segunda-feira, 24 de junho de 2024

Picaretas falantes!

Ao fazer zaping passei pelo canal 11 da saparia, perdão, da federação, no  inicio do Palmeiras 3-1 Juventude. Que se lixe, pensei, vou ver o que nunca tive paciência de observar até hoje. Um jogo completo do campeonato brasileiro. O narrador até era comestível mas o «professor» comentador - voltei atrás para perceber o nome (Carlos Diniz) da sumidade - pode ter um currículo académico (e uma vida de tachos federativos) tão impressionante como o da Helena Costa mas, seguramente, é tão fastidioso como a moça. Que suplício ouvir o constante matraquear do personagem! Para além de concordar (e repetir) com o narrador nada mais fez a não ser obrigar-me a tirar o som da televisão! É uma escola - a do comentador picareta - que se implantou de tal maneira nas TVs que não se consegue suportar.

Futebol associativo, segunda bola, basculação, transição apoiada, jogo vertical, controle da profundidade, primeiro poste, segundo terço, zona de pressão, recepção orientada, construir de trás, zona de decisão, aquilo que é...ex-jogadores desempregados, ex-treinadores carecas de nunca ganharem nada, professores universitários...não há um pobre de Cristo que não mergulhe de cabeça nos clichês adoptados e no futebolês made in Freitas bobo. Chatos, presunçosos, palavrosos, fastidiosos, repetitivos, insipientes, desinteressantes, insistentes, facciosos, trameleiros insuportáveis que vão desde a voz choninhas do Rui Malheiro, de bagaço do Freitas bobo, de gago fanhoso do Bruno Prata, ao intragável Tadeia e ao Dani, 'cocksuker' de mão cheia. As estéreis tentativas de arejar o panorama esbarra nos estereótipos do sapismo cognitivo da sapa Sofia picareta de Oliveira e na superfluidade da catedrática Helena Costa. Haja paciência.

Mais um ex-benfiquista, Kevin Csoboth, a espalhar brasas no europeu. Depois do Yaremchuk (autor do golo da vitória da Ucrânia) Kevin Csoboth marcou o golo salvador da Hungria, o que realça ainda mais o feito interplanetário do fedelho Chico, que ofuscou momentaneamente as selfies do Rónalde, obrigando os grandes tubarões da Europa a perderem a cabeça por ele. Kevin Csoboth, depois do golo obtido aos 100 minutos (recorde do europeu), já deve valer os 90M que os tubaralhos terão de pagar pelo Chico ao foculporto.

É impressionante como a segurança apertada do euro - logo os alemães conhecidos pela sua incompetência - permite a entrada das criancinhas no relvado! Fosse eu um mal dizente militante e estaria aqui a suspeitar que é tudo orquestrado pela Nike que patrocina a selecção alemã, a federação do Naundinho das facturas e...o Rónalde. Escasseiam os pênaltis (até o Csoboth já tem mais golos que o altruísta) mas jamais a sabujice. A capa do pasquim abolha é toda ela um poema. E porque não a bolha promover uma parceria? O Ceiçao a oferecer cobertores  aos pobrezinhos no verão e o altruísta das arábias a fornecer os toys às criancinhas.

Na copa américa o flop Darwin Núñez também facturou ao serviço da selecção uruguaia, validando a exigência dos exigentes. Não fossem eles a obrigar os nossos ex-jogadores a darem o litro nunca eu teria estas notícias da treta para me agarrar quando me falta a inspiração.

4 comentários:

  1. Faltou aí a picareta da SIC. Alguém disse ao Marco Caneira que ele tinha de estar sempre a falar...

    ResponderEliminar
  2. Já eu vejo os jogos sem som para não ficar surdo.a ouvir esses espertalhões da bola quadrada e vi a capa da Bola cada dia que passa são mais sabujos pouco falta para ultrapassar os Cofineiros.

    ResponderEliminar
  3. E passam 80% do tempo a falar de coisas e cenas que não têm nada a ver com o jogo.
    Uma miséria!

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.