segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Os números e a história não enganam.

Assim vai a campanha eleitoral do Benfica. Mesmo querendo desesperadamente servir o Benfica não está fácil ao candidato Benitez chegar ao coração dos benfiquistas. Sem os recursos de outras candidaturas - fala-se em 500 mil euros (muito gostava eu de saber o nome do/s abastado/s padrinho/s) gastos pelo candidato Noronha - o movimento 'Servir o Benfica' tem de fazer pela vida, obrigado a passar o Domingo no Estádio da Luz, promovendo mais uma recolha de sarrabiscos ao mesmo tempo que era lançada uma campanha online de angariação das desejadas assinaturas. Não fosse por mais nada (não há mesmo mais nada) e por a MDCSDQT se arrogar no direito de decidir quem são os verdadeiros verdadeiros eu ofereceria de bom grado a minha só para manter o movimento à superfície.

Noronha Lopes, que não há muito tempo foi à BTV desfazer-se em elogios à excelente gestão de Luis Filipe Vieira, começou por criticar violentamente o emblema monocromático das novas camisolas quando na apresentação da sua candidatura tinha precisamente um emblema monocromático (entretanto mudado por causa das criticas das redes sociais) mesmo por detrás de si. Meteu os pés pelas mãos na questão do apoio dos ex-campeões europeus, grande parte do seu programa é declaradamente decalcado de outras candidaturas e, como se não bastasse - tamanha piroseira nem a  Bruno Carvalho lembrou - criou as bifanas à Benfica (quando os croquetes lhe ficariam a matar) de borla e em exclusivo para sócios, onde na «roulote do Lopes» se pode matar tranquilamente a fomeca. Noronha tem-se multiplicado em ataques pessoais optando por um discurso belicoso (e um percurso) cada vez mais parecido com o de RGS...

«Nunca serei oposição à direção do Benfica. Nunca serei candidato contra Luís Filipe Vieira. A não ser que Luís Filipe Vieira queira que o Benfica equipe de azul ou verde às riscas ou coisa parecida – e estamos a falar no campo das hipóteses não verificáveis – , a ver se de uma vez por todas nunca mais me fazem essa pergunta: nunca concorrerei contra Luís Filipe Vieira». Rui Gomes da Silva explicou que falou na semana passada com o presidente encarnado e terminou a conversa com um «abraço». «Penso que o presidente Luís Filipe Vieira não me levará a mal se eu aqui revelar que essa conversa terminou com um grande abraço entre dois amigos, de pessoas que independentemente de se entenderem ou não no que era o melhor para o Benfica, acharem que aquele momento, por consenso, deveria acabar assim.» (...) Rui Gomes da Silva salientou ainda que: "Luís Filipe Vieira foi sempre corretíssimo em relação a mim".

Sem nunca conseguir esconder o ressabiamento por LFV recusar a fazer dele o numero dois da estrutura, o eleito candidato dos taliban da internet tem feito o que pode e o que não pode para achincalhar Luís Filipe Vieira, mesmo menosprezando o que de bom ajudou a fazer nos anos em que foi vice-presidente do Benfica. O conceito de benfiquismo (selectivo) destes dois moços é notável. Recusam-se - não se querem ver frente a frente nem pintados - a debater entre si (ignorando Francisco Benitez) mas atacam desesperadamente Luis Filipe Vieira que entende ser uma completa imbecilidade percorrer a MDCSDQT a lavar roupa suja com os dois. 

Se fosse a MDCSDQT a decidir, Noronha ganhava de goleada, Rui Gomes da Silva saía com uma menção honrosa (quiçá com 10% dos votos) cabendo a Luís Filipe Vieira lutar denodadamente com os votos nulos e em branco pela ultima posição do pódio. Como não pode, tenta reduzir a pó 17 anos de um trabalho fantástico que jamais conseguirão apagar. É lidar pois os números e a história não enganam.

26 comentários:

  1. Pela enésima vez, os 50 votos a que tenho direito serão na lista de LFV. E não preciso de justificar nadinha. É que ao contrário do que alguns escrevem nas redes sociais, o voto é de livre arbítrio, voto em quem eu decidir. Sempre votei assim no Benfica e faço-o há quase 50 anos.
    Mas, há sempre um mas, os teus dois períodos finais do último parágrafo resumem o que eu acho. E como tenho memória...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alma,
      quem quiser fazer passar a sua mensagem tem esse direito, como sócio do Clube. É dever dos sócios dar a sua contribuição para o debate sobre assuntos do Clube, e as eleições são um momento muito importante.

      Ainda bem que, ao contrário de muitos, não pensas ser necessário ofender outros benfiquistas porque têm outra opção.

      Eu também tenho 50 votos, e nunca votarei Vieira, porque a minha memória do Benfica vem da década de 70 do século passado, e a minha memória de Vieira vem do final dos anos 80. E conheço bem o passado de Vieira no futebol.

      E se pensei em votar Noronha Lopes, desisti depois de algumas conversas e da forma como se apresenta para as eleições.

      Votarei em Rui Gomes da Silva, algo que pensei não fazer, mas votar em branco, algo que fiz sempre nas eleições em que concorreu Vieira, excepto por uma vez, em que acreditei que a pessoa podia mudar, não é uma opção.

      Infelizmente, por diversas razões, acho que Vieira vai ganhar com muito menos do que pensa, mas com confortável margem.
      E se assim for, será Presidente do Benfica com a mesma legitimidade que agora detém.

      Nós os sócios do Clube é que ditamos quem queremos ao leme do nosso Benfica, por isso todos devem respeitar a escolha, como sempre fizemos, mas discordando e combatendo quando se justifica.

      Acho que o Presidente Vieira a partir do ano do Tetra teve uma má gestão desportiva, que culminou num mandato muito abaixo do anterior, com especial decrescimo de competitividade nas modalidades, e um enorme defice competitivo no futebol, que culminaram numa drastica descida do ranking europeu, numa epoca horiivel de 0 pontos na Champions, e de sucessivas escolhas erradas para o plantel.

      Em seu favor a saude financiera que se distanciou muito da concorrencia, e que devia ter tido outra correspondência no campo.

      Ao fim de 17 anos, todos conhecem a obra e a pessoa. Que cada um opte pelo melhor para o nosso Clube.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    2. Vejo demasiados benfiquistas com a idade em punho, como se isso os fizesse "mais benfiquistas" do que os que mal nasceram e já o são. Com todo o respeito á idade de cada um, ao número de votos e afins, sou benfiquista desde que me conheço por gente, não tenho cartão de sócio e não pretendo ter por motivos financeiros. Isso faz de mim menos benfiquista ou com direito a "menos" opinião do que os demais? Não conheço o Vieira dos anos 80, nasci em 1977; o que conheço dele é obra feita pelo Benfica, e no Benfica. Desconheço completamente a obra feita dos demais..

      Eliminar
    3. Não, não é preciso ofender ninguém, embora nenhum de nós seja impoluto ao ponto de aqui e ali, sob diversas formas, dependendo sempre das circunstâncias e do ponto de vista do alvo das nossas "ofensas", não o termos feito e, sobretudo, falo por mim, quantas vezes tenho vontade de o fazer, bastando ir ao blogue geração, onde a ofensa é o lema e não o Benfica. E creio até que boa parte daquela gente nem adepta do Benfica é e não ficaria admirado se nem sócios forem, logo, não votam. Enfim, as coisas são o que são e as redes sociais são assim, dão para tudo.
      Respeitando obviamente a tua perspectiva, deixa-me dizer-te que votar em branco é uma opção, como é votar num candidato e como não ir votar igualmente o é.
      Finalmente, quanto a RGS, espero sinceramente que jamais chegue a presidente do Benfica, mas, como tu bem disseste, quem decide serão sempre os sócios do clube. No Benfica sempre foi assim, discordando ou não das escolhas da maioria, a livre opção de cada um ditará o caminho.

      Eliminar
    4. Grande Chakra, os argumentos que apresentas são válidos, mas discordo.

      Tens um exemplo, no ponto que tocas da vertente desportiva: o consócio Alberto Miguens, a propósito da morte de uma enorme Benfiquista - Ângelo - resume o seu palmarès no nosso clube. São sete títulos em treze épocas. Sendo que em duas delas pouco participou. Então, na óptica que apresentas, cinco em sete campeonatos não é uma excelente gestão desportiva, na óptica dos resultados? Não é? Podemos mesmo dizer que não é? Sem esquecer que o Benfica não joga sozinho, mas luta, isso sim, sozinho contra um nível de corrupção nunca visto. Sem ela, jamais um treinador boçal, sonso, sem nível, como Conceição teria ganho dois títulos.

      Ora, a juntar a uma boa gestão financeira, também com resultados de excelência, porquê mudar?

      Eu, no que vejo e analiso e constato, jamais colocarei o meu voto em RGS, por inúmeras razões, todas elas negativas. Maçonaria, obscuridade, baixa política não podem entrar no Benfica.

      Eliminar
    5. Chakraindigo, não levarás a mal se te disser que o teu sentido de voto é o segredo mais mal escondido da história dos segredos.

      Mas compreendo perfeitamente que quem tem por referência a gloriosa década de 70, em que ganhamos 6 campeonatos e 2 taças de Portugal, se sinta enojado com a década que passou, em que só ganhamos 5 campeonatos e 2 taças de Portugal. A diferença é a todos os níveis abissal.

      Nasci em 73, e as memórias que tenho da década de 70 são acima de tudo históricas.
      E historicamente o que guardo de mais relevante foi termos tido a capacidade de mudar acompanhando os tempos.
      Se a escravatura do jogador se manteve, com o 25 de Abril perdemos um campo de recrutamento que tão bons frutos nos deu. E em vez de ficarmos a chorar sobre leite derramado, abrimos o Clube a jogadores estrangeiros. Aumentaram os custos, começámos a vender jogadores.

      Depois, no início da década de 90, aconteceu o fim da escravatura dos jogadores com o advento da lei Bosman. E aqui ficámos para trás. Agarrados a um tempo que nunca mais voltaria nem vai voltar, não soubemos reagir.

      Passaram-se 15 anos de lenta agonia, em que quase destruímos o legado que nos foi deixado pelos nossos antecessores, até que apareceu o Luís Filipe Vieira, que percebeu e implementou a ideia que o Benfica é uma associação desportiva, mas também tem que ser um negócio.
      Voltámos a ter a capacidade de mudar, e foi o que nos salvou e nos vai continuar a fazer crescer.

      É por isto que ter como referência as décadas de 60 e 70, nada mais é do que a ilusão de podermos parar o tempo com as mãos, resistir á mudança inevitável só porque a realidade de outros tempos nos era bem mais favorável.

      Este não é nem nunca será o caminho. O lugar dos velhos do Restelo é na praia a olhar para o tempo que passa, não é na ponte das naus que partem em busca de melhores ventos.

      Eliminar
    6. Chakraindigo, não levarás a mal se te disser que o teu sentido de voto é o segredo mais mal escondido da história dos segredos.

      Mas compreendo perfeitamente que quem tem por referência a gloriosa década de 70, em que ganhamos 6 campeonatos e 2 taças de Portugal, se sinta enojado com a década que passou, em que só ganhamos 5 campeonatos e 2 taças de Portugal. A diferença é a todos os níveis abissal.

      Nasci em 73, e as memórias que tenho da década de 70 são acima de tudo históricas.
      E historicamente o que guardo de mais relevante foi termos tido a capacidade de mudar acompanhando os tempos.
      Se a escravatura do jogador se manteve, com o 25 de Abril perdemos um campo de recrutamento que tão bons frutos nos deu. E em vez de ficarmos a chorar sobre leite derramado, abrimos o Clube a jogadores estrangeiros. Aumentaram os custos, começámos a vender jogadores.

      Depois, no início da década de 90, aconteceu o fim da escravatura dos jogadores com o advento da lei Bosman. E aqui ficámos para trás. Agarrados a um tempo que nunca mais voltaria nem vai voltar, não soubemos reagir.

      Passaram-se 15 anos de lenta agonia, em que quase destruímos o legado que nos foi deixado pelos nossos antecessores, até que apareceu o Luís Filipe Vieira, que percebeu e implementou a ideia que o Benfica é uma associação desportiva, mas também tem que ser um negócio.
      Voltámos a ter a capacidade de mudar, e foi o que nos salvou e nos vai continuar a fazer crescer.

      É por isto que ter como referência as décadas de 60 e 70, nada mais é do que a ilusão de podermos parar o tempo com as mãos, resistir á mudança inevitável só porque a realidade de outros tempos nos era bem mais favorável.

      Este não é nem nunca será o caminho. O lugar dos velhos do Restelo é na praia a olhar para o tempo que passa, não é na ponte das naus que partem em busca de melhores ventos.

      Eliminar
    7. Chakraindigo, és dos benfiquistas que leio por estes blogues com algum prazer e não vou ser eu decerto a dizer onde é que cada benfiquista deve fazer a cruz no voto que é secreto, vou apenas dar a minha opinião de porquê não votaria RGS.

      Nunca me vou esquecer da filha de putice que, mesmo antes de ser proto candidato, fazia todas as semanas na tv no poleiro semanal, para depois continuar com a ajuda do blog aqui apelidado de talibâ, nas semanas em que o soundbyte era Benfica + Corrupção ele estava sempre a chegar do "estrangeiro" acabadinho de assistir a uma conferência sobre branqueamento de capitais, para dar um pequeno exemplo. A estratégia no blog foi do mais rasteiro político de que tenho memória, só ultrapassada pelo nosso proto fascista mais recentemente, a contratação do Scaramanga foi de riso. Depois existe o programa eleitoral, um chorrilho de patetices magalómanas à lá Bruno de Carvalho e outras que não fazem qualquer sentido a nível desportivo. Chegou a dizer que iria desinvestir em formação pois estávamos a formar para os outros clubes portugueses...

      E nem tenho nada contra ex políticos, maçónicos e advogados...

      Saudações benfiquistas

      Eliminar
    8. Caros,
      eu sou apenas um benfiquista como os outros, tenho na minha maneira de ser e estar ser militante e activo naquilo que acredito.

      a minha referencia do nosso Clube é intemporal, posso até ser um velho do Restelo, embora ainda só tenha 56 anos, ehehehehe

      Pelo que tenho reparado, e pelas muitas conversas que tenho tido, muitas pessoas criticam RGS sem ter um motivo explicito, ou palpável.
      O RGS, como Vieira, teve muitas acções erradas, teve palavras estupidas, como Vieira, mas é um grande benfiquista, com experiencia desportiva, com experiencia no mundo do futebol, pelos anos passados nas direcções de Vieira, não mantem ligações com pessoas do sistema, e tem uma meta muito exigente para o Benfica.

      Com ele, tenho a certeza que deixarão o Clube muitos dos adeptos do Sporting e do FCPorto que lá estão em lugares importantes, e o projecto desportivo do Benfica será consolidado e melhorado.

      O Clube, graças as direcções de Vieira, tem um avanço financeiro da concorrência que exige outra gestão desportiva.
      É a minha convicção. E apesar de alguns problemas que não estão visíveis, continuamos, mesmo em tempo de pandemia, com algum conforto nesta área.

      Eu só conheço RGS de vista, dos anos 90, quando o vi em defesa do Clube nas celebres AGs por baixo do pavilhão do 3º anel.
      Sei que tinha um lugar na lista de Luis Tadeu nas eleições em que VA foi eleito, sei que fez campanha activa por Vilarinho, e sei que enquanto esteve na TV sempre denunciou o sistema dominado pelo clube do Porto.

      Acho que se prejudica muito pela forma truculenta e por vezes mal estruturada como comunica as suas ideias, e critiquei-o muitas vezes nos posts que escrevia no NGB por não ser mais claro nas criticas e insinuar em vez de afirmar.

      O Presidente Vieira tem muitos méritos no crescimento do nosso Clube, mas o Benfica quando Vilarinho lhe entregou a SAD, continuava a ser o maior Clube do País, tinha um património material e imaterial enorme.

      O Clube em todo o Mundo onde no seu País tinha a maior percentagem de adeptos (48%).
      O maior nº de titulos nacionais e internacionais.
      O maior património imobiliário - sim, até os terrenos do Seixal eram nossos.
      Um edificio na R. Jardim do Regedor, onde ficava a sede, que ainda é nosso, um complexo desportivo que incluia o maior estádio do País e um dos maiores da Europa.
      E apesar de tudo, tínhamos alguns bons jogadores, e até tínhamos Mourinho, que deixamos fugir.

      Com o advento das SAD,s (toda a gente sabe que foi o BES, com as garantias do património do Benfica, que financiou a maioria da compra das acções da SAD e financiou-nos durante anos, com enorme retorno) e os apoios da CML e do Estado, alicercados nesse patrimonio, que permitiram a construção da nova Luz , do Seixal, e de toda a reestruturação do Clube.

      Portanto, Vieira que podia ter feito o mesmo no Alverca e não fez, se calhar porque lá as pedras da calçada eram mais pequenas, agarrou num gigante e voltou a colocá-lo nos carris.

      Talvez estejamos esquecidos que só com a chegada de Jesus o Benfica saiu da modorra desportiva, porque Vieira nunca foi competente a gerir o Futebol. Até Jesus, Vieira esteve 2 anos como director de futebol, e mais 6 como Presidente, para conseguir ganhar o seu 2º campeonato, enquanto assistia a um Tetra do clube do Porto, e a vários títulos internacionais.

      E mesmo com Jesus, ainda assistimos a mais um Tri do clube do Porto.

      Portanto, quem vem falar dos 5 em 7, porque não se lembra também dos 2 em 11?
      Ou que nos últimos 3 anos perdemos a hegemonia que parecia estar consolidada?
      E que não detemos neste momento nenhum dos títulos/troféus do futebol em Portugal?

      E que neste mandato as modalidades perderam quase metade dos troféus do mandato anterior?

      Cada um arranja os números para marcar um ponto, mas as questões que eu coloco são a um nível que não se limita ao desportivo.
      Sei que nos dias que correm há certos valores que já não contam, e no Benfica há coisas que eu não compreendo, mas não tenho de pactuar com elas, nem tenho de estar calado para manter uma paz podre.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    9. ChakraIndigo, velho do restelo é a coisa mais simpática que te posso chamar depois deste texto.

      Porque eu percebo que um velho do restelo (que nada tem a ver com a idade física) não perceba que neste mundo ganha quem tem mais dinehiro.
      E se tu percebeces isto, saberias que estás a dar argumentos que não passam de propaganda barata de político rasca. Assim tipo o teu candidato.

      Porque é que ganhamos muito menos nas modalidades? Porque o Sporting, com o maluco do trinca bolotas, passou a tastar 20 milhões de euros por época com as mesmas, contra os nossos 12 milhões. Situação mantida pelo actual louco varrandas.
      É tão simples como isto. E deveria o Benfica acompanhar esta loucura só para comprar mais uns canecos para o museu? Graças a Deus que o meu presidente tambám acha que não.

      E não é correto dizer 2 em 11. Porque o último desses 11 já é desta nova fase do Benfica.
      O correto é dizer que ganhamos 1 em 10.
      E eu digo-te que até esse 1 foi mais milagre que outra coisa, pois durante esses 10 anos andámos a competir com orçamentos que eram menos de metade dos do Porto. Foi esta a herança recebida por LFV.

      Nós podemos dar mais importância a umas coisas que outras. Daí que podemos defender coisas diferentes com a mesma seriedade.
      O que não podemos é cagar na verdade quando nos convem perente os argumentos que queremos defender.
      Das duas uma. Ou mudamos de argumentos, ou somos gente pouco séria.

      Eliminar
    10. E em relação ao teu comentário do BES, absolutamente inqualificável.
      Não sei se seria suposto um empresário agarrar numa soociedade sem capitais próprios, e sacar dinheiro do cú para fazer alguma coisa. Normalmente recorrem a métodos menos intrusivos, nomeadamente pedir dinheiro emprestado à banca, se a banca os julgar merecedores desses empréstimos.

      O que eu sei é o que o Benfica fez com o dinheiro emprestada pelo BES, em oposição ao que foi feito por Porto e Sporting, que pediram emprestado tanto e mais que nós.

      ChakraIndigo, retira este comentário atróz que sinceramente só te fica mnal.

      Eliminar
    11. Manuel Afonso,
      fui ler de novo o que escrevi, e as tuas interpretações são laterais ao que escrevi.

      penso que fui claro e factual, se não gostas do que eu escrevi, podes rebater e fica ao teu critério adejctivar o comentário em si e a pessoa que o escreveu.

      Obviamente que não retiro o que escrevi, pelo contrário, reitero tudo do principio ao fim.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    12. Quem se der ao trabalho de ler este diálogo, vai perceber bastante bem quem aqui anda de forma lateral.
      Eu, se dúvidas tinha, esclareci-as.

      Eliminar
  2. O sombrinhas e os seus acólitos são gente doida. Fazem estudos da sua opinião, acreditam que são influentes por passarem a vida na internet a dizer baboseiras, e no fim vão acabar a dizer que a culpa é do voto eletrónico, que só pode ter sido aldrabado, pois sonharam que o resultado das eleições seria diferente.

    O correio da manha e os seus apêndices acham que conseguem por a maioria dos Benfiquistas a comer gelados com a testa. Confundem o otário lopes com um jornalista, o manuel queiroz com um sindicalista, a mariana águas com uma Benfiquista. E no fim vão descobrir que ser o canal mais visto no cabo, tem a mesma importância que ser a maior gota de água no oceano.

    Já a betaria achou que bastava dizer umas imbecilidades nas televisões, que por serem gente conhecida, ou nem sequer isso, criariam uma vaga de fundo de apoio ao seu candidato.
    De tanto quererem ser como os betos da Alvalade, confundem opiniões com factos e desejos com realidades. E também confundiram o vendedor de hamburqueres com um possível presidente do Benfica. Estalado o verniz e mostrada a verdadeira essência da criatura, antes um escolhido à sorte num balcão do MacDonalds.

    No fim o que esta gente toda junta vai conseguir arranjar, são as eleições mais participadas na história do Benfica, só porque os sócios do Benfica vão fazer questão de lhes fazer doer tanto quanto possível.
    O único problema é mesmo que o dia 30 ainda demora a chegar, e entretanto vamos ter que os ir aturando.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Uma dica de serviço público Benfiquista: Ler a crónica de Bagão Félix hoje no Jornal "A Bola".
    Saudações Benfiquistas.
    PS: Eu voto RGS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Votas na maçonaria, baixeza, cretinice e ingratidão. Ainda bem que só são meia dúzia como tu.

      Eliminar
  4. Espero bem que as eleições no Benfica não se transformem numa luta fraticida, que só beneficiaria os nossos inimigos e alimentaria horas e horas de tv e quilómetros de papel de jornal (e não há cu que chegue para o despachar) na MDCSQT. Tudo isto numa altura em que, pelo rascord, ficamos a saber que os de contumil arrefinfaram com um passivo de 100 dele. Como seria de esperar o fóssil do cretáceo veio dizer, para os jornaleiros se babarem, que vêm praí 150 com champes, vendas realizadas e futuras, isto é, a contar com o ovo no dito da galinha, este é o discurso de um qualquer cacique de província, sem ofender os provincianos, que se quer perpetuar no poder, contra tudo e todos, para dfesa de interesses seus e dos seus. Com um cenário destes, de falência dos azuis e broncos e situação de serenidade como no Titanic, por parte dos nossos vizinhos de alvalixo, será de elementar conclusão que necessitamos de serenidade, como é próprio num clube de grande tradição democrática que nunca se sujeitou a ser comandado por capos, mesmo com grande coração e bondade para com meninas desvalidas a precisar de amparo.

    ResponderEliminar
  5. Os meus 50 votos vão para LFV, e segundo a minha mulher me disse hoje, os votos dela também vão para LFV. Agrada-me saber que ela pensa como eu e aumenta-me a esperança de vitória que eu já tinha.

    ResponderEliminar
  6. Parece que os benfiquistas que estão contra LFV se esquecem da enorme evolução que levaram todas as modalidades de pavilhão e que só não ganham mais títulos porque somos roubados em todas elas. Isto para não falar nas atividades relacionadas com o atletismo.
    Parece que os dragartos não lutam em conjunto contra nós em todas elas.

    ResponderEliminar
  7. Para quem duvida que o bicho laranja alguma vez tenha dito isso, cá vai: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/671948/nunca-serei-oposicao-a-luis-filipe-vieira

    ResponderEliminar
  8. Não podemos de forma alguma impedir a paixão mas importa fazer um esforço para ser racional e pragmático. E assim sendo, não podemos manipular factos e deixar de reconhecer realidades. E, igualmente muito importante, situarmo-nos em cada uma das conjunturas que fomos atravessando ao longo das últimas décadas.
    Evocar a gloriosa década de 60 será em termos comparativos um exercício fútil e inútil, porquanto nessa altura havia o inesgotável 'mercado de abastecimento africano' e a possibilidade dos clubes reterem os jogadores 'ad-eternum'. E também não havia oligarcas, xeiks e quejandos interessados no futebol...
    LFV dada a sua longevidade no cargo cometeu obviamente erros e é passível de críticas. A sua fraseologia, o seu estilo e o seu modo de estar pode não agradar a muitos, o que consigo compreender.
    Mas importa avaliá-lo no seu todo e não apenas no que apenas nos convém chamar à colação. E seguindo esse critério passa com nota positiva em todos os parâmetros, porquanto em todas as vertentes o Benfica da última década aavançou e registou sucesso. Por muito que custe a alguns que incapazes de exercer o contraditório de forma assertiva, optam pela maledicência e até pelo insulto. É certo que vivemos em período eleitoral e há que descontar certos excessos, mas se querem ser uma alternativa viável pensem bem porque 4 anos passam depressa. E os benfiquistas já estão calejados e têm memória...



    ResponderEliminar
  9. Noronha é o candidato dos talibans, anunciado e elogiado pelo António Oliveira da controlinveste.

    ResponderEliminar
  10. Tenho 50 anos de sócio, posso dizer aqui neste magnífico Blog do ENORME DEFENSOR DO BENFICA GUACHOS VERMELHOS, revejo-me muito na su forma de ver, analizar e avaliar os candidatos e também a defesa que faz da perseguição constante feita ao nosso presidente LFV, eu garanto que estarei lá dia 30 para votar nele, porque quem viveu e vive o BENFICA nestes 50 anos de sócio como eu, sabe como estava o clube quando entrou LFV, por isso digo QUE SINTO ENORME ORGULHO NO BENFICA ACTUAL, este homem devolveu o ORGULHO E A HO RA SOS BENFIQUISTAS, não esqueço o que fez e tem feito, por isso digo JAMAIS SEREI INGRATO PARA QUEM DEVOLVEU A GRANDEZA DE OUTRORA... OBRIGADO LFV... Conta comigo dia 30

    ResponderEliminar
  11. Tenho 50 de sócio, posso dizer aqui neste magnífico Blog do ENORME DEFENSOR DO BENFICA GUACHOS VERMELHOS, revejo-me muito na sua forma de ver, analizar e avaliar os candidatos e também a defesa que faz da perseguição constante feita ao nosso presidente LFV, eu garanto que estarei lá dia 30 para votar nele, porque quem viveu e vive o BENFICA nestes 50 anos de sócio como eu, sabe como estava o clube quando entrou LFV, por isso digo QUE SINTO ENORME ORGULHO NO BENFICA ACTUAL, este homem devolveu o ORGULHO E A HONRA AOS BENFIQUISTAS, não esqueço o que fez e tem feito, por isso digo JAMAIS SEREI INGRATO PARA QUEM DEVOLVEU A GRANDEZA DE OUTRORA... OBRIGADO LFV... Conta comigo dia 30

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.