sábado, 1 de fevereiro de 2025

Vamos a eles, rapazes...


Entre Brest e Mónaco as bolinhas da UEFA não podiam errar. Do outro lado o PSG, que dividia com o Benfica a chance de apanhar o pior Mónaco de sempre, não deixava às bolinhas quentes e frias grande margem para dúvidas. O Brest, reconhecidamente mais fofinho, estava condenado a enfrentar Gonçalo Ramos, João Neves & comp. A saparia voltou a ter azar no sorteio. Se passar (brilhantemente) o melhor Borussia Dortmund de sempre, 11º da Bundesliga, enfrentará o Aston Villa ou o Lille. O sempre afortunado Benfica, passando o 3º classificado do campeonato francês, terá de descascar o pior Liverpool que há memória ou o mais fraco Barcelona da história.  

Com a vitória sobre a Juventus em Turim, 3ª em menos de 3 anos, o Benfica não só se qualificou para o play-off da Champions como somou pela 3ª vez a 3ª vitória fora, na mesma época, igualando o melhor desempenho na Taça/Liga dos Campeões, sem contar com pré-eliminatórias ou play-offs de qualificação. Ao longo da sua gloriosa história, três vitórias fora apenas aconteceram nas temporadas 1989/1990 - Derry City (2-1), Honved (2-0) e Dnipro (3-0) - e 2022/2023 - Juventus (2-1), Maccabi Haifa (6-1) e Club Brugge (2-0). 

Esta foi a 24.ª vitória europeia (21.ª na Champions) desde que Rui Costa assumiu a presidência do Benfica. Neste percurso 'tenebroso' de três épocas e meia, o maior clube português participou sempre na Liga dos Campeões, ultrapassou três vezes a fase de grupos, chegou duas vezes aos quartos de final da competição, uma aos quartos de final da Liga Europa, com vitórias sobre o Barcelona em casa (3-0), o Ajax em Amesterdão (1-0), empatou com o Liverpool em Anfield (3-3), goleou o Club Brugge (5-1) e o Maccabi Haifa (1-6), passou por cima da Juventus (4-3, 2-1 e 2-0, as duas últimas vezes em Turim), goleou o Atlético Madrid (4-0) e festejou uma vitória emocionante sobre o Mónaco (3-2), em Monte Carlo, para lá de dois empates com o PSG de Messi, Mbappé, Neymar e comp. Só não derrotou o Barcelona outra vez por ter sido barbaramente roubado pelo pulha (Danny Makkelie) neerlandês. Em assistências o Benfica teve a quinta melhor média (61.898 espectadores), apenas atrás de Dortmund (81.365), Bayern (75.000), Real Madrid (73.796) e Inter (64.929). Se isto não é razão para os 'Diogos Medeiros' da escrita exigirem já eleições antecipadas eu não sei o que mais é preciso.

Galeno é uma história engraçada. Metido no turbilhão das negociatas do eixo foculporto/Portimão, andou por aí ao desbarato em clubes amigos da fruta, como o Rio Ave, até chegar ao Braga que 'pagou' 3,5M€ ao clube da dita. Regressaria a Contumil com o clube da fruta, que detinha 50% dos direitos económicos do jogador, a pagar ao Sp. Braga 9 milhões de euros. Sai agora, depois de algumas tentativas falhadas, para a Arábia, ao que a MDCSDQT afirma, por 50M€. Ao contrario das vendas do Benfica que - contas feitas pela MDCSDQT ao que custaram, ao papel higiénico que gastaram e o dinheiro pago em comissões e direitos de formação - o que sobra não chega para mandar cantar um cego, este negócio de Galeno, a julgar pelo desprezo que a mesma MDCSDQT olha para os detalhes da transferência, são só lucros. Quem pagou comissões, direitos de formação e as barbatanas que o Galeno usou, só pode ter sido o Benfica.

Com a derrota da seleção de andebol, a foda, para a bolha, será arranjar assunto se o foculporto for fecundado em Vila de Conde.

Palavras para quê, é um artista português! «Conceição: jogadores descontentes, balneário partido e risco de saída, escrevem em Itália»

E por falar em trampa vou ali fazer um André Pipa. Volto daqui a muitas horas, quando acabar. 

Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.