segunda-feira, 13 de maio de 2024

Meia dúzia de um lado e toda a gente contra eles.

Ontem saí da Catedral da Luz com algumas ideias reforçadas. Há fulanos que fazem tanta falta num estádio como uma viola num enterro. O Benfica não carece deles, os adeptos da bola não necessitam deles para nada e o futebol ainda menos. Apesar dos 8 anos que passou a ser invectivado demorarão muitos mais até vermos um jogador tão aplaudido como Rafa. E pelo caminho que estamos a trilhar temo que demorarão outros tantos até termos um treinador com tão forte personalidade. É tudo tão claro para mim como são canalhas os relatos do que se passou ontem na Luz. O estádio nunca esteve dividido e muito menos com os adeptos de costas voltadas entre si. Foi sempre 'meia dúzia' de um lado e toda a gente contra eles. Sempre. E até pelo rosto de Rafa (vê-se na imagem que o pasquim da fruta escolheu para o seu "adeus à Luz") se percebe que o comendador estava a mandar a meia dúzia para o quinto dos infernos.

Foi consolador ver o estádio inteiro revoltado com a toxicidade da meia dúzia mas foi gasta demasiada energia, que por acaso a equipa dispensou, com quem não merece um pingo de atenção. O futebol pode ser drama, pode ser triste, pode ser alegre, pode ser euforia. Pode ser tudo mas não pode ser aquilo. Não se pode passar 90 minutos a gastar cera com tão fracos defuntos. Frederico Vagandas desmantelou a sua meia dúzia e já ganhou dois campeonatos. Para chegar à cagadera de sonho o Billas-Boas começou por arrasar a guarda pretoriana do seu antecessor. Os milhares de adeptos na lista de espera do Red Pass suspiram por algo semelhante no Benfica. Rui Costa, se não quer ser imolado pela meia dúzia, que pergunte o segredo ao maqueiro ou procure a solução nos contactos do Billas. 

No relvado foi um fim de tarde muito bem passado. É claro que não faltou o golo anulado nem o árbitro fruteiro (Fábio Melo é demasiado mau para ser verdade) mas pasme-se! Agora que não são precisos (até o Rafa cagou neles) deram à Luz dois penaltis indiscutíveis, prontamente assinalados! Que diferente seria o destino do campeonato se naquele mesmo estádio fossem assinalados os penaltis claros frente ao Casa Pia e ao Farense! Não houve apenas Rafa Barca Velha. Voltamos a ter toneladas de João Neves (que portento de jogador!), Di Maria da melhor cepa, Kökçü de excelência, João Mário de qualidade, Florentino de primeira, António Silva palheto, Otamendi Sauvignon, Aursnes Grüner Veltliner, Carreras Tinto Fino, Trubin Aligoté e ainda deu para um cheirinho de Rollheiser Torrontés, Tengstedt Malbec Du Prince, Morato Malvasia, Tiago Gouveia Touriga Nacional, e um xiripiti, oferta do Chef Schmidt, João Rêgo de sua graça!

Najantas, na despedida da época, aconteceu mais do mesmo. De manhã as autoridades impediram a meia dúzia do foculporto de se despedirem do papa. De noite foi chamado o pasteleiro (Fatelas Gomes nunca os deixa ficar mal) da fruta para evitar qualquer percalço. Obviamente que não faltou a expulsão (aos 64mts) desbloqueadora de resultados e voltamos aos prolongamentos (que saudades, ai, ai) do inicio da época que roubaram ao Sp. Braga o 3º lugar. Dos 7 mts oferecidos por Soares a Dias, o golo da reviravolta aconteceu aos 90+8, esticou-se o brinde com + 2 ainda antes da segunda-feira. A arruaça do Ceição (um incompreendido) valeu-lhe uma despedida a ver Braga por um canudo e Taremi despediu-se em lágrimas da frutaria. Ainda estou para saber como não caiu desamparado com a emoção! 

19 comentários:

  1. Uma grande verdade para quando
    aquela gente dos NN fora do estádio e proibidos de o frequentar?
    Espero que Rui Costa não deixe cair o Roger Shmith porque se isso acontecer irá acontecer o mesmo ao próximo treinador porque o objectivo é atingir Rui Costa ,o Benfica não pode ser governado de
    fora para dentro ,como os tochas querem e o Benitez democrata quer
    a polícia que faça o que tem de fazer.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a descrição da nossa equipa através da designação de boas pingas. Obrigado.
    Quanto à tal meia dúzia de desordeiros, o que eu anseio por ver Rui Costa seguir o exemplo dos seus homólogos e retirar-lhes as mordomias. Estou certo que essa ação, a acontecer, tornará as conquistas mais fáceis ao nosso Glorioso.

    ResponderEliminar
  3. depois de uma direção ausente aos anos, a comunicação quer com os adeptos/sócios ser uma vergonha onde os jogadores são postos numa retoma de vidro onde não ninguém se pode aproximar agora no estádio onde sempre se defendeu a democracia não se pode ser contra o regime ? Quando o jogo acaba e repito quando o jogo acaba cada um é LIVRE de demostrar a sua maneira de estar seja aplaudir seja protestar e é isso que é lindo num clube livre e democrático que eu quero acreditar que o SL Benfica ainda o é. Mais de 90 % do que escreves eu concordo contigo mas infelizmente só os comentários dos "yes men" é que aparecem. Cumprimentos e viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabou de escrever que cada um é livre de protestar ou aplaudir. Mas retira a liberdade de alguém poder ser "yes man", seja lá o que pretende dizer com isso?
      Certamente que sabe que liberdade implica responsabilidade, que, sem esta, aquela não existe. Ora, pode-se estar ou não de acordo com, por exemplo, as ideias e o trabalho do treinador. Mas exigir-se o seu despedimento? E o respeito pela liberdade da maioria (esmagadora) que legitimou alguém para essa tarefa? Pode-se criticar esse alguém? Pode. Mas nos lugares e momentos próprios. Isto é que é ser responsável! E, com esse ser responsável, ser-se livre porque essa liberdade exige, acima de tudo, a responsabilidade de defender os supremos interesses do Glorioso Benfica!


      alguém dessa

      Eliminar
    2. Percebi pouco do início do seu comentário. Talvez seja o início do mesmo com letra pequena e a falta de pontuação.

      Eliminar
  4. Clama essa meia dúzia de arruaceiros por amor ao Benfica e por respeito pelos sócios que dizem ser. Amor ao Benfica não é invectivar, injuriar e ofender Benfiquitas e quem, legitimado por quem foi incumbido dessa missão, trabalha para o Benfica. Amor ao Glorioso é respeitar quem os Benfiquistas escolheram livre e democratimente. Clamam por respeito, respeitem, se souberem o que isso é.
    , dizia Jean-Paul Sartre.
    Mas a Liberdade não é um dom adquirido. Precisa de ser reclamada, por direito próprio. Que os Benfiquistas, (os verdeiros não verdadeiros, mas que Verdadeiros são, por mais que essa escumalha de verdadeiros, verdadeiros berre), reclamem essa Liberdade sempre e sempre o mais que preciso for. Deixa pois, Caro Guachos, que os Benfiquistas escorracem esses com toda a sua tenacidade e persistência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por qualquer razão não ficou no comentário antes do "dizia Jean-Paul Sartre", a seguinte frase: A Humanidade está condenada a ser livre...

      Eliminar
  5. O problema é que qd essa meia dúzia se cala, o Estádio parece um velório. E porque razão o Rui Costa ainda não interviu neste assunto? E tem sido sempre o RS a ter que pegar os bois pelos cornos. E a ter que dizer se o problema sou eu então é falarmos para eu me ir embora. Acho que o "apagão" do Rui Costa está a fazer com que os problemas que têm que ser resolvidos ganhem uma amplitude gigantesca e se tornem mt mais difíceis de resolver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "amplitude gigantesca" está nos canais nojentos que vivem à conta do Glorioso. Como já alguém escreveu há tanto Benfiquista ansioso por Red Passes que nem se dava pela substituição. E não é por gritarem que podem ter o privilégio de quererem mandar no clube e pôr e depor treinadores, presidentes ou jogadores. Não passam de uma ou duas centenas de energúmenos que querem transformar o Benfica de Cosme Damião num pocilga tipo fcp ou scp.

      Eliminar
    2. "Não são canais nojentos que vivem à conta do Benfica". São "canais nojentos que perseguem o SLB e fazem tudo para desestabilizar o SLB"!!! Mas o pior são os Benfiquistas que vão na conversa deles e acabam por eles próprios a desestabilizar o SLB. Os canais fazem as campanhas mas foram esses Benfiquistas que queimaram o R. Vitória, o B. Lage, o JJ qd voltou, jogadores como o Pizzi, o André Almeida, o Vlachodimos e outros como o J. Mário, o Florentino, o próprio Rafa, o G. Ramos, tudo jogadores que no principio da época passada estavam na "porta de saída" e o RS é que os agarrou. E agora é o RS que tem a folha feita. Estas campanhas começaram com a Reunião da Sta Aliança do Altis e com o pequeno almoço de 3 horas com o bdc, e enquanto o SLB e os Benfiquistas não abrirem a pestana e tomarem as medidas necessárias, vamos continuar a ser sempre fodido@s.

      Eliminar
    3. Na MOUCHE. Diretor de Comunicação(verdadeiro e não FANTASMA) procura-se, DESAPARECIDO p/ parte INCERTA há 2 anos...

      Eliminar
    4. Desde há 2 anos? Eu diria antes desde que o João Gabriel saiu!!! E sou eu o único a entender que o SLB precisa de um João Gabriel ainda mais interventivo? Em vez de se limitar a responder aos lagartos e fruteiros, também denunciar todos os escândalos que acontecem no Desporto em Portugal e acompanhar o treinador nas conferências de imprensa para qd fôr preciso (quase sempre) mandar os fdp dos jornalistas para a pqop?

      Eliminar
  6. Quanto a arruaça é arruaça, digna de taberna, e esses eram dignos de expulsão. Quanto ao estar com o treinador, assim de repente, à minha volta, não conheço um que seja, se calhar é pela zona do estádio, mas depois o resto de malta amiga, contam-se pelos dedos os que estão com o treinador...

    ResponderEliminar
  7. Roger Schmidt tem feito algo que não me lembro de ter visto no Benfica, após a campanha lançada pela comunicação social e alimentada pelos veradeiros e especialistas, Roger Schmidt TEM o GRUPO na mão e o Benfica continuou a fazer bons jogos.

    Não esquecer que o treinador do Benfica apostou em Gonçalo Ramos, João Neves e António Silva quando não eram "as apostas" seguras da formação do Benfica.

    A época passada fez 87 pontos e este ano pode fazer 82 na Liga.
    Quartos finais da Champions a época passada e quartos finais da Liga Europa esta época.
    Roger Schmidt cometeu erros? Certamente. Assim como cometeram erros Ruben Amorim, Sergio Conceição, Guardiola, Anceloti e todos os treinadores do Mundo.

    Quanto a Rui Costa, parece-me que está sempre em cima do muro.
    Gostava muito que Rui Costa se assumisse e viesse a publico dizer que o Benfica não é gerido de fora para dentro.

    Presidente está na hora de se assumir e defender o Benfica, porque ao contrário do que eles pensam, o Benfica não é deles, o Benfica é de todos os que Amam o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Estou a ouvir o Calado na cmtv e os seus elevados padrões de exigência com Roger Schmidt. Fui averiguar e o sr Calado apenas venceu uma Taça Portugal nos vários anos que envergou o Manto Sagrado. Muito aquém do que o actual Treinador venceu. Se o Ridículo matasse...

    ResponderEliminar
  9. Estive no estádio e achei vergonhoso. Mas o que aquelas dezenas acham que são?? O momento mais bonito foi quando o estádio deixou de os assobiar e cantou-lhes o HINO DO GLORIOSO!

    ResponderEliminar
  10. A última vez que vi este nível de contestação ao nosso treinador, a direção fez a vontade às vozes que gritavam mais alto. Contratámos um treinador chamado Artur Jorge, que deixou a marca do seu trabalho no Benfica por mais de 10 anos...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.