Abolha do mês de Dezembro |
Depois do empate na Vila das Aves o Benfica deixou de ser a equipa que jogava menos mal para - segundo os indivíduos, especialistas da especialidade, que dependem exclusivamente do "produto futebol" para sobreviverem - se juntar ao descalabro futebolístico que tomou conta das melhores equipas nacionais. De campeonato desiquilibrado em que os chamados grandes (depois do balão dos sapos esvaziar) se iriam passear até ao fim do campeonato a uma competição equilibrada por baixo onde nenhum cientista da bola atribuiu aos melhores clubes nacionais um pingo de categoria ou credibilidade. E andam todos estes catedráticos a estudar nas praticagas de Coimbra!...
Dou como exemplo Fernando Urbano, especialista da «nem de borla» que hoje escreve um arrazoado - «Três grandes: qual o menos mau» - sobre a baixa qualidade de Benfica, sapos e clube da fruta. A prosa vomitada, mas muito bem fundamentada, por um cientista que, além das obras literárias que produz (ao contrario dos clubes reconhecidas em todo o planeta), trabalha num pasquim que, a cada dia que passa, mais parece uma folha de couve ao serviço da saparia, remete-me para a classificação das provas europeias onde, na opinião desse catedrático, o futebol de algumas das melhores equipas do mundo lhe deve estar a provocar imensa comichão nas partes baixas.
Explicar como o Vitória de Guimarães anda a esbanjar competência na Liga Conferência, no 2º lugar atrás do Chelsea, tá quieto. E se o Benfica e potência do Lumiar, na Champions League, ambos com 10 pontos e com grandes probabilidades de apuramento para os oitavos de final, seguem a 3 pontos de Arsenal, Leverkusen e Inter, a 2 do Bayern e Borussia e a 1 da Juventus, à frente de equipas como Real Madrid, Manchester City e PSG, seve ser porque todos os outros ainda jogam pior que o AVS. Não sei se lhe aquece alguma coisa mas também o foculporto e o Sp. Braga (com menos 1 ponto) na Liga Europa seguem a meio da tabela e com boas probabilidades de apuramento. Clamam por falta de competividade da liga. Quando há um equilíbrio, ainda que ilusório, ficam todos com a crica aos saltos!
Recordando-se do mergulho para o relvado dajantas que o rolha Proença imediatamente aproveitou para assinalar penalti (por um sopro de Yebda no cachaço do argentino) contra o Benfica, leio no pasquim da fruta online que o foculporto deixou uma mensagem - "obrigado por tanto" - a Lisandro López que terminou a carreira (aposto que em posição irregular). Percebe-se a nostalgia. Mesmo no clube da fruta não é fácil encontrar um jogador que tenha no currículo tantos golos marcados em for-de-jogo como o antigo avançado dos fruteiros.
Depois do Fabio Verdíssimo para os sapos e de dois árbitros do Porto nomeados na ultima jornada para Benfica e clube da fruta, Fatelas Gomes não faz a coisa por menos. Provavelmente por falta de mão de obra (escassez de árbitros do Porto) Hélder Malheiro vai estar no Sporting-Santa Clara no apito e, como VAR, no dia a seguir, no Nacional-Benfica se, contrariando as previsões, o jogo se vier a disputar. No apito no Estádio da Madeira, se o nevoeiro deixar, vai estar...adivinhem quem, adivinhem quem...mais um árbitro do Porto, ora bem!
Ouvi a conferência de imprensa do Bruno Lage e pasmem fazem uma pergunta sobre o Proença e a candidatura à FPF e o Lage em vez de responder que é algo que cabe ao clube ,diz que lhe deseja felicidades, haja alguém no clube que lhe diga que está ali para responder ao jogo que irá ser disputado .
ResponderEliminar