terça-feira, 25 de abril de 2023

O 25 de Abril, o Estado Novo e a 'ditadura' do Eusébio!

Leio em Abolha online que o clube das putas ganhou mais apôs o fim da ditadura. Como o pasquim do João Mauzinho, o «ladrões diário» também salienta esse dado histórico das conquistas do Calor da Noite e da W52-foculporto. Rapaz para viver uns bons anos antes do 25 de Abril também eu tenho memórias que aqui quero partilhar com vocês. Memórias do tempo em que o regime salazarista, por duas vezes no início dos anos 40, impediu, com alargamentos cirúrgicos, a descida de divisão do clube das putas. E já em democracia (Apito Dourado) o foculporto só não desceu aos regionais por causa da descredibilização mediática da principal testemunha e do impedimento das escutas validadas por um Juiz (onde se podem ouvir toda a espécie de crimes de corrupção activa) fazerem parte do processo. 

Durante a ditadura dos relvados, imposta por José Águas, Eusébio, Mário Coluna, José Augusto, Simões & comp. ganhou muito mais o SL Benfica. Na ditadura dos «p», dos Pintos (Adriano, de Sousa, Lourenço, da Costa & comp) e das putas da Taverna do Infante, obviamente que quem ganhou mais foi o Calor da Noite e a W52-fouclporto. Durante o Estado Novo, Salazar - que odiava o vermelho (a imprensa foi obrigada a inventar o «encarnado» para não juntar vermelho a vencedor) quase tanto como o futebol - não só impediu o clube das putas de descer de divisão, como impossibilitou o campeão Benfica de disputar a primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, em 1956, entregando ao Sporting dos viscondes (esse sim o clube do regime) o que era, por direito próprio, do SL Benfica.

Quem pagou o estádio dajantas foi o regime ou, e em parte, o auxilio dos caciques que o alimentavam. De tal maneira que o dia escolhido para a inauguração (foculporto 2-8 Benfica) foi o 28 de Maio, data do golpe de estado protagonizado por militares e civis antiliberais que resultou na queda da Primeira República Portuguesa. Por contraste, o antigo Estádio da Luz - maioritariamente construído pelos sócios e simpatizantes do Benfica - foi inaugurado no dia 1º Dezembro que celebra a Restauração da Independência!

Bem podem marrar que o Benfica foi o clube do regime. Podem fingir que as escutas do Apito Dourado não existem. Podem apagar a fuga apressada do velho peidoso para Vigo, as fotos a doce Carolina e da universitária Naundinha. Podem tentar passar uma borracha no Calor da Noite e na Taverna do Infante. Podem até, como já fizerem parcialmente, decretar que o Apito Dourado é uma marca de preservativos furados. Podem, a coberto de pasquins como Abolha, antigo jornal respeitado e independente, chutar para canto as defesas do Baía para lá do risco de baliza, as seringas da W52-foculporto ou os recordes mundiais do clube das putas no que às grandes penalidades forjadas diz respeito. Nunca nos impedirão de termos memória. E o que é melhor, de a usarmos sempre que nos tentarem obliterar o intelecto. 

18 comentários:

  1. Uma coisa sei: depois do 25 de Abril, o clube das putas teve mais penalties a favor do que o Benfica, menos cartões amarelos e vermelhos, perdão, encarnados e menos golos anulados.

    ResponderEliminar
  2. Na mouche como sempre, amigo Guachos. Querem associar os êxitos do Benfica ao velho regime, mas esquecem de dizer que as maiores falcatruas no futebol foram depois de Abril. E são tantas. Apitos dourados, forjados,aldabrados,etc. etc.
    E já agora uma pergunta: --Porque não associam as seringas do ciclismo ao peidoso da costa? Na hora da vitória o fruteiro não andava com os troféus na mão? A MDCSDQT se tiver tomates que responda .

    Benfica sempre.
    Força BENFICA


    ResponderEliminar
  3. O drama da Abolha, é que sendo um jornal (pasquim) com fama de ser benfiquista, querer despir essa pele, como se estivesse impregnada de sarna, para agradar ao mesmo tempo aos amantes do Altis. Drama porque eram mesmo os benfiquistas nos bons tempos de grandes jornalistas, que lhes dava de comer, a eles e às famílias, sendo que atualmente com aquela gente formada em jornalixo à pressão, tal como eu milhares de benfiquistas não dão nem um tusto para encher a barriga a pançudos. Drama porque ainda há pouco tempo ouviu-se o Aníbal Pinto (outro Pinto) a chamar de viva voz e sem qualquer travão, pasquim ao jornal A Bola, alegando que estava ao serviço exclusivo do Benfica, defendendo que sendo um jornal nacional deveria ser neutro! O "benfiquista" ao seu lado, nessa altura ficou calado que nem um rato como é seu costume, esquecendo de perguntar ao Aníbal, ao serviço de quem está outro pasquim conhecido pelo ONojo, também ele jornal nacional!
    Por falar em Aníbal Pinto, confesso aqui e agora que até via os debates noturnos da Canalhadas TV. Há uns tempos para cá decidi (como quem decide acabar de fumar) deixar de ver em particular, os programas de sexta feira à noite e os das segundas feiras. Garanto que ando melhor do fígado desde então. Quer o OtavioFlopes, quer este Aníbal, mais que quaisquer outros, davam-me voltas às entranhas, estavam a fazer-me mal à saúde. Acabou... estou muito melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses 2 trastes acompanhados por aquela múmia do Sporting e aquele do FCP que para lá vai às quintas feiras tiram-me do sério. É inacreditável é como é que há quem ainda vá "representar" o Benfica quando a direção de programas coloca trastes destes a representar os rivais. Se tivessem tomates ou se não fosse pelo tacho e o dinheirinho ao fim do mês recusavam ir para ali fazer as figurinhas que fazem todas as semanas.

      Eliminar
  4. A campanha para pressionar o Benfica continua, hoje foram desenterrar o Quaresma amanhã vão encontrar mais alguém para exaltar o calor da noite e "pressionar" o Benfica, fazer o nosso trabalho mais 5 vitorias e depois é festejar entre nós repito entre nós, não tinham direito a nada, nem uma imagem captavam dentro do estádio se eu mandasse. Viva o 25 de Abril e a liberdade, e liberdade essa que uso e digo , Vão todos para a puta que os pariu.

    ResponderEliminar
  5. Sao todos uns nojentos que andam por ai a solta digo mesmo asquerosos hoje foi o quaresma nasci sportinguista mas hoje sou portista pois nao escolheu mal porque a merda e a mesma e ve o Benfica tremendo por todos os lados quem treme somos nos adeptos quando nos calha pela frente artur a dias e os nobres desta vida que nada tem de nobres sao uns ladroes do apito, ate o Caoceicao Otavio e manhoso e sabe aquilo que eu quero puxa ja nao a vergonha na puta da cara nao li o conteudo mas so o titulo me deu vomitos todos sabemos que esse cao rafeiro do otavio o manhoso que e porque quando cai com um toque que um menino nao se queixava ele grita como coisa que istivesse morrendo acredito que o raivoso do seu treinador o ensina com essas manhas.
    Futebol portugues esta doente minado por gente sem escrupulos o velhinho pepe mais o bufas sao os unicos saudaveis parecem as pilhas Duracel duram duram duram uns com vitamina W52 outros com viagra e la vao andando gozando com quem e honesto.

    ResponderEliminar
  6. Porra, é o síndroma w52 continua, no sábado perdemos em casa no andebol, hoje derrota em casa no hóquei em patins.
    Esta mentalidade de medo quando defrontamos o calor da noite tem de mudar! Pqp…

    ResponderEliminar
  7. "POR ONDE ANDA A VERDADE
    DESPORTIVA DA LIGA?
    1. As expulsões e os penaltis são as decisões arbitrais que mais influenciam os resultados dos jogos. Vamos hoje analisar as expulsões desta época (se alargássemos a análise a outras épocas a disparidade seria ainda maior).
    2. Por mais que Pinto da Costa, Sérgio Conceição e Vítor Baía continuem a atirar areia para a cara dos adeptos e dos jornalistas, os números não mentem - é ver o quadro.
    3. O FC Porto beneficiou, relativamente ao Benfica:
    - de 3,7 vezes mais expulsões
    - de 2,4 vezes mais minutos em superioridade numérica
    - de 3,1 vezes mais minutos em superioridade numérica quando se encontrava empatado ou a perder
    4. Estes números são tanto mais absurdos quanto se sabe que é o Benfica a equipa mais ofensiva da Liga.
    5. A técnica é conhecida - e é velha: colocar pressão nos árbitros e beneficiar das decisões destes para desbloquear jogos, ao mesmo tempo que passam a ideia de que o Benfica anda a ser beneficiado.
    6. Até quando o silêncio do Benfica vai permitir que a verdade desportiva desta Liga seja impunemente adulterada a favor dos mesmos de sempre?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até sempre, não espero grandes mudanças no paradigma deste campeonato português nem da atitude passiva com que o Benfica continua agir contra este sistema. Quando não se luta contra faz-se parte dele e cada vez mais acho que estamos presentes a uma sportinguização do Benfica. Vê-los a ganhar 3 ou 4 para nos deixarem ganhar 1 de vez em quando. Eu acho completamente impossível que uma organização como a do Benfica tão bem estruturada e profissional não veja que isto acontece. Não acredito que aquilo que um Blog como o “Influência Arbitral” vê e consegue tão facilmente arranjar matematicamente as influências arbitrais nos jogos dos rivais a estrutura do Benfica não tenha gente capaz e responsável para ver o mesmo e atempadamente agir para que estas mesma influências não aconteçam. Acho isso totalmente improvável ou até mesmo impossível. Portanto só me faz, tristemente, achar que fazemos parte do sistema e que devemos estar felizes com estas estatísticas e ir rindo e festejando ganhar os campeonatos e/ou as tacanhas que o FCP/LPF/FPF/APAF e todos os afins nos forem deixando ganhar…

      Eliminar
    2. Só que esse não é o Benfica que os BENFIQUISTAS querem.
      O que me fez Benfiquista foram os valores e a essência do clube desde a sua génese, a sua gloriosa e honrada história. O BENFICA não é vermelho e branco por acaso, não somos o clube das papoulas saltitantes por acaso, não é o clube do povo por acaso. Acredito que nós também não somos Benfica por acaso...
      Viva o BENFICA!!!
      Vivam os Benfiquistas, que juntos com a direcção podemos fazer a revolução.
      Queremos um futebol limpo de corrupção. Apertar com o cercco, dizer NÃO à centralização dos direitos televisivos. A pouco e pouco, o BENFICA voltará a ser dirigido por BENFIQUISTAS com amor ao BENFICA.

      Eliminar
    3. ha que fazer barulho. Infelizmente só temos Jaime Cancella Abreu e o Mauro Xavier, por outro lado, felizmente porque eles são inteligentíssimos e vão para a boca do lobo no jornal ojogo e cmtv.

      Mas não vejo muito ruido em cima dos estudos do CIES (e entretanto o porto la conseguiu mais um penaltizito, no pódio!!) mas a maior parte do pessoal deixou passar. Por incrível que pareça até quem fez mais barulho foi a comunicação social.

      Ja falei anteriormente que era preciso fazer justamente isso que o Jaime Cancella Abreu fez e faze-lo todas as semanas. Ter alguém da comunicação do SLB e falar semanalmente nisso (não é isso que o sborden e o fjm fazem e tem repercussão?), tem que haver ruido, tem que chorar. Que venham as multas de 2Mil €, e foda-se querer ser um clube diferente com outra postura. Estamos no meio do esterco, somos comidos até pelo Braga com expulsões na primeira parte quando mais nenhum dos grandes sofre esse tipo de exageros.

      Eliminar
    4. Anónimo 2 o Benfica que todos queremos é esse mesmo, o problema é saber se é esse o Benfica que os órgãos dirigentes do Benfica que têm estado no ativo estes últimos 20 anos também o é... Cada vez acho mais que esse Benfica não passa de uma utopia que apenas serve para nos fazer seguir o clube. Não chega só em 4 campeonatos como foram estes últimos se ter apenas 1 única ação de revolta por parte do nosso presidente que se esfumou logo à primeira multa. Promessas de um Benfica reativo, um Benfica que não ia deixar que nos prejudicassem mais mas depois semana após semana ficam sentadinhos na cadeira a ver SCP/SCB/FCP serem levados ao colo até a este final de campeonato sem terem uma única mostra que querem mudar este sistema. Sinceramente havia alguém, que tenha o mínimo de conhecimentos futebolísticos e que veja futebol luso há pelo menos 10 anos, tivesse a mínima dúvida que este iria ser o mais do que provável cenário para o final deste campeonato?

      Litmanen é uma excelente utopia mas a verdade é que "nós" não conseguimos dar voz à revolta. Nem mesmo a nossa comunicação o consegue. É verdade que tem sido por demais fofinha e benevolente mas também é verdade que meia palavra escrita/falada por parte da comunicação do FCP ou do SCP tem mais impacto mediático que 10000 newsletters do Benfica. Basta o FJM abrir a boca para a CS ou o peidolas mór largar uma bufa e aparecem logo em todos os telejornais durante pelo menos 3 dias seguidos. As nossas newsletters ou somos nós Benfiquistas que se importam as procuram ou os mais desatentos nem sabem que existem.
      Jaime Cancella de Abreu foi despedido mal teve a ousadia de ir contra o alinhamento da Sportv e o Mauro, por mais que seja o maior defensor do Benfica que já apareceu em programas da especialidade, é apenas e só o bobo da corte da CMTV que todas as vezes que fala é gozado por tudo e todos, inclusive os outros que se dizem defensores do Benfica. O impacto mediático que isso trás é honestamente mais negativo que positivo... A verdade é que por mais que ele ponha tudo a nu com as verdades que muitas vezes aqui lemos no Guachos, o que eles fazem do Mauro é que todas as suas retóricas ficam no vazio e nunca chegam a ser levadas a sério porque elas não têm o apoio de quem deve ser.

      Há que se fazer muito mais se queremos que este estado que se vive mude. Quem tem de começar a falar para que haja realmente barulho tem de ser primeiro a direção do Benfica. Começar desde logo com vetos à imprensa e um claro e direto pedido da direção a todos os Benfiquistas que deixem de alimentar esses parasitas que nos é cada vez nos são mais hostis. Entrevistas a jogadores vejam-nas no nosso jornal/tv, abrir a BenficaTV ao público (até dou ao desbarato que se coloquem os jogos em cenário de Pay per View) mas a BenficaTV tem obrigatoriamente que ser aberta ao publico com programas que nos defendam e que mostrem a todos tudo que se tem passado no futebol nacional para que os Benfiquistas tenham um local onde seguir futebol e não continuarem a ver CMTVs. O Benfica como clube tem de obrigar a LPF em disponibilizar os audios do VAR e deixarem que os resumos dos jogos sejam controlados pela Sportv (que mostra apenas e só o que querem nesses resumos). A CS tem de ter acesso ao video total dos jogos nacionais e fazerem cada um o resumo dos lances que acharem melhor. Ter precisamente os mesmos lances vistos e revistos em todas as televisões porque a Liga apenas dá direito a um órgão de imprensa a tê-los, compilá-los e a divulgá-los como lhes dá mais jeito é pura e simplesmente censura, coisa que os meus pais e alguns de vocês lutaram para que deixasse de acontecer em Portugal!

      Eliminar
    5. a benfica tv está no prego da nos 🕳

      Eliminar
    6. "Nós" digo o Benfica, os nossos comentadores, a BTV, ter um diretor de comunicação e um diretor a dar a cara semanalmente.
      Todas as quartas e quintas aparece em todos os jornais as fronhas do badalhoco do fjm e do gajo do sporting a cascar em tudo. E é tudo concertado, os comentadores deles ja estão afiados, ja estão ao ataque na vespera. Isso é uma cartilha. E é assim que eles formam a opinião pública e fazem coação.

      O que quis dizer no meu comentário é: O SLB (diretores, presidente), TODOS os comentadores, a BTV, tinham que pegar o estudo do CIES, essa estatística do Cancella de Abreu, e bater nessa tecla. Eles choram com esses números?

      O que fizemos à CNN foi um bom inicio, com o devido comunicado depois a cair em cima do CNID. Era esse o caminho, tínhamos que ter usado esse relatório do CIES, entre outros, para fazer barulho.

      Eliminar
    7. "prego" quer dizer "casa de penhores" (a benfica tv está empenhada à nos.pt)
      e a nos.pt É continente.pt (propriedade do filho do portista "belmiro_mete_medo")

      Eliminar
  8. Fábio Verdíssimo em Barcelos e o Benfica calado...
    Triste!

    ResponderEliminar
  9. A baderna e o gozo ao Benfica continua. O Fontanelas e o rolha continuam a gozar.
    O Verdíssimo no Gil Vicente - Benfica é mesmo gozo e querem mesmo oferecer o título ao W52.

    ResponderEliminar
  10. O Rascord, meio envergonhado, aponta interesse dos fruteiros no guarda-redes do Gil Vicente. Sinceramente já mete nojo a desfaçatez daquela gente. O que fazem para levar o calor da noite ao colo, tal é o ódio que têm ao Benfica.

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.