sexta-feira, 19 de abril de 2024

EPluribusUnum

Estádio da Luz 26 Novembro 1969. Benfica-Celtic, Taça dos Campeões: 3-0 em Glasgow, 3-0 em Lisboa. Na cabina do árbitro, o holandês Laurens Van Ravens pergunta cara ou coroa ao visitante McNeill. "Cara”. Sai cara a McNeill! Ainda o capitão do Celtic está a festejar quando Van Ravens lhe pergunta novamente cara ou coroa. “Agora foi para decidir se eras tu ou ele (Coluna) quem primeiro escolhia cara ou coroa. Como ganhaste podes voltar a escolher: cara ou coroa?” McNeill mantém cara. Sai cara novamente, o Celtic vai à final da Taça dos Campeões e o Benfica, em meia dúzia de segundos, perde duas vezes seguidas outra presença na final dos campeões só porque McNeill não escolheu coroa. Otto Glória era o treinador que não percebia nada daquilo e o campeão nacional foi a potência do Lumiar com mais 8 pontos que o Benfica! Com as vitórias a valerem 3 pontos e 1 os empates seriam 13 (em 26 jogos) a separar as duas equipas. 

Eusébio tinha 28 anos, Simões 26, Toni 23, Artur Jorge 24, Nené, Vitor Martins e Humberto Coelho 20, José Torres 31, José Augusto 33, Mário Coluna 34...Não sei se lhe chamavam banana ou outro achincalho publico mas sei que o Presidente, Borges Coutinho, ainda aguentou 6 anos no cargo antes de deixar o Benfica campeão, eliminado pelo Dynamo Dresden na primeira eliminatória da Taça dos Campeões e pelos sapos (0-3) nos 'oitavos' da Taça de Portugal. No desempate por grandes penalidades o saldo do Benfica (a última vez foi frente ao Estoril nas 'meias' da taça da liga) é francamente desolador. É feita disto a história do Benfica. De glória, de grandes conquistas, de muitas alegrias mas também de enormes desilusões, derrotas dolorosas - até de moeda ao ar - infelicidades, tristezas...

Finais perdidas nos penaltis - como a da Liga Europa, do Felix Brych e da batota do Beto - ou a da Taça dos Campeões onde uma grande penalidade falhada por Veloso, após prolongamento, deu o titulo ao PSV, em nada diminuem o prestigio do Benfica! Golos sofridos aos 90+3 minutos, como frente ao Chelsea na final da Liga Europa, aquele remate de Lozano no estádio da Luz (1-1) que proporcionou ao Anderlecht a conquista da Taça UEFA ou insucessos como os do Eusébio, numa oportunidade que nunca falhava, mesmo em cima do apito final que levou a final de Wembley para o prolongamento (4-1 para o Manchester) até à Taça perdida frente ao Inter, em Itália, onde um golo de Jair, aos 42 minutos, decidiu (0-1) um jogo onde o Benfica jogou com apenas 10 jogadores desde os 57 mts, por lesão do guarda-redes Costa Pereira, por na altura não haver substituições, fazem parte da história do Benfica! 8 são as finais europeias perdidas. Este é o Benfica que eu conheço. Das grandes vitórias e das finais perdidas. Este é o Benfica que eu amo. Não conheço outro Benfica.

E muito menos o pertencente a uma pequena, cada vez mais encorpada e ensurdecedora, elite de cientistas que ganha sempre que o Benfica ganha mas nunca deixa de ganhar sempre que o Benfica perde! Uma casta privilegiada que conhece os segredos (que ninguém do Benfica aproveita) das vitórias. Estivesse nas suas mãos os destinos do Benfica, mudava aos 5 e acabava aos 10, que é como quem diz menos de 15 é uma derrota! Não há vergonha na cara. O Benfica, tal como o mundo, está transformado numa coisa estranha. Não há espaço para a tolerância e o bom senso desapareceu no meio do rebuliço. Se uns gritam: matem-nos, os outros berram: esfolem-nos. 

Pelo que leio e ouço, Pinto da fruta está mais triste com a eliminação do Benfica que os verdadeiros intolerantes. Pelo que leio e vou ouvindo, a Europa do pontapé na chincha está repleta de treinadores incompetentes e de presidentes bananas. Desde o Barcelona ao Manchester City, do Inter ao Liverpool, treinadores como Jürgen Klopp e Pepe Guardiola e os respectivos presidentes não pescam um caracol de futebol. E como dos restantes apenas dois vencerão a Champions League e a Liga Europa...Quem não ganha é insultado e a alegria de uns tantos consegue ser indisfarçável. Eu avisei ao primeiro empate, recordam ufanos com os umbigos a rebentar de soberba! 

Recuso-me a fazer parte da manada ululante que usa os fóruns à disposição para comentários perniciosos que vão da humilhação permanente ao escárnio onde o insulto ressabiado e gratuito tem lugar garantido. Há de tudo, desde os pensadores que sempre souberam que o homem não percebia nada disto desde que meteu os pés no aeroporto até aos tudólogos e achologistas das redes sociais que topam a incompetência dos treinadores do Benfica logo ao primeiro empate. Pior que não fazer as substituições que todos exigem são as mãos nos bolsos e aquela mania de não dar pinotes no banco de suplentes de Roger Schmidt que lhes dão cabo da marmita. Quem ama o futebol ama Benfica o quê? Vejo tudo menos amor. Vejo muita raiva mas sobretudo ódio, sim ódio, e uma inacreditável intolerância.

17 comentários:

  1. Eu é mais saudades do Ramos e Grimaldo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ramos e o Grimaldo dos três anos sem ganhar nada antes de Schmidt ou os da época passada sob o seu comando a fazerem as melhores épocas das suas vidas?

      Eliminar
    2. Lembrar que houve benfiquistas verdadeiros que até se dispuseram a levá-los ao aeroporto de borla!

      Eliminar
    3. Neste blog mantenho a mesma opinião sobre o Ramos desde que chegou à equipa principal, e quantas vezes bati aqui no Coluna sobre Grimaldo. O problema no Benfica é que não há paciência e tem que ganhar sempre quinze a zero. Tivemos algum azar, especialmente nas laterais, não vou bater em Schmidt por causa disso, acho que está a ser resolvido, Carreras parece um bom futuro. E concordo com a gestão de muitos jogadores, Tiago Gouveia a entrar como os adeptos pedem e era outra promessa perdida como tantos que depois acabam por fazer carreiras lá fora porque só são bons quando os treinadores não os metem.

      Eliminar
  2. Se o clube dos contribuintes não tivesse mais 15 ou 16 pontos, estava tudo bem. Benfica sempre!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem!
    O Benfica, quando perde, é apenas de poucos.
    Nunca, nos meus mais de 40 anos, vi o Benfica ganhar sempre.
    O Schmidt foi quem potenciou o Enzo e o Ramos. Foi com ele que Grimaldo fez a melhor época. Lançou António Silva e Neves. Com ele, o Florentino foi recuperado.
    Mas ele não serve. Tenho medo do que virá a seguir. Rui Costa não aguentará a sede da turba. Ninguém aguenta. O mundo está um sítio estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de concordar com a maior parte, não concordo com tudo. Ramos era a pedra basilar do modelo usado por Veríssimo, e o Enzo é um craque que não precisou do treinador para mostrar o potencial, se JJ fosse treinador acredito que fosse ele a escolher o código genético no momento da concepção, e ensinado a dar os primeiros passos.
      Outra lenda que se anda a querer inventar é que foi Lage a lançar Félix, quando foi Rui Vitória que num jogo contra o SCP a perder 1-0 mete um miúdo desconhecido de qualquer adepto que marca o empate logo de seguida, e depois, como qualquer treinador do séc XXI, lhe foi dando minutos para crescer na equipa (sempre a marcar, se não me falha a memória) até à titularidade que infelizmente teve a interrupção com a entorse na tibiotársica.
      Mas concordo, Rui Costa já é o alvo da turba, uma coisa que PdC e Conceição são especialistas é em defletir a pressão após os maus resultados, seja com uma gritaria ou ataque a árbitros, no Benfica que se quer civilizado é impossível lutar contra isso.

      Eliminar
  4. Infelizmente a esquizofrenia vai prevalecendo no nosso Benfica. Vai-se do 8 ao 80 e vice-versa ao sabor da conjuntura dos resultados. E é perturbador que figuras mediáticas, usando o espaço na CS que disfrutam, alinhem nestas campanhas de maldizer, fazendo coro com rivais e supostamente independentes analistas que nada mais desejam que ver-nos Perder!
    Sinto-me cada vez mais desiludido e descrente. A crítica é aceitável e desejável quando construtiva. Mas não este bota-abaixo histérico acompanhado de linguagem ordinária e ofensiva dirigida aos nossos Profissionais.
    Com "amigos" destes, quem precisa de inimigos??

    ResponderEliminar
  5. Inaceitável intolerância, Caro Guachos! Preparar a próxima época, Ganhar os 4 jogos q faltam, ir á LUZ só mais duas vezes...Sempre Benfica, E DE TODOS UM, O GLORIOSO BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  6. Cada vez mais muitos adeptos se assumem como clientes e malta da selfie que só está bem quando o clube esmaga. Se não esmaga, é ódio para cima do clube.
    Duvido que não existam ali alguns jogadores que, perante a dualidade de critérios e a pseudo-exigência dos verdadeiros, queira mas é sair dali e ver apenas o clube como uma rampa porque vêm que a direcção é duma incompetência e comodismo atroz....
    Quanto treinador é campeão e depois leva com dualidades de critérios na época seguinte, sendo que outra equipa é colo toda a época quando está dificil mas ninguém consegue ver isso...

    Na prática, os jogadores não dizem nem falam sobre isso porque se podem prejudicar, mas duvido que entre familia ou amigos não achem que o nosso futebol é uma farsa tremenda....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos grandes problemas para existir uma ambiente neutro e frio na Luz... é a distancia das bancadas ao relvado, os grandes estádios "quentes" têm sempre o público muito mais perto da relva. O SLB quando construiu um novo estádio foi em modernices: espaço amplo entre o público e o relvado; resultado: ambiente frio e pouco motivador á equipa e nada intimidatório aos adversários. Onde pára o "inferno" da Luz?

      Eliminar
  7. Benfica quando ganha, quando empata, quando perde. Benfica sempre. Benfica quando joga, quando não joga, quando jogam os outros. Benfica sempre. Eu acho que esses verdadeiros são uma minoria, são é muito ruidosos e espalhafatosos. O que me preocupa é o silêncio dos bons. GV = Benfica sempre. Viva o Benfica!!

    ResponderEliminar
  8. OS MOSTRENGOS

    E os mostrengos chafurdando em sua choça, bem no fundo,
    Quando do Glorioso cantam suas Vitórias e Mais Vitórias!
    É vê-los, porém em noites de breu de seu pequeno mundo,
    Chapinhando a chiar, esbracejando naquelas imundas glórias,
    Imundas glórias de tudólogos e achistas sabichosos a rosnar,
    Em cloaca fedorenta dos achismos infindos do “eu bem disse”,
    Voam três vezes, três vezes voam em suas cavernas a chiar,
    Imundos e grossos escorrendo em sua “sapiente” palermice.
    Tal o rebanho ululante que no Reino Glorioso ousou entrar,
    De suas cavernosas latrinas vindo, em sabichosa atoleimada
    Publicitando, enfim sua calhandrice endémica do mostrengar
    Chiando sempre estes mostrengos arrebanhados na manada.
    Gil vicente

    ResponderEliminar
  9. Das crónicas mais emotivas que li aqui. Obrigada caríssimo Guachos. Tão pertinente e perspicaz.
    A história que nos envaidece, glorifica e emociona, ora com glória, ora com a mágoa de não ganhar sempre.
    Certo é que é o Benfica que amo.
    Como aos grandes amores da minha vida, amo-O, nas vitórias, nos empates, nas derrotas, na sorte, no azar, com justiça ou injustiça, certo, ou errado...
    É o Benfica que amamos!
    Com Ele me envaideço, com Ele me entristeço e nunca O ofenderei ou desprezarei porque Ele é Um dos grandes amores da minha vida e é importante para mim!!!
    #Eu amo o BENFICA # Je suis Roger Schmidt... FORÇA GUACHOS, por favor não deixe de fazer Benfiquismo.

    ResponderEliminar
  10. Só há uma coisa a fazer apoiar a equipa até final da época e desde já começar a preparar a equipa da próxima com os jogadores que irão ficar e sempre com Roger Shmith que alguns iluminados querem despedir como fizeram com o Rui Vitória e Bruno Lage , eu acho que temos de jogar desde já com os que ficam e ir buscar um defesa esquerdo de qualidade
    para o Frédéric voltar ao seu lugar para voltarmos a ter uma postura pressionante.

    ResponderEliminar
  11. Eu continuo achar que o principal culpado desta época má, pq não há outra forma de a classificar, não Schmidt mas sim a famosa "estrutura". Desde Rui costa a Lourenço coelho e Rui Pedro Braz. Esses são os homens do futebol e eles andam cá á tempo suficiente pra saber que em Portugal ganha se fora de campo. E esta época nada fizeram pra ganhar...
    Estão á espera de receber o prémio fair play pra mostrar a insatisfação...
    Fábio Veríssimo apitou 3 dos 7 jogos fora que os sapos tiveram na segunda volta mais a primeira mão da meia final da taça de Portugal. É normal isto?
    O jogo casa pia vs sapos, aquele golo validado pelo macron... Alguém falou?
    O jogo farense vs sapos,que teve tudo desde penaltis fantasma a expulsões perdoadas... Alguém falou?
    Falar qd as coisas tão encaminhadas ou resolvidas não adianta de nada. E é isso que o BENFICA tem de aprender.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.