segunda-feira, 29 de maio de 2023

Hegemonia, a existir, é claramente do Sport Lisboa e Benfica.

Mesmo com Naundinhos da facturas, rolhas Proenças, Fatelas Gomes, justiça e disciplina ao serviço da frutaria (MDCSDQT incluída) nos últimos 10 anos o Benfica (6) venceu a maioria dos campeonatos. Mais dois que os aliados do Altis juntos! Não permitam a lavagem cerebral (empolada pela MDCSDQT) dos foculporteiros portadores da mística do dióspiro, do barrasco santos e do pasteleiro Soares Dias. Se há alguma hegemonia na última década ela pertence inteiramente ao Benfica. 6, 3, 1. O dobro dos títulos (3) do clube das putas e mais 5 que o seu vassalo do Lumiar (1). Assim é que se fazem as contas. E quem impediu o foculporto chegar à ultima jornada com os mesmos pontos do Campeão Nacional foi um tal de Santa Clara! Lembram-se? 1-1 nos Açores com arbitragem (ironia das ironias) de Soares Dias!

Isto dos gelados com a testa cada um come os que quer. Ideias repetidamente cagadas, por assim dizer, na MDCSDQT, não passam a verdades absolutas por mais que os especialistas da especialidade e os cartilheiros da fruta podre as decretem. Quando se diz que a segunda metade da época do Benfica foi muito aquém da primeira é preciso lembrar que, não fora o roubo descomunal de Chaves, a cargo da dupla João fruteiro/António Nobre, o campeão nacional tinha feito mais pontos na segunda que na primeira. Assim, ficou-se pelos 44 na primeira volta contra os 43 da segunda! E isto sem o argentino campeão do mundo que se mudou para a Premier League no fecho do mercado de inverno, sem Draxler, outro campeão mundial a quem as lesões não permitiram demonstrar um salpico da qualidade pela qual foi contratado e com o reforço Gonçalo Guedes a contas com uma lesão que igualmente o levará à mesa das operações!

Roger Schmidt! Chegou com o Benfica em terceiro lugar (isto se o Sporting Braga falhasse a maioria das profecias) na casa das apostas na lista dos mais prováveis candidatos ao titulo, foi sumariamente condenado e, miseravelmente, atacado por levar 38 (premonição do 38º) jogadores para estágio e até mais de metade do campeonato (até se cansarem pelo peido que já então os benfiquistas lhes ligavam) nunca o Benfica, no entender dos especialistas da especialidade, encontrou uma equipa à altura que lhe colocasse, no mínimo, um pingo de dificuldade! A pré-época foi um tsunami. A pausa para o mundial trouxe o descalabro. No mercado de inverno instalou-se o apocalipse! 

A segunda metade da época, então, foi uma tragédia tão grande que só podia ter um epílogo. A vitória retumbante do clube da fruta, a sublime glorificação do boi (do Jamor) e o fim do mundo (em cuecas) com epicentro 3 quilómetros a sul da potência do alvalixo. De não saber fazer substituições, nos timings decretados pelos especialistas, foi o mínimo que apontaram ao alemão. Comandar a liga do principio ao fim, destacado no primeiro lugar a partir da 4ª jornada, com mais vitórias, menos derrotas, mais golos marcados e menos sofridos, sempre foram questões de somenos importância! O cumulo da insanidade colectiva surgiria na ultima semana da liga onde ao ultimo classificado, já despromovido, vestiram o fato de Adamastor capaz de derrotar Schmidt e o Benfica em sua casa! O quinto, a jogar em Contumil, decidiram pouco ou nada poder fazer para evitar a épica goleada (12-0) que a dada altura passou a ser um dado adquirido!

Méritos de quem se está a borrifar para a MDCSDQT, para os catedráticos da chincha, paineleiros encartados e infalíveis especialistas da especialidade. Reconverter G. Ramos num avançado goleador (de longe o mais profícuo a liga - melhor português da actualidade - sem penaltis à Taremi e golos da marca de grande penalidade) depois de duas épocas a fingir de médio esforçado, função para a qual, se lhe retirarmos uma força de vontade extraordinária, se revela um enorme desperdício de qualidade. Recuperação de alguns proscritos da MDCSDQT, alguns, como Grimaldo, João Mário e, até, Gonçalo Ramos, já tinham as malas no aeroporto gentilmente transportadas pelos 'verdadeiros' verdadeiros benfiquistas que tanto assobiam Pizzi num resultado de 5-0, após um passe falhado, como, num dos jogos mais importante da época para o Benfica, com o resultado em 0-0, aplaudem de pé a sua entrada em campo a defender as cores do Braga!...

Peritos em dar moral ao adversário, mestres no achincalhamento dos que dizem defender, os 'verdadeiros' que se assumem privilegiados portadores do estandarte de um Benfica (que nunca perde, jamais empata e em nenhum momento permite aos adversários chegar perto da sua grande área) que é só deles, são os primeiros a defender a 'qualidade' dos adversários, acérrimos defensores dos Soares Dias («joguem à bola, caralho») desta vida e expert's em planeamento, construção de planteis, contratações, dispensas, vendas ao desbarato, negociatas, gestão e finanças, medicina desportiva, índices de suspeição lesional e donos da verdade absoluta que, mesmo que falhem em toda a linha, jamais abdicam da propriedade das assembleias gerais e do timing das eleições, inevitavelmente, antecipadas. 

Para quem já se esqueceu da berraria que provocou a chegada do argentino ex-River Plate, primeiro, e, depois, de Schjelderup e Tengstedt, que a formação não servia para nada e outras imbecilidades comuns a verdadeiros verdadeiros e demais especialistas da especialidade, ao correr da pena, deixo os nomes de portugueses (outra filha da putice que, na MDCSDQT, só se fala quando em jogo estão fracassos do Benfica) campeões 2022/23 de Roger Schmidt: Gonçalo Ramos, Florentino, António Silva, João Neves, João Mário, Chiquinho, Gonçalo Guedes, Rafa, Henrique Araújo, Diogo Gonçalves, Samuel Soares, Gil Dias. Campeões da formação: Florentino, António Silva, João Neves, Gonçalo Guedes, Gonçalo Ramos, Henrique Araújo, Diogo Gonçalves, Samuel Soares, Morato, Cher Ndour.

Uma pena que a Diego Moreira e Martim Neto, sobretudo a estes, os seus empresários e, sobretudo, parece-me, os seus paizinhos - que a toda a força querem fazer dos filhos o que, definitivamente, ainda não são - tenham estragado (pelo menos por agora) uma carreira promissora (e tantas que se têm perdido pela gula precoce de papás e empresários) que já podia contabilizar um titulo nacional nos seus currículos. Olhassem para o exemplar comportamento de João Neves que, pacientemente, soube esperar (e agarrar com toda a força) pela sua oportunidade e tudo poderia ser diferente. Quando se tem qualidade, se respeita o símbolo ao peito e se tem apreço e consideração pelo Clube que lhes deu tudo, proporcionando-lhes uma carreira sem paralelo, e se trabalha arduamente com a humildade de saber esperar o momento certo, ele aparecerá! Que os exemplos de António Silva e João Neves sirvam de exemplo para todos.

João Mário! Um dia depois de, aos microfones da BTV, estávamos ainda no estádio, me encher o coração com o «quero ver o marquês pintado de vermelho» dá-me essa grande alegria de ter abandonado, pelo seu pé, a seleção dos amigues do Rónalde. És grande, João!

18 comentários:

  1. A foto do Espn diz que celbramos o primeiro titulo desde 2010 ? Apaga isso.....

    ResponderEliminar
  2. Já tardava, mas não falha! O pasquim do cínico e sibilino 🦛 bernardete iniciou a narrativa de que o Benfica teve mais penaltis a favor e menos contra. Nunca falham, se não for o cú, são as pregas das calças.
    Deveriam era, para a informação ser mais ou menos credível, publicar quem usufruiu de mais penaltis nos últimos largos anos, quem nesse mesmos anos teve mais golos marcados e, por exemplo, menos penaltis a favor, e, sobretudo, já que falam nesta época, quem usufruiu de penaltis e de, já agora, expulsões, desbloqueadores de resultados e que resultaram em pontos!
    É pá, o Benfica tem uma 💣 que, sinceramente, dela faça uso se disso for caso: a centralização dos direitos televisivos. Jamais podemos ser prejudicados num futebol dirigido por malfeitores! Que abram os olhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que o Bernardete queria era um campeonato como os 3 últimos, melhor ataque e 2ª melhor defesa do campeonato mas com 1 - 3 - 5 pênaltis a favor respetivamente e mais sofridos creio que foram 3 - 5- 4 para manter a narrativa já batida que o FCP é que ataca sempre muito por isso tem sempre mais pênaltis a favor quando a verdade e as estatísticas assim o provam o Benfica tem sido a equipa que mais ataques faz por época e está sempre nos 2 melhores ataques das últimas 10 épocas. Isso até é verdade, mas se compararmos o FCP com os clubes de meio da tabela para baixo, agora comparar os 2 melhores ataques nacionais nos últimos 10 anos e vermos que um desses clubes tem mais do dobro dos pênaltis a favor é simplesmente irracional e só quem anda muito desatento ou simplesmente é deficiente mental é que poderá achar isso normal.
      Nos últimos 3 anos, conseguimos a proeza de nos jogos Europeus teremos tido tantos pênaltis em meia dúzia de jogos como numa época inteira de 34 jogos. Algo realmente não está normal, como é que uma equipa consegue ser tão atacante contra as melhores equipas dos seus respectivos países mas, pelo que a MDCSQT nos quer impingir e pela retórica dos aliados do Altis querem induzir, em Portugal o Benfica deve passar 90% do tempo a defender.

      Eliminar
    2. Isoladamente a estatística do numero de penaltis não vale de muito.

      O que conta é quantos penaltis por golos ou ações na área adversária.
      Outra estatística engraçada é o acumulado de penaltis vs o numero de penaltis da liga Portuguesa que o CIES informou.

      Nós tivemos o melhor ataque, é normal termos mais penaltis. O porto até ha umas jornadas tinha o quarto melhor ataque e estava empatado em penaltis e o numero de penaltis desbloqueadores de resultado é assombroso como muito bem referes Alma. Isso é que interessa.

      É deixa-los a relinchar sozinhos. CARREGA BENFICA!!!!!

      Eliminar
    3. O Benfica marcou 9 penaltis em 82 golos, e o FC W52 marcou 10 penalties em 73 golos...

      Eliminar
    4. Não há diferença? O porto beneficiou de mais penaltis (ou igual número) com menos golos o que é uma tendência ainda mais clara nos anos anteriores.

      Aliás , quando o SLB tem estatística próxima, ganha. Já quando o porto ganha o racio de penálti por golo e ainda mais alto para o porto. Coincidências

      Litmanen

      Eliminar
  3. Caro Guachos, as estatísticas são feitas como nos dá mais jeito para provar uma teoria, mas a verdade é que nos últimos 10 anos (2012-13 a 2022-23) o Benfica apenas consegui mais 2 campeonatos que o FCP (6 contra 4 com do SCP pelo meio a destoar). Isso não faz com que o Benfica tenha a hegemonia do futebol em Portugal, mas sim que tenha quebrado um enorme ciclo de 20 anos do FCP em que eram 4 para eles e 1 para os outros todos. É um pequeno grande passo que estamos a dar e que até perdemos um pouco a embalagem que tínhamos quando em 2017-18 perdemos a hipótese de conquistar o Penta (que, como ganhámos o campeonato 2018-19 nos teria dado um inédito em Portugal, Hexa). É toda a verdade que o o Benfica nesta última década tem sido a equipa que mais tem ganho campeonatos em Portugal, não deixa de também ser uma realidade que o Polvo, com as suas artimanhas e poderes nos bastidores, não está de todo morto (como já parecia estar na conquista do Tetra). Para conseguir acabar de vez com este polvo temos de não dar tréguas e não lhes dar o mínimo de oxigénio como fizemos no Tetra e como acabamos por fazer esta época. Há que acabar de vez com eles e não lhes dar tempo de recuperar o que quer que seja porque ficou bem provado depois do jogo contra eles na Luz que ao mínimo sinal de fraqueza da nossa parte eles reerguem-se e são capazes de tudo. É simplesmente vergonhoso como é que um clube, depois do jogo na Luz consegue ter 8 pênaltis a favor e nós apenas 2, fora as 3 ou 4 expulsões antes dos 30 min de jogo (a desta semana foi simplesmente atroz, quando em Portugal parece que é proibido se mostrar amarelos antes dos 10/15min e nesse jogo aos 2min já estava 1 na rua).

    Acredito que este seja mesmo o inicio da caminhada para o Penta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Eu conto 3 do clube das putas em dez épocas. Tu preferes, sabe-se lá porquê, contar 4 em 11. Parabéns a ti.

      Eliminar
    2. Caríssimo Guachos, duvido que seja de dar troco ao Hugo Santos. Tal como o "Em defesa", sente-se que está sempre à procura de uma aberta para deitar abaixo. São feitios...

      Eliminar
    3. Eu prefiro contar com a realidade que moldar o sistema à minha vontade e depois criticar quem faz precisamente o mesmo para o outro lado. Eu prefiro não embandeirar em arco este campeonato como nós, Benfica, é que somos os maiores e depois continuar a cometer os mesmos erros do passado e continuar a dar azo a que eles continuem a ganhar 2 ou 3 para nós ganharmos 1.

      Quanto ao Anónimo que me quer dar troco, que eu saiba, ou pelo menos em Português bem lido, não deitei abaixo fosse o que fosse, aliás até reforcei que estávamos num excelente caminho e que chegamos a ter a hegemonia do futebol nacional na última década (de 2010 a 2020), mas infelizmente, por muitas más decisões, não a temos. Ganhámos merecidamente sem a minima dúvida mas depois da festa feita, quando for altura de olhar para esta temporada, acha mesmo que foi tudo tão perfeito? Será mesmo este caminho certo para se acabar com o poder dos bastidores? Se acha que sim e se acha que 40 anos de fazer sempre o mesmo e as coisas continuarem sempre iguais, então tenho receio que iremos continuar a ver o FCP a ter equipas de Zaidus e Eustáquios a fazerem os records de pontos em Portugal, vamos continuar a ver a dispar dualidade de critérios que existem nos nossos jogos e nos dos nossos rivais e garanto que NADA vai mudar.

      Não conhecer a história é dar azo a que se voltem a cometer os mesmos erros, e "criticar" não é deitar abaixo, é apenas não vangloriar algo que definitivamente ainda não está conseguido. Quando o Benfica em 10 ou 11 anos conseguir o dobro dos campeonatos dos outros todos, quando a média não for a do costume 2 ou 3 para o FCP e 1 para outro, quando for o Benfica capaz de ir sistematicamente às finais da Taça (que também conta imenso para se ter uma hegemonia do futebol) então aí eu digo que a temos. Doutra forma discordo da hegemonia do Benfica porque no final o que conta é que nós é que andámos 4 anos sem ganhar NADA.

      Eliminar
    4. Só clarificar que uma década são 10 anos, por exemplo 2010-2019.
      2010 a 2020 são 11 anos.

      Eliminar
    5. 2010-2019 são só 9 campeonatos. O 10 já só acaba em Maio de 2020.

      Eliminar
  4. Caro Guachos, em grade, para não variar, este texto.
    Estou convencidíssimo que se o Calor da Noite precisasse dos tais 11/12 golos, eles iriam conseguir. Aliás, começou a desenhar-se essa hipótese desde cedo. O presidente do Guimarães é chegado à fruta, por isso o circo estava montado. Ficaram-se pelos 3-0 pk os ventos que sopravam do lado da Luz, diziam que já não valia a pena forçar o escândalo...
    Ontem, queria ver a reação (se davam os parabéns) do fruteiro Rodolfo e do Otavio Palmelão. Estava sentado e foi o que fiz melhor, mas não foi só. Infelizmente também vi o Calado, de quem tive vergonha alheia. Lamento dizer mas ele não nasceu para comentar nada, tão pouco dizer que representa e defende o Benfica. Se tivesse coluna vertebral, tinha-se levantado e zarpava dali para fora. Assim, teve de ouvir a Mariana pedir (mandar) que moderasse a língua e evitasse dizer palavões. Coitado, a ele todas as situações mais cabeludas que lhe eram apresentadas dizia que lhe passavam ao lado e nada tinha a dizer! Disse-o umas quantas vezes, mesmo entre aspas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Calado é mais um do sistema que só para ali vai para ganhar o dele e fazer o que lhe mandam. Eu percebo que o dinheirinho no final do mês faz muita falta, mas a culpa disto é do Benfica. O Benfica instituição não pode mais compactuar com pessoas que estão em lugares de destaque na TV e que se assumam como defensores do clube e depois fazem as figurinhas que estes paineleiros fazem em prol do clube. O Benfica duma vez por todas tem de se desmarcar deles e tem de acabar com as fugas de informação para com gentinha dessa. É acabar com as fugas de informação e acabar de vez com os convites para os camarotes de "ilustres" como o Calado, Diamantino, Ricardo Rocha, etc. Se não estão para defender o clube (que se não for por isso nem os chamam) que vão como simples simpatizantes/sócios e estão ali não em nome ou representação do Benfica mas em nome próprio!

      Eliminar
  5. Vejo muitos comentários sobre o que o pasquim do barrasco rabeiro traz borrado no papel higiénico, péssimo sinal, há benfiquistas a encher as nalgas a esta maltosa. Pela parte que me toca ler essa jana só com o olho do cú porque é cego, apenas e só em situações de emergência intestinal, aí nem o pasquim o nojo escapa.

    ResponderEliminar
  6. Caro consócio Guachos,

    Toda lá dentro !

    Este foi muito forte ! Para fora e para dentro !

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  7. E no fim o Enorme Guachos dá-nos a melhor prosa da época. Sublime e para emoldurar. Tenho N defeitos mas não sou cínico, hipócrita ou cobarde, com o desaparecimento anunciado do velho corrupto impune que tomou o Fruta como refém há 40 anos e com Verdadeiro controlo anti-doping quando jogarmos com o clube do crime organizado, iremos direitos ao 39, 40, 41 e 42. Do humilde sócio 6598 / Pedro Esteves

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.