sexta-feira, 12 de abril de 2024

Até sempre Sven-Göran Eriksson!

Ficaram enraivecidos com o empate do Benfica-Rangers. Mostraram-se furiosos com o 2-1 sobre o Toulouse e, ontem, saíram do estádio como as comadres tupperware exasperadas com a vitória escassa sobre o Olympique de Marselha! Estão tão habituados a chacinar os adversários (é conhecido o percurso goleador do Benfica, 100% vitorioso nas competições europeias antes de Roger Schmidt destruir recordes míticos) que já não há vitória pela margem mínima que lhes sirva. E mesmo uma goleada retumbante, se não vier acompanhada de um banho tático como só o mestre Rúben Amorim sabe aplicar, não tem chances de satisfazer a sanha enfurecida turba justiceira. 

Pobre Jürgen Klopp (uma Premier League em 9 anos) se fosse treinador do Benfica! Com duas derrotas na Liga Europa (Union St. Gilloise e...Toulouse) este alemão incompetente (será da raça?) foi amassado (0-3) em casa pela Atalanta a quem Rúben Amorim, como se sabe, trucidou taticamente na eliminatória anterior! Deve ter sido épico o enxovalho sofrido às mãos dos verdadeiros exigentes de Anfield.

Insultos, assobios, tochas, petardos, lenços brancos...é patológico. Venha quem vier, mais cedo ou mais tarde, acaba a levar com eles. Todos aqueles 'cabelos brancos' vitoriados ao intervalo, de igual modo foram achincalhados no relvado do anterior estádio. Roger Schmidt, surpreendido, diz que isso parece fazer parte do Benfica. Os franco atiradores dirão que o Benfica é (deles) isso. Eu digo que o Benfica é tudo isso e muito mais mas que não pode ser este circo. Nada há nada a fazer quando o melhor jogador em campo perde uma bola e é automaticamente assobiado. Não há nada a fazer quando nos quartos de final de uma eliminatória europeia, com a equipa a ganhar, se assobia os jogadores por tentarem controlar o resultado, evitando pontapés à toa para a frente. Há gente que vai à bola, que paga o ingresso ou Redpass mas não gosta de futebol. Eu ainda não consegui perceber de que é que gostam mas de futebol não é com certeza. 

Comparado com o tributo do Benfica a Sven Eriksson é tudo tão minúsculo que só me apetece recordar que o grande homenageado (sim, eu fui daqueles que não conseguiu conter a emoção nem uma lágrima marota) da noite, na segunda passagem pelo Benfica, em três épocas venceu um campeonato e uma supertaça não saindo nada a bem do Benfica. Sabem quem veio substituir Sven-Göran Eriksson? Tomislav Ivić, 1 Taça intercontinental, 1 supertaça europeia, 1 Europa League, 3 ligas da Jugoslávia, 1 liga holandesa, 1 liga francesa, 1 copa do Rey, 1 liga belga, 1 supertaça portuguesa, 2 Taças de Portugal e 1 liga portuguesa no currículo! Aguentou 11 jogos até ser escorraçado, substituído pelo seu adjunto, Toni, anterior adjunto de Eriksson. Toni (ele próprio enxovalhado pelo Benfica e por muitos dos verdadeiros que agora o idolatram) campeão em 1993/94 foi imediatamente trocado por Artur Jorge. Seguiram-se 5 campeonatos de enfiada para o clube da fruta e o resto é um festival de entra e sai de treinadores - 11 anos esteve o Benfica a pão e agua - até Trapattoni ganhar o campeonato, sendo imediatamente escorraçado (mais um tetra para o museu da fruta) por não ser benquisto nas bancadas! 

Respondendo a mais uma crónica🤮repleta de imbecilidades de Vitor Serpa, em abolha, eu não chorei com saudades do futebol de Eriksson, como não choro por ex-treinadores nem ex-jogadores do Benfica. Eles vão embora e o SL Benfica continua! Choro pelo Benfica, de alegria mas também de tristeza, e choro junto com os nossos, de grandeza de alma extraordinária como Toni ou Sven-Göran Eriksson. 

18 comentários:

  1. Seguimos (a maioria dos que andam por este blog) juntos no apouo incondicional ao Benfica. Não é a este ou aquele, nem andamos aqui a alimentar egos!
    BENFICA, BENFICA BENFICA.
    é triste ver o estadioda luz transformar-se em alvalixo! Não tarda muito a chegar a lona para a tenda estar completa.
    Obrigado carissimo guachos por este blog que é uma lufada de ar fresco no benfiquismo a que temos assistido, e a todos os que por aqui passam para respirar um pouco de ar puro.
    Ricardo Matos

    ResponderEliminar
  2. Posso estar enganado, mas ninguém me tira da cabeça que o Benfica tem muitos adeptos infiltrados. Todos os que assobiam a equipa, não gostam do Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Só isto. "Eu ainda não percebi por que se dizem benfiquistas! Podem gostar de muita coisa, mas do GLORIOSO BENFICA é que não gostam!"

    ResponderEliminar
  4. Muito bem dito. Lembro-me perfeitamente numa das últimas exibições do Benfica de Eriksson, com o campeonato já perdido e com Ivic a caminho da Luz, ouvir assobios e ouvir dizer "este gajo quer é Sol, até vive em Cascais; o Ivic é que é, já arranjou casa aqui perto dos treinos e do Estádio..." É uma sina nossa: não deve haver profissão mais ingrata em Portugal do que ser treinador do Glorioso.

    ResponderEliminar
  5. Aqui está uma grande homenagem!
    Todos se lembram de Bruno Lage e de Rui Vitória. De como entraram e de como saíram. Quantos dos verdadeiros verdadeiros hoje não suspiram por um Bruno Lage? Se Schmidt sair, acreditem, alguém suspirará por ele, daqui a uns anos. E a experiência diz-me que os que mais assobiam são precisamente os que mais suspiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro perfeitamente do Rui Vitória quando chegou, os verdadeiros já lhe tinham rotulado de mau treinador porque endeusavam o JJ que foi para os vizinhos. Depois aconteceu um dos grandes momentos à Benfica, e isso nos envaidece. A perder de goleada em casa com os viscondes, os olés dos burgueses e a resposta com a humildade e paixão que caracteriza o Glorioso com o "Eu amo o Benfica" das bancadas a plenos pulmões. Culminou com um Grego mal amado pelos verdadeiros em Alvalixo a gelar a bazófia do endeusado, do cuspidor, do Malvado e do maqueiro, e final mais à frente com um inédito tetra que só não foi penta por causa de mais um apito dourado 2.0. Estorilgate com atropelo nos regulamentos. O Bruno Lage chegou sem pressão e tratou de meter O Benfica a jogar o melhor futebol até hoje com jogadores da formação, algo utópico na altura, ser campeão com a formação. O azar dele foi ter espetado 10 ao Nacional e 5 ao Sporting, os especialistas não perdoaram tamanha ousadia. E também o covid, foi algo que permitiu outros esquemas nos bastidores. O maqueiro sabe o que estou a falar.

      Eliminar
  6. Eu amo o Benfica, é o cântico que emociona quem assiste um jogo do Glorioso. O pior é depois. São assobios por tudo e por nada. E isso não é amar.
    Felizmente não são todos , mas custa ouvir , mesmo quando o Benfica está a ganhar. Por este andar, qualquer jogador, ou treinador ,não quer fazer parte da nossa história .E depois admiram --se de jogadores que não querem renovar.
    Vamos ajudar a equipa ,
    que é a melhor forma de chegar às vitórias .
    Força benfiquistas, força BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que serão mesmo adeptos do Benfica? Isto está de tal ordem que dá para desconfiar de uma parte daqueles que se dizem adeptos serem infiltrados. Não seria difícil. Se no Altis os dragartos traçaram planos para derrubar o Benfica, não fariam uma "perninha" para infiltrar uma centena de falsos adeptos para assobiar e desestabilizar o clube? Fazerem arruaças no estrangeiro? Que me lembre, raramente isto acontecia e agora é quase sempre! A Direção, através das câmaras de vigilância, poderiam mandar fazer uma verificação de quem, quais e de onde surgem os assobios.... Ontem os No Name andaram a fazer trinta por uma linha. Fora com essa gente!

      Eliminar
    2. Caro amigo benfiquista, a única forma de combater esse tipo de gente é ignorar o comportamento e gritar cada vez mais alto o nome do nosso Benfica..
      Aí sim , a chama imensa não se apagará jamais.
      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  7. Excelente texto. Parabéns!

    Muita vergonha dos assobios no final, parecia que tínhamos perdido 3-0... É inacreditável o que tem sido feito ao Schmidt neste ano.

    Nos últimos 15 anos tivemos todos os treinadores escorraçados, cuspidos, insultados e, no caso do Schmidt, AGREDIDO!
    jj - catedrático, Bazofias, etc, etc (Rod Stwart da Reboleira,hehehehe)
    Rui Vitória - professor de educação física ou boneco
    Bruno Lage - Yes man ou panda
    Schmidt - é escolher, tem sido o mais insultado de todos

    É inacreditável, o Schmidt, quando sair do Benfica, vai escolher onde vai trabalhar. A % de vitórias é assombrosa inclusive na EUROPA onde ha anos não víamos disto, herdou a equipa sem Darwin e acreditou no Ramos (que os inteligentes queriam levar ao aeroporto se chegasse proposta de 5Milhões), teve o Enzo e perdeu-o. Ainda assim estamos onde estamos.

    Entendo que se ache que poderia haver mais substituições, mexer mais cedo, etc, todos nós somos experts a tomar decisões à distância mas ele conhece os jogadores, tática e adversários.. ha um exagero incrível que se estende a alguns dos mais ponderados como o Mauro Xavier. E estas reações são puramente vergonhosas.

    Realmente é melhor ficar pelo Sven-Göran Eriksson, que bela homenagem em vida. Até sempre, grande! Obrigado Guachos pelo post!

    ResponderEliminar
  8. Prosa soberba, e mesmo sendo uma imensa minoria, á malta dos assobios (quando não os confronto diretamente) ignoro-os, Grito ainda mais alto Benfica e aplaudo até ao fim. tb fiquei com a lágrima ao canto do olho com Eriksson, devia ter sido levado mesmo ao centro do relvado, mas pronto, foi bonita a festa, pá.
    Vamos passar o Marselha e ganhar domingo á noite, CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar
  9. INFERNO DA LUZ O C@R@LHO!!!
    Há mt tempo que digo isto, que o Estádio leva 60.000 espectadores, mas só 2 ou 3 mil, as claques, é que puxam pela equipa.
    Ontem foi a prova dos nove, qd os No Name Boys saíram (ainda não percebi o que se passou) o Estádio ficou transformado num cemitério, onde só se ouviam os adeptos do Marselha. Ou seja, o Marselha como estivesse a jogar em casa.
    QUE TRISTEZA!!!
    Ainda por cima qd vi o Grande Eriksson a recordar o ambiente que no tempo dele se vivia no Estádio nos jogos grandes, ainda mais triste fiquei. Ontem só queria um apoio à equipa que fosse um décimo do que havia nessa altura.
    Mais, qd comecei a ir ao Estádio em 1975, não havia claques, nem eram precisas pq todo o Estádio gritava do primeiro ao último minuto.
    Agora, agora tirando as claques, os espectadores (lamento mas não posso classifica-los como Adeptos) não passam de uns burgueses que devem achar que não parece bem que gritem pela equipa.
    Solução para isto? Não sei já fiz e vi mts apelos para que eles apoiem a equipa e o resultado é “bola”.
    O que sei é que tudo e todos fazem tudo para enterrar o SLB e estes “espectadores”, deste modo tb dão a sua contribuição para isso.

    ResponderEliminar
  10. Ser do Benfica é um sentimento que não tem explicação é fazer milhares de Km para ver o SLB jogar é estar nos anos 90 sentado a chuva na catedral a ver o Benfica perder com os Farenses da vida e não arredar pé com a secreta que ainda vamos dar a volta. Cada vez mais sinto angustia em ir ao estadio da Luz pelo clima de estupidez que está instalado ( culpa da direção que permite a partilha e venda de lugares RED Pass ...bastava colocar a norma da assiduidade como condição de renovaçao ) Assobiar a equipa depois de uma vitoria europeia ..mas esta tudo doido é tudo acefalo que emprenha pelos ouvidos as alvaridades que os Luis Camelo desta vida debitam ( ontem o SLB apenas ganhou porque apanhou o pior marselha de sempre ) Querem uma aposta que nas meias finais ( sim por so vamos parar em Dublin ) a Atalanta ( a ver vamos ) é uma equipa banal.Mas tambem temos só temos o que merecemos ( com um departamento de comunicação fofinho não podemos almejar muito mais )

    ResponderEliminar
  11. Rui Costa terá dito a um amigo meu que Grimaldo e Rafa não assina(r)am por causa dos adeptos?!
    Isto não é novo. Lembro-me de um jogo contra uma equipa albanesa, depois de uma exibição muito fraca, o 1o golo do Benfica (autogolo) foi saudado com assobios!

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente parece que se normalizou que os proprios adeptos assobiem a equipa e treinador durante os jogos.
    Ainda a epoca não ia a meio, com o nosso clube em primeiro lugar e em.todas as frentes (excepto champions, no entanto com ambições de cair para a Liga europa) ja andavam os verdadeiros profetas do desastre e o apoio à nossa equipa já deambulava entre silêncio ou um murmurar de impaciência.
    Tenho dito a todos os meus amigos benfiquistas que pediam e pedem Ruben Amorim, como se fosse Jesus Cristo reencarnado, o que diriam se o Benfica tivesse acabado a ultima época em 4° lugar, escorraçado da europa após um grande investimento?
    Eu quando estou em casa a ver o jogo também ralho e também sou o melhor treinador do mundo, mas excepto a minha filha, mais ninguém me ouve.
    Quando vou ao estádio vão me sempre ver a gritar pelos meus jogadores e pelo meu clube e nunca ouvirão um assobio da minha parte.
    Eu quando nao estou satisfeito, vou as urnas e descarrego os meus votos.
    O meu amor pelo Benfica é incondicional, mas fica mais forte nos momentos menos bons, porque é nesses que o Benfica precisa mais de mim.
    No marquês, em Maio, faço pouca diferença.
    Abraço com amizade caro Guachos.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado Mr Eriksson pelo seu passado no Glorioso.
    Quanto aos assobios , sem comentários.

    ResponderEliminar
  14. O problema é que parece que tá tudo ao contrário, qd empatamos com os sapos para a taça de Portugal e por consequência fomos eliminados, batemos palmas e gritamos pelo BENFICA, depois ganhamos 2-1 nos quartos de final de uma competição europeia e assobiamos.
    Vamos mandar embora o Schmidt pq ele não faz substituições, peço só pra verem quantas fez o Guardiola na terça feira e quantas fez o Gasperini ontem em Anfield...
    Mas pronto só o Schmidt é que não percebe nada de futebol!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.