terça-feira, 21 de maio de 2024

Arbitragens VS verdade desportiva.

Há anos que o escrevo e cada vez mais estou seguro das minhas convicções. A maioria dos campeonatos são decididos antes da época começar. Desde os sorteios, autenticas aberrações, aos regulamentos adulterados à vontade do freguês - esta época foram os sapos que, estando-se a cagar para os mesmos, jogaram no dia e na hora que muito bem lhes apeteceu (e ainda se fizeram de vitimas) - com a liga da farsa nas tintas para os direitos do Famalicão (emparedado e com menos tempo de recuperação obrigado a jogar em dias quase seguidos frente a sapos e foculporto) e das restantes equipas, porque todas tiveram que se ajustar aos interesses do sapal. Se entre os dois clubes escolheram o adiamento o problema era deles e tinham que forçosamente jogar no dia seguinte...

Grave mas nada que chegue aos calcanhares do poder das arbitragens, essas sim, que decidem jogos, troféus e campeonatos. Com este Presidente ou aquele treinador, com o guarda-redes dos catedráticos, com trinco ou sem ferrolho, lateral (des)adaptado ou ponta de lança desconchavado, serão sempre as más ou as boas arbitragens a decidirem a esmagadora maioria dos jogos, troféus e campeonatos. Em Portugal há mais de 40 anos que é assim. Tomemos como exemplo o clube da fruta. No início do campeonato, depois de perder a supertaça para o Benfica, tudo foi feito - com prolongamentos de 20 minutos, quedas de energia, mergulhos para a piscina e muitas outras patifarias - pelos árbitros para manter o foculporto à superfície. Apesar do tamanho gigantesco do andor - um tudo nada acima de Sp. Braga e saparia - como o motor não arrancava o foco foi não deixar cair os sapos e, sempre que possível, puxar para baixo o SLB. 

Com Billas-Boas em cena e os fruteiros a ferro e fogo (o poder politico deu uma ajuda para limpar a imagem da liga tendo em vista os direitos televisivos) foi fácil perceber como os mergulhos desbloqueadores de resultados deixaram de ser importantes no foculporto, ao pondo do Taremi perder a titularidade. Com os sapos instalados no andor e o Benfica mais do que nunca na mira (penaltis por assinar frente ao Farense e Casa Pia) as arbitragens tinham mudado drasticamente para o foculporto. Era preciso arrumar com Pinto da fruta. Arrumados o macaco e o velho tinhoso, foi necessário impedir que o Braga e o Guimarães ultrapassassem a frutaria. Qualquer individuo atento perceberá como as arbitragens, maioritariamente amigas dos minhotos, passaram a ser madrastas na hora da ultrapassagem definitiva. Os últimos 3 jogos do crime organizado, Chaves, com 0-0, expulsão por duplo amarelo aos 28 mts, Boavista, com 0-1, expulsão por duplo amarelo aos 64 mts e Braga, com 0-0, expulsão com duplo amarelo aos...12 mts não deixam marcas para dúvidas.   

9 comentários:

  1. Completamente de acordo. Muito ou quase tudo, mesmo, é congeminado antes do arranque do campeonato. Se necessário fazem-se uns acertos pontuais durante o decorrer da prova para sossegar os dragartos. Esta realidade parece-me tão evidente que é por isso mesmo que não consigo compreender os garotos petardeiros. Devem ser bem pagos... qual a cotação da bifana?
    Excelente texto, como sempre.

    ResponderEliminar
  2. Tanta clareza aqui e não sei como há malta que não entende.

    ResponderEliminar
  3. Off topic: Soube agora que Mauro Xavier se retirou de comentador da canalhadas da manhã por causa da notícia por eles publicada pela qual MX estava a perfilar-se para presidente do Benfica. Igualmente, Luis Filipe Vieira que, segundo o mesmo pasquim, estaria por detrás de notícias que davam-no como mentor de candidaturas para substituir Rui Costa, desmentiu e exigiu a publicação de um direito de resposta que foi envergonhadamente publicado, só para subscritores da versão on-line.
    Como é possível, ou tal é o desespero, ou vontade de criar caos no Benfica, para que um pasquim venha com aldrabices e nem mesmo os desmentidos das "vítimas" os demove? Sempre quero ver os comentadores afetos ao Benfica, como vão reagir aquando instados a comentar a "situação". Ver até que ponto pode ir a lata desses meninos.

    ResponderEliminar
  4. Tudo dito e escrito só não percebo como os tocheiros e o Benitez sabendo isto porque sabem continuam com as mentiras de que a culpa é do Roger Shmith tivesse o Benfica metade do andor dos sapos e era campeão ,com as lesões do Bah e andar com um defesa esquerdo adaptado, haja paciência para tanta estupidez .

    ResponderEliminar
  5. Mesmo a ganhar ao Casa Pia e Farense ficavamos com menos 6 pontos no campeonato. Não explica tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pois...Agora subtraia os beneficios que foram dados aos sapos, precisamente frente aos mesmos clubes, mais alguns que aconteceram que não estou para estar a contabilizar, e ainda o penalti não assinalado sobre o Otamendi no Alvalixo...Está mais equilibrado ??
      Não explica tudo...mas fica mais fácil perceber !

      Eliminar
  6. Estou ansioso pela entrevista do nosso presidente, onde vai explicar o que se passou esta época.
    Espero perceber muito do que vai naquela cabeça.
    O Benfica tem de melhorar muita coisa, esqueçam lá o treinador, o treinador é bom.
    Arranjem uma equipa em condições (para a próxima época contratem um lateral direito e mais um lateral esquerdo), melhorem a comunicação, defendam o Benfica na comunicação social, não permitam que os Nunos Almeidas desta vida decidam campeonatos e o Benfica em 5 épocas tem de ganhar 3 campeonatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas contas são como assinalar 2 penaltis num jogo para equilibrar a contabilidade quando o campeonato está perdido. É preciso deixar a árvore em paz e enxergar a floresta.

      Eliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.