terça-feira, 9 de abril de 2024

Temos de saber aceitar!

Mauro Xavier (a quem daqui envio um abraço de amizade), na sua crónica semanal do Record, entendeu ser a hora de mostrar o jogo lançando a sua campanha - esta é a minha convicção - tendo em vista a sua ambição, legitima ambição, rumo à presidência do SL Benfica. Começa por Roger Schmidt, o alvo mais fácil, a quem começou a tirar o tapete logo após o empate do Benfica frente ao Farense. Encostado à parede por Rodolfo Reis e, obrigado pelos resultados, a dar o dito pelo não dito, Mauro Xavier regressa em força não deixando escapar a oportunidade das derrotas frente à potência do Lumiar que fragilizaram o treinador e o Presidente do Benfica. «Não temos de aceitar», diz o futuro candidato apontando o dedo a Roger Schmidt e ao seu desportivismo - conformismo é outra coisa como já o vimos, sozinho, a fazer na defesa da sua equipa e do Benfica - de aceitar que nem sempre é possível ganhar. 

Eu quero garantir desde já a Mauro Xavier que, se um dia for Presidente do Benfica como tanto deseja, quer queira quer não queira, vai ter de aceitar os maus resultados que o treinador (um por época, Mauro Xavier?) que escolher, quer ele aceite quer não aceite, terá de enfrentar e...aceitar. E não me parece que o Mauro Presidente queira ter um Mauro candidato a Presidente nas redes sociais a exigir a cabeça do treinador ainda a época não vai a meio. Os benfiquistas - e eu sei que ele sabe que eu não sou mais mas também não sou menos do que ninguém - aceitam mal que os da casa sejam os primeiros a juntar a sua mediática voz à voz dos adversários. 

Deixando as questões políticas que genericamente concordo, como adepto interessa-me falar das contratações que o Mauro considera falhadas. Lembro-te, Mauro - e recordar-te-ei seguramente quando parte das tuas também falharem (acontece a todos os presidentes em todos os clubes do mundo) se um dia chegares a ocupar o lugar que tanto queres - que os jogadores não são contratados por uma época e que, não raramente, só na segunda é que a maioria começa a mostrar o que realmente vale. Caro Mauro: que injustiça apontar apenas António Silva e João Neves ignorando propositadamente Samuel Soares, Morato, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Florentino (eu sei que já cá estava mas com as malas à porta) regularmente utilizados por Schmidt. Prometes, Mauro, que os miúdos provenientes do Seixal vão ter entrada imediata no plantel para não dizer no 11 inicial? E se o treinador não aceitar? Como é que pensas obrigá-lo a aceitar? 

Mauro, daqui, no meu lugar de benfiquista anónimo, te digo: não acredito que os benfiquistas aceitem de bom grado que um candidato a Presidente - com os benfiquistas a sangrarem com as derrotas, destroçados pelas arbitragens que nos empurraram para baixo - seja o primeiro a 'escorraçar' o treinador correndo para as redes sociais (e para as parangonas) a dar os parabéns ao maior rival quando ainda nos faltam disputar 18 pontos. Deitar a toalha ao chão a 6 jornadas do fim é o exemplo que darás aos adeptos, jogadores e equipa técnica, quando fores Presidente do Benfica? Não aceitas que o Roger Schmidt aceite resultados consumados mas és o primeiro a aceitar a derrota no campeonato quando ainda nada está decidido. Quando nos propomos a candidatos já podemos aceitar?

Se o Benfica mudasse de Presidente a cada ano que não vence o campeonato daqui a 50 tinha mais 50 Presidentes e mais nenhum campeonato. E o mesmo no que diz respeito aos treinadores. Às vezes é recomendável acalmar o pito e, sobretudo, as falangetas. Em 120 anos de história o Benfica venceu “apenas” 38 campeonatos. Pelas minhas contas, 82 títulos nacionais foram parar aos rivais escapando por entre os dedos aos diferentes 50 treinadores, 34 Presidentes. E apenas dois se chamavam Roger Schmidt e Rui Costa.

Admiro a paixão genuína de Mauro Xavier pelo Benfica. Que ele saiba aceitar a opinião dos que, como ele, só querem o bem do SLB.


29 comentários:

  1. "E não me parece que o Mauro Presidente queira ter um Mauro candidato a Presidente nas redes sociais a exigir a cabeça do treinador ainda a época não vai a meio."

    Esta frase resume tudo. Muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Guachos por colocar o dedo na ferida. E feridos estamos todos os benfiquistas, incluindo o Mauro, mas o lugar de um verdadeiro benfiquista é ao lado do clube do seu coração.Tens toda a razão quanto aos títulos ganhos em 120 anos,mas para mim,ser do Benfica não é uma questão de resultados, é uma questão de paixão. Paixão que pelos vistos, falta a muitos. Amo-te Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com praticamente tudo o que escreves mas sinceramente não consigo compreender a defesa do Roger. São erros básicos atrás de erros e se é bem verdade que potenciou muitos jovens jogadores também está a destruir outros com contratações falhadas e péssimas opções táticas, eu tento defender o máximo todos os ativos do Benfica mas pirra Gaúchos o Roger não facilita nada. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. O MX falhou, nitidamente, a entrada às eleições acertando em cheio nas canelas do nosso querido Clube! Falta maldosa a merecer cartão da cor do nosso querido Clube!
    Ed 404

    ResponderEliminar
  5. Duas notas, ouvi o Mauro Xavier a época passada dizer que não percebia a excitação dos Benfiquistas por Ausrnes, que era um jogador banal.
    Logo por aqui se percebe que percebe de bola o futuro presidente.

    Entre muitas outras que possam haver para o que nos tem acontecido ano após ano, a causa maior do que tem acontecido nos ultimos ano é dos próprios Benfiquistas que não percebem que uma época é feita também de momentos menos bons.

    Não existem treinadores perfeitos, nem equipas perfeitas! Momentos baixos em que a equipa está mais cansada e que não se joga tão bem existem em todos os clubes espalhados pelo mundo inteiro.

    Agora, esta exigência que os Benfiquistas têm para com o Benfica baseada num passado qualquer que só existe na imaginação de cada um em que para esses o Benfica tem de ganhar 15 a 0 a qualquer equipa, traz dois problemas:

    1 - Vivem o Benfica de forma doentia, desesperados e a imaginarem um Benfica que não é real

    2 - Dão trunfos ao sistema para roubar o Benfica, porque estes são os primeiros a legitimar os erros contra nós porque o Benfica tem é de jogar à bola.

    ResponderEliminar
  6. Caro Guachos, de facto qualquer benfiquista que se prezee está de rastos. Os resultados não são os melhores, mas deitar a toalha ao chão , quando matematicamente ainda não está entregue o campeonato ,não é ter alma benfiquista. É o meu pensamento. Lutar sempre.
    O Benfica é uma família, deve ser amado e não espancado na praça pública. Que motivação damos aos nossos atletas? Podem dizer que são profissionais , mas também são humanos como todos nós.
    Que na próxima campanha eleitoral apareçam candidatos a dar o seu melhor, tem toda a legitimidade, mas até lá devemos todos ajudar, para deitar abaixo, já bastam as arbitragens e a CS.
    Somos diferentes, somos melhores.

    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  7. Sou do Benfica e isso me envaidece, tenho a minha opinião (pessoal e subjectiva e q não imponho a ninguém e q vale zero...), portanto, AMO-TE BENFICA, Obrigado mais uma vez Guachos pela clarividência e humildade, excelentes comentários de Bancada16 e ÁguiaVencedora, Com o BENFICA, pelo BENFICA, para o BENFICA...e do BENFICA, quinta lá estaremos a apoiar Incondicionalmente o GLORIOSO, O MAIOR E MELHOR DE PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  8. Mauro Xavier pode até ser um grande Benfiquista (e não tenho a mínima dúvida de que o é, de facto), mas escreve no "record" e é apenas mais um participante das tertúlias anti Benfica do "correio da manha". recebe honorários por seguir a cartilha de quem lhe paga: atacar o Benfica, conforme orientações que recebe de gente como o Bernardo Ribeiro .

    ResponderEliminar
  9. 10) - Há que pensar no futuro do clube a longo prazo. Tá tudo dito! Eu não quero um futuro no meu clube, onde alguém que comande os seus destinos, dispense um treinador honesto, profissional e que ama o clube, e que dá 15 a 0 em ética e educação a todos os que gostam de chafurdar no esterco, só porque AINDA NÃO foi campeão na 2ª época. A única coisa aonde o R. Schmidt está a mais, é neste pais, e neste campeonato de merda. Eu não quero futuramente no meu clube, alguém que afirma que só vai fazer boas contratações, elevar ao patamar máximo jogadores da formação, deixar de vender os melhores, e a ser, o mais tarde possível, e açambarcar a maior fatia na centralização dos direitos televisivos. Tudo em menos de 3 anos! Só falta prometer; Todas as cadeiras estofadas com almofadinhas para a peida, e ao intervalo dos jogos no Estádio da Luz, gelados (comidos pela testa) gratuitos, a serem distribuídos pela rapaziada.
    11/04/24 20:00h - Glorioso SLB
    P.S - O Mauro Xavier é do Benfica, e é Benfiquista, eu não o tinha era como sonso e mentiroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MX = desilusão. Diz-me com quem andas (rascord e canalhadas da manhá) e dir-te-ei quem és.

      Eliminar
  10. Boa tarde, Caríssimos Consócios!
    Na esteira do excelente texto do Guachos, aproveito para reforçar alguns pontos, em primeiro lugar, lamento profundamente que Benfiquistas com voz e assento público, como o meu conterrâneo Abrantino M. Xavier, se prestem a este papel, vexatório para eles e para nós, por vergonha alheia, de atirarem mais achas para a fogueira, no momento mais impróprio, quando se vão disputar os quartos de final de prova europeia, com adversário perfeitamente ao nosso alcance e com perspectivas sólidas de se marcar presença na antecâmara da final (meias) , onde, normalmente - 10 em 13 - se a matemática e a memória não me atraiçoam, não falhamos a oportunidade de mostrarmos a nossa incomensurável GRANDEZA!
    Lamentável, é o que me apraz dizer de tal aproveitamento "político" se assim lhe quisermos chamar.
    Por outro lado, os cronistas de serviço à causa comum de vilipendiarem, por todos os meios, o BENFICA, insistem que os sócios já demitiram Roger Schmidt! Como assim?.... O subscritor do presente comentário não foi auscultado e refere, desde já, que é frontalmente contra tal opção, como constato serem muitos outros, com quem falo e leio nas redes sociais, nomeadamente aqui.
    Uma coisa é concordarmos com todas as opções do técnico, este, ou qualquer outro, outra bem distinta é acharmos e de achismos está o inferno cheio, que ficamos melhor servidos com gente sem carácter como Mourinho, ou, tresloucados como Abel Ferreira. Tenhamos juízo! Aqui, não resulta! Em 6 meses, estariam fora, é a minha previsão, alicerçada nos meus 54 anos de vida e 46 de sócio!
    Para finalizar, sugiro que pensem no trajecto desportivo de outro alemão... Jupp Heynckes e no sucesso que aqui não obteve, por falta de tempo! O que não sucede com esse GRANDE HOMEM, de seu nome ROGER SCHMIDT, que já provou o que vale na primeira época e que se o deixarem trabalhar voltará a fazer-nos muito felizes!
    Saudações Gloriosas.
    Fernando Sousa

    ResponderEliminar
  11. Quem é este Mauro Xavier?... não conheço. Parece-me mais um "benfiquisto"
    Saudações benfiquistas.
    Sócio n.º 20657.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um que gostaria de dar uma voltinha aos comandos do Ferrari ...?
      Insisto : Influência Arbitral , blog - está lá tudo , dispensa quaisquer considerandos mais ...

      Eliminar
  12. Acho que é nítido que o treinador está perdido. Que não aparenta força para sair do fosso que cavou. É psicológico, técnico, mental.

    Não vejo como se possa pensar que no próximo ano possa a vir fazer um bom trabalho.

    Quanto ao Timing, e apenas isso, concordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode fazer um bom trabalho no próximo ano? Porquê? Não me digas que ficou 2 vezes em 4º lugar.

      Eliminar
    2. Vocemesse também emprenha pelas orelhas, ó Shor PNunes.

      Eliminar
  13. Se há luta inglória é esta. A de fazer com que o verdadeiros verdadeiros deixem de emprenhar pelos ouvidos. A MDCSDQT cedo soube que é muito fácil desestabilizar o Benfica, bastando utilizar os seus próprios adeptos. E isso foi e é possível mesmo quando o Benfica ganha.
    Ou porque não aposta(va) na formação; ou, quando apostava, é incapaz de reter esses talentos (talentos que, no Benfica, eles nem achavam grande coisa); ou porque o clube gastava muito nas comissões; ou porque não ganhava na Europa; ou porque é um eucalipto, que seca tudo à sua volta e, por isso, é responsável pela falta de competitividade da liga portuguesa; ou porque tem muitos adeptos, enfim, não faltam "argumentos" para desdenhar as vitórias do Benfica, e fazer com que os seus adeptos, mesmo ganhando, sintam um amargo de boca. Imaginem o que não conseguem, quando o Benfica perde.
    Meus amigos, a solução é só uma: num país tacanho, cínico e pequeno, o Benfica será sempre odiado pelo sistema, dominado pela sua elite que, também é tacanha, ciníca e pequena. Só resta ao Benfica jogar noutra Liga, mais consentânea com a sua dimensão.

    ResponderEliminar
  14. Caros benfiquistas tragam quem quiserem. Guardiola, Ancelotti, kloop qlq um dos melhores, que esse treinador qd apanhar arbitragens de fabios Veríssimos, Soares dias, Gustavos correias e companhias e var's como Hugo Miguel, Luís Ferreira, Vasco santos etc, o homem não aguenta meia época aqui em Portugal. Metam na cabeça que só qd o BENFICA for respeitado ou se fizer respeitar fora do relvado, é que se deve preocupar em escolher treinador e jogadores.

    ResponderEliminar
  15. O melhor texto do guachos vermelhos. Os Mauros desta vida são uns populistas de meia tigela.

    ResponderEliminar
  16. Mais um belíssimo texto Senhor Guachos!
    Neste momento, o que me aflige é o facto de termos duas frentes complicadas; o poder ganhar a liga europa e o assegurar o 2º lugar, pelos motivos que sabemos.
    É matematicamente possível ganhar ainda o campeonato, é! mas esta matemática depende de variáveis exógenas e todos sabemos que a lagartagem apenas irá, eventualmente, perder pontos para a escumalha de contumil se, e só se, nessa altura o SLBenfica possa descer para o 3º lugar ou não alcançar o1ª. o sporting não vai perder pontos! Ponto!
    Não vai perder pontos, porque assim ficou decidido que o SLBenfica não pode ganhar (li isto no princípio da época de alguém que clama ter conhecimento dos factos que assim o determinaram... especulação? humm).
    Tanto na Champions como Liga Europa, o Glorioso pode ganhar a qualquer um, como também não ganhar. Com esta equipa e com uma arbitragem isenta (não somos meninos queridos e isso é um facto consumado "a la long) temos Equipa e Treinador para o fazer.

    ResponderEliminar
  17. Não conheço Mauro Xavier a não ser que é Benfiquista, eu também o sou e sócio e
    não digo o que ele diz ,nem vejo CMTV nem compro jornais o que sei leio aqui no blogue ou na net , apoio Roger Shmith que para mim tem sido um verdadeiro herói a aturar tudo que dizem inclusive do Mauro
    só quem uma agenda pode dizer tamanha
    barbaridades o Benfica tem sido roubado
    pelas arbitragens desde o primeiro jogo no Bessa e em particular nos jogos com o
    Sporting e este beneficiado desde o primeiro jogo com o Casa Pia tempo extra de jogo até marcar e, eu um sócio anonimo não digo as barbaridades que li no post do Mauro e mais já o disse não tornarei a votar Rui Costa e na ausência de liderança e defesa do clube.

    ResponderEliminar
  18. Para encerrar os comentários e para que não restem duvidas. Mauro Xavier é um grande benfiquista e não é pelo facto de estarmos pontualmente em desacordo que passa a ser pior pessoa ou pessoa que não quer o melhor para o Benfica. Tem feito um trabalho excepcional na fundação Benfica e só por isso merece o maior respeito de todos nós. São de todo desajustadas algumas criticas que lhe fizeram e outras houve que nem pude deixar passar (há malta que não sabe argumentar sem ofender).

    ResponderEliminar
  19. Nunca conseguiremos no actual estado da "nação futebolista", com o controle quase total de individuos anti-Benfica, de conseguir títulos pois existirão sempre os calhaus no sapato, ou melhor paralelepípedos, nos jogos decisivos que ano após ano se enganam SEMPRE contra nós. Vão lá ver quantos foram nas últimas 4 épocas.

    ResponderEliminar
  20. Pah ontem o Guardiola fez uma única substituição aos 87 minutos.

    Aprendeste Schmidt?

    ResponderEliminar
  21. Tanta coisa poderia ser dita, mas limito-me a duas:
    1. Vai fazer agora um ano, a esmagadora maioria dos benfiquistas idolatravam (idolatrar alguém é simplesmente horrível) Schmidt. Não tenho paciência de procurar, mas seria curioso ler o que então M. Xavier terá escrito.
    2. O adepto de futebol raramente aprende e ainda me recordo do que ao cabo do quarto ano (o dos 92 minutos) da primeira passagem de JJ alguns (demasiados) lhe fizeram no Jamor. Passados dois anos arrepiaram os cabelos quando saiu prós lagartos.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.