domingo, 27 de novembro de 2022

Doha a quem doer.

43 263 espectadores assistiram em Lisboa, no estádio Al Luz yt, ao 27º jogo da selecção do maior de Portugal sempre a facturar. Nem o horário à brilhantinas, impróprio para quem diz defender o futebol, impediu a nação Benfiquista de dizer presente antes das mini férias que se impõem. Qual taça da liga qual quê! Quando o produto é de qualidade até com horários à la rolha os adeptos comparecem. Imaginem com arbitragens honestas! Direitos televisivos o quê? 43 263 espectadores contra os cerca de metade no foculporto 2-2-Mafra? Contra 300/400 nos restantes encontros? Moreirense-Benfica dia 17 para a mesma competição, Braga-Benfica dia 30 para o campeonato e só depois, do dia 6 de Janeiro de 2023, é que estaremos de volta à catedral. Já tenho saudades, porra! 

Doha a quem doer! A arbitragem portuguesa, merecidamente condenada a ver (à distância) países de reduzida dimensão futebolística representados no mundial do Catar, continua uma bosta. Najantas foi a escandaleira que se viu, com o Mafra a ser espoliado à fartazana. Na Luz foi outra vez mais do mesmo. Sem erros de palmatória, mas com aquele jeitinho bem português de criar problemas onde eles não existem, salta à vista o tempo perdido a validar os golos do Benfica! E os minutos que demoraram a invalidar um golo do Penafiel que até à vista desarmada se via claramente que o marcador estava francamente adiantado?!

À mesma hora, no Catar, Enzo Fernández partilhou com o mundo aquilo que os benfiquistas conhecem de cor e salteado. A tremenda classe de um futebolista que só um treinador (Scaloni) da estirpe de um Fernando Santos pode manter no banco! É preciso não gostar de futebol! Bastou-lhe meia hora, como com a Arábia Saudita, para meter aquela manta de retalhos a funcionar. E ainda teve tempo para, com um golpe mágico, sentenciar o resultado. O abraço de Messi, tributo à qualidade, ter-lhe-á concedido definitivamente a titularidade.

Vi-o jogar desde os juniores e desde essa idade que já tinha um dom especial para marcar golos. Naquele tempo chamavam-se goleadores aos homens que marcavam muitos golos. Hoje compram a sua própria estátua e chamam-lhes melhor jogador do mundo. Gomes - apenas Gomes para não ser confundido com um ou dois fruteiros de quinquagésima categoria - não deu certo no Sporting de Gijón (16 golos em duas épocas) mas, de regresso a casa, dezenas de penaltis marcados: em força e quase sempre para o meio da baliza, ajudaram-no a ganhar as duas botas de ouro (50 e 46 golos) que lhe deram fama e proveito.

Acabaria, anos mais tarde, a carreira no Sporting (38 golos em duas épocas) depois de o tentarem obrigar a antecipar a reforma no foculporto. Observo com asco algumas lágrimas de crocodilo vertidas por aí. Não conspurcarei a sua memória ao citar o autor da indecência. Não foi por Gomes que o ódio e a intolerância se instalaram no coração dos adeptos. Gomes foi sempre um jogador correcto. Gomes foi sempre um homem correcto. Não merecia sofrer (ninguém merece) o que sofreu. Paz à sua alma. O Estádio da Luz prestou-lhe a sua homenagem. O público também. A ele. A mais ninguém do clube dele. 

Danilo lesionado num treino, com três costelas partidas, está fora da fase de grupos. Nada de pânico, minha gente. Primeiro porque o jovem Pepe está mais do que preparado para substituir o médio adaptado ao lugar com vantagem, e, depois, se o Otávio, que era para parar seis semanas, regressou após 7 dias à titularidade do foculporto é só seguir a metodologia medicinal do clube da fruta (que o Danilo conhece de ginjeira) para lhe meter as costelas no sítio num instante. Uma semana a observar o António Silva nos treinos e está bom.

5 comentários:

  1. Qualquer pessoa inteligente, mesmo à vista desarmada, viu rapidamente que o golo que o Penafiel marcou estava fora de jogo,. E nem precisou do Var nem de VARinhas para avaliar o lance.

    Os horários dos jogos do Benfica parecem encomenda. O jogo com o Braga no dia 30 de Dezembro às 20h45 é mais que evidente. O Benfica só sai de Braga perto da meia noite e fazer a viagem de regresso toda de madrugada e também a de muitos adeptos. Rolhice pura.

    Enquanto isso vimos um grande golo do Enzo e mais uma vitória do Glorioso.

    Força BENFICA.







    ResponderEliminar
  2. Muito bem caro Guachos. Perante a lesão do Danilo, a lógica ditaria a entrada do António. Parece que o Santos não pensa assim, prefere colocar um ex lesionado/recuperado. Vamos aguardar pelo desempenho de Pepe que espero, sinceramente, seja a melhor possível para bem da seleção dita de todos nós. O António deverá ter a sua oportunidade noutra ocasião, é esperar. As horas a que os jogos do Benfica são marcadas, parecem tudo menos apropriadas a promover o futebol português. Na mesma onda, os longos momentos que os adeptos e equipa do Benfica têm de esperar pela validação de qualquer golo, ou, ao invés, a anulação de um golo adversário, demonstra bem os sentimentos que árbitros e dirigentes da Liga nutrem pelo Glorioso. Se não é propositado parece. Agora, ainda que caia no ridículo, eu, dirigente do Benfica, não ia ficar calado de certeza absoluta. Nisso o Sonceição acaba por ter razão: com justiça ou não, o que lhe interessa é manter as orelhas a arder daquela gente que não conhecem dono. No Benfica pratica-se o low profile... enquanto ganha. Quando perder assobiem-lhe às botas.
    Gomes, assim de repente, a tentar lembrar-me, não vejo nome tão consensual no futebol português. Merecidamente. Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  3. Desde que há VAR que a palhaçada que fazem nos golos do Benfica é vergonhosa e já há muito que devia ter sido criticada por quem de direito. É inacreditável que não há golo que o Benfica marque ou sofra que não haja pelo menos 2 minutos de pausa no jogo para se avaliar qualquer tipo de irregularidade possível e imaginária (nem que marquem fora de jogo de 1mm quando a bola já vai pelo menos meio metro para lá do pé que faz o passe). Há sempre que procurar o melhor frame para que a vontade seja feita e anular (ou validar) o golo que lhes dá jeito. Isto seja para o Benfica, contra o Benfica e o inverso para FCP e SCP. O tempo que demoraram a invalidar o golo do Penafiel ontem foi precisamente o mesmo que demoraram para invalidar o golo do Wendel. Dos dois qual é que logo à primeira vista não está fora de jogo para haver dúvidas e aquela enorme perda de tempo? O mesmo já não se passou nos 2 golos do FCP que antes que encontrassem algo para os invalidar foi dado o aval do VAR em 30seg, já os 2 do Benfica não entendi que puta de linhas estavam a por nos 2 lances para poderem (quererem) os invalidar. Com sorte andavam à procura de algum frame em que o Vlachodimos tivesse tocado com as mãos na bola para marcar penalti contra o Benfica...

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo tudo o que escreveu o guachos. Que visão global e assertiva tens...?! Todos os dias espero ansiosamente pelos teus escritos..

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.