sábado, 31 de agosto de 2024

Quo vadis, Benfica?

Estou-me nas tintas se o Benfica joga com dois no meio e três nas laterais, se usa quatro pontas esquecidas ou se apela a três mágicos malabaristas e interessa-me um chavelho se o treinador anda aos saltos na linha lateral ou se comporta como um indivíduo normal e educado. Mandam os resultados. E como não há administração que resista a meia dúzia de maus resultados, são os resultados que definem se os treinadores são bons ou uma trampa, se os jogadores sãos uns génios ou uns pernetas, se os presidentes são capazes ou uns ratos, se as oposições (as encapotadas enojam-me cada vez mais) andam a lamber os tomates aos presidentes no activo ou os atacam cobardemente na penumbra, ou se os adeptos são os melhores do mundo ou se são de pacotilha. E como quem decide a esmagadora maioria dos resultados são as arbitragens, resulta que quem manda nesta merda toda, adivinhem, são os árbitros. 

Desde que comecei a perceber o que se passa no futebol, há bem mais de quarenta anos, que eu sei que as arbitragens influenciam e determinam a esmagadora maioria dos jogos. Aa taças, troféus e campeonatos do museu da fruta, comprovam-no. Os melhores marcadores, como os bi-botas-de-ouro idolatrados, usam e abusam dos penaltis e os cotovelos à vontade do freguês para se catapultarem além fronteiras e até os jogos de pré-época, como se viu nesta que ainda está fresca na memória, são definitivamente influenciados por decisões aberrantes dos árbitros. Percebendo isso, a associação de futebol do Porto, no final dos anos 70, tomou conta da arbitragem (também da justiça muitas vezes decisiva) abrindo mão da presidência da federação entregue aos clubes de Lisboa que não perceberam nadica de nada até aos dias de hoje, no caso do Benfica, que o brunalgas e o Vagandas há muito acordaram para vida. Os sapos ganharam zero durante décadas e o Benfica começou nos anos 80 o seu lento definhar. Os direitos televisivos, entregues à olivdesportos, fizeram o resto. Foi assim, quarenta e tal anos atrás, com os árbitros (justiça) e direitos televisivos a fazerem saco de boxe do Benfica. É assim agora mesmo.

O foculporto derrotou o Gil Vicente começando o campeonato com uma vitória, fruto de um penalti menos evidente que o cometido pelo Moreirense na primeira parte frente ao Benfica. A potência teve um penalti a seu favor no Farense-Sporting (na época passada foi o mesmo com a agravante de ser decisivo para o resultado) para encher o papo e a bola de ouro do Gyokeres. A dualidade de critérios (é aberrante a forma fácil como se exibem cartões amarelos ao Benfica), abissal nos jogos frente a adversários inferiores, torna-se um tormento frente a sapos e clube da fruta! A MDCSDQT e os 'especialistas' de arbitragem, ajudados pelos verdadeiros exigentes, lavam tudo e, no final, o Benfica ainda passa por ser beneficiado. Meia dúzia de horas depois já conseguiram virar o jogo às avessas.

Não perceber isto é não perceber que desde que começou a história dos vouchers e dos e-mails, que os verdadeiros exigentes alegremente ajudaram a ampliar, começou o novo definhar do SL Benfica. Esqueçam (nalguns casos mais mediáticos apetece-me dizer, metam a vossa sapiência no cu) as estruturas e outros lugares comuns que só servem para encher o ego, e a pança, de justiceiros armados ao pingarelho. As arbitragens fazem e desfazem campeões como quem limpa o cu a verdadeiros. E enquanto que o Benfica aceitar quedo e mudo ser roubado todas  as semanas nunca vamos sair disto. 

Sem o penalti ao cair do pano o Benfica teria duas derrotas em 4 jogos. O Real Madrid, apenas com uma vitória, sem o penalti que lhe salvou um pontinho, teria uma derrota e um empate em 3 jogos. O foculporto, sem os penaltis e as expulsões a seu favor, teria ganho os últimos 10 jogos? Pois... Os árbitros decidem a esmagadora maioria dos jogos. 

Ver um bocado do pós-jogo na BTV 'disse-me' que o SLB entrou num acelerado processo de autodestruição. Não bastaram 11 anos a pão e água? Tirem este treinador e metam os outros anteriormente escorraçados que vai tudo dar ao mesmo. Tirem este Presidente e metam um novo ou os anteriormente escorraçados que tudo voltará a ser o mesmo. É tão mau como culpabilizar o João Mário. Por mim tudo farei para me manter o mais longe possível desse processo deprimente...

17 comentários:

  1. Infelizmente, pese embora o Benfica ter (como se diz correntemente) seis milhões de adeptos, não encontro um adepto que possa fazer diferente e frente ao status quo implantado há 40 anos. Mesmo que Rui Costa ceda o lugar, quem, assim de caras, tem perfil para assumir o Benfica? Eu, sinceramente, só vejo um estrangeiro vir tomar conta do clube e fazer a gestão como só as multinacionais sabem fazer. Além de dinheiro fresco que trazem, são personagens que por desconhecimento da maioria, passam pelo crivo das críticas. Pode ser uma ideia de jerico, mas pelos dias que correm, nada mais de positivo me ocorre. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. Realmente.. Uma liga de merda!
    Com arbitragens desonestas, com cobertura televisiva provinciana, agentes desportivos sem nível, e entidades desportivas mafiosas e outras a soldo, só podiam produzir um futebol de merda.
    É este o "produto" que querem impingir a quem tem duas orelhas em cada testa. Nem de borla.
    Na minha opinião apenas existem 3 hipóteses;

    1ª - Vir outro terramoto e matar estes filhos da puta todos.

    2ª - Quando se tornar oficial que o nosso pais foi cu caralho, o Glorioso defender as nossas cores e a nossa "saudosa" pátria em terras estrangeiras.

    A maís difícil, mas a única que está na nossa mão.

    3ª - E pluribus unum, e lutar contra tudo e todos, só assim podemos ajudar a salvar o futebol em Portugal.

    Viva o Sport Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
  3. Pois é.
    Quando comento aqui no blogue , sempre tenho dito o mesmo em relação á falta de reação da direção á pouca vergonha que é esta liga da farsa . Foi assim com Vieira, continua na mesma com Rui Costa.Isto já é um cancro que corrói todos aqueles que amam este clube.
    Só nos resta esperar que apareça alguém em outubro do próximo ano com uma equipa direcionada em combater esta pouca vergonha e que tenham a coragem em acabar de vez com esta merda que já mete nojo.
    Para mim fico por aqui, á espera que esse mês de outubro nos traga alguem que faça uma rutura com este presente penoso., e que o Benfica faça jus á sua glória e grandeza . Até lá.

    ResponderEliminar
  4. "[...] E enquanto que o Benfica aceitar quedo e mudo ser roubado todas as semanas nunca vamos sair disto. [...]". Tudo numa simples frase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só começar a dar-lhes(FDGP de jornaleiros) rebuçados pá TOSSE, nos jogos em casa e as coisas nos me(R)dia comeam a PIAR FINO...

      Eliminar
  5. "[...] E enquanto que o Benfica aceitar quedo e mudo ser roubado todas as semanas nunca vamos sair disto. [...]". Tudo dito numa simples frase!

    ResponderEliminar
  6. Assisti o jogo na SporcosTV.
    No golo anulado (bem) ao Moreirense, não houve repetição da falta sobre o Barreiro (que deveria valer amarelo ao infrator). Os comentários não falaram disso, sublinhando apenas "a perda de bola do Di Maria). Foi o VAR que chamou o árbitro e, após angular o golo, houve repetições do lance. Não tivesse o VAR intervido, nunca haveria tal repetição e a narrativa seria a que já sabemos.
    O Rui Costa deverá romper com esta merda e por estes gajos nos seus lugares.

    ResponderEliminar
  7. Rui Costa é o presidente e tem a palavra
    final e votarei nele se entretanto ninguém credível aparecer ,o que está a acontecer ao clube na actualidade é porque toda gente naquele gabinete de imprensa está quedo e mudo como já aqui escrevi o Benfica é roubado a torto e a direito e não se fala ,Rui Costa ir à Liga para quê? Para branquear os roubos ? Temos culpas próprias? Sim o presidente que tome as medidas adequadas.

    ResponderEliminar
  8. Força Guachos. Hoje não tenho tempo para dizer o que vai na alma. Um dia destes. Só quero hoje dizer, não desistas meu Benfica, vamos lutar contra tudo e contra todos. E são tantos.

    Força BENFICA. Força BENFICA. Força BENFICA.

    ResponderEliminar
  9. eu se fosse presidente do benfica pedia a descida do porto por ordenados em atraso sem respeitar os regulamentos da liga,quando foi o benfica eles pediram a descida do benfica ,roubavam jogadores que benfica estava enteressados e ainda se gababam

    ResponderEliminar
  10. Caro Guachos, sabes bem que estou de acordo com o que expressas, em muitíssimos aspectos. Todavia, quero sublinhar alguns factos gritantes que se vão observando.
    O Benfica encontra-se doente, não pode negar-se. E doente por maleitas internas, do seu âmago. Esta doença não é só de agora, tem-se ido agudizando e transmitindo ao seu “corpo externo”, no sentimento dos adeptos que amam o Benfica. E quando falo em adeptos, claramente que não me refiro aos energúmenos que, assim se afirmando, são tudo e mais alguma coisa menos isso. E, sinceramente, não creio que o simples facto que está a acontecer neste momento – rescisão do contrato com o treinador – por si só, pouco ou nada vai resolver. É mais um treinador que "voa", tal como os melhores jogadores que o Benfica tinha! Diz-se e confirma-se constantemente que, especialmente no futebol, é o elo mais fraco que “paga as favas”.
    Não, Caro Guachos, e tu próprio pões o dedo na ferida. Há falta de liderança no Benfica. De facto, as arbitragens explicam muita coisa mas não se admitem alguns factos sucedidos. Por que motivo a equipa não carbura, se ela continua a ter grandes jogadores? Por que motivo se vendem os melhores jogadores, aqueles que têm na alma a mística que foram assimilando ao longo dos anos de formação e outros bem adquiridos? A agulha da gestão é no sentido da primazia do desportivo – como foi largamente prometido – ou do económico-financeiro? Porque se é no sentido da primazia do desportivo, não se vendem os melhores e se trocam todos os anos carradas de jogadores. Conclui-se disto, com muito realismo, que até parece que o treinador é novo, não é o mesmo!
    Dir-me-ão, mas os melhores é que dão dinheiro! No entretanto, se assim é, o único sentido que pode colar é o da primazia do económico-financeiro, vá lá saber-se por quê, perante uma gestão que herdou uma saudável situação financeira.
    Tu o dizes, e bem, Caro Guachos. Perante as atrocidades arbitrais, a favor dos compadres e contra o por eles considerado “bastardo”, onde está a liderança do Glorioso? Será que as contratações sonantes para a estrutura comunicativa foram “pro bono”?
    Não creio mas, sendo assim, o serviço prestado também tem sido nulo, ou melhor, inexistente. Por exemplo – além de outros que se podem elencar – a BTV. Para que serve um órgão de comunicação do clube se, afastando quase todos os que, na realidade, defendiam o Benfica, é um doce “soft” comunicativo que até enjoa? Eu, com muita pena, o confesso. Seguidor e subscritor desse canal televisivo desde a sua nascença, passam-se meses que não o vejo, que ele não me cativa minimamente, tal como está, moribundo também na defesa do Glorioso.
    E de quem parte esta doença que tudo corrói? Da liderança, ou melhor, da falta dela. Não estão minimamente em causa as pessoas, o seu amor clubístico, a sua mística. Está o pulso firme para liderar, para se fazer ouvir com voz grossa sempre que necessário, para saber tomar decisões que os geridos compreendam!
    Caro Guachos, enquanto esta liderança se não afirmar, não há treinadores ou jogadores, por melhores que sejam, que resistam. E não se afirmam lideranças quando elas se entrincheiram por detrás destes mesmos treinadores e jogadores. E, enquanto estas lideranças se não afirmarem, ninguém respeita o Glorioso!

    ResponderEliminar
  11. Caros benfiquistas, isto tá mesmo mau.
    Começo a partilhar da ideia que é mesmo melhor avançar para eleições. Não dá pra perceber como é que no dia 31 de agosto andamos a despedir treinador pra começar uma nova época 24/25, e andamos a vender um jogador que no dia anterior marcou o golo do empate...
    Quer dizer, vendemos tudo e todos e depois queremos resultados para ontem?
    Fica difícil assim, não é só contratar por MT dinheiro que faz com que tenhamos uma boa equipa.
    Acho que a reformulação deve começar por cima, departamento de futebol, gabinete de comunicação e dps sim montar uma equipa com um treinador português, ambicioso e de preferência que preveligie um futebol de ataque.
    Rumo ao 39

    ResponderEliminar
  12. Parabéns para à máfia corrupta que persegue é rouba o SLB desde há 46 anos por mais este rombo que provocaram ao MAIOR DE PORTUGAL.
    Quanto aos Benfiquistas que acham que o problema era o Roger Schmidt, pergunto: se ontem aos 19 minutos o ladrão de serviço não tivesse roubado escandalosamente um penalti ao SLB, o que é que tinha acontecido ao jogo? E o que é que acontecia ao Roger Schmidt? E se no campeonato não fosse jogo após jogo com os ladrões do dia a oferecer penaltis ao fcp e ao scp para lhes desbloquear os jogos e a roubar-nos penaltis para nos enterrar o que acontecia ao campeonatos. E o que é que acontecia a todos os campeonatos, se não fossem todos decididos desta maneira?
    O SLB não precisava de trocar de treinador, PRECISA É DE UM DIRECTOR DE COMUNICAÇÃO QUE DENUNCIE TODAS AS CANALHADAS QUE SÃO FEITAS DESDE HÁ 46 ANOS!!!

    ResponderEliminar
  13. Em relação ao jogo dos compadres está visto que sem a expulsão da praxe e com penalty desbloquador de resultados para o outro lado fica difícil disfarçar a incapacidade! Quanto aos verdadeiros benfiquistas, começa hoje o benfica que tanto queriam. Já não precisam de pedir que o Benfica perca para ele ir embora! Agora é que vai ser só ganhar.
    Ricardo Matos

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.