quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Lei de Murphy

Um arrepio de indisfarçável satisfação percorreu, na noite de ontem, a espinha de grande parte dos verdadeiros 'verdadeiros', com o pito aos saltos desde que Roger Schmidt provou, na época passada, não ser capaz de ganhar os jogos todos e que, neste início de época, já teve o descaramento de ganhar a supertaça ao clube das putas sem meter a jogar os seus e os favoritos dos especialistas da especialidade, mantendo essa vontade inabalável (que me dá um gostinho especial que eu espero nunca o ver abandonar) de pensar pela própria cabeça cagando de alto para a MDCSDQT e para os catedráticos que nunca falham as previsões depois dos resultados feitos. Há por aí muito lobo com pele de cordeiro, e esses são os que me começam a provocar uma espécie de asco difícil de calar e suportar, apenas à espera (e como se nota essa vontade!) de mostrarem o (umbigo) que verdadeiramente lhes interessa. “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento.” - Stephen Hawking

Alguém me explica o que de bom resulta para o Benfica essa vontade de constantemente meter causa a capacidade de dezenas de profissionais qualificados, desde o scouting ao treinador e ao presidente (ex-futebolista de nivel mundial) ajudando a que, nas bancadas, o nervosismo se instale ao primeiro passe errado? Trubin já foi posto a arder na fogueira das vaidades. Bah - puta que pariu tanto especialista da treta - leva mais porrada dos "verdadeiros" que o foculportista Soares Dias. E torna-se penoso ouvir à nossa volta gente alienada a pedir aos gritos a entrada do Neres quando na época passada eram os primeiros a assobiar o brasileiro. Ouvir "ó Di Maria vai pró caralho" já é tão natural como escutar uma temporada antes "ó João Mário não vales um traque", ou o ''Odisseas é uma merda''. Ainda ontem, que o alemão já é uma besta, bastou João Mário ser substituído para se tornar indispensável. Então não se estava mesmo a ver (quem não se lembra do Bessa) que quem devia sair era o Di Maria? Florentino, que só sabia jogar para trás e para os lados - no Benfica basta sentar-se no banco de suplentes para se transformar num Zidane - se jogasse de início, só  com os seus passes milimétricos para Musa (desde a chegada de Arthur ninguém lhes deu tanta tusa) nunca o Benfica terminaria a partida em branco. 

Como eu escrevi na terça-feira passada, a chegada de Di Maria ao Benfica teve o condão de fazer de David Neres (saco de pancada dos catedráticos em toda a época passada) além de mártir, um craque à prova de especialista da especialidade! Ontem, muito pelo trabalho dos verdadeiros 'verdadeiros, que não se cansam de ajudar à integração das novas contratações, já teve o estádio quase inteiro a clamar pelo seu nome e o argentino campeão do mundo terá começado a perceber que o titulo vale zeros, no Benfica, não marcar o triplo dos golos do Gyokeres. A chegada de Arthur Cabral transformou um patinho feio (Petra Musa) num cisne. Jurásek, com 1,83 cm, fez do anão Grimaldo (ouvir gajos que o trucidaram épocas a fio a babarem-se de saudades pela sua ausência, dá-me nojo) até então a barreira gigante que durante 7 anos, além de raquítico (1,71cm) não sabia defender. Trubin transformou Odisseas no príncipe perfeito que durante 5 anos não passou de um sapinho feio. Samuel Soares, um desastre à beira de acontecer na época passada, em poucas semanas tornou-se a ultima coca cola do Seixal. A coisa está de tal maneira que o jovem ucraniano está a pontos de, mais dia menos dia, se tornar a pior e mais catastrófica contratação do Benfica! Pois aconteceu. Trubin já é, palavra de verdadeiro 'verdadeiro', a pior e mais catastrófica contratação do Benfica! Ouvir (e tantos que eu escutei ontem à noite!) os "verdadeiros" - "volta Odisseas que estás perdoado" -  a gozar que nem alarves, confirma-o. Trubin, ou tem uns tomates de aço ou será trucidado pelos próprios adeptos em menos de um fósforo.

O jogo? tudo o que podia correr mal para o Benfica, correu. Duas grandes penalidades cometidas nos primeiros 15 minutos, uma expulsão (tal como os penaltis) perfeitamente evitável, um golo sofrido e uma arbitragem ao nivel do que melhor temos em Portugal. Artur Soares Dias, por exemplo, terá ficado orgulhoso ao ver um espécime da sua espécie a dar o mesmo tipo de alegrias naquele estádio. Roger Schmidt, no final, do muito que disse acertadamente ficaram-me na retina duas coisas. "Também devíamos ter tido um penalti antes do 1-0 e o número 6 devia ter sido expulso" e "Jogámos como se tivéssemos 11 para 11 até ao final". Schmidt não o disse mas eu recordo, que Halil Umut Meler (quase que aposto amigo do peito de Tiago Craveiro na UEFA) com os esqueléticos 5 minutos de desconto (só o guarda-redes gastou bem mais a repor a bola em jogo) também foi um grande amigo do Benfica. Da maneira que as coisas estavam, nem com mais 23 minutos a bola entraria na baliza do Salzburgo. Um minuto a mais que fosse só iria prolongar a minha e a agonia de Trubin! 

Teve muito mais de positivo a brilhante exibição do árbitro, digna - imagino eu que, entretanto, não liguei a TV e nem faço intenção de ler qualquer tipo de jornal - dos maiores ecómios vindos de especialistas como Duarte Gomes, certamente a babarem-se com a coragem e o enorme acerto do turco. Bem estudada - assim como a performance do Salzburgo, que fez na Luz o mesmo que o clube das putas, e o Soares Dias, ano após ano excutam - pode obstar, quem sabe, a evitar os erros que na época passada quase levaram o 38 pelo cano! Jogar como se tivéssemos 11 para 11 até ao final é bonito, é a mais pura verdade, mas, a mim, leigo na matéria, e que, nas conversas de pós jogo, já me tinha parecido um verdadeiro suicídio, essa afirmação de Schmidt (que eu desconhecia por completo) por ser estratégica, confirma-o. A jogar com menos um e com 75 minutos para jogar, manda a prudência, digo eu, que não se atire a equipa para a frente, com sprints atrás de sprints, desgastando Di Maria e Rafa, que aos 45 minutos já davam sinais de intenso desgaste. 

António Silva pediu desculpa pelo erro. Que todos assumam os seus, de preferência em privado, olhem para o que fez o Salzburgo e o árbitro e, sem esquecer o foculporto b do Algarve, comecem já a preparar o foculporto. Como eu acredito - mergulhos do Taremi e arruaças do boneco à parte - que o jogo será uma fotocópia, basta não cometer os mesmos erros para o resultado ser diferente. Olhar para o que aconteceu na época passada talvez dê algum jeito também. Senão, com Trubin queimado, e as restantes aquisições mais do que chamuscadas, a época do Benfica ameaça terminar bem antes do que era expectável. E isto, nem os verdadeiros "verdadeiros" esperavam tão cedo!  Felizmente que, até sexta-feira, dia da assembleia geral, terão muito tempo para refazerem o caderno de encargos...

Um conselho aos verdadeiros escondidos sob a pele de cordeiros: ó seus caralhos, pelo menos disfarcem um bocadinho melhor! Com essa vontade toda de ir ao pote, torna-se complicado diferenciarem-se dos Rodolfos e dos prof, doutores Jorges do Amaral da vida airada.

23 comentários:

  1. Somos a única equipa no mundo que não faz cortes para a bancada em situação de perigo, queremos sempre sair a jogar o famoso "joga bonito", perdemos em chaves o ano passado assim, este ano no bessa e ontem se aplicassem esta táctica nunca tínhamos sofrido 2 pênaltis. Ganhar em Portimão e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Fod@-se, não esperava por aquele resultado. Antes que alguém venha dizer que faz parte do futebol, digo apenas que estou desiludido mas não derrotado. Um benfiquista é um lutador e um homem de fé.
    Que magnífico cenário ontem para ser uma noite de glória. F
    Na Europa,tal como cá, há var e var, há ir e rouvar. Não há hipótese.
    Sem crucificar ninguém, espero que os próximos jogos tragam a tranquilidade necessária ao nosso clube.

    Ps. Não percebo nada de alemão, mas acho que já andam a truncar as declarações do treinador.. Que gente, sempre com o Benfica na boca. Insaciáveis.

    Força BENFICA.



    ResponderEliminar
  3. Caro Guachos, partilho da sua dor.
    Ontem correu quase tudo mal. Alguns erros por culpa nossa outros por incompetência/ou encomenda de terceiros.
    Passou, que se lixe. Agora, preparar os próximos jogos e proteger os nossos.
    Duas notas apenas, temos que superar melhor os adversários que pressionam alto e com agressividade.
    Colocar as peças nos lugares correspondentes.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corre sempre mal quando entram de salta alto e não a mandar no jogo .......9 faltas fez o Benfica

      Eliminar
  4. "(...) Halil Umut Meler (quase que aposto amigo do peito de Tiago Craveiro na UEFA)(...)"; na mouche Senhor Guachos, foi o meu 1º - e único - pensamento de "arbitragem encomenda" que me passou pela cabeça.
    O Benfica fez um grande jogo de futebol, não fora a arbitragem e com pormenores deliciosos como p.ex., o canto directo do Di Maria, entre muitos outros...
    Estou curioso em acompanhar o percurso das exibições do GR do Salzburgo no decorrer dos próximos jogos... estou, sim senhor!

    ResponderEliminar
  5. Sou obrigado a concordar com algumas críticas, os primeiros 15 minutos ontem do glorioso foram aterradores, parecia uma galinha a quem acabaram de cortar a cabeça, não sei se resultado daquela azelhice do Turbin nos primeiros minutos, que continuou por largos minutos a mostrar nervosismo (espero que a partir daqui seja sempre a subir), que culminou naquela infelicidade do segundo penalty, caído do céu.
    Jogo jogado achei o Benfica sempre a equipa superior, e mesmo com 10 foi um milagre a equipa adversária não sofrer golos, bota manada de vacas nisso.
    Dois comentários bastante subjectivos que são apenas a minha opinião, primeiro acho que a equipa em momentos de desvantagem começa a jogar com o "coração" muito cedo em vez de manter o plano e o equilíbrio, e não vem de ontem, e segundo, o Neres, não faço parte do clube que idolatra o Neres, acho-o uma ferramenta útil quando é necessário quebrar defesas "à bruta", e quando já estão desgastados, de início acho-o inconsequente, um Cebolinha 2.0.
    Para finalizar, acho que ainda estamos orfãos do trabalho invisível que faziam Ramos e Florentino, apesar de achar Musa um craque, não acho que tenhamos um Ramos(Paulinho) no plantel, mas confesso que não tenho opinião formada de Tengstedt nem de Artur Cabral.

    ResponderEliminar
  6. BENFIQUISMO DO MARQUÊS.

    Li com o interesse de sempre, podendo adiantar que poucas vezes me terei identificado mais com o teor do post, com excepção da referência conspiratória à arbitragem, que se me afigura excessiva.
    Concordo que, à presente data, temos um sério problema de benfiquismo, dentro da nossa casa!
    Refiro-me em particular aquela classe de adeptos, muito exuberantes em momentos de sucesso desportivo, mas que, ao primeiro tropeção revelam o seu verdadeiro carácter . Esclareço que não se trata de silenciar o nosso direito a termos um espírito crítico. Mal seria! Reações impacientes e emotivas todos as teremos, em menor ou maior grau, consoante o nosso temperamento. Agora fazermos coro, contra as legítimas decisões de alguém como HERR SCHMIDT, que já deu provas INEQUÍVOCAS da sua competência e honestidade intelectual, ultrapassa os limites do aceitável, mesmo que possamos achar e de "achismos" está o mundo cheio, que sabemos mais da poda que que o vitivinicultor!
    N existe um dia em que me desloque ao meu lugar na bancada, portanto, em todos os jogos disputados, em que não me veja na contingência de me indispôr com "supostos benfiquistas". A questão Trubin, raia o inimaginável! Tem dois jogos com o manto sagrado e já é questionado como se tivesse caído de para-quedas na nossa balizas. Como se o seu antecessor fosse o supra-sumo da excelência na função. Ou tivesse o direito sagrado a não ter que disputar o lugar com a concorrência.
    Com estes "amigos" de bancada e das famigeradas redes sociais iremos longe. Resta-nos a todos os que ainda preservam uma réstea de bom senso e de BENFIQUISMO, combatê-los em cada instante em que prejudiquem o GLORIOSO, sem complexos, nem tibiezas!

    VIVA O BENFICA!

    Fernando Sousa sócio 7342.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses são os "verdadeiros" benfiquistas, do famoso 3 anel, já assobiavam o Néné. Depois temos os ratos que irão surgir se por infelicidade houver outro desaire como RGS.

      Eliminar
    2. Fernando Sousa

      Muito bem, mas especialmente os seus segundo, terceiro e quarto parágrafos são lapidares!

      Eliminar
  7. Eu disse ontem que esta equipa do Salzburg no ano passado também tinha feito uma primeira volta da champions muito boa, com 2 empates (Milan e Chelsea) e uma vitória. O Grupo deste ano é muito difícil, mas o Benfica tem condições para ganhar a qualquer equipa em qualquer campo desde que seja 11 contra 11. Neste grupo nenhuma equipa ganha um jogo a jogar 10 contra 11. Ontem o que podia correr mal, correu. A equipa está bem fisicamente. Espero não ver este ano a cena Svilar parte 2. É a defesa que ganha campeonatos. Há que melhorar e ser mais consistente.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem era completamente acessível, dois penalties caídos do céu, e o segundo golo raramente aconteceria naqueles moldes em igualdade numérica. Mas no futebol nem sempre ganha o melhor, ontem foi uma improbabilidade estatística

      Eliminar
  8. "Também devíamos ter tido um penalti antes do 1-0 e o número 6 devia ter sido expulso" e "Jogámos como se tivéssemos 11 para 11 até ao final".. Tal&Qual! E os 5 minetes certinhos de desconto que o bois azuis resolveram dar como "compensan" acabaram por dar aquele ar puro a fina flor do entulho. na 2ª volta vamos lá ganhar que até os fodemos. Palavra de pele vermelha!

    ResponderEliminar
  9. Roger Schmidt
    "O árbitro não esteve do nosso lado".

    Dois penáltis e uma expulsão contra o Benfica e na Luz, em 15 minutos, vamos mesmo pedir árbitros estrangeiros? Eu sou claramente contra, ou depende das circunstâncias, ou então, quando nos der + jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim o futebol.. Na época passada, td correu bem (Israel) Td correu mal(Chaves). Ontem.., espero o inverso nos porcos..
      SLB forever!!
      jota

      Eliminar
  10. Perdemos o jogo nos 15' iniciais. Apareciam 3 ou 4 jogadores na ala direita do Benfica. Estratégia conseguida que se vai repetir no futuro. Tem que haver um médio que feche aquele lado.

    ResponderEliminar
  11. Amigo Guachos, no primeiro parágrafo, não foi a taça de Portugal que ganhámos este ano ao clube das putas mas sim a supertaça. De resto perfeito como habitual.

    ResponderEliminar
  12. É uma puta de uma doença... ontem tive de ver a bola num restaurante e tira a gente que ali estava do Benfica não conseguiu dizer uma única coisa boa do Benfica... de Roger Schmidt a Di Maria TUDO estava MAL

    ResponderEliminar
  13. A quem consiga e tenha interesse, sugiro que leiam a crónica do jornal desportivo catalão "Sport" relativo ao nosso jogo. Na minha opinião retrata o que se passou e muito interessante a conclusão.

    ResponderEliminar
  14. É inquestionável que o primeiro quarto-de-hora foi desastroso. Só os verdadeiros 'verdadeiros' é que fingem não perceber que estamos a falar de futebol e não de uma lógica indestrutível qual forma matemática que nunca falha.
    É contudo indispensável falar dos tais factores 'aleatórios' que a despeito de tudo influenciaram o desfecho final. Quando em vez de árbitros temos apitadores que não vêem penaltis e expulsões claríssimas sempre a prejudicar o Benfica (de certeza que o apitador não teve o dedo dos 'nomeadores tugas'?), é óbvio que uma lógica de vitória transforma-se numa derrota inapelável. Até parecia que, a exemplo da eliminatória contra o Inter, estavamos na liga do rolha/fontelas.
    Mesmo assim, os 10 bravos jogadores provaram que, aparte alguma deficiência na finalização e a exibição
    de engate do guarda-redes, só os factores externos os derrotaram.
    Será que os verdadeiros 'verdadeiros' têm dificuldade em perceber a lógica dos factos indiscutíveis, ou ainda estão a ouvir o eco a pedir a entrada de Neres que dantes verberavam?

    ResponderEliminar
  15. Isso faz-me lembrar certo jogo que estava a assistir no meu habitual lugar do 2° anel central dos sócios, quando o Magnusson não conseguia marcar um golo e dizia um adepto próximo de5mim, já viram aquele pés de chumbo, até parece que tem as botas calçadas ao contrário. Passado pouco tempo o Magnusson marca o 1°,marca o 2° e não é que o mesmo adepto já dizia, já viram bem aqueles pezinhos de ouro?

    ResponderEliminar
  16. ESCÂNDALO

    Faz hoje exatamente 100 dias, da condenação de dois funcionários do FC Porto EM TRIBUNAL

    Lembra-se de quando este Conselho de Disciplina abriu processo ao Benfica com base em notícias?

    É o mesmo que não abre processos ao FC Porto com base em decisões de tribunal

    ESCÂNDALO!!!

    ResponderEliminar
  17. ELES VIERAM A LUZ BOMBADOS
    ENTRARAM PARECIAM AVIÕES
    DERAM LENHA EM BARDA
    E
    O ÁRBITRO (encomendado) ROUBOU O SLB

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.