quarta-feira, 17 de abril de 2024

Driblar a pasmaceira!

Muito bem Luíz Júnior guarda-redes do Famalicão. Nada me dá mais prazer do que começar uma crónica futeboleira com a excelência de um jogador! Sofreu um golo, é verdade, mas há que dizer que o remate do Pote - forte e colocado na gaveta, como dizem os especialistas da gíria - levava o selo da ordem. Fez-me lembrar os  calendários que antes de ser já o eram. No espaço de poucos dias o Novo Banco defronta as 'sobras', Famalicão e V. Guimarães, do foculporto, emparedados que foram entre os antigos comparsas e com menos tempo de descanso! São os acasos do destino que como já se vira nos cartões amarelos (8 seguidos sem castigo) de Palhinha e ontem se viu com Mihaj. O jogador do Famalicão foi impedido de ir a jogo porque nem a FPF nem a liga da farsa souberam sequer responder à questão - dúvidas quanto à interpretação do momento em que teria de cumprir o jogo de castigo, se no imediato, no jogo em atraso, ou apenas na próxima jornada - dos famalicenses sobre quando teria de cumprir castigo pelo 5.º amarelo na Liga. Não é Palhinha quem quer, ó Mihaj!

E pronto. Um grande golo de Pote - quase tão grande como a propositada (para enganar os tubaralhos que o seguem) abstinência do melhor Gyokeres da liga - e duas expulsões perdoadas aos sapos depois, eis a confirmação que o campeão desta época foi decidido muito antes de ter começado o campeonato. Quanto ao treinador vencedor bateu tudo certo com é hábito. Estratégia de jogo, táctica, 11 inicial, substituições, timing, conferências de imprensa, antes e depois do jogo, tudo o que o próximo treinador do Liverpool tira de letra. 

Está tudo tão monótono que me faz espécie as eleições do clube da fruta quase passarem ao lado da MDCSDQT. É verdade que a equipa do segundo melhor driblador do mundo (mais um título para o museu da fruta) não tem ajudado a grandes lambidelas mas, que raio! Uma declaração como esta - "obviamente queria que o Benfica ganhasse a Liga Europa" - saída da bocarra do fugitivo de Vigo, não fosse a vontade que já ninguém disfarça de o ver pelas costas, teria de virar primeira página! Ou o velho morcão está tão desesperado que já nem sabe o que a casa gasta ou então está definitivamente xexé. Palpita-me que, tal como o intestino, estão todas ligadas ao cérebro.

O fruta canal (e boa parte da MDCSDQT que alinhou na narrativa) deu conta que o fedelho Ceição é o segundo melhor driblador do mundo. Num universo alargado - não houve circo que não fosse analisado - Chico Ceição, «o único de uma equipa portuguesa a integrar a lista», teve de ultrapassar não só os grandes malabaristas dos últimos 11 meses, como as melhores focas do mundo! Escapou-lhe Jérémy Doku, do Manchester City, primeiro classificado, mas só por causa dos lampiões que querem pôr a região norte fora do mapa do sucesso desportivo. Com um júri à maneira da fruta, o primeiro lugar do Chico, era trigo limpo, farinha Amparo. No mundo real (VER AQUI) na lista do CIES, Observatório do Futebol, entre defesas, médios, extremos e avançados, Rafael Leão é o único português presente!

7 comentários:

  1. Há uma coisa que me trás cismado e em crescendo à medida que vou lendo que o campeonato já estava entregue ainda antes de ter começado. De facto, se atentarmos aos primeiros jogos da Liga, soubemos como o Sapal do Lumiar conseguiu dar uma valente sapatada na pontuação. Depois é gerir. Para um clube que ficou em 4º na Liga da farsa transata, é obra. O mesmo sucedeu com o Calor da Noite. O mistério é como "deixou" ou "deixaram" que o clube não chegasse pelo menos ao 2º lugar, que era o que estava previsto. Muita areia entrou na engrenagem para tal acontecer. Mas, o que me deixa mesmo inquieto, é suspeitar que se as coisas são assim, alinhadas e alinhavadas, é porque certamente será do conhecimento e conveniência de TODOS! Ora agora ganho eu, ora agora ganhas tu e assim sucessivamente, porque direitos televisivos são valores mais altos que se alevantam. Se assim for, e estou apenas num mero exercício especulativo, seremos campeões em... 2026. Resta saber se daqui por uns anos, alguém a quem doa a consciência não botará a boca no trombone e aí, vai ser uma grande chatice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, Red Sea.
      O Guachos tem confirmado, semana após semana, o que tem sido esta liga da farsa, como se fabrica um campeão, como se forja um campeonato. As evidências são demasiado óbvias, principalmente desde que há var. É tão fácil ludibriar o sistema: na dúvida, para uns marca-se e para outros não, ao ponto de o var pouco ou nada poder fazer. Na maior parte dos anos, nem com plantéis muito superiores lhes conseguimos ganhar.
      O que esta época demonstra (quanto mais não seja, até pelas últimas nomeações feitas à medida para sapos-Famalicão e contumil-Guimarães) é que o controlo vem de cima. Fontelas, fernando faturas, proença, está tudo tão bem controlado que poucas hipóteses o Benfica tem.
      O que me preocupa é ver esta direção adormecida. Não é só pelos benefícios aos adversários, é também pelos prejuízos causados à nossa equipa, aos nossos jogadores, ao nosso clube. Ninguém faz nada, ninguém diz nada, até que ponto vai a abstinência (não lhe quero chamar outra coisa)?

      Eliminar
  2. Amigo Guachos: tu achas que, depois das sobras do Famalicão (regulamentos?, jogo a ter que ser repetido no prazo previsto pelos mesmos?, o que é isso?! São os lampiões!! É o Boaventura!! Chamem o Ministério Público, que vergonha!!) e do Vitória, os sapos iam querer menos do que um verdíssimo ou um macron?! O Júnior foi só a cerejita em cima do bolo :) Isto aprende-se no Altis. É o que se chama abrir caminho à cotovelada, literalmente. Dêem as faixas aos sapos, já. Pode ser que o Novo Banco lhes perdoe mais qualquer coisinha, se for já :)

    ResponderEliminar
  3. Aposto que com o Adan definitivamente "lesionado", o guarda-redes do Famalicão será o sucessor. O frango oferecido aos sapos foi demasiado transparente.

    ResponderEliminar
  4. Dó ré mi no ku ? Na equipa do Foden ? O ludopédio está a ficar impróprio para famílias...

    ResponderEliminar

Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte.