Acabou o mundial que chegou aos quartos de finais - França à parte - sem os grandes nomes do futebol mundial! O campeonato mais sensaborão de que tenho memória! Este foi o canto do cisne de Messi e Iniesta e a completa falência dos seleccionadores! Os melhores estão nos clubes e, da forma como eu olho para isto, as melhores selecções estão recheadas de entulho. Treinadores ultrapassados - ridículos Fernando Santos e Jorge Sampaoli, muitos dos melhores jogadores estupidamente espremidos por um calendário assassino imposto pela UEFA e pela FIFA, outros que nem chamados foram por força do poder dos empresários, e não houve uma única selecção que tenha encantado (dispenso elogios contra outrem) ou que tenha trazido algo novo ao futebol mundial! Contudo...
Foi até bastante rica em acontecimentos a final do mundial. Uma excelente arbitragem, VAR aberto à verdade desportiva, um grande golo de Paul Pogba, um autogolo de Manzukic e um belo golo de Perišić. Futebol competitivo e muitas vezes bem jogado, duas selecções apenas apostadas em ganhar a que nem um 'palhaço' (Hugo Lloris) de serviço faltou...
Ganhou aquela que sempre me pareceu a melhor equipa do campeonato (assim que o Brasil foi para casa). Para mim foi-me igual ao litro. Entre a Croácia ou França eu só não queria que ganhasse o mau futebol. Mesmo assim, confesso que gostei de ver as beiças do antigo namorado (Rakitić) do Carriço. Mbappé com mais um golo fabuloso e uma grande exibição foi, para mim, o melhor jogador do torneio!
Anthony Lopes é franco-português, Adrien Silva também nasceu em França, Raphaël Guerreiro é franco-português, Cédric Soares nasceu na Alemanha, Bruno Alves é filho de pai brasileiro, Pepe é brasileiro naturalizado, William Carvalho nasceu em Luanda, Danilo Pereira é da Guiné-Bissau, os pais de Renato Sanches são de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, os de João Mário são angolanos, Nani é filho de imigrantes cabo-verdianos, Quaresma é cigano e Éder é oriundo da Guiné-Bissau...se lhe juntarmos Gelson Martins (Cabo verde) Manuel Fernandes (Cabo Verde) e Ricardo Pereira (Cabo Verde) percebe-se melhor a falta de noção que anda por aí...
Ver portugueses inchados por a França ganhar o mundial com jogadores descendentes de países africanos deixa-me tão perplexo como se ouvisse franceses com dor de coto por os portugueses ganharem o europeu com um naturalizado do Brasil, um cigano e mais uma catrapazia de jogadores oriundos de países como a Alemanha, vários países africanos e...a França! Quanto à qualidade do futebol praticado pelas duas selecções...o melhor é nem tocar do assunto.
A FIFA atribuiu o prémio Fair-Play à Espanha, o "luvas de ouro" a Courtois, a Mbappé "o melhor jovem", Harry Kane foi o "melhor marcador" e o "jogador do mundial" foi atribuído a Lucas Modric. Não discordando no essencial (para mim Mbappé também foi o melhor em termos absolutos) faltou à FIFA atribuir o prémio "Miss t´shirt molhada" à presidente croata! Eu faço ideia da dor de cotovelo de Marcelo Rebelo de Sousa ao ver a beijoqueira Kolinda Grabar-Kitarović na molhada, molhadinha até aos...sapatos! Com toda aquela água a cair tenho a certeza absoluta que o nosso Presidente, sem os atributos da moça para esgrimir, arranjaria maneira de se atirar para o relvado como se fosse nadar de cuecas no mar de Carcavelos!
Confesso que este mundial tambem nao me entusiasmou muito,mas houve uma seleccao que me fascinou a da Belgica me fez recorder Portugal dos magriços em 1966 especialmente o grande Eusebio naquele ano mereciamos ser campeoes foi uma geraçao de ouro tal como agora a Belgica Com Hazard,s e companhia,com o Brazil for a da jogada qualquer seleccao que ganha-se o Mundial me dava igual mas gostei que ganha-se a França porque ainda nao me esqueci d grande dececcao que senti ao perdermos em casa com a Grecia,a França tambem sentio exatamente o mesmo a perder com Portugal no Euro 2016 como sou muito generoso gostei de ver a França campea mundial.
ResponderEliminarAgora com essa mescla de jogadores que mencioanaste da selecao Portuguesa e nao haver la jogadores do Benfica o meu apreço pela nossa seleccao caio drasticamente porque nao sou cego e vejo muitas injusticas cometidas pelo beato Fernando.
Uma visão da "coisa" sem filtros! E como alguém disse, "França é a selecção europeia mais representativa de África".
ResponderEliminarSaudações Benfiquistas.
Sempre no ponto de rebuçado
ResponderEliminarÉs o maior Guachos
A BTV deveria oferecer-te um espaço para uma rubrica diária...
Oferecer, não! Pagar!
EliminarDe todos os jogadores “portugueses” que mencionaste não se aproveita um...
ResponderEliminarVá lá...talvez o Renato mas tem que arrepiar caminho
Entretanto os titulares do Barcelona, Inter/Juventus, Benfica assistiram a está vergonha lusa pela TV
Ontem percebeu-se porque Burro Alves foi convocado...é o novo namorado da Ronaldo...em breve se juntará o cigano e o Beto para lhe lamberem o escroto
Até lá o seu namorado Semedo, prepara-se para um ano a partir pernas na I liga ao serviço do Setúbal
E agora é isto o futebol... O pior mundial que me lembro é o "melhor mundial" na narrativa que já se tentou passar...
ResponderEliminarO individualismo e o resultadismo convencerão qualquer um que uma Bélgica ou uma Inglaterra fizeram grandes campanhas... E feitos como vencer uma Tunísia ou um Panamá apenas são suplantados por empates contra uma Islândia (1-1), uma Áustria (0-0) ou uma Hungria (pelo menos houve 6 golos).
Que a Colômbia seja fraca pouco interessa porque poderemos sempre idolatrar um Pekerman, um Ráméz ou um extra galáctico Quintero... E o Japão? Participou? Quem se ia querer lembrar? Ainda se fosse um empate à maneira num grande jogo táctico contra uma Polónia!
E que dizer de uma vitória sobre uns espectaculares armários suecos?! Ou uma vitória (independentemente das incidências do jogo) sobre o Brasil?! Próximo do brilhantismo de um empate com a Croácia!
Mas depois entre o "vem uma selecção africana (!!!!!) com um estilo de jogo lamentável vencer isto?!!!" (em sentido oposto ao brilhante Euro português) e o "vence a melhor selecção, que conseguiu do início ao fim controlar defensivamente os jogos aplicando uma tremenda objectividade ao brilhantismo individual" (quase ao nível do Euro ou superando-o por larga margem) dá para tudo... Portanto genial!!!
Parece claro não haver espaço para Laranjas Mecânicas ou Selecções de 82... Resta esperar ansiosamente pelo que se seguirá e até um Mundial em Novembro com sucessivas burkas de altíssima qualidade na bancada já está na calha!!!
Tiago Lopes
Concordaria com o que dizes sobre a nossa selecção se não fosse a questão do direito à nacionalidade - pela tua lógica não podemos apontar Eusébio como a maior figura do futebol português. Porque também ele esteve em posição de escolher a nacionalidade.
ResponderEliminarJá agora, os ciganos deixaram de ser apátridas em 1822, aquando da nossa primeira Constituição. Não gosto do Quaresma por ele ter atitudes deploráveis, não pela ascendência.
Se queres discutir a atribuição da nacionalidade, concerteza. Mas talvez seja bom explicares o que pensas do jus solis e até quantas gerações exiges para certificação do jus sanguinis, porque assim de repente parace apenas xenofobia desinformada.
Sobre a proibição das filmagens, concordo que é uma estupidez - mas não sairá da batuta de feministas, antes de gente que, estando perdida e limitando tudo até se encontrar, foi encontrada por outra gente que sabe muito bem para onde pretende encaminhar o rebanho.
Tive pena. Queria a Bélgica. Ou a Croácia. Até Marrocos! A França, não...
Eu li o texto ao contrário, não como xenofobia mas a apontar a hipocrisia de quem hoje enche Facebook com referência à ascendência dos jogadores franceses quando esteve a festejar 2016
EliminarPaulo, eu garanto-te que não leste o texto ao contrario...
EliminarTive dúvidas, Guachos, mas este excerto "Ver portugueses inchados por a França ganhar o mundial com jogadores descendentes de países africanos deixa-me tão perplexo" deixou-me perplexa e muito na dúvida: porquê a tuaperplexidade, então?
EliminarOk, não tenho facebook nem instagram nem tweeter, navego pelos jornais via Disqus e blogosfera - mas ainda assim, a tua frase é dúbia.
Ainda bem, então, que fui eu quem interpretou erradamente. Confesso que voltaste lá para cima para o topo.
E assim, considera a questão do jus solis e do jus sanguinis anulada, mas deixa a da "xenofobia desinformada" para que quem sofrer de tal maleita a possa ler, sff :)
Ao Paulo, obrigada pelo esclarecimento.
SB
Li na Bosta qualquer coisa como "Prof Marcelo manda parabéns a Macron pelo campeonato ganho". Fechei o coisinho imediatamente e re-lembrei-me para não ler merda.
ResponderEliminarModric e Mbappe os melhores sem dúvida, Croácia-Argentina e o Croácia-Inglaterra foram os dois jogos que mais gozo me deram de longe. Kane melhor marcador, é uma daquelas vergonhas mas que enfim, a estatística o dita, golos marcados contra a Costa Rica e Panamá são enfim, Pauleto também marcava muitas às Ilhas Faroés e Arabia Saudita, uma tradição da selecção fpf aliás que o Reinaldo venho continuar.
Cumprimentos
Acho que RGS merecia uma linha, o texto hoje dele à sombra é do mais político que tenho visto, só lhe falta o cavalo e uma capa a dizer D.Sebastião.
ResponderEliminarE faltava um recibo do Dr. Tallon. Mas mais chupado desaparecia, coitado.
EliminarNão. O que lhe faltava e vai faltar sempre (enquanto não ser aperceber que decidiu ir a jogo e perdeu e mais vale sair da mesa), é um clube financeiramente falido e um clube não campeão em 17 anos. Sem isso, como dizia a minha avózinha: "fodeu-se".
Um tetracampeonato ganho só complica o difícil ainda mais.
Faça-se sócio daquela outra agremiação Cómica de Lisboa que já pode concorrer a eleições em Setembro.
Cumprimentos