domingo, 5 de fevereiro de 2023

Alma até Almeida!

Hoje acordei esperançado num comunicado - há certamente qualquer coisa nos estatutos que não permita a língua francesa como forma de apoio - do movimento «servir-se do Benfica», questionando Rui Costa e a direcção do Benfica a propósito dos cânticos -  "Je ne sais pas" - dos adeptos em relação ao Chiquinho! Debalde. É gente que só aparece em caso de derrota ou sempre que aumentam as chances de ajudar a armar confusão. João Mário, Chiquinho & companhia trataram de os manter na penumbra. Depois de três jogos consecutivos fora de portas foi um regalo para os olhos voltar à Luz e, in loco, matar as saudades do melhor futebol que se pratica na Europa. 72% de posse de bola e uma exibição esmagadora foi a resposta que os nossos jogadores deram a todos os profetas da desgraça que apenas vivem em função da...desgraça. Nas bancadas, 58.763 espectadores (numeros não martelados) viram uma equipa, na verdadeira acepção da palavra, gritar bem alto pra quem os quis ouvir: podem contar com o nosso empenho. Podem contar a nossa garra. Honrar o Benfica não é bater com a mão no peito ou beijar o símbolo para inglês ver. Honrar o Benfica é tão só respeitar o Benfica. 

A tarde começou com a justa homenagem a André Almeida que, 12 anos e 12 títulos, depois subiu ao relvado da Luz para sentir na pele o carinho dos adeptos, a enorme consideração dos ex-colegas de equipa e o justo reconhecimento do Presidente Rui Costa, em função da dedicação e do respeito que sempre demonstrou ter pelo Benfica. Não é preciso ser um fora de série para granjear o respeito e a admiração de todos. Basta ser sério e honesto. André Almeida sai do clube como um dos nossos. Não é para todos. É para quem merece. 

Roger Schmidt chamou a atenção para o golo marcado ao min 34 (nº do André) para tudo ser perfeito. Eu digo que se aos 34, que na prática foi o min 35, lhes juntarmos os 3 golos da tarde, resulta no numero bonito (38) que em Maio queremos festejar. É mais um pormenor de como, às vezes, até os astros se alinham para enaltecer quem tudo fez por merecer. Quem tudo tem feito para fazer jus aos elogios da critica - imaginem o forrobodó se em vez do médio do Benfica fosse o Otávio cuspideira ou o Eustaquio a jogar a este nível - é João Mário. Cismou em dar razão aos verdadeiros verdadeiros que o queriam despachar de borla para longe e não há meio do Roger Schmidt o convencer do contrário! Um desmancha prazeres que, por esta altura, também deve estar a fazer as delícias dos sapos. Numa exibição a roçar a perfeição a que apenas faltaram mais golos fica mais difícil destacar alguém. De João Mário falou o treinador e já aqui destaquei o colectivo. Falta dizer que o Chiquinho foi Chicão e que ver o comendador Rafa Silva de regresso aos relvados foi...muito bom.

Ah, e que o Casa Pia foi obrigado a jogar os 93 minutos com 11. Parece ser um pormenor de somenos mas para quem teve de jogar toda a segunda parte com apenas 10 contra o onze habitual do clube da fruta, super reforçado com Nuno Almeida e Hugo Miguel, dá para perceber a diferença. E pronto, por razões impossíveis de ultrapassar, a ajudinha do Benfica aos sapos está dada. Se o Chermiti, a fazer de Paulinho, cumprir a sua obrigação de marcar 3 ou 4 golos ao Rio Ave, é muito provável que a saparia chegue ao jogo com o clube da fruta com 8 pontos de avanço do quinto classificado sem medos de perder o (quarto) lugar. Pode ser que assim nos devolvam a atenção.

E nada como terminar (quase me esquecia do acontecimento) com mais um recorde do Rónalde (rei da Arábia para o pasquim da fruta) que assinalou o regresso aos golos com o penalti do costume. Não terá sido o melhor penalti do mundo mas deu para matar as saudades.

13 comentários:

  1. Ontem no nosso estádio foi um regalo para os olhos ver aquele ambiente. Por tudo. Exibição da equipa em grande nível, as bancadas cheias com fervor clubístico, as homenagens à equipa de futsal , à equipa feminina de basquetebol e, principalmente ao André Almeida. Foi criticado muitas vezes , mas na hora da saída foi um Senhor. Parabéns André e obrigado. Boa sorte .

    Agora é enfrentar o futuro jogo a jogo. Para isso é preciso o Benfica ser Benfica, e já agora,ter alma até Almeida
    Caro Guachos, parabéns por mais um texto elucidativo.

    Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  2. Isto é como as casas que vendem um euromilhões. Nas semanas seguintes toda a gente que pode, corre a fazer as suas apostas nessa casa imbuidos numa fezada. No Benfica acontece o mesmo. Depois de mais uma venda tipo euromilhões, na Luz é só mirones à cata de mais algumas pérolas para as levar no verão, e não dão o tempo por perdido pois que, na passada, veem futebol de alto coturno. Se Chiquinho continuar a evoluir como temos assistido até agora, é mais um que emigra para terras de sua Majestade. Outros o seguirão. Os sapos devem estar com os níveis de azia no máximo, ao verem um daqueles que consideravam “seu”, o super Mário, verem-no agora no clube inimigo a desfrutar de uma das suas melhores épocas como nunca lhe viram aquando envergava a camisola verde às riscas tipo pano de barraca de praia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como normalmente rumo contra a corrente não vejo a evolução de Chiquinho, tal como João Mário ou Rafa, são isto e sempre foram isto. Escrevi aqui nos últimos anos que Chiquinho era um craque, teve a sorte de apanhar um treinador que gosta de um futebol inteligente, pressão alta e ataque posicional. Nenhum dos dois primeiros brilha tanto num futebol direto ou de transição ofensiva, Rafa nesse aspecto leva vantagem. Ramos outro super craque que tive medo que saísse com o treinador anterior, mas também não lhe peçam para fazer de Hulk (ex FCP).
      Dito isto, Chiquinho não é nem nunca será Enzo, por alguma razão saiu por 121M.
      Em relação a JM, a primeira época no SCP foi de uma qualidade superlativa. Como vejo pouco futebol não há muitos jogadores de quem eu diga "gostava de ver no Benfica", mas lembro-me de Rafa e João Mário desde que os vi tocar na bola.

      Eliminar
    2. Já deviam estar mais do que habituados a ver jogadores criados naquela academia a brilhar é nos clubes rivais. Assim de cabeça tenho Simão, Moutinho, Varela. Nada de muito especial ver que João Mário (ainda da fornada que o SCP soube aproveitar aquando de Vale e Azevedo ter acabado com a formação no Benfica). Agora o que de lá saí são Chaimites

      Eliminar
    3. Paulo o Chiquinho com este treinador teve uma evolução enorme da mesma forma como o JM a teve. Ramos e Rafa sou da mesma opinião que são o que sempre foram, apenas agora há uma maior aposta no Ramos na posição em que ele se sente melhor. Agora o Chiquinho (Chicão da maneira como agora joga) e o JM vejo-os a fazer coisas que nunca antes fizeram e sempre com qualidade. Nunca vi o JM a correr e a sprintar como agora o faz, nunca vi o Chiquinho a defender e a cortar lances tanto mais à frente como no meio campo defensivo muito menos alguma vez o vi a correr com a bola e a queimar linhas como vi neste último jogo.

      Eliminar
    4. Hugo, dois factores que acho relevantes, indices competitivos que não se atingem sem minutos na equipa principal, e o segundo é a comparação entre o que o treinador pede aos jogadores e o que o público espera do jogador. Uma das grandes críticas que normalmente leio a jogadores da posição 6, para não referir nomes é a seguinte "para trás e para o lado", quando é normalmente o exigido a esse jogador, especialmente quando ao lado tens um 8 que em 90% das ações com bola mete risco.
      Há uns anos houve bastantes críticas ao plantel do Benfica em relação ás ações com bola, e se não me falha a memória, teve que vir o André Almeida reiterar que faziam o que lhes era pedido.

      Eliminar
  3. Eu apenas tenho um erro a apontar ao Mister. E é um erro que todos os Benfiquistas concordam comigo. Porque raio o Aursnes ainda não jogou à baliza? Fuck... o gajo não percebe nada de bola.

    ResponderEliminar
  4. LIGA DA FARSA
    40 ANOS DISTO

    O Porto fez um jogo muito fraco. Tivemos alguma sorte com a arbitragem. A jogar assim, e com um árbitro mais rigoroso, perderemos pontos em Alvalade. E se isso acontecer, adeus campeonato. O que me preocupa é que o Sporting é quem está a jogar o melhor futebol, neste campeonato

    Depois de ver esta foto, https://pbs.twimg.com/media/FoObSy2XgAEgRlo?format=jpg&name=small , reconheço que o Wendel devia ter visto um vermelho directo. E o primeiro golo é irregular também. O seu a seu dono.

    Não fosse os árbitros e jogos da mala, o clube do apito dourado estava a disputar o 4 lugar com o casa pia. Os favorecimentos têm sido constantes.

    Wendell Segunda expulsão perdoada em 15 dias. O Proença devia ter VARgonha de andar por aí a mandar bitaites sobre a credibilidade da sua Liga. Credibilidade ZERO

    Depois do primeiro golo ser validado podem acabar com o VAR. Pois isso é brincar com as pessoas. VARgonha de arbitragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até aceito que sendo logo no inicio do jogo o árbitro tenha apenas mostrado amarelo neste lance. Pena é que os critérios não sejam iguais para todos em todos em todos os jogos, fosse o Otamendi a fazer isto e iria para a rua na hora sem a minima contemplação, mas pronto se os houvesse sempre iguais para todos aceito que assim o façam para bem do espetáculo. Agora o primeiro golo do FCP o Pepe está claramente em fora de jogo e a prova que está é que a Sportv NUNCA mostrou imagens com as linhas como faz sempre (nem que sejam umas marteladas com as linhas a não indicar o que é relevante), apenas se focou numa possível falta quando recuperaram a bola que aí sou apologista que em Portugal marcam-se demasiadas faltas em toquezinhos da treta e acho mais que o defesa se aproveitou disso para "arrancar" uma falta que sinceramente não acho que tenha havido.

      Eliminar
    2. "O que me preocupa é que o Sporting é quem está a jogar o melhor futebol, neste campeonato"

      Uma pérola aqui!
      Nunca na minha vida vi o Benfica a jogar tão bem como está a jogar com este treinador, e já tenho 40 anos. E só não vai à frente do Porto e do Sporting, com pelo menos 1 e 2 dezenas de pontos de diferença respectivamente, por causa da roubalheira do costume.
      O Sporting é quem joga melhor? Gostava de saber de que campeonato estás a falar?

      Eliminar
  5. Excelente post, mas não consigo concordar com a parte sobre o movimento Servir o Benfica. Acho o trabalho deles importante na defesa do clube. Sem a sua intervenção, talvez Rui Costa não tivesse vindo a público explicar as movimentações desta última janela de mercado da forma como o fez. Eu fiquei muito satisfeito com a entrevista dele e com as explicações que ele deu, e de certeza que o Servir o Benfica também.

    Acho incrível o Roger Schmidt ter-se lembrado que marcámos o primeiro golo no minuto de jogo correspondente ao número do André Almeida, quando nem eu me tinha lembrado disso! Mostra o quão identificado ele está com o clube, o que é um enorme motivo de orgulho e de satisfação para mim, e certamente para todos os Benfiquistas também. Esse pormenor, do 35 + 3 = 38, é mais um motivo para acreditar que iremos ser muito felizes esta época.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  6. "Se o Chermiti, a fazer de Paulinho, cumprir a sua obrigação de marcar..." Temos substituto para o bruxo de Fafe! :)

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.