manter o grupo focado nos objetivos e ignorar todo o lixo mediático que diariamente é produzido. Como eu não tive essa experiência, resta-me apenas confiar em quem a teve e apoiar sempre.
    Forte e Glorioso abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Quem Ama cuida, incentiva, encoraja, apoia sempre!🦅 ❤️

      Eliminar
  6. Subscrevo!
    Sobre o João Neves, penso que deve ter sido o próprio a pedir falar, não fosse ele um dos nossos, sempre e antes de ser um magnífico jogador de futebol. O que só lhe fica bem. O João Neves e o António Silva não precisam de preparativos para jogar com o clube da fruta e dá sempre mais do que 100%. É claro que não lhe é exigido isso e, por isso, também não exijo aos outros isso. Mas, é como dizes, enquanto não perceberem na estrutura que os jogos com o frutedo são muito mais do que 3 pontos em disputa, não chegaremos lá.
    Os presidentes e dirigentes do Benfica têm de perceber uma coisa: a pacificação do futebol português não pode ser assegurada à custa do Benfica. Imaginem que o Macaco era do Benfica e que tivesse a ligação que tem com o Bufas, com um presidente do Benfica. Imaginem que andava a decorrer uma operação pretoriano e que o presidente do Benfica lhe mandava um abraço e solidariedade. Imaginem agora o comportamento dos restantes clubes, se não constituiriam assistentes nos processos e se, a reboque na mdcsdqt não andariam agora a desenterrar factos ocorridos há mais de uma década.
    Já repararam que, sempre que o Benfica perde contra os rivais, os casos Boaventuras e Paulo Gonçalves desaparecem da agenda mediática? Nem emails truncados há. Nada.
    Mas nós somos mansos. Queremos "credibilizar" o futebol português às nossas expensas. E isso não acho bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda que fose o Neves a pedir, tal dever-lhe-ia ter sido negado. Sem hierarquia, qualquer organização fica exposta ao ridículo.

      Eliminar
    2. O capitão foi expulso e não creio que o vice (João Mário) faria melhor. E mais, eu estou tranquilo se for o João Neves a falar. Como disse, não vejo mal nenhum e, por falar em João Neves, penso que já é chegada a altura de ser promovido a um dos capitães, a par de António Silva.

      Eliminar
  7. Curioso que a mdcsdqt já não se lembre disto:
    https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/video-nao-festejamos-vitorias-festejamos-titulos-diz-sergio-conceicao
    Mas pode ser que seja porque as vitórias contra o Benfica valham títulos.
    Acredito que no final da época haverá muita gente a recolher as canas dos foguetórios que não param. Aos pseudo-verdadeiros, alguns que conheço, vou-lhes lembrar do momento presente.

    ResponderEliminar
  8. Como sabes sigo-te há anos e em muitas ocasiões o teu blogo é o local que muitos Benfiquistas vistiam na hora de maior descrença. Ler o que escrevers alimenta alma de qualquer Benfiquista que se preze.
    NUNCA assobiei um jogador do Benfica ou um treinador do Benfica, vou à luz há mais de 30 anos e já vi de tudo.

    Mas deixa-me aproveitar este espaço para dizer algo que pode ser que com sorte alguém do Benfica leia.

    Expliquem-me como se eu tivesse 10 anos porque raio o Porto quando joga contra o Benfica é SEMPRE muito mais intenso e muito mais rápido.
    Os anos passam, os jogadores mudam, os treinadores mudam, já vi equipas do porto com Hulk, Falcao ou Deco mas também já vi equipas do porto com Chidozy , Eustaquio ou Fabio Cardoso MAS quer com Hulks quer com Chidozys eles CORREM SEMPRE MAIS RAPIDO.

    Estive a rever a 1a parte deste ultimo jogo e a diferença de andamento das duas equipas é ABSURDA.

    E é aqui que o Benfica PERDE SEMPRE para o Porto.

    Agora deixo a pergunta: O Benfica que reconhecidamente tem um centro de estágio que proporciona TUDO aos jogadores, é tudo do melhor, como pode ser possível chegar a estes jogos com o porto e correrem muito menos??
    Eles estã mamados? Há controlo?
    Jogam nos limites da cafeina?
    Qualquer coisa há-de ser e como é que o Benfica anos após ano continua a correr menos que eles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguém duvida que o clube das putas nos jogos contra o Benfica, dá muita "cafeina" aos seus jogadores não foi só a primeira parte aos 80 m faziam sprint brutais e festejavam cortes como se não houvesse amanhã. Mas para os "verdadeiros especialistas da especialidade " o Benfica joga a passo e sem raça. Vejam as declarações do Ruben Mini Klopp Amorim "desta vez os jogadores que saíram foi para os salvaguardar de uma lesão. Há uma rotação, a forma como jogámos com o Benfica... Estamos a gerir ficamente os jogadores e não a poupar. Será que o Pote ainda não limpou tudo ..a depularina não esta a funcionar ..

      Eliminar
    2. A resposta às últimas perguntas será revelada na próxima sexta feira no jogo com o PORTOmonense. É que o desmame da "cafeina" não perdoa e eles logo a seguir vão a Londres defender o resultado.

      Eliminar
    3. O BARRASCO do treinador do FCPRETORIANO B, vai dizer que este jogo não é do campeonato deles, fazendo descansar 5 ou 6, permitindo que os PORCOS descansem á vontadinha...

      Eliminar
    4. O frutedo é uma organização criminosa e nós andamos a lamentar, há anos. Sempre soubemos que manipulam os calendários, em todas as competições domésticas. Nunca têm um calendário complicado, sempre há um Porto e Monense antes e depois das provas europeias, desde que me lembre. Nas Taças, é o que se sabe, são os mais fracos, até onde for possível.
      E o Benfica, perante isso, vai comendo e calando, anos a fio.

      Um dia teremos alguém para abordar essas e outras questões.

      Eliminar
  9. Não vi o jogo, só o resumo. No segundo golo dá a sensação de haver mão do galeno, mas o ângulo em que vi não dá para ter a certeza. Alguém aqui me pode esclarecer?

    ResponderEliminar
  10. Portanto o verdadeiro e bom adepto, segundo o Guachos é do Benfica, não precisa de perceber muito de futebol, apoiar sempre o clube mesmo nos momentos de pura incompetência dos seus responsáveis.
    Nunca questionar o sistema/qualidade/decisões do treinador.
    Limitar-se a pagar cotas red pass e bilhetes e mesmo de costas a bater bombo apoiar sempre o clube.
    Jamais pensar em escrever ou colocar opiniões contrárias sobre futebol, se colocarem em causa as decisões do treinador.
    No fundo é isto, há e também aceitar os impropérios dos Guachos desta vida, que na sua disposição de ser um adepto diferente e com imensas qualidades, não aceita nem tolera outro tipo de desvio.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente um verdadeiro verdadeiramente sagaz e inteligente! A ti ninguém é que te engana. Topa-los à légua seu ganda maroto. Não sei como é que fizeste ou se chegaste a essa conclusão sozinho mas é mesmo isso tudo que falaste. De mestre, diria eu e todos os Guachos desta vida.

      Eliminar
    2. Nestas alturas é só novos CUSCOS a cairem de Pára -Quedas neste Blog pela 1ª vêz e cheira a BARRACAS de PRAIA que FEDE...

      Eliminar
  11. Totalmente de Acordo caro Guachos! sou sócio desde 1977(com 11 anos) e ajudei humildemente a criar a secção de Montanhismo do SLB nos anos 80. Guardo 1 autógrafo do Monstro sagrado, Srº Mário Coluna e já não vi o Eusébio jogar ao vivo. só Grito BENFICA no estádio, nunca assobiei 1 jogador do Glorioso, não gostei que vestissem o manto sagrado um derlei ou um Fernando mendes, mas tb nunca os insultei. para mim não há humilhação no Futebol, nem gosto de Olés, há saber ganhar e saber perder, os adjectivos "Humilhação, Vingança, etc...foram sempre acrescentados pela Merda da CS tuga. perdemos com 1 clube há beira do abismo, uma dívida asfixiante, crime organizado, encomenda do roubo dos emails e sua divulgação Impune, e mamados até há 5 casa nos jogos grandes, têm amigos na Uefa e não preciso de contar os podres todos. quanto ao Lumiarense, uma vergonha os perdões de dívida, com a absoluta conivência silenciosa da CS, se fosse com o SLB, abria os jornais da noite todos os dias. esta direcção é fofinha, a comunicação fraca, como bem dizes, não preparar um jogo destes a sério, jogar feio o q fosse necessário, Florentino á frente da defesa, etc....mas isto são teorias, nem sequer me considero treinador de bancada. só sei que quinta-feira estarei lá, chovam picaretas ou a cântaros, é isto q o meu Pai me ensinou, sempre pelo Benfica, Tudo pelo Benfica, connosco se quiserem, contra nós se puderem, há malta do assobio, peço humildemente, fiquem em casa e evitem a constipação. O BENFICA tinha obrigação de EXIGIR CONTROLO ANTI-DOPING EM TODOS OS JOGOS DA LIGA, fazer o maior barulho sobre este assunto, ele existe, e continuamos a ser comidos de cebolada.

    ResponderEliminar
  12. Também me sinto uma simples adepta, empolgo nas vitórias sou feliz e choro mágoas nas derrotas, mas nunca maltrato o Clube que amo e tantas alegrias me dá, o Benfica...
    Que previligio é sentir a emoção de ser do Benfica!!!
    A mim, não me interessa quem joga, quem treina, quem dirige. As pessoas são efémeras mas o Benfica não! Tivemos e teremos ao longo da nossa história momentos gloriosos e alguns percalços indesejáveis, os outros também os têm e em maior frequência, por isso Somos O Maior de Portugal. Não haverá igual em Portugal.
    Nós orgulhamos-nos da nossa história, facto que outros não o podem sentir na plenitude.
    Não é por arrogância ou soberba, mas sim por um sentimento puro de imensa gratidão! Sou Benfica e isso me envaidece...
    Obrigada Benfica!
    Obrigada Guachos por nos conceder este espaço onde nos divertimos e emocionamos, porque partamos o Amor incondicional ao BENFICA!!!
    Força Benfica, força Benfiquistas.
    De todos UM #RUMO AO 39#

    ResponderEliminar
  13. 100% de acordo os jogos com o clube de. Contumil e com os.sapos são tem de ser disputados em cada lance como se fosse o último e não como um jogo qualquer que toda.a gente perceba isso é importante não pode haver avenidas para correrem à vontade as desculpas não se pedem como diz é preciso preparar o jogo
    quanto à comunicação que é uma desgraça o que faz lá o Guitarrista?São os
    jogadores e Roger Shmith a dar o corpo às balas ? Rui Costa tem a palavra

    ResponderEliminar
  14. Estou siderado com tamanha carpideira que por aqui tenho lido.Será que o Benfica nunca goleou os rivais?em relação aos sapos deixo-vos só estas que tenha assistido..Benfica 5 sapos 0 c nacional 79 80 benfica 5 sapos 0 taça de portugal 85 86 sapos 1 benfica 4 alvalixo época graeeme souness e vale e azevedo sapos 3 benfica 6 alvalixo sapos 1 benfica 4 taça da liga 2009 2010 j jesus supertaça 2019 2020 benfica 5 sapos 0.Sim reconheço que em relação ao contumil temos défice de vitorias e goleadas mas ainda temos um 12-2 nos anos 50!Parem com isso e vamos em frente!Será que o R madrid nunca foi mais que uma vez goleado pelo barcelona?O M united nunca foi pelo city?O inter nunca foi pelo Milan?Por amor de Deus vamos lá levantar a cabeça também nós adeptos!Deixemos os metralhas e o contumil festejar jogos,tenho fé que em maio nós vamos festejar titulos!

    ResponderEliminar
  15. 1- sobre os adeptos
    (louvando este grandíssimo texto!! O exemplo do Pizzi é excelente. E sobre o Grimaldo, agora incensado? Estive na Luz no jogo "entre todos" no início da época passada. Cada vez que tocava na bola era assobiado.
    O Benfica está cheio de benfiQuistos na grande expressão de Joaquim Ferreira Bogalho, que, note-se, tem perto de 70! anos. Emprenham pelos ouvidos. Acrescente-se aos nomeados aqui, os gajos da sic notícias. Asquerosos, com o Rita à cabeça. Seria necessário ter uma comunicação que defendesse os atletas do Benfica. Mas...temos que defender a indústria, que inclui órgãos institucionais e comunicação social.
    By the way, li mal ou o tal Khoeler
    salvador do padrinho, é proprietário de uma empresa candidata aos direitos resultantes da centralização?
    2- sobre o w52
    eu vi o Arouca Porto. De lá para cá, a diferença de andamento do João Mário e do Wendell, principalmente, dá para rir (chorar?). Justifica tudo? Ajuda.
    Aliás estou fartinho de mamões.
    3- sobre o Pinheiro
    assistir àquele lance da entrada do Pepê sobre João Neves sem falta, a cmtv fez o favor de passar com frequência, demonstra ao que ia o indivíduo. O sinal, aliás, foi dado aos 6': Rafa tenta sair em contra ataque é agarrado por Wendell, sem cartão amarelo. Explica tudo? Ajuda;
    4- reconhecimento de erros
    a) anoto que as dificuldades de saída sob pressão já aconteciam na época passada, mesmo com Grimaldo no lugar de Mourato. Essas dificuldades aumentam contra equipas mamadas, muitas na língua da farsa. Aguentam mais tempo e quando ultrapassadas recuperam rapidamente. A forma como as equipas "correm para trás" é o meu critério de avaliação da ingestão de w52;
    b) aquele 1o golo é dos apanhados. Um jogador só na pequena área após canto? Têm sido cometidos muitos erros primários (vidé o 2o golo com os sapos). Acredito que isso deixe de acontecer.
    c) definitivamente em desacordo com a saída de autocarro no dia do jogo (pode até ser explicado pelo descanso em casa ao invés de levarem com os bandidos a fazer barulho durante a noite).
    5- sobre a comunicação
    quem teve Luís Bernardo, quem é, de onde veio para onde foi, não estranha a sua ausência.

    ResponderEliminar
  16. Caro Guachos, caros Consócios!

    Texto, como habitualmente, exemplar!
    Para quem precisa de se reidentificar com o ideal BENFIQUISTA, recomendo a leitura do mesmo, a cada derrota dolorosa que soframos e elas vão ocorrer, para os mais desatentos, na medida em que se trata de desporto, logo, perder, empatar e ganhar, fazem todos parte do cardápio.
    Com cinco décadas de presença permanente em estádios, pavilhões e afins, sei bem o que é ganhar, mas, também, o que é perder! Destas, deixo só duas memórias longínquas, qb, mas, que perduram nos nossos anais. A primeira concerne aos célebres 7 a 1, do Manel de Sarilhos, em que estive de corpo e alma, como sempre, sendo certo que no final da época, levámos a DOBRADINHA no bornal. A outra, também traumática, foi em Estugarda, perdida nos penalties, em que também estive, não me apetecendo falar nas 48 horas seguintes ao desfecho.
    Trago isto à colação porquê? Simplesmente para demonstrar que o GLORIOSO tudo ultrapassa e o que hoje parece montanha para escalar, amanhã, poderá ser descida para o Marquês, ou de avião para Dublin.
    Porém, não será com atitudes derrotistas que lá chegaremos e sim, com uma vontade INDÓMITA de vencer que terá de partir de NÓS.... TODOS! Adeptos, dirigentes, técnicos Atletas e quejandos.
    Nota final, pois, como de costume, já me alonguei, para a minha firme convicção de que este famigerado desfecho teve o seu dealbar em dois Fábios.... Caso não tivessem, MISERAVELMENTE, roubado golo absolutamente limpo ao mago de Rosário, teríamos virado o jogo e, mesmo com menos de 72 horas de intervalo de repouso, coincidência curiosa este sorteio da taça, não é? JAMAIS a moral daí resultante, nos levaria a ser cilindrados como fomos. Tenho a certeza ABSOLUTA do que afirmo!

    SAUDAÇÕES GLORIOSAS!

    Fernando Sousa

    ResponderEliminar
  17. «E o que necessita ser justificado por alguma outra coisa não pode ser a essência de coisa alguma».

    - Hannah Arendt, “Sobre a Violência”.

    Caro consócio Guachos;

    Antes do mais, um forte, apertado e GLORIOSO abraço !

    1. Sobre o que importa:

    - É com diz; Conhecendo bastante bem os “40 anos disto”, os jogos com os porcos não são “só jogos”, são outra coisa que nós, VERDADEIROS adeptos, bem sabemos.

    Desde o famoso episódio do José Pratas ou do jogo que imortalizou César Brito, aqui recordado nas palavras de Carlos Valente (árbitro do jogo): "Tratou-se de uma partida complicada, principalmente pelo ambiente fora das quatro linhas. Um ambiente criado por alguém que queria dificultar a vida ao árbitro. Senti-o ainda na véspera, quando cheguei ao Porto".

    Enfim, não vou desfiar mais o ror dos 40 anos de trafulhice. Neste momento, devo assumir que já pensei como o consócio, isto é, com é possível ninguém “da estrutura” pensar nisto e preparar antecipadamente o cenário (que é de guerra, como o Bufas disse um dia no corredor do balneário ao Sven-G Eriksson) – e como, de resto, eles preparam -, mas a verdade é que, desconhecendo o que o Presidente lhe terá confidenciado, hoje não penso assim…..; O jogo seria perdido (olhe-se à estatística. o que vier em acrescento à derrota é ganho, como o que aconteceu o ano passado). A questão está, como já referiu, em como reagir. Se antes do jogo todos aceitávamos a derrota e dizíamos "estamos / saímos vivos" - mercê do empate dos sapos em vila do conde, a verdade é que depois da derrota - copiosa -, temos que ver / perceber como os homens vão reagir. Cabe-nos apoiar e puxar por eles, pois que como o Presidente salientou, estamos nas 3 frentes.....;

    Termino como comecei, com a citação da Hannah que eu “blasfemicamente” aplico ao futebol:
    - “Nós jogamos sempre contra a nossa grandeza”. Eles jogam contra nós.

    Os outros, como se vê (aliás, na pequenez rasca que sempre os denunciou / caracterizou), motivam-se contra nós e, por isso, “jogam contra nós” ! Pelo contrário, nós, jogamos sempre contra a nossa grandeza ! É isto.

    O pior, para eles, é que no domingo (uns e outros) já não é contra nós – é contra os “outros” e, aí, valem, como sempre valeram, muito, mas muito, muito pouco !

    Como diria a escritora: “não podem ser a essência de coisa alguma”.
    (cont.)

    ResponderEliminar
  18. 2. Sobre o foguetório que aí vai (isto é, a espuma dos dias):

    Antes do mais, um abraço ao seu amigo e GRANDE benfiquista, Jorge. É dos verdadeiros (não confundir com os especialistas).

    O comentário do Jorge na v/ rede social, que o consócio Guachos teve a oportunidade de partilhar connosco, lembrou-me a máxima pelo qual me habituei a reger: quando o BENFICA ganha “é de todos”; mas, quando perde, “é só meu”…., isto é, daqueles 4 000 000 – já subtraídos os 2 000 000 (dos ditos benfiquistas)!

    Quanto a esses, permito-me citar de memória John Steinbeck no seu livro “O inverno do nosso descontentamento”, quando, a determinada altura, refere qualquer coisa neste sentido: “o homem, qualquer que seja o seu grau de desespero, arranja sempre forma / argumentos para se consolar / justificar a sua condição”.

    Temos assim os especialistas: “ah, estão a ver, tal como eu avisei, os sinais estavam todos lá, desde a vitória arrancada a ferros com o SCP, na luz, depois veio o Moreirense, etc.”; Ora, por referência a esse jogo da Luz, não vi nenhum benfiquista mediático falar nisto: 3 nos ferros; dois golos; dois penaltis (Musa / Otamendi) – estamos em 7 (SETE), certo ? Mas pronto, como diria o Steinbeck “O Amorim é que é ! Grande treinador….; gostava de o ver na Luz….”; A ideia do Amorim não vencer não sei quantos jogos grandes não os “consolou” e não foi vendida pela MCSDQT…..

    Enfim, cada “especialista” arranjará o seu “consolo”.

    Eu, pela minha parte, sinto que é nestas ocasiões que mais sinto orgulho – chamar-me-á masoquista. Pois bem, aceito, estará no seu direito. No entanto, é a verdade; contrariamente ao seu amigo Jorge e a muitos outros Benfiquistas que conheço (e lembro-me dos 0-5, na Luz), nunca abandonei um jogo. Nunca. Independentemente das incidências / vicissitudes. Dir-me-á: em certas circunstâncias, gosta de sofrer…. – pois seja. Mas nunca abandonei um jogo. Fosse qual fosse. Chorar ? Sim, já chorei copiosamente…. (e muitas vezes de alegria); Mais: já aplaudi os nossos “arriscando-me” a ser fisicamente agredido (verbalmente fui), no final de um jogo em que perdemos uma final de taça….; Enfim, nunca abandonei um jogo e nunca o irei fazer. da mesma forma que nunca assobiei ou apouquei um só jogador que vista a nossa CAMISOLA. Sou incapaz ! Acho que para isso é que os “outros” são bons – mais do que a incentivar os deles. Não digo que estou certo, nem tenho essas pretensões. Nem quero discutir isso. É assim que vivo o GLORIOSO, com a consciência de que o BENFICA nada me deve e eu não sou, nem nunca serei, credor do BENFICA (como o irmão branco do Eusébio), tipo “o Benfica é nosso”, pois é, mas a minha obrigação – que não sou acionista da SAD, é pagar as minhas quotas, as quais tenho em dia. O Benfica não me deve nada, eu é que devo tudo ao Benfica ! Tudo.

    E não, não me fodam a cabeça. Com isto, não quero dizer que está tudo bem, porque não está. No entanto, o meu papel, como “adepto, apenas adepto” (lembrando o seu título), é, sempre e em quaisquer circunstâncias, apoiar o amor da nossa vida !

    Concluindo:

    O Benfica é o MAIOR, mais TITULADO e mais QUERIDO Clube de Futebol em Portugal, e assim vai continuar a ser por muito que isso doa aos não benfiquistas pois têm que continuar a medir a sua “existência e identidade” por referência ao ENORME SPORT LISBOA E BENFICA.

    P.s. quinta parece que vem aí chuva. Ainda bem. Pode ser que assim se afastem os adeptos “credores” do tipo: “hoje que eu vim, estes filhos da puta têm que ganhar” -, como estou sempre a ouvir, e fiquemos só nós, os VERDADEIROS e INDEFECTÍVEIS.
    (fim)

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.